Holanda vai de C-390M da Embraer
Ministério da Defesa Holandês informou que compra deverá ser de cinco unidades do jato de transporte Embraer C-390M, com primeira entrega em 2026, em substituição a quatro aeronaves C-130 que atingiram o fim de suas vidas úteis
Nesta quinta-feira, 16 de junho, o Ministério da Defesa Holandês divulgou nota informando que encontrou um sucessor para seus aviões de transporte C-130H Hercules: o C-390M da fabricante brasileira Embraer. A informação foi dada hoje pelo secretário de Estado Christophe Van der Maat para a Câmara de Representantes do país.
A nota diz que a primeira entrega deverá chegar em 2026, e que a razão para a renovação da frota é que os quatro exemplares de C-130H em serviço atingiram o limite de suas vidas úteis, com cada vez menor disponibilidade, o que motivou a substituição nesta década ao invés de 2031, como inicialmente previsto.
Ampliação da frota para aumentar número de horas de voo de transporte
O programa de seleção de um novo avião de transporte previa que os 4 aviões Lockheed C-130H Hercules deveriam ser substituídos por igual número de aeronaves novas. Porém, segundo Van der Maat, há uma necessidade de ampliar o esforço aéreo da frota de transporte, de 2.400 para 4.000 horas de voo.
Esta necessidade ficou patente, conforme a informação do ministério ao Legislativo, devido às evacuações no Afeganistão em 2021 e à mudança drástica na situação de segurança no Leste Europeu, havendo um déficit de apoio às unidades europeias que a Holanda deverá contribuir para reduzir. A capacidade adicional de transporte aéreo também deverá aumentar a velocidade de resposta às calamidades.
Requerimentos e custos
Ainda segundo a nota do Ministério da Defesa, foram estabelecidos diferentes requerimentos para o sucessor do C-130, e na seleção o Embraer C-390M se saiu melhor que o Lockheed Martin C-130J Super Hercules, que era a alternativa de escolha. Os itens destacados foram a maior disponibilidade, a pontuação superior em diversos requerimentos técnicos e operacionais, assim como a menor necessidade de manutenção.
Além disso, conforme informações do ministério, o C-390M já é capaz de atender ao requerimento mínimo de 2.400 horas de voo com uma frota de 4 jatos. Em comparação, seriam necessárias 5 aeronaves C-130J para atender ao mesmo requisito. O C-390M também deverá participar do Comando Aéreo de Transporte Europeu, parceria que envolve 7 países do continente e que reúne aviões de transporte tanto similares quanto diferentes.
O custo divulgado do programa também foi aumentado devido à necessidade de mais horas de voo. Inicialmente, a estimativa era entre 250 milhões e 1 bilhão de euros, o que agora é estimado entre 1 bilhão e 2,5 bilhões de euros. A nota não deu detalhes sobre esses custos, que de qualquer forma têm uma faixa de valores bem ampla entre o mínimo e o máximo, como se pode ver. Assim, não é possível saber no momento se são referentes ao esforço de voo anual, ao programa de aquisição ou ambos.
IMAGENS (em caráter meramente ilustrativo): Embraer
Uma mensagem clara aos EMOCIONADOS que vivem dizendo que o KC-390 não vai vender. O KC-390 vai seguir o mesmo caminho do A-29ST. Vai vender pra KCTE!
Tenho a impressão que esse jato será em alguns anos muito frequente em várias forças da Otan. Oxalá!
Impressão eu tinha ontem. Hoje já tenho certeza. Já são 3 operadores da OTAN e não vai demorar pra República Tcheca anunciar que será o 4. O anuncio pode vir até mesmo nos próximos dias, aproveitando o embalo. Nessa brincadeira até aqui já são 12 aeronaves voando na OTAN.
The right stuff
Vai superar A-29ST
Já superou. O ST ficou somente nos países de periferia. Nunca conseguiu emplacar na OTAN.
Venda é venda. Vender para a OTAN pode dar status e prestígio, mas no final das contas, o que interessa são os números – quantidades produzidas e vendidas, valores arrecadados, etc.
