FAB intercepta aeronave carregada com 500 kg de drogas
Atuação da Força Aérea tem como objetivo defender o espaço aéreo e proteger as fronteiras do país
A Força Aérea Brasileira (FAB) interceptou, por volta das 12h36 (horário de Brasília) deste domingo (3), no Estado do Mato Grosso do Sul, uma aeronave de pequeno porte que entrou no espaço aéreo brasileiro sem autorização.
Duas aeronaves de defesa aérea A-29 Super Tucano foram empregadas para monitorar e interceptar o avião. Os pilotos de defesa aérea seguiram o protocolo das medidas de policiamento do espaço aéreo brasileiro, interrogando o piloto da aeronave, mas não obtiveram resposta. Nesse momento, a aeronave foi classificada como suspeita, conforme previsto no Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004.
Na sequência, os pilotos da FAB ordenaram a mudança de rota e o pouso obrigatório em aeródromo específico. Porém, o piloto do avião interceptado não obedeceu. Foi necessário, então, que a defesa aérea comandasse o tiro de aviso. Ainda sem retorno, aaeronave foi considera hostil, sendo realizados os procedimentos de tiro de detenção.
Após a execução do tiro de detenção, a aeronave, que não tinha plano de voo e entrou no espaço aéreo do Brasil pela fronteira do Mato Grosso do Sul, fez pouso forçado no Estado de São Paulo, entre as cidades de Jales e Pontalinda. A partir de então, a Polícia Federal assumiu as Medidas de Controle de Solo (MCS). Duas pessoas se evadiram antes da chegada dos policiais e na aeronave foram encontrados em torno de 500 quilos de pasta base de cocaína.
De acordo com o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), os radares identificaram a aeronave entrando no espaço aéreo brasileiro. O avião, sem contato com o controle, descumpriu todas as medidas de policiamento realizadas, mostrando-se hostil.
A ação faz parte da Operação Ostium, para coibir ilícitos transfronteiriços, na qual atuam em conjunto a Força Aérea Brasileira e a Polícia Federal.
A FAB trabalha diuturnamente na garantia da soberania do espaço aéreo brasileiro. Essa ação mostra que o Sistema de Defesa Aérea do Brasil atua de forma permanente, 24 horas por dia, para garantir a soberania do País.
FONTE: Força Aérea Brasileira
Enquanto isso, em situação similar recente em países membros da OTAN na Europa, uma aeronave passou por vários países sem ser incomodada, inclusive tendo tempo de pousar para reabastecer e continuar viajem.
Aqui a defesa aérea funciona, por mais que os vira-latas achem ruim.
Poxa, uma interceptação dessas já dá pra falar que a defesa aérea funciona? Pega leve aí, jovem.
João, só aqui no site tem dezenas dessas notícias divulgadas sobre interceptações que geram apreensões, fora o que não vira notícia, que são as interceptações para averiguar comportamento suspeito (a imensa maioria não gera abates ou aprensões, mas acontecem o tempo todo).
Só no ano passado, a FAB informou em seu relatório de gestão quase 1200 interceptações finalizadas, cerca de 500 na faixa de fronteira.
Uma em cada 100 destas resultaram em aeronaves detidas.
Está na página 48 do relatório 2021, divulgado no início deste ano.
https://www.fab.mil.br/Download/arquivos/sic/Relatorio_Gestao_2021.pdf
Nunão, tome meu comentário em seu contexto: o Clésio comparou a defesa aérea brasileira com a de países (o plural é importante aqui) da Otan indicando que a daqui funciona e implicando que a deles não, isso porque lá deixou-se passar uma aeronave por seu espaço aéreo com drogas. Obviamente que a FAB faz diversas interceptações e tenho lido as matérias aqui do site, tendo inclusive comentado em diversas delas. Só discordo do que quis implicar o Clésio: de que a daqui funciona e a de lá não com base em casos. É bem provável que passem aviões carregados de… Read more »
João, eu não tenho nenhuma prerrogativa pra defender FAB ou ficar preocupado se é de cristal ou não.
Critiquem ou defendam a FAB o quanto quiserem, não me cabe julgar isso. Mas usem informações.
O que faço é incentivar a busca por informações mais completas para o debate, pra não ficar no achismo de parte a parte.
Por isso postei o link. Tem um monte de informações nele.
O problema é que quase toda vez que alguém traz informações, é confundido com passador de pano, defensor disso ou daquilo.
