SOCOM escolhe o Sky Warden da L3Harris para o programa Armed Overwatch
WASHINGTON – O Comando de Operações Especiais dos EUA (SOCOM) anunciou na segunda-feira que selecionou o AT-802U Sky Warden, fabricado pela L3Harris Technologies e Air Tractor, para seu programa Armed Overwatch.
O contrato de entrega indefinida e quantidade indefinida valerá até US$ 3 bilhões, disse a L3Harris em comunicado na segunda-feira. O valor inicial do contrato do programa é de US$ 170 milhões.
A Air Tractor é uma fabricante de aeronaves de Olney, Texas, que normalmente fabrica aeronaves de combate a incêndios e aviões agrícolas, como pulverizadores agrícolas.
A produção inicial do Sky Warden ocorrerá nas instalações da Air Tractor em Olney. A L3Harris modificará esses aviões para a configuração da missão Armed Overwatch em seu centro de modificação de Tulsa, Oklahoma, a partir de 2023. A L3Harris disse que o trabalho também ocorrerá em seus outros locais em Greenville, Rockwall e Waco, Texas e Nashville, Tennessee.
O programa Armed Overwatch do Comando de Operações Especiais da Força Aérea visa construir uma frota de até 75 aeronaves flexíveis, de asa fixa, adequadas para desdobramento em locais austeros, com pouca cauda logística necessária para mantê-los em operação.
O SOCOM está planejando que o Sky Warden monomotor, como o avião Armed Overwatch do AFSOC, seja capaz de fornecer apoio aéreo aproximado, ataque de precisão e inteligência armada, missões de vigilância e reconhecimento para operações de contraterrorismo e guerra irregular.
O comandante do AFSOC, tenente-general Jim Slife, disse no ano passado que espera que as aeronaves Armed Overwatch sejam adequadas para pressionar grupos extremistas em lugares como a África, onde o espaço aéreo é essencialmente incontestável.
A Força Aérea mudou-se para estabelecer uma série de aviões Overwatch armados à medida que mudava seu foco principal – e alguns de seus caças e bombardeiros mais complexos e caros de operar – longe do combate a grupos terroristas e organizações extremistas violentas em lugares como o Oriente Médio.
“O Armed Overwatch responde a uma necessidade crítica do Comando de Operações Especiais dos EUA de conduzir uma ampla gama de operações globalmente em apoio à Estratégia de Defesa Nacional”, disse o comandante do SOCOM, general Richard Clarke, em um comunicado. “Esta plataforma robusta e sustentável operará em ambientes permissivos e condições austeras em todo o mundo para proteger nossas forças de operações especiais em terra.”
O SOCOM disse que o avião seria de baixo custo, capaz de decolar e pousar em campos austeros, voar por longos períodos e suportar uma variedade de cargas modulares.
No ano passado, Slife sugeriu que o Armed Overwatch permitiria que o AFSOC desativasse sua velha e cara aeronave U-28A Draco ISR – uma aeronave rara que requer equipamento especializado e treinamento para manter.
Mas o SOCOM disse em comunicado ao Air Force Times na segunda-feira que, mesmo após a entrega do Sky Warden, o U-28 ainda será necessário para fornecer ISR para operações como busca e resgate e ajuda humanitária.
Clarke disse aos legisladores no ano passado que prevê quatro esquadrões operacionais de 15 aviões Armed Overwatch, com um desdobrado a qualquer momento, enquanto os outros três treinam, se recuperam e são mantidos em casa. Clarke também disse que um quinto esquadrão de 10 a 15 aviões seria para treinamento.
A L3Harris derrotou outros quatro concorrentes – Leidos, MAG Aerospace, Textron Aviation Defense e Sierra Nevada – pelo contrato Armed Overwatch. Essas cinco empresas produziram aeronaves protótipo que foram avaliadas, principalmente na Base Aérea de Eglin, na Flórida, no final de 2021 e início de 2022.
A L3Harris disse que se moverá rapidamente para transformar seu protótipo de aeronave na configuração de produção e permitir que o SOCOM comece a testar ainda este ano.
Seis aviões serão entregues no primeiro lote de produção inicial de baixa cadência.
Sob o contrato, a L3Harris também fornecerá sistemas de treinamento, sistemas de planejamento de missão, equipamentos de apoio, peças de reposição e suporte logístico.
Espera-se que o Sky Warden atinja a capacidade operacional inicial no ano fiscal de 2026 e a capacidade operacional total em 2029, disse a SOCOM.
FONTE: Defense News
“A L3Harris derrotou outros quatro concorrentes – Leidos, MAG Aerospace, Textron Aviation Defense e Sierra Nevada – pelo contrato Armed Overwatch.”
