Comandante da FAB comenta no Poder Aéreo sobre o IRST dos caças F-39 Gripen da FAB
Bom dia a todos.
Conforme já havia esclarecido anteriormente, todas as plataformas F-39 Gripen brasileiras estarão equipadas com o InfraRed Search and Tracking – IRST, que é um sistema de detecção e rastreio de alvos, que opera na faixa do infravermelho.
Como medida conservativa, tal dispositivo não veio instalado nas primeiras aeronaves, transportadas por via marítima, em função de sua sensibilidade.
Forte abraço a todos.
Tenente Brigadeiro Baptista Jr
Comandante da FAB
Simples e objetivo. Obrigado ao Sr. Comandante.
Infelizmente não adiantou ser simples e objetivo.
Tem “ezpecialista” que não acreditou e julga saber mais que o Comandante.
A capacidade do ignorante nunca deve ser subestimada.
Prezado Gabriel, concordo. É como aquela pessoa que não sabe/conhece as regras de um dado jogo, as subverte e afirma que tudo vale. Colocando isso no contexto da sociedade, esse elemento trona-se extremamente nocivo, exatamente por essa subversão.
BOA NOITE, legal a postura do Comandante…
Quanto aos críticos, não dêem ibope para esse pessoal que de tudo reclama e que nada está bom…
A cultura do brasileiro infelizmente é essa…
Abraço a todos…
Fiquem com DEUS…>>>
Pronto.
Assunto encerrado.
Tem Certeza? rsrsrs
Sim
Já Já inventam uma nova novidade
Agora o povo pode voltar a discutir as cores da pintura, assunto que eles dominam
Aí amigo mexeu num vespeiro, já vão começar com a tinta que absorve ondas eletromagnéticas desenvolvida aqui e vão começam com a outra reza, “Porque não pintar os gripens com a tinta, ai vira stealth”.
kkkkkkkk.
Não perco isso aqui nenhum dia !!!
Esses têm muita experiência em pintura de kits Revell.
Tomara!
sensibilidade e algo com proposta militar não bate. Qual nível de sensibilidade nos pousos, no voo supersônico , granizo , etc etc, que esse sistema deve enfrentar corriqueiramente simplesmente por estar em uma aeronave ?
Deixa de ser palerma cara, você já viu caça ficar com míssil 24hrs por dia, 7 dias por semana montado no pilone? Sabe pq? Pq qqr pancada vc pode invalidar um míssil de um milhão de euros… é assim. Agora sossega o facho e para de conspirar essas bobagens.
O comandante respondeu bem, escusado vir montado na viagem de navio, agora dizer que não pode ficar 24h sobre 24h no caça, não.
Depois de montados, não se retiram mais, pois não são assim tão frágeis.
O Povo Chato!
O Comandante da maior força área da américa latina faz um comentário no Poder aéreo tirando a dúvida e tem ainda os caras que gostam de pelo em ovo…
Premio monge tibetano para os editores, aguentar esta turma não é brincadeira.
Uma coisa é danificar em operação, sendo usado. Outra é danificar no translado ou em testes de voo sem uso do sistema, um risco totalmente desnecessário e evitável.
Exaltamente, Esta e a razão, agora dizer que é frágil, faz isso não.
A maluquice de alguns com o irst é tamanha que precisou o comandante da fab vir aquietar o facho dos obcecados.
Essa choradeira do IRST já deu…
Acho interessante membros de grande nome das forças armadas e outros setores interagir aqui no site as vezes, não queremos informações secretas, sensíveis, mas que possa ter um diálogo que possa contribuir em alguma coisa, maior parte dos que entram aqui creio eu sejam civis que independentemente de suas ideológias vem aqui para se atualizarem sobre assuntos militares e discutir sobre o tema, mesmo com a poluição dos comentários devido a diferenças políticas e ideológicas como as que envolvem a guerra na Ucrânia, questões relacionadas a geopolítica, muitos membros aqui trazem grande contribuição para o conhecimento de todos, eu pessoalmente… Read more »
Imaginava algo do tipo, continuo ansioso paras as próximas entregas e as novas capacidades que o Gripen irá permitir.
Esperando a vida de mais um lote ao Brasil sem este equipamento e mais uma vez um monte de gente vindo reclamar da mesma coisa aqui, mesmo depois desse aviso.
Pessoal, pra instalar ou retirar esse sistema do avião não vai ser preciso chamar a NASA nem o MacGyver. O próprio pessoal da FAB vai conseguir dar conta.
Saudações! muito bacana essa atitude do comandante da FAB, espero que outros oficiais não só da FAB apareçam por aqui.