O KC-390 a parte do seu porte e capacidades tem o diferencial do grande automatismo e integracao, qualidades que serao melhor exploradas por operadores sofisticados.
Uma das finalidades do ST é operar em países de baixo orçamento. Portanto, nada de anormal nisso, de resto, concordo com o Flanker.
A EMBRAER não vendeu algumas unidades para os EUA?
Vendeu, mas aparentemente para avaliação. Pelo que foi divulgado eles tinham a intenção de usar uma aeronave da categoria para apoio de fogo e com ele concorria o Wolverine, mas o A-29 era favorito. Comentava-se que a encomenda poderia passar das 100 unidades, mas parece que depois mudaram de ideia, vai saber lá porque, com lobby, teoria da conspiração e tudo. Teve outra história tbm de que ele seria usado pelo USSOCOM. Não sei se os que compraram são usados para isso, deve ser.
Vendeu sim. Atualmente a USAF opera 3 Super Tucano.
Olá Fernando. Bom saber que você está bem. Quantos A29 foram produzidos pela Sierra Nevada?
Não tenho os números exatos aqui agora, mas foi algo entre 45 e 50 aeronaves.
Valeu. Vejo o pessoal questionando a decisão da Argentina de produzir um caça paquistanês (de origem chinesa) em seu território em termos apenas econômicos (isso sem nunca mostrar uma estimativa sequer, sempre no chutômetro) que seria inviável a produção de um esquadrão de JF17, sem considerar outros modelos de parcerias como este usado pela Sierra Nevada para a produção do A29. São obviamente coisas diferentes, mas quando envolve a Argentina, é uma discussão muito tosca.
Só que a questão é que produzir um pequena quantidade apenas não compensa mesmo. Falta escala.
Já apenas montar a partir de kits enviados pelo fabricante, aí até pode ser.
Existem vários modelos possíveis de parceria. Alguns exemplos de modelos diferentes temos nos casos do Xavante, Tucano Egito/Iraque, Super Tucano nos EUA, Praetor, etc… todos produzidos seguindo diferentes modelos industriais.
Olá Fernando. Concordo com você. É preciso lembrar quem nem o AMX nem o F39 foram ou serão 100% produzidos pela Embraer, nem o A29 é 100% produzido pela Sierra Nevada. Quando a Argentina inclui a fabricação local do JF17, é preciso entender que isso não significa fabrica-lo 100% localmente, como o Japão fez com o F16/F2 pela Mitsubishi, mas é diferente de compra-lo pronto como fez o Chile com o F16.
Só lembrando que o ST nasceu de requisitos da RAF (OTAN) para um treinador, foi montado pela SHORTS e voou por muitos anos na inglaterra.
Negativo. O Super Tucano nasceu de requisitos da USAF e USNavy para o programa JPATS. Já o A-29 nasceu de requisitos da FAB.
Super Tucano e A-29 não são a mesma aeronave?
Carlos… originalmente o Super Tucano foi uma aeronave desenvolvida para suprir os requisitos do programa JPATS (USAF e USNavy). O primeiro avão chamado de SUper Tucano foi um POC (Proof-of-Concept), ou seja uma aeronave desenvolvida para testar os conceitos do que seria o futuro avião do JPATS. Esta aeronave recebeu o nome de Super Tucano (porque era maior e mais potente). Como curiosidade ela ficou conhecida pelo nome de “Ana Raio” devido a sua pintura. Dela derivaram os Super Tucanos do Programa JPATS. O A-29 nasceu de requisitos da FAB e o avião foi completamente redesenhado, nascendo o EMB-314, que… Read more »
Só lembrando que o A-29 é um desenvolvimento do EMB-312G1 (um projeto já muito próximo do A-29 Super tucano) que foi projetado e vendido para a RAF e serviu por muitos anos como treinador na Inglaterra (OTAN).
Wilson, você está errado.
O A-29 deriva do Super Tucano JPATS, e não do Tucano RAF.
Existe toda uma árvore genealógica do Tucano…
Não deve haver “emoção” na análise tanto de um lado quanto para o outro. O produto é formidável, e certamente tem plenaa condições