Não te chamei de passador de pano. Só esclareci o que disse a respeito da afirmativa do Clésio. Permance a questão: dá pra afirmar que a defesa aérea funciona em razão de ter interceptado avião que transportava drogas? E dá pra afirmar que a defesa aérea não funciona porque avião que transportava drogas não foi interceptado?
É simples, use o link com diversas informações que passei (e outras tantas que puder pesquisar) para debater com o Clésio e buscar as respostas. Vocês podem até colaborar para buscar a resposta juntos, trocar mais links e tudo o mais. Muitos debatedores fazem isso aqui.
As perguntas você já fez, e são boas. Responder sempre vai dar trabalho, pode ser que consigam as respostas, pode ser que não, mas sempre vão aprender alguma coisa no processo.
Não funciona?
É o que ponderei: ter feito essa (e outras) apreensão de aeronave com drogas é suficiente para afirmar que a defesa aérea funciona? E mais, o caso do avião que passou pela OTAN é suficiente para afirmar que a defesa aérea da OTAN não funciona?
O que é funcionar em termos de defesa aérea? É isso aí? Eu acredito que é necessário mais.
Exemplifique esse ¨mais¨.
O Clésio que trouxe essa informação, Rinaldo. Não sei de onde ele tirou. De toda sorte, um gol não significa que a defesa é ruim e um desarme não faz dela necessariamente boa.
Aí o relato do Clésio: “Enquanto isso, em situação similar recente em países membros da OTAN na Europa, uma aeronave passou por vários países sem ser incomodada, inclusive tendo tempo de pousar para reabastecer e continuar viajem.”
Prezado João, creio que entendi seu ponto de vista.
Funciona Coronel, assim como também as regalias! Relaxe, tá tudo em ordem!
Que comentariozinho ralé….
Ahh Nélson Rodrigues, o senhor tinha realmente razão…..
Na medida em que é acionada, a defesa aérea funciona e muito bem. Pesquise mais, aqui no próprio PA existem várias matérias. E faz tempo amigo.
Para as ameaças que enfrentamos regularmente sim. Qual seria seu critério para fazer a mesma afirmativa?
Eu acredito que não é suficiente para afirmar que funciona. Inclusive essa atuação da FAB eu insiro mais nos serviços de Segurança Pública do que de Defesa. Acredito também que muita coisa tem passado, infelizmente, e nem é por culpa da FAB.
De toda sorte, acho que é algo insuficiente para avaliar se funciona ou não uma Defesa Aérea. Nem digo, com base nisso, que a daqui está funcionando e nem que a da OTAN não está. Casos podem dar uma impressão errada da realidade.
João, da mesma forma que podemos afirmar, com provas e fatos de que a Defesa Aérea Brasileira funciona (temos diversos exemplos disso), inclusive falando que a FAB conseguiu criar uma excelente doutrina de interceptação de aeronaves em vôos ilícitos, o mesmo não foi o foco da OTAN. O Espaço aéreo Europeu é muito controlado, mas também muito tumultuado. Pode simplesmente não ser por culpa deles, que provavelmente encaram esse tipo de coisa de forma diferente de nós, mas pelo visto no caso citado pelo Clésio, eles falharam. Mas não precisa ir muito longe. A URSS, que abateu aviões à jato… Read more »
Acho que seu comentário vai ao encontro do meu, Leandro. A interceptação e apreensão de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas é insuficiente para afirmar que a Defesa Aérea de um país organização funciona ou que não funciona. É preciso mais que isso: conceito de Defesa Aérea para aquele país ou organização, é um ponto de partida. Eu espero que a FAB não considere essa (o tráfico de drogas por meio aéreo) a ameaça determinante para a Defesa Aérea.
Novamente, tem funcionado contra a ameaça que temos enfrentado. Segundo a BBC, entre janeiro de 2017 e abril de 2018 foram 1281 interceptações pra ficar apenas nos números que apareceram primeiro na pesquisa.
Já se funciona contra qualquer ameaça? Evidente que não. Um B2 que fosse em direção a Brasília para despejar presentes provavelmente atingiria o objetivo. E se fossem Su30? Aí já acho que não. Enfim. Defesa Aérea é muito ampla. Temos um bom sistema de detecção. Faltam-nos meios para interceptações de alto nível mas a FAB tem se mostrado empenhada em obte-los. Mundo perfeito também não existe.
Pois é, resumir a defesa aérea à interceptaçāo de um aviãozinho civil é uma enorme desonestidade intelectual baseada em uma falsa equivalência.
Quando o 707 argentino vinha xeretar aqui foi interceptado em todas as oportunidades…
Não me conformo dele não ter sido obrigado a descer.