Cara Imaginando aqui, O IRST vindo montado do nada um pequeno acidente no translado estraga essa peça.rs
Creio que a chiadeira ia ser a mesma ou pior
E para fechar as aeronaves não estão operacionais então não faz muito sentido ficar nesse alvoroço todo.
Olá Colegas. Gostaria de sugerir uma pergunta ao Comandante da FAB para avançarmos nas discussões sobre o F39E/F. “Qual o valor do aditivo das 4 aeronaves do primeiro lote?”. Este número nos ajudará a entender melhor o custo de fabricação desta aeronave
Boa Camargoer, porém tenho medo da resposta.
Olá Salim. Tenho medo do “coisa ruim” e do “curupira”. Do resto, eu tenho mesmo é curiosidade …. O problema é que a curiosidade matou o gato.
De Schrödinger? 😀
Bom dia Camargoer, você como sempre cirúrgico em suas colocações, espero que os valores do aditivo não seja igual ao do Pama – LS, onde há indícios de que valores dos aditivos ficaram maiores do que os valores originais do contratos e o oficial das licitações não concordando com alguns procedimentos foi transferido para Barbacena.
Aditivos que qual contrato?
rapaz …… bingo ! comandante .
Ah, como é bom estar certo! (mesmo que era óbvio, mas deixa eu curtir o momento kkkk)
O que leva uma pessoa a, depois disso, ainda duvidar?
Mas afinal, quando começa a chegar esses caças?? 2050?
Vives debaixo de uma pedra?
Está cega? Ou não quer ver?
Que desastre este tipo de comentário.
Pronto, os chorões já podem guardar os lenços. Passei pra ele a ¨ansiedade¨ de vocês no último sábado, como disse que faria.
Muito obrigado!!
Falta marcar uma entrevista para o Poder aéreo.
Olá Rinaldo. Legal. Por favor, quando você tiver oportunidade, pergunte á ele sobre o valor do aditivo dos quatro F39E do primeiro lote. Acho que este valor nos revelará com mais precisão o custo de um F39. O que acha?
Poderia ter perguntado pro Presidente da COPAC, que lá estava. Mas esqueci. Também gostaria de saber.
Precisou chegar a esse ponto hein Cel….que fase chegamos ! Nem tentando explicar o óbvio rolou…precisou o Comandante da Aeronáutica esclarecer.
Mas acredite…vai ter forista não se dando por satisfeito…anote ai!
Daqui 40 anos vai ter gente duvidando que eles voaram com IRST…
Ou não, até lá já vão ter encontrado alguma outra coisa pra encher o sa**
Eles vão dizer que os IRSTs instalados são falsos. Até hoje tem gente que não acredita que o homem foi à lua. Nunca substime os malucos
Obrigado, Comandante Rinaldo Nery.
Graças ao senhor, temos a honra de um pronunciamento do Comandante da FAB aqui no Poder Aéreo!
“Como medida conservativa, tal dispositivo não veio instalado nas primeiras aeronaves, transportadas por via marítima, em função de sua sensibilidade.”
Foi exatamente o que eu falei e me negativaram pra cacete.
O ignorante tem uma chance de aprender, mas se voce continua insistindo no erro, voce é burro. E gente burra tem que se f*der.
E mesmo assim, mesmo com o próprio comandante da FAB dizendo isso, vai ter neguinho pra dizer o contrário. Questão de tempo.
Já tem. La em cima.
Boa tarde Cel.
Então !!!
Esses daí que tem que largar o “copo” sic.🤣
ainda duvido, o caça atinge 9G e o IRST é sensível ao navio, tá mal explicado
Não está mal explicado não. Está muito bem explicado. Mas mesmo assim você não entendeu
É inútil explicar algo a quem não quer entender.
explica aí então, como que um navio podia ser pior do que 9G, tempestades e umidades, sal, calor e frio
Imagina uma manobra brusca de um guindaste, um choque contra um container ou uma queda livre de 20 metros
probabilidade muito baixa de isso acontecer, deviam ter tirado as antenas de EW só por isso, não tô dizendo que nao vem, mas é esquisito demais
sensibilidade as ondas do navio? a umidade? ele vai passar condições piores do que as de um navio no ar, então é estranho essa justificativa
Muito legal, não é a primeira vez que vejo ele interagindo em paginas internet a fora, esses dias vi ele esclarecendo na caixa de comentários de uma pagina no facebook que fazia confusão entre o KC-30 e o KC-390.
Algo raro de se ver.
Muito obrigado pelo esclarecimento.
Questão encerrada sem nenhum tipo de prejuízo à Força Aérea em razão do esclarecimento feito por seu Comandante, ao contrário do que argumentam aqueles que sempre criticam quem pede algum tipo de esclarecimento ou informação.
Que continuem nessa linha da transparência, é o caminho certo.