Isso é alguma piada???????????????????????
2!!!!!!!!!!!!
Ma oxi menino….tu credita mermo que uzamericano ia dá gostim pra pé rachado brasireiro posar di bacana mundi afora as custa deles. Vala-me São Trambique dos zoio azul! Só úceis mermo visse🤣
Gente, entendam uma coisa. Os estadunidenses (governo) JAMAIS vão levar a sério um negócio que implique em salto tecnológico ou ascensão estratégica do Brasil no mundo. Nunca!!! O Brasil é rival nesses quesitos e ponto final! Treinamento conjunto, ajudar com tropas quando solicitarem e etc. Tudo bem! Isso ele “permitem, aceitam”. Mas, parou por aí. Toda “parceria” que eles proponha que envolva tecnologia de defesa, ou que sinalize ascensão estratégica do Brasil no mundo. Será irremediavelmente apenas um TRAMBIQUE deles. E, ponto final!!! A história está aí pra contar! Só quem é fanboy cego não vê! Sempre vão encher o… Read more »
Com essa aeronave, pode ter certeza que eles vão pulverizar todos os inimigos.
Certamente! principalmente se forem bandos de arruaceiros ameaçando prédios públicos, ou aqueles contingentes quilométricos com milhares de imigrantes tentando atravessar a fronteira…
Eu so sei que tem um certo Ipanema abrindo um sorriso agora !!! heheh
A Embraer deveria pensar seriamente em armar o Ipanema rsrsr
Olha de verdade um Ipanema remotamente pilotado com uma carga de bombas de precisão poderia dar um caldo. só mexeria um pouco no projeto para voo em maior altitude… seria mais barato (não melhor com certeza) que fazer um do zero, nosso país precisa de algo assim mais robusto e com boa capacidade de carga.
Ganhou o pulverizador agrícola rsrsrs
Piada é a Embraer ter caido no conto do vigário
O L3Harris é muito superior aos demais mesmo. Ou você duvida da autoridade das entidades americanas? Você queria o que? Um lixo russo-chinês no inventário americano?
Já ouviu falar do A-29 (Super Tucano), produzido pela Sierra Nevada numa parceira com a Embraer Defence?
Me disseram que esse avião é muito bom.
O A29 não participou pois muita atenção…é outra categoria de aviões requisitados…
Esse produzido pela Sierra Nevada em parceria com a Embraer Defense é a frase que os americanos da Sierra Nevava usou pra tentar convencer os legisladores, né? Pq é bemmmm o contrário. Um avião brasileiro, que pode ser fabricado nos EUA, casos os EUA optem por ele.
Interessante como o A-29, desde o J-PATS até hoje, não consegue entrar no mercado norte-americano. O avião, mesmo sendo montado lá e comprado pelo governo americano somente é usado por países aliados/vassalos, nunca por eles.
Sabendo das qualidades da aeronave, sendo ela inclusive provada e aprovada em combate, é curioso a sua eterna bola na trave no mercado americano.
Curioso só se alguém acreditar que as compras militares seguem exclusivamente critérios técnicos.
O Tucano só vende com aval e subsídio do BNDS, logo não é uma aeronave rentável.
O Super Tucano também é financiado pelo FMS lá nos EUA.
O A29 não participou desta concorrencia. Trata-se e outro nicho de outra categoria de aviões requisitados……
Este treco tem assento ejetor?
Os Seals serão apoiados por isto?
Parece coisa de guerra estilo Mad Max, como foi e ainda o é a guerra da Síria: com fabricas caseiras de blindados, metralhadoras e lança foguetes instalados em Fiorinos, e até o uso de canhões de cobre de 1.500. E até de catapultas.
Mais provável ele ter vaso sanitário
Não tem assento ejetor e os demais concorrentes tambem não.
Acontece que os caras gastam grana demais com outras coisas e agora vão ter que economizar muito com outras
Vida longa ao Stuka !!!!
Que tipo de tecnologia embarcada esse avião agricultor deve possuir ? Rs
Me parece que não tem muito espaço para atualizações!
Mas entendi o conceito de baratear as operações e já penso que a intenção é repassar aos países pobres da África posteriormente, considerando o domínio chinês naquele continent(que está fechando grandes parcerias com guerilhas extremistas).
O patinho feio ganhou???
Qual será o congressista americano que é sócio dessa empresa?
vários políticos nos EUA recebem dinheiro, da Boeing, LM, L3, Northrop e etc, aí a esposa é diretora de uma fundação que recebe doações, o filho ganha uma indicação para uma faculdade top, um advogado da campanha recebe milhões para serviços de assessoria, um parente vai trabalhar em uma empresa como executivo, foi-se o tempo que os EUA era exemplo. Hunter Biden é a maior prova disso.