Hoje seria…
Interceptção não é só caças contra caças é também aviões de pequeno porte pois estes são os que fazem o trafico de armas e drogas.
E ja teve um vira lata comentando hahaha
Pessoal é 8 ou 80.
Ou a defesa aérea é perfeita ou não presta.
A FAB intercepta muitos aviões, assim como muitos aviões conseguem entrar no Brasil e trazer drogas.
A quantidade de aviões interceptados é possível saber. A quantidade que não foi, é impossível. Mas dada a quantidade de drogas que existe no nosso território e dos traficantes continuarem usando aviões é de se concluir que esse meio de transporte funciona.
É exatamente o que apontei, Rafael. Ter passado um avião na OTAN não é suficiente para afirmar que a defesa aérea dos caras não funciona e termos apreendido aviões aqui não é suficiente para afirmar que a nossa funciona. O tema é muito mais complicado que isso, mas hoje em dia pedir calma e profundidade é torcer contra ou sei lá…
Agora já sabemos que estaremos bem protegidos caso alguma potência resolva violar o espaço aéreo brasileiro com um aviãozinho desses.
Ufa! Que alívio!
Achei estranho. Tem uma imagem nas redes dum incêndio próximo a uma usina de álcool. Como se a aeronave tivesse caído, não pousado.
Eu vi agora um vídeo no yout, mostrando a aeronave com bastante fumaça…
Também achei estranho esta foto….
Como da outra vez esse fato ocorreu perto de FERNANDÓPOLIS em Pontalinda, perto da minha cidade.
Tenho o vídeo, são 2 Super Tucano atrás disparando .50 no Avião e ele aterrissando, o incêndio pode ser proposital pelos 2 que escaparam ou pela munição.
Segundo comentários tem outro avião que desceu em Andradina, aí é.longe daqui
Abraços 🇧🇷
Aqui no Noroeste Paulista, deve ser uma Rota aérea do Tráfico ,
Houve 3 apreensões de drogas pela FAB e Polícia Federal em pouco prazo.
O Helicóptero que Matou Paca (Pcc)
.pouso forçado com Disparos no Aeroporto de um avião carregado no Aeroporto de FERNANDÓPOLIS e Agora em Pontalinda na Fazenda Progresso.
🇧🇷 Abraços
posta no yputube e manda o link
Obrigado Carlos
Ele foi abatido. Tal vez conseguiu pousar mas, foi alvejado por um caça da FAB e perdeu sua condição de voo.
Conversei com um Cel amigo que serve no COMAE. Não foi abatido. Jogou-se num descampado e fugiu. O incêndio é fake, nada a ver com essa missão. Gostaria de entender o que faz as pessoas postarem coisas fake nas redes pra modificarem a realidade do resultado da missão.
Nesse caso específico pode ser:
Deve ser por aí mesmo.
Traduzindo: pra “queimar” o filme da FAB !!! Só pode !!!🤷♂️
Não vejo outra alternativa !!!
Daqui a pouco vão dizer que matou um pai de família !!!👀🤦♂️
Obrigado pela informação.
Eu recebi um vídeo mostrando uma perseguição com tiros.
O Titular da notícia era:
“Caça da FAB abate avião civil.”
Nela narrava a perseguição com abate da aeronave.
Parabéns à FAB e DPF. Quantas famílias não seriam desgraçadas por essa quantidade de droga, e quantas mortes não foram evitadas tirando isso do mercado?
Várias estão sendo desgraçadas por causa da criminalização das drogas, não o contrário. Se somar os mortos pela guerra contra às drogas, diretos ou indiretos, é maior que os que morrem por overdose.
Ah amigo…vc não sabe o que é essa desgraça numa família…nos meninos e meninas sem trabalho que não tem outra alternativa a não ser trabalhar pros caras..nos jovens de classe média que caem no papo de “amigos” ..é cocaína…não é folhinha de alface seca…Deus te livre dessa porcaria…e tiro nos traficas sem dó..não sou piloto de aeronaves, só de embarcações, mas daria tudo para estar num ST desses…são heróis sem rosto do mundo civilizado.
Ele não deve saber, ter um doente químico em casa, pegando tudo para vender, ficando noiado e querendo bater ou matar a família….
anham e a proibição acabou com os noias né? deveria era liberar tudo e vender em bares.
é melhor dependente químico devendo ao bar do que a traficantes, não acha?
quando o álcool foi proibido nos EUA era isso que acontecia, os alcoólatras deviam aos mafiosos traficantes da época com Al Capone…
ou seja a liberação do álcool se mostrou menos danosa do que deixar o comércio com os traficantes.
Caso algum dia isto vier a ocorrer, o preço será uns 5% do atual, aí quem fatura muito hoje não irá mais faturar… não é de intere$$e que seja legalizado.
Em quem traficantes de drogas votam?
Quem defende os traficantes?
Eu sendo traficante só não votaria em quem defende a legalização. Tá maluco eu ter que enfrentar a concorrência sem dar um tiro na cabeça de alguém, ter que se preocupar com a qualidade do produto, leis trabalhistas, agências fiscalizadoras, não poder sentar bala no nóia que comprou fiado e não pagou?
Noiado não, mas de bêbados batendo e tentando matar a família tem vários. Mas o álcool continua legalizado apesar disso.
Droga é ainda muito pior
Os donos das cervejarias adoram a liberação…
Em quem votam?
fora as inumeras mortes e acidentes no transito por causa do alcool…
E nem punidos são. Eu nunca vi alguém ser preso por que bebeu, dirigiu e matou alguém. No máximo responde um processo em liberdade.
Sim eu sei. Mas a proibição não está evitando a desgraça nestas famílias, muito pelo contrário, está aumentando, pois cerca de 20 mil homicídios por ano no Brasil tem como principal causa o tráfico de entorpecentes, número muito maior que a média de 8.000 mortes anuais por overdose.
Contra a matemática não há argumentos, a criminalização das drogas mata mais que as próprias drogas.
De boca fechada é um poeta…
Inimigo do estado, com esse nome não há margem para discutir contigo, mas quero deixar apenas um comentário: os que morrem no combate são exatamente aqueles que provocariam as mortes de crianças e pessoas que não têm nada a ver com o tráfico, muitas vezes, vítimas dele.
Portanto, é melhor morrer quem está envolvido do que quem poderá ser envolvido, se é que me entende.
Acredita-se que metade dos homicídios no país são decorrentes do tráfico de drogas, é o tribunal do crime em atividade. Está me dizendo que mais de 20 mil pessoas no Brasil são traficantes?
E você não discute comigo por que não tem argumentos, sabe que vai perder.
Fora os gastos….
Ontem um noiado matou os pais já de idade a golpes de marreta! Você acha isso normal? Liberar foi o que o antigo governo de SP fez e até distribuiu seringas e cachimbos, só quadruplicou a quantidade de zumbis dispostos a tudo.
Quem financia esse tipo de argumento?
Alguém criou para defender o consumo e o tráfico
Bem não faz.
Se não fosse proibido o número de usuários seria muito maior.
Mas os que já usam já são um grande problema.
Vá na cracolandia ver que é inofensivo…
Na verdade é o contrário, o fato de ser proibido alimenta a glamourização do uso, pessoas se acham descoladas por estarem quebrando as regras. Portugal descriminalizou várias drogas e não houve este surto de aumento de viciados, muito pelo contrário, houve uma queda no número de usuários.
Quer defender a proibição use ao menos a racionalidade, não sentimentalismo barato.
Tá legal. Então os tenentes ou capitães que abateram deveriam ter pegado leve e deixado a galera passar batido. 600kg iam se transformar em 10 vezes isso nas ruas, gerando 6000kg ou 6000000g. O grama custa até R$ 50,00.Isso, grosso modo geraria a bagatela de R$ 300.000.000,00. E as famílias…continuariam a ver os filhos morrendo. Imagine quem financia, transporta, segura, re-segura, elabora o esquema para vender nas ruas, incluindo a contabilidade e logística, mais segurança física.
Não adianta legalizar, é um mercado insidioso e cruel. Sufoca a entrada que na ponta haverá redução de uso.
As estatísticas mostram um aumento exponencial de usuários de drogas nos últimos anos, mesmo com este governo se gabando de apreensões recordes.
É amiguinho, parece que sufocar a entrada não está diminuindo o uso.
Esse argumento é mentira.
Em locais onde foi liberado o número de mortes diminui drasticamente e o consumo não aumentou, pode ir lá na Califórnia ou Canadá que voces amam.
Aproveitando: em que pé estão os VANTs do DPF, os Heron I, comprados em 2009 e cedidos para a FAB em 2015 ou 2016?
Estão em Santa Cruz, na dotação do 1°/7° GAV.
Parece que abateram um Ipanema (os tripulantes sobreviveram e fugiram) e forçaram um bimotor a pousar. Por falar nisso, um abate desses conta como “kill”?
Ipanema é monoplace. Só leva um…
Também vi a foto de um Ipanema em uma matéria sobre a interceptação. Não tem lógica. Além de monoplace vai levar a carga onde, no hopper?