Desculpa Felipe, mas a questão não está nada encerrada. Ela só estará quando começarmos a ver as aeronaves operacionais e devidamente equipadas…
Aliás, temos é que torcer para terminem logo as obras, atrasadas, dos novos hangares em Anápolis. Até nisso há atrasos.
Sim Wellington, tem que estar de olho. Mas, sinceramente, eu acredito na Institucionalidade e, com base nisso, dou um voto de confiança em uma comunicação oficial da autoridade máxima do órgão que a emitiu. Acho que o ato de emitir uma nota oficial e pública traz junto a legitimidade do órgão e a possibilidade de cobrança e responsabilização da autoridade que a emitiu. Dito isso, não creio que o Comandante iria se comprometer oficialmente com algo que não seja verdade. De toda forma, vamos aguardar e avaliar. E tenho que ser coerente com o que eu estava defendendo na outra… Read more »
Esse comandante é top, tem feito um excelente trabalho na FAB!
Comandante poderia nos responder se existe algum projeto pra transferir mais tecnologias de componentes sensíveis, como motores de caças, radares de caças, mísseis, e etc? Ou se o Brasil está desenvolvendo pelo menos motores de caças, e radares de caças?
E se existe alguma idéia de compra dos caças de quinta geração, ou se o Brasil pensa em produzir caças de quinta geração futuramente?
Sou seu fã, um forte abraço, espero que permaneça no comando da FAB por um longo período!
A próxima pergunta dos ispicialista e se estavam com tanque cheio Ross parabéns ao comandante da fab por responder, mais num fala que é frágil ne ( tenho que dar um pitaco, afinal e um blog, não monologo)
Ótima aeronave de Caça. Parabéns à FAB e ao Brasil !
Já deixo minha sugestão aos editores, salvar esta nota e colocar de rodapé ao final de cada materia do Gripen daqui em diante, por que mesmo assim vai ter alguem pra falar ” viu eu falei que os nossos nao tem IRST”
Sem dúvida é um grande vetor!
Aguem sabe o nível de nacionalisação dos componente do Gripen?
Os terraplanistas são irredutíveis
Tá brabo mesmo…
Eu acho que isso foi esclarecedor para os mimizentos de plantão.
Mimizento? Questionar algo não esclarecido é ser mimizento?
Vocês merecem mesmo serem feitos de ot#ari#s. Ficam todos doídos quando se questiona algo não esclarecido feito com dinheiro de vocês.
Aposto que nem o próprio comandante fica incomodado de haver questionamento que nem vocês ficam.
O engraçado é que NENHUM de vocês sabia da resposta ao questionamento. Nenhum. Mas ficam aí, chateadinhos pq ousaram questionar algo que nenhum de vocês tinha a resposta.
Há tempos que foi noticiado que os gripens BRs viriam com o IRST.
Não sei para que o alarde.
E ninguém aqui é 0T#ar!os
Noticiado por quem? Quando que a FAB tinha falado a razão da ausência do IRST? . Quem fala pela FAB é a própria FAB. E agora o fez por meio de seu comandante. Enquanto o comandante não veio afirmar que as aeronaves terão o IRST, ninguém aqui sabia precisamente a razão da ausência. E você vem falar que quem questiona é mimizento? Se liga meu irmão. Quando foi que pedir informações passou a ser tão errado assim? Se é algo esclarecido, tudo bem. Agora sendo algo que você tbm não fazia ideia, qual a razão que te faz ser contra… Read more »
mano para de ser otario… ta questionando algo que ja tava pacificado muito antes dessa noticia.
Eu estou questionando o que? Em que momento eu questionei algo a respeito do IRST nessa matéria aqui? Aqui estou me referindo unicamente a essa postura ridícula de advogados que vários aqui tomam, incluindo você, pelo visto, sem também não saberem NADA sobre o que esta sendo questionado. Estava pacificado onde? Bora, pra me xingar você tem que ter, pelo menos, o culhão de apontar onde eu estou errado. Vamos lá, coloque aí o link do esclarecimento anterior feito pela FAB ou por alguém que falasse por ela quanto ao IRST? Você não irá colocar pois não tinha. Você tbm… Read more »
Caro comandante, muito obrigado pelo esclarecimento. Mas após ser chamado de mentiroso por uns “entendidos”, eu nunca mais voltaria a este fórum.
Fernando, seus comentários enriquecem o blog, as vezes tem algumas coisas estranhas, porém faz parte do crescimento intelectual . Este blog , incluindo seus comentários e de outros nobres colegas, ajudam a formar uma educação básica referente a importância de nossas forças armadas.
Eu admiro muito o que a indústria sueca faz.
A qualidade dos caças brasileiros Gripen, é incontestável.