O erro da Embraer foi apresenrar o A29, quando o correto seria concorrer com o Ipanema.
Mas perderia do mesmo jeito.
Onde o A-29 participou…ganhou. Os programas é que foram cancelados.
A escolha foi política, Não técnica!
Caro Silvano
A Sierra Nevada não apresentou o A29 mas sim o MC-145B Wily Coyote.
Os cinco finalistas foram estes:
O Coyote é o embaixo à direita na foto.
Abraço
Acho que o pulverizador só não perde pra o Caravan, pura gambiarra.
A grande questão é quais os requisitos deste programa de aquisição afinal. A diversidade de finalistas que o programa gerou é bastante curiosa. O avião a ser substituído, o U-28A é uma versão militar do PC-21. Sua função é Inteligência, Vigilância e Reconhecimento (ISR) com baixo custo operacional. Faz sentido a escolha da plataforma, uma aeronave confiável, com grande escala de produção autonomia razoável pelo porte de aeronave e espaço para sensores e consoles. Aviões assim também podem receber armamentos limitados para emprego contra alvos muito leves não defendidos. A FAB fez isto muito bem há mais de 40 anos… Read more »
Parabens mestre João Andaime!!! Resposta certa e correta !!!!
Foram mais de 18 posts de piadas e/ou criticas de vira latismo baseados na falsas premissas ou pre-conceitos….
Parabns pelo post certeiro…
o Erro da embraer é não pagar campanha via Sierra Nevada, não tem lobista forte lá
Errado, O A29 não participou desta concorrencia. Trata-se e outro nicho de outra categoria de aviões requisitados……
A política internacional está pesando.
Com o atual governo americano que detesta o nosso PresidAnta 2, é meio que obvio que rejeitariam o ST.
Mexico, Argentina e agora Colômbia elegendo um malucos, melaram para a Textron, enquanto o Air Tractor AT-802U possuem apenas dois usuários internacionais que os americanos ainda consideram razoavelmente confiáve$.
Meu Deus! O ST, não estava concorrendo, a Sierra Nevada estava com o C-145B Wily Coyote.
Pesquise antes de falar tanta besteira.
Os antolhos ideológicos não permitem que ele olhe para os lados.
Mestre Saito, o A-29 não participou pois não era seu nicho de requisitos…..que eram outros como pode-se verificar nos concorrentes dos demais.
Parece um Ipanema turbinado. Faltou só o equipamento de pulverização agrícola.
Esse avião pode não ser a melhor coisa do mundo, mas tem como vantagem a grande capacidade de carga, pouso e decolagem em distâncias bem curtas e em pistas rústicas. Além de um bom alcance. Para suporte aéreo aproximado em terrenos casca grossa sem estrutura é uma boa solução.
Pousa bem curto de qualquer jeito …
https://www.youtube.com/watch?v=8y8GR4FDu7g
É um lixo.
Não concordo. Isso demonstra uma decisão política e não técnica. Pode ter certeza que nos conceitos de decolagem em pista sem pavimento, carga e suporte aéreo aproimado, o A-29 é o melhor. O Wolverine também é bom, mas também é uma modificação, não um projeto pensado especificamente para a função, além das asas serem mais próximo ao solo, quando armado, para uso em pitas cascas grossas.
É uma decisão politica sem duvida. Isto é para ser vendido ou doado para países pobres fazerem guerras. Os Seals irão lá e darão o treinamento para algum dito cujo azarado entrar nisto ai e voar para atacar e levar tiro, e depois cair de nariz no chão sem poder se ejetar. Do ponto de vista militar, é uma boa escolha para o que se destina. Não será usado por tropas americanas, mas por algum grupo de “terroristas pacíficos” que os meios ocidentais assim os classifiquem. Como ocorreu na Síria. Mas o problema é que ninguém é mais assim tão… Read more »
OA29 está numa categoria superior de requisitos de aeronave e não participou porque não tinha is mesmos requisitos…basta olhar os concorrentes desta campanha. São aeronaves para um range mais inóspito e isolado de operações e muito mais pontual e improvisado.
OA29 por exemplo além de de ser mais completo e moderno é caro. Atua em pistas de terra….mas estes aí nem de pistas precisam ok?
São todos STOL e o A29 não é STOL e precisaria apesar de rústico, um nível de infra maior que a categoria desta concorrência atua.
Estava lendo sobre ele no Wikipedia e da pra ver o porque foi escolhido.