É verdade. Lembrei depois 😬
Eeepaaaa !!!
Alguém então tava sentado no colo de alguém !!!🤣
No cavok não sei se é o mesmo mas foi derrubado ou caiu , tem até vídeos
Foi alvejado e caiu (pouso mais do que forçado).
Alguém reconhece esse tipo de munição?
12,7 mm vulgarmente conhecida como Ponto Cinquenta.
Só o projétil de uma .50 é quase do tamanho de uma munição completa, cartucho e projétil de um uma munição do FAL, 7,62×51 padrão NATO.
6.900 m de alcance máximo. A nomenclatura da .50 é: “Mtr .50 M2 HB”, o HB é de heavy barrel, ou seja, cano pesado em português, que sozinho pesa “apenas” 18 quilos, para se ter uma ideia, a MAG completa pesa 11,8 quilos, esta por sua vez, cospe mil tiros por minuto, conhecida vulgarmente como gargalhada da morte, posso te assegurar, é linda rajada dessa coisa.
A .50 tem uma cadência bem menor que a Mag.
Fui atirador de Metralhadora Múltipla .50, arma da AAAé remanescente da 2ª guerra e que era utilizada junto com o Bofors 40 mm no final dos anos 90.
Eram 4 .50 disparando simultaneamente, ficava bonito de ver o rastro dos traçantes riscando o céu em direção ao alvo. Fizemos o exercício de tiro real na Praia do Cassino.
Isso que eu Gosto, a boa e correta informação dos fatos. Parabéns Poder Aéreo, parabéns a FAB.
A29 é mais que adequado pra essa faina. O que intriga são as aeronaves a reação que estão sendo roubadas por aí que voam mais alto e mais rápido (os jatinhos da vida)… esses aí que eu queria saber como anda a coisa…
Não soube de nenhum caso de aeronave desse tipo voando de forma a necessitar de interceptação. Imagino que estes façam voos com aparente legalidade. Caso não faça, existem os meios para interceptar em nosso país, ao contrário de alguns de nossos vizinhos de fronteira.
Deve ser mesmo super fácil “roubar” um avião a jato de qualquer aeródromo comercial do Brasil, e mais ainda, sair voando livremente sem se interpelado pelo controle de voo… rapaz, é muita necessidade de criticar por criticar, sem apresentar dado real algum. Tá cheio desse tipo por aqui.
“Decreto 5.144, de 16 de julho de 2004;”
Depois falam que governo de esquerda é a favor da criminalidade e que pouco importa para segurança pública.
Sei…
https://www.google.com/amp/s/www.cnnbrasil.com.br/politica/em-delacao-marcos-valerio-cita-suposta-ligacao-do-pt-com-o-pcc/%3famp
Pessoal, de novo o debate está caminhando pra descambar na bola de neve de sempre, da propaganda e contrapropaganda política. Os editores já estão apagando dezenas de comentários por dia que não seguem as regras.
Estamos em ano de eleição, por favor colaborem para não deixar a coisa desandar no espaço de comentários.
Leiam e sigam as regras:
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
Ok, Nunão, vou ficar mais atento.
Enquanto houver proibição vai haver isso aí, é uma guerra que não acaba com o tráfico e gasta muitos recursos. Melhor mesmo legalizar e o Estado ganhar impostos com isso, melhor que a grana ficar nas mãos dos traficantes.
“Enquanto houver proibição vai haver isso aí, é uma guerra que não acaba com o tráfico e gasta muitos recursos”
.
me explique como que defender consumo livre de cocaína vai baixar a criminalidade?
.
“Melhor mesmo legalizar e o Estado ganhar impostos com isso”
.
é tipo cigarro né… que não crime fumar, mas ainda assim é ta no top 3 itens que são contrabandeados… serio mesmo que tem gente que acredita que traficante paga imposto? kkkkkkk
.
se nem o cidadão normal deveria pagar essa carga bisonha de imposto aqui imagine o cara que ta fora da lei….
Tà serto… devia proibir cigarro pra ir tudo pros traficantes então….
e outra, isso de cigarro contrabandeado é só no eixo SUL – SP, no Nordeste não existe, pois o frete do paraguai sairia mais caro que o “original”, além do mais isso é contrabando, não é tráfico, contrabando existe até de brinquedo e videogame.
Devia proibir alcool também, os mafiosos norte-americanos ganharam muito dinheiro com a proibição.
Quem usa, usa sendo proibido ou não, o Estado deveria era ganhar dinheiro com isso e acabar com essa fonte de renda do crime.