Mas, meu questionamentos é, que tipo de contrato foi feito com o Brasil, sendo que a Saab ofereceu condições muito mais vantajosas para os países do leste europeu frente a ameaça dessa guerra na Russia
Curto e Grosso. Entendo que agora o assunto IRTS no F-39 está definitivamente encerrado e a “fixação” sobre esse dispositivo deve ser resolvida em alguma consulta com profissional habilitado. (Ou então questionem diretamente o Comandante da FAB).
será que ainda conseguirão formular algum questionamento razoável?
Em tempo: Sugiro aos que não compreenderam o longo e complicadíssimo texto do Comandante da FAB que consultem especialistas de interpretação de textos para auxiliá-los, principalmente os trechos ” .. todas as plataformas F-39 Gripen brasileiras estarão equipadas com o InfraRed Search and Tracking – IRST, …” e também “.Como medida conservativa, tal dispositivo não veio instalado nas primeiras aeronaves, transportadas por via marítima, em função de sua sensibilidade.”. O restante creio que não haverá grandes dificuldades.
Frescura! Era só colocar em uma caixa com papel bolha, bem no cantinho no navio.
Claro, não esquecer do aviso: “Cuidado, frágil”
Assim evitaria a cada matéria aqui aparecer a galera: “E o IRST??”; “Cadê IRST??”
Caro Tutor. Um sensor infravermelho tem um tempo de vida útil. Só faz sentido instalar quando o aviao estiver operacional.
Agradeço o esclarecimento Camargoer, mas, confesso que meu comentário acima foi apenas uma brincadeira.
Abraços
Caro CAmargoer , acredito que não deteriora, em voo teríamos desgaste das lentes, porém facilmente substituível. O transporte tem que ser assim, com o mínimo nescerario, prevendo translado aereo posterior. Todo o resto, incluindo trilhos ,rir, antenas de guerra eletrônica, sondas… etc…. como exemplo a maioria aviões no transporte vai sem as asas. Qto íris tem o cuidado basco, como todos os outros sensores
Alguém que manja de desenhos por aqui?!
Porque para alguns, só desenhando mesmo… Ou nem isso!
Mas, e os Meteor????… 🙂
O que tem eles?
Já foram entregues dois lotes de Meteor segundo a FAB e noticiado aqui tb.
https://www.aereo.jor.br/2021/12/16/forca-aerea-brasileira-recebe-lote-do-missil-meteor-e-reforca-capacidade-de-combate/
Acho que a nota do comandante da FAB foi bastante clara. Os caças destinados à FAB contarão com IRST, me parece que o assunto está liquidado. A questão que me desperta maior curiosidade é a suíte de guerra eletrônica da aeronave. A grosso modo este tipo de equipamento pode ser dividido em dois grandes componentes, o hardware e o software de operação. Os componentes de hardware possuem desempenho praticamente fixo em parâmetros como sensibilidade (de receptores), largura de banda, agilidade de troca de frequência, potência de transmissão, frequências de amostragem, capacidade de processamento, etc.. O software permite que o sistema… Read more »
Essa informação não tem que ser tratada aqui e em nenhum lugar fora da FAB e de quem opera as aeronaves. Ninguém vai comentar isso…
É insano pensar , e pior, ver gente desmerecendo e descredenciando o próprio comandante da FAB que gentilmente veio neste veículo de informação dar uma resposta sobre um tema recorrente. A canhotada não tem limites !!! Trágico !!!
É impressionante como um texto tão claro e direto, ainda assim, gera tanta especulação e falta de entendimento!
“Filho do homem, tu vives no meio de uma Casa rebelde. Eles têm olhos para ver, mas não enxergam; têm ouvidos para ouvir, mas se negam a escutar, porquanto são uma nação rebelde.” (Ezequiel 12:2)
Teve que vir o CEO da FAB e mesmo assim….
Realidade triste ser caro mestre !!!
Grande exemplo do comandante ao enviar uma nota para este fórum, sensibilidade com um público (ainda que chato e cri-cri, as vezes) que está unido em prol de nossas FAs e temas militares.
Parabéns ao PA e ao grupo de participantes de fórum e obrigado ao comandante pelo esclarecimento.
Na minha época caça bom era o Draken, ou o Viggen…….hj temos o Gripen e ainda tem gente chorando? E o Comandante da Força tem que vir aqui explicar?!? Quando nos tornamos tão mal acostumados?
Agora é só terminar as obras em Anápolis e os seis Gripens (dois chegam até o fim do ano) começam a cumprir missão de defesa aérea no GDA.
Alguém tem alguma notícia do Brasil fazendo algum tipo de parceria para o desenvolvimento de um caça de quinta ou sexta geração?