Ele custa metade do preço do Tucano e carrega 3 vezes mais carga.
Eles foram pelo preço por quilo de armamentos que pode carregar.
na versão civil, agora coloca blindagem, coloca os aviônicos militares, o preço deve dar uma boa subida, pra mim isso tem cara de direcionamento.
Não. O Preço do Super Tucano é 15 milhões de dólares. O Sky Warden é metade disso já na versão militarizada. E o tempo de voo também é de 6 horas todo armado com quanto que o Tucano é menos da metade todo armado. Sem falar que é um produto agricola então é fácil de achar peças e tem alcance global. Segue informação do site deles. Rugged and Reliable – The Air Tractor 802U is designed and built for austere operations Effective and Flexible – Combat proven, multi-mission open systems architecture to “collapse the stack,” replacing multiple aircraft with a… Read more »
O vencedor atuará de forma muito mais isolado improvisado e inóspito….
O Air Tractor ganhou porque é um derivado de avião agrícola criado para atuar em fazendas….com a estrutura de fazendas….o nome é AirTractor certo? estes eram os maiores requisitos….não quebrar e atuar com 200 a 400 metros de descolagem…..no deserto….no matao….nas pedras, etc….não vai ter esquadrão, base aérea nem nada….os requisitos do SOCom não são estes….se fosse para outro tipo de necessidade, ai sim o A29 poderia entrar…tal como outras…Isto aí foi para atuar no lugar de cesna….
Vou fazer um exemplo hipotético e meio absurdo para ilustrar a situação. O EMB 202 Ipanema possui capacidade de carga de 950 kg. Isto parece um bom número considerando o tamanho do avião. Um T-27 por exemplo no máximo levaria 1500kg de armamento, embora tenha o dobro da potência. Então uma conta de padaria diria, se o Ipanema com 300hp leva 950kg, porque eu vou pegar um T-27 com 750hp que leva “apenas 1500kg. Claro que o Ipanema é um avião que leva mais peso e custa uma fração de um T-27. Nada mais logico que armar este verdadeiro “milagre… Read more »
excelente texto ! bons argumento, deu uma visão fora da caixinha.
Um A29 atuar no range de um Cessna? não tem sentido…cada qual na sua categoria
O avião foi militarizado.
A capacidade de carga passou para 5 toneladas.
E ele é um avião de reconhecimento. Não é para fazer acrobacias até porque é muito lento.
Ele vai servir para ficar no céu por tempo o suficiente para dar apoio de inteligência e ação direta ajudando as Forças Especial.
Tá tudo no site. É só ler.
O A 29 é um “caça ” militar.
O outro, um avião civil.
Mais feio que tropeçar com as mãos nos bolsos!
A maior vantagem dessa aeronave é que ela pode pulverizar agrotóxico nas cabeças dos inimigos, coisa que o A-29 não conseguiria.
Que piada!
E eu lembro de ver vários americanos muito ignorantes em fóruns gringos fazendo piada com a possibilidade do A-10 Warthog ser substituído pelo Super Tucano, dizendo que seria péssimo comprar uma aeronave “da Segunda Guerra” para a função. Queria ver a cara desses toscos quando virem uma aeronave agrícola dando suporte aos seus soldados!
Pois amigo,,, vão usar um “trator” para missões especiais…. “que ainda é mais feio que matar a mãe por causa de mistura”
Mestre…o amigo acha que o SOCOM atua:
a) Numa base aérea com diversas unidades perfiladas
b) Uma unidade ou duas unidas destacadas no meio de uma operação esparsa pontual em apoio bem específico
Daí o amigo irá entender…
Vai saber quais eram os requisitos e o que os americanos estavam priorizando: desempenho, carga, rusticidade, preço, manutenção ou outra coisa. Se quisessem alguma coisa mais parecida com o Super Tucano teriam a opção de ir com o americano Beechcraft AT6-E Wolverine, mas preferiram ficar com o avião agrícola.
Parece que eles não gostaram do A-29, encerraram o programa Light Attack Support (LAS) em 2020 e não classificaram o A-29 na primeira seleção desse Armed Overwatch. A Sierra Nevada concorreu então com uma variação esquisita do PZL M-28 Skytruck.
Apoio aproximado com gás mostarda? Agente laranja? Só se for… heheheheh
Sds
Agora eu fiquei curioso pra ver uma comparação entre o Ipanema…ops, esse avião, e o ST…
Era melhor ter ressuscitado o projeto do P-51 Mustang e modernizar com equipamentos da atualidade do que escolher esse avião agrícola cheio de gambiarra para ser avião de guerra, única coisa boa que esse avião tem é que provavelmente que seus pilotos vão ter emprego garantido no campo quando saírem da vida militar.
era melhor mesmo, aí eu lembro que até o F35 tem uma metralhadora feita especialmente para ele pq sim, o Pentagono é uma farra.