KKKKKKKK “Estado deveria era ganhar dinheiro com isso e acabar com essa fonte de renda do crime.”
.
DE novo: se nem o cidadão normal deveria pagar essa carga bisonha de imposto aqui imagine o cara que ta fora da lei….o Estado cuncetezza ganha muitos impostos
.
.
“e outra, isso de cigarro contrabandeado é só no eixo SUL – SP, no Nordeste não existe, pois o frete do paraguai sairia mais caro que o “original”,”
oi?
https://g1.globo.com/pa/para/noticia/2022/06/30/prf-apreende-10500-macos-de-cigarro-contrabandeados-em-capanema-no-nordeste-do-pa.ghtml
Pra tu ver, um isso nem no nordeste foi, lê algo antes de postar, aí tá escrito nordeste do Pará!, Pará, se você não sabe fica na região Norte, e não no Nordeste….
procurou, procurou contrabando de cigarro para o nordeste e não encontrou…
Nos locais onde foi legalizada não aconteceu nada dessas conclusões inventadas por vc.
Tu sabe nada de Nordeste maxo. É só o que tem aqui, cigarro contrabandeado. Conta outra.
quem nao sabe pelo visto eh vc, coisa dificil eh achar cigarro paragauai por aqui
Nunca vi contrabandista de cigarro invadindo morros e colocando comunidades inteiras de reféns.
Pra tua ciência, a venda de cigarros e bebidas contrabandeadas lucram mais q maconha e cocaina para as organizações criminosas.
A luta q gera mortes não é pela venda de droga, mas por domínio de território, pra explorar diversas ilegalidades.
Legalizar drogas não vai alterar isso. A guerra continuará. A corrupção continuará. Mas, mais gente ficará dependente.
Simples assim.
Impressionante….
Sua afirmação não tem qualquer sentido, por uma simples questão de lógica, alguns quilos de cocaína podem custar centenas de milhares de reais, pois cocaína não é fácil de ser produzida, ao contrário de alguns litros de uísque sem nota fiscal que custa algumas poucas dezenas de reais. É o que nós da administração (coisa que falta à classe militar deste país) chamamos de vaca leiteira, vende muito mas ganha pouco, tanto é que eu nunca ouvi falar de contrabandista de uísque falso atacando a sede da AmBev, por que não vale a pena o risco. Já traficantes subindo morros,… Read more »
Amigo, seu raciocínio tem um viés cognitivo desde o início, e você insiste. Não quero crer que você está preocupado ¨somente¨ com o número de mortes e querosene gasto pelos A-29 e E-99. Tem mais coisa aí… Você participou da passeata pela descriminalização das drogas? Por esse motivo que você postou acima?
Eu não, meus únicos vícios se chamam álcool, mulher, dinheiro e churrasco. Mas eu entendo a importância dos mercados, da livre iniciativa e da liberdade das pessoas, e os desastres que mexer nestes equilíbrios pode provocar.
engraçado que no Canadá, California e outros locais nao aconteceu nada desse terror que vc fala, aconteceu o contrário, o consumo nao aumentou e as mortes diminuíram.
Ruas inteiras de zumbis. Tem vídeos mostrando. E para você tudo normal. Vi um documentário sobre uma região de Kebec, inacreditável a situação.
no Brasil drogas são proibidas e a cracolandia existe, é um problemas persistente, melhor coloca a mão desse comercio para o Estado do que para os traficantes, isso é algo óbvio.
Legalizar o câncer e abolir a quimioterapia, afinal a quimioterapia faz muito mal ao paciente.
Defesa aérea ok, funcionando a contento, parabéns FAB. E a ” defesa terrestre “, cadê?? Vai funcionar quando?? Vai continuar passando tudo que é coisa pelas fronteiras?? Até quando?? Será que não tá na hora de general deixar de se preocupar em arrumar uma boquinha no governo ou de querer virar político e colocar a mão na massa???
Até quando o SISFRON, que sempre teve recursos contingenciados, ficar totalmente operacional, nos 16 mil km de fronteira terrestre. Que aliás, é bem pequena, ne?
Boa Tarde Coronel, pra mim uma honra ter comentado no meu comentário..
Sim entendo, o SISFRON com certeza vai melhorar e muito a vigilância das nossas fronteiras, que são enormes com certeza. Só acho que se General se empenhar um pouco mais, as verbas aparecem.
Abraço
Infelizmente não aparecerão.
Os EUA tem “apenas” 3500 km de fronteiras com o México e recursos praticamente ilimitados e passa tudo por lá….
