FOTOS: Portões Abertos da Base Aérea de Brasília – por Juliano Lisboa
O fotógrafo e designer Juliano Lisboa (@julianolisboadesigner no Instagram), colaborador do Poder Aéreo, esteve no Portões Abertos, na Base Aérea de Brasília (BABR) no dia 18/9.
O evento, que recebeu cerca de 90 mil pessoas segundo a FAB, marcou as comemorações pelo Bicentenário da Independência do Brasil.
Além de diversos equipamentos e aeronaves civis, várias aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) estiveram presentes, como o multimissão KC-390 Millennium, aeronaves de transporte C-130 Hércules, C-105 Amazonas, C-98 Caravan, C-97 Brasília e VC-99; de reconhecimento E-99M e R-99; os caças F-5 e A-29 Super Tucano e AF-1 (da MB); os helicópteros VH-35 e VH-36, dentre outras aeronaves.
A seguir, uma seleção das melhores imagens feitas por Juliano.
Aeronaves ultra modernas…aí aparece o A-4 Skyhawk antiquadíssimo dos anos 50 na Marinha.
… e barulhento!
Na verdade, esse é o último modelo de A-4 produzido, de 1976, chamado de Skyhawk II. Tem motor de A-6, com 20% a mais de potência.
https://www.aereo.jor.br/2011/06/06/conhecendo-o-a-4-skyhawk-ii/
Não esquecendo também que o A-4 da MB foi modernizado na Embraer, o radar dele é melhor do que o radar instalado no F-5M:
https://www.aereo.jor.br/2022/04/20/embraer-entrega-ultimo-caca-af-1b-modernizado-a-marinha-do-brasil/
1976.
Eu nasci em Agosto daquele ano e os caras estavam finalizando a linha de montagem do A-4.
Quanto ao Radar do A-4, será que nunca foram testados em simulações de combates contra os Mikes?
Já devem ter feito combate dissimilar entre AF-1M x F-5M.
Secretamente né? Eu não duvido.
E a CRUZEX????
Acabou?
Precisa passar no Jornal Nacional?
A CRUZEX, além de ser cara, não nos traz mais muitos ensinamentos para a condução de campanha aérea. Agora realizamos a Tápio.
Acredito que com os gripens volte a valer a pena uma CRUZEX, sendo um novo vetor, quanto ao presente, tem a Salitre no fim do ano.
A CRUZEX tem como objetivo principal o treinamento do funcionamento do Estado Maior Combinado, e do “Battle Rythmum”. As UAE podem treinar em qualquer outro exercício.
“Battle Rhythm” Ritmo de Batalha. Escrevi errado.
Quando for uma exposição dessas no EUA e aparecer um B52 no meio dos F35, F15 e F16, tu vai comentar a mesma coisa??
O B52 aparecer em exposição tem um significado completamente diferente. Quantos aviões fazem o que o 52 fazem?
A questão levantada é a idade e nao o que faz ou deixa de fazer ou o significado, entao nao deixa de ser um aviao dos anos 50 no meio de outros modernos!!
Essa tua justificativa não cola, não nesse caso!!!!
Caro Pablo, Dos aviões mostrados nas fotos, o modelo mais antigo é o C130.
Independente disso, aqui o pessoal enche o saco por causa da idade das aeronaves, se é la fora, os vira latas justificam com algum tipo de “argumento tecnico” que não justifica porr* nenhuma a mistura de aviões novos e antigos.
Não pq não faria sentido o comentário. Um bombardeiro ter 5 ou 50 anos… dependendo dos sensores e das armas… não faz diferença. O B52 tem mais de 50 anos, mas os sistemas de armas são de última geração. A mesma coisa não pode ser dita de um caça de 50 anos. A célula não pode ser “remendada” a ponto de ter toda a sua aviônica, sistema de armas, até os motores, substituídos por mais modernos / mais “potentes”. Além do mais, o design como um todo, o formato do avião em si, os materiais usados para a sua construção,… Read more »
Amigo, os norte÷americanos estão “cansados” de modernizarem os B=52. Realize. Reinicie seu HD.
Olá Patriota. O modelo mais antigo ali sera o C130. Eu não sei dizer quando o aparelho da FAB (creio que este é um comprados dos excedentes italianos) foi fabricado, mas a linha d produção do C130 é mais antiga que do A4 e do F5. Aliás, acredito que os A4 da MB tenham a mesma idade dos F5 da FAB
Valiosíssimo esse encontro entre a FAB e o público. Agrada a quem gosta e se apresenta para quem tem curiosidade.
O f-5 era do pampa?
F5 tbém não seria ultra moderna…..
Caramba!!!
Belíssimas fotos!:)
Gripen bem escondido pelo FAB, como sempre.. vai entender
Ele ja foi entregue ao setor operacional??
Ainda não.
AVTM-300 presente ali.
Pelo que vi das ultimas noticias com radar STREV, parece que já está pronto.
SHOWZAÇO!!!!!!!!!! LINDAS FOTOS!!!!
Baita evento ! Legal !
Já aqui no RJ, apenas Esquadrilha CEU e Fumaça.
Pra quem é do Rio e curte aviação está cada dia pior. Saudades dos antigos eventos.
Eu nem fui esse ano. E parece que estava lotado.
Estava. Tentei ir no domingo, mas fiz o retorno e voltei pra casa. Sem a menor chance. Um caos total o trÂnsito. Fecharam a Mal Fontenelle e desviaram o trânsito todo para a Albérico Diniz. Ninguém respeitando nada, nenhuma fiscalização, nenhum agente de trânsito….
Parabéns Juliano pela belas obtidas!!
Sensacional as fotos, para todos os gostos e de Excelente qualidade, muito bom, Parabéns
AV-MTC na foto, se eu estivesse lá ia encher o comandante de perguntas kkkk
Eu estive lá e fiz exatamente isso rsrsr..
Cap. Davis (se não me falhe a memória) educadíssimo e muito atencioso.
Evento muito bem organizado parabéns a todos.
teremos boas surpresas em breve, baseada nas suas perguntas?
Acredito que sim.
Acredito que as versões tanto do EB quanto da FAB já estejam em processo final de homologação. A versão da MB não lembro de ter ido pra frente.
Lembrando que já existem outros países interessados no produto.
FAB? O MICLA-BR? Nunca mais ouvi falar sobre desde aquelas fotos de testes nos F-5.
O AV-MTC é uma plataforma base, desenvolvido pela AVIBRÁS, custeado pelo EB, para a plataforma ASTROS 2020. Durante o processo, tanto FAB quanto MB se interessaram, “gerando” os programas MICLA-BR e X-300. O segundo ficou no limbo. O primeiro, partindo da base já implementada do AV-MTC, estava no processo de contratação da customização que, em previsão, levaria até 2022. Mas tanto o projeto do EB quanto da FAB nunca foram transparentes em relação ao prazo e andamento. O MICLA foi testado (e deve estar sendo) no F-5 (lembrando que quando foi divulgado informalmente deu aquele reboliço) mas seu uso final,… Read more »
Parabéns pelas fotos! Belas imagens!
Ficou muito bom o desenho do tigre, me fez lembrar das camuflagem imitando as listras desse felino, muito comum nos Mig-21