Acho que entendi o novo conceito.
O avião joga a bomba e em seguida passa apagando o fogo.
Deve ser isso.
Deve ser pra pulverizar agente laranja nos inimigos, igual no Vietnã…
ele joga água ungido nos inimigos aí como a maioria é mulçumano eles rápido largam a arma e começam a orar em direção à meca, aí as forças especiais matam todo mundo
A corrupção não é exclusividade brasileira.
É sério isso? O Loby por la é muito forte e dúvido que houvesse critério técnico para essa escolha.
Bonita a palavra “Lobby”, rsrsrs
critério é quem investiu mais em campanha e na puxação de saco dos brigadeiros.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…………………………………………….
Dusty Voo Rasante,é você?????
Só falta a gente ver esses aviões pousando em porta aviões igual no filme kkkkkkkkkkkkkk
Tenho um conhecido, cmte da Azul (A320), que translada esses aviões do Texas p Brasil, nas folgas. Disse que as características de pilotagem são horríveis! Esse lixo venceu pelo lobby do fabricante.
mesmo sem você dizer isso eu já sabia, e tem mais a LM é anos atrás era super lucrativa fabricando menos aviões, afinal o F35 tinha um erro e davam uns bilhões para resolver, tinha outro problema, mais dinheiro, e assim por diante.
Olá Cel. Nery.
Corroborando com este depoimento. Eu estava vendo uns videos de uma piloto agrícola brasileiro (Juliana Torchetti) que também faz translado destes aviões para o Brasil e lembro de um comentário dela de que a qualidade de voo do Thrush (um avião na mesma classe) é melhor (na visão dela) do que do AirTractor. Ao que parece até mesmo entre os pilotos agrícolas a qualidade de pilotagem destes aviões não é grande coisa.
Um Avião agricola não deve ser um primor de manobra e certamente como um trator, não deve ser confortavel….
Mas é lento pacas, quase o mesmo que um helicoptero….
https://www.youtube.com/watch?v=Q9b9O2d0tAE
Concebido para pulverização agrícola e modificado para ataques cirurgicos……
Ainda bem que não sou um seal que depende desta “cangalha” para me dar cobertura aérea……
Ninguém tem dúvida que foi uma decisão política. A dúvida é: vão pedir carteira de piloto agrícola para voar o pulverizador?
Olha o tamanho desse pneu, imagina o arrasto disso. Enquanto o agrícola sofre para cruzar a 300km/h, o Super Tucano voa a mais de 500km/h, fora muitas outras diferenças gritantes de desempenho e capacidade.
E depois vem um pessoal dizer que certo tipo de avião ou equipamento militar é bom só porque vendeu mais que outros…🤭
Com todo respeito a essa escolha do tipo mais barata e simples de operar. Há um porém… Será um pato aleijado para qualquer Super Tucano, ou similar, que alguém coloque contra ele.
Escolha duvidosa.
È a crise financeira chegou mesmo ! Assustador ver isso ..
crise financeira para as pessoas comuns, para os acionistas o barulho da caixa registradora não para.
Pensei que era alguma brincadeira de 1 de abril.Caros Colegas, isso ai é disperdicio de 3Bi em alvo aereo para manpads.
Manpads/ Um estilingue basta.
É simplesmente inacreditável um pulverizador agrícola ganhar esta disputa.
Ou as missões são basicamente lançar bombas em grupos desarmados ou o custo de operação está cerca de 1000% abaixo dos concorrentes.
Depois que essa piada começar a cair em campo de batalha, não adianta reclamar.
Curiosidades deste avião: Ele possui 11 pontos para armamentos e pode levar 2800 kg.
A aeronave tem um alcance de 400 milhas náuticas com cinco horas de permanência na estação em configuração ISR.
Cara antes eu era besta, agora eu olho para uma situação dessa e penso, como os oficiais dos EUA devem ganhar fortunas, tendo o Wolwerine e o Super Tucano, escolhem um avião civil para ser convertido em militar, e fica por isso mesmo, o Trump não gostava desse tipo de coisa, e era odiado pelos generais, almirantes e brigadeiros.
Ele na foto leva 3 sistemas optoeletrônicos independentes.
MANPADS manda abraço!
Olha os bombardeios de mergulho Stukas voltando a atividade, hehe.
E o “Dusty” resolveu se alistar .
https://www.youtube.com/watch?v=7tFesNuC_wk
Qual a vantagem de um avião desses em relação a um drone?