E aqui reclamam da “ineficiência” do Estado em controlar SÓ 16 mil km… Facinho, né?
parabéns pela intercepção, mas ambos os criminosos fugiram. não seria possivel um helicoptero da fab, eb ou da policia acompanhar o avião para prender os criminosos?
Se houver algum helicóptero que atinja a mesma velocidade do Baron 58… Acho que não fabricaram ainda.
Sugiro um BAe Harrier II. <Ironia>
Alguma coisa deve ter que se encaixe nesse perfil para acompanhar o desenrolar dessas operações, a questão é o custo-benefício…
Deve ser aterrorizante, ouvir o barulhão do motor do Super Tucano na sua cola e atirando em você…
Para esse tipo de interceptação o bichão é bruto e eficaz mesmo
Parabéns a FAB por mais uma excelente interceptação
GRANDE DIA!
Sem drogas, é MENOS DINHEIRO para caixa 2 para certos partidos políticos na américa latina.
Parabéns para a FAB e a PF que nesses últimos 3 anos e meio vem fazendo um grande estrago no narcotráfico.
Alessandro, não use maiúsculas nas palavras porque isso equivale a gritar. Siga as regras do blog.
https://www.aereo.jor.br/home/regras-de-conduta-para-comentarios/
👍👍
Que estrago? A quantidade de usuários só aumenta, logo eles podem aumentar o preço o quanto quiserem que vai ter nóia comprando.
Tô dizendo, economia deveria ser matéria obrigatória nas escolas.
Se há um aumento de usuários é pq existe um problema social/cultural gravíssimo no país que está degradando mentes e corações dessas pessoas e destruindo lares, eu já cansei de dizer qual é a causa e quem ajuda a alimentar isso, mas tu e alguns outros aqui é cabeça dura e acha que tudo é “terraplanismo” tratando esses assuntos com deboche, então vc é uma caso perdido nem adianta explicar.
Sobre economia se tornar matéria obrigatória nas escolas, sigo o relator e digo que tbm deveria ser obrigatório aulas sobre moral e cívica, o país agradeceria.
Está aumentando por que a população mundial está aumentando, então a quantidade de pessoas procurando sanar suas dores pessoais com fontes de escape químicas ou não será maior também. Infelizmente as drogas acompanham a humanidade desde os primórdios, mas elas só se tornaram um problema grave que tem ceifado muitas vidas após o período de proibição. Contra números não há argumentos.
A população mundial sempre esteve aumentando, tem países por exemplo como a Índia que são super populosos e não tem essa pandemia de drogas e os índices de violência como do Brasil, e tem outros exemplos por aí que não vou citar, por isso que discordo dessa tese. Repare que foi a partir da década de 60 que as drogas “estourou” nos grandes centros urbanos de países desenvolvidos e subdesenvolvidos, e o que houve nessa década de tão importante que “revolucionou” assim essa expansão das drogas no mundo? Uma dica, houve uma grande transformação cultural que iria mudar a vida… Read more »
Não sei onde você anda pesquisando essas coisas, mas a Índia vive sim uma epidemia de drogas ilícitas como ópio, cocaína, maconha e heroína. A média de usuários na Índia é 3 vezes maior que a média global (2,1% contra 0,7%). O próprio parlamento indiano teme que essa epidemia seja muito maior do que se imagina, uma vez que o país ainda tem elevados níveis de pobreza, e as estatísticas de seu serviço de saúde não tem eficiência suficiente para alcançar os números reais. Realmente o consumo de drogas aumentou muito a partir da década de 60, e sabe o… Read more »
off-topic:
Consórcio Alemanha/França/Suécia deverá criar concorrente para o C-130 e o KC-390:
https://www.janes.com/defence-news/france-germany-sweden-launch-future-transport-aircraft
A Suécia terá C-130 J bem usados em breve, Alemanha e França, se não me engano, operam de forma conjunta C-130 novos. Puxando a sardinha para a Embraer e seu C-390, poderiam propor à brasileira um uma participação em uma versão “plus” do atual Millenium. Entendam o “plus” como quiseram: novos aviônicos, motores … afinal, querem para 2040 e lá os Millenium já poderão ter um MLU. Mas a França iria querer a liderança do projeto e propor um novo nome, talvez Escargot. 😀
A França já tem a liderança do projeto como país coordenador, difícilmente iria abrir dessa posição.
Sim, correto.
E o bicho era figurinha carimbada:
https://www.jetphotos.com/registration/PR-WCP
Off-Topic: França, Alemanha e Suécia assinam acordo para o projeto do FutureMid-Size Tactical Cargo, que substituirá o C-130 Hercules e o CN-235. Os governos da França, Alemanha e Suécia assinaram um acordo para lançar o programa Future Mid-Size Tactical Cargo (FMTC) que está pronto para entregar uma aeronave de transporte aéreo de próxima geração. Assinado em 23 de junho e anunciado em 30 de junho, o programa supervisionará o desenvolvimento de uma nova plataforma que substituirá as fuselagens C-130 Hercules e Casa CN-235 nas frotas dos três países até 2040. Apoiado pela Agência Europeia de Defesa como parte do quadro de Cooperação… Read more »
OFFTOPIC: Sabe acabamos de descobrir porque a Suécia não quiz os KC390 e pegou uns c130 usado de tampão… Sabem porque? A Suécia, Alemanha e França vão desenvolver um cargueiro no formato do kc390 chamado de FMTC…para união europeia…
Deveriam transferir os F-5M para o norte do país.
Até a chegada e implantação completa dos Gripens, ainda demandará muito tempo.
Precisamos de um grupo de resposta rápida naquela região.
Já que serão desativados 6 unidades do F-5M, eles podem se tornar o embrião de um esquadrão no norte .
Já houve: 1°/4° GAV em Manaus. É só reativar. Embora Manaus não seja o melhor lugar, pois a Base Aérea não possui pista adequada.
Exatamente Cel.
Acredito que precisamos de aeronaves de alto desempenho lá.
E até termos Gripens suficientes, os F-5M que serão desativados seria uma ótima opção.
Quanto a pista, nada que alguns mil reais não resolva.
Obrigado pelas explicações.
Não, nem um milhão resolve. Não há como ampliar. Nem pro lado da cabeceira 27, onde há um igarapé. Conheço muito bem, tanto a Base, a pista quanto o problema e suas possíveis soluções. E meu filho servia lá.
Desculpa discordar Cel. Mas com os avanços em engenharia civil há possibilidades sim. Se constrói pistas sobre o Oceano, olhas artificiais etc. Não acho que seria um grande obstáculo ampliar uma pista sobre um igarapé. Lógico que haverá as questões ambientais, porém essas são os únicos obstáculos. Infelizmente no Brasil de hoje se criou uma visão de que nada se pode, nada se é capaz de fazer etc. Na década de 70/80 nossa indústria (que era mais primitiva do que a de hoje) conseguiu feitos notáveis sozinha, que as de hoje não consegue. Há lembrei de outro obstáculo para tal… Read more »
Conversei, à época, com uma Tenente Eng Civil do SERENG-7 (7° Serviço Regional de Engenharia, hoje extinto pela reestruturação), e ela me explicou as dificuldades dos serviços de fundação para aquela área, e o custo para ampliar a pista em 500m ficaria inviável dentro do orçamento da FAB destinado às obras civis. A profundidade seria enorme, além da dificuldade em realizar a obra naquele local. Ela me convenceu, além dos oficiais generais que decidiam, à época. Aterrar era inviável, além de não ser aprovado pela Secretaria do Meio Ambiente.
Em outros meios de comunicação foram divulgadas fotos do “tiro de detenção” que perfurou a nacele do motor esquerdo, sem contudo ter imobilizado. Excelente plataforma de armas o ST.
Boa tarde editores! O novo prédio do 1° GDA já foi inaugurado, na última sexta feira.
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/39384/INAUGURA%C3%87%C3%83O%20-%20Base%20A%C3%A9rea%20de%20An%C3%A1polis%20inaugura%20pr%C3%A9dio%20do%20Primeiro%20Grupo%20de%20Defesa%20A%C3%A9rea
Atira primeiro e pergunta depois.
Tem que derrubar….explodir….ladrão bom é ladrão morto..é Brazil….ferro nestes vagabundos…seria menos dois cpf…de vagabundos..olha o que a droga faz no ser humano…ferro neles.
Não derruba certamente por temer repercussão, especialmente se dentro da aeronave houver algum passageiro de algum país de primeiro mundo ou quem sabe a possibilidade de algum político brasileiro ou parente dos mesmos..
Já pensou se derrubam um avião e dentro haver um ocupante como um ex-deputado Gustavo Perrella, apesar que no famoso caso HeliCoca,a aeronave era de sua propriedade mas foi descartada o envolvimento de sua família com o transporte da droga.
Aeronave bonita, que modelo é esse?
O que eu gostaria de saber é: Quem e o proprietário da aeronave, isso ninguém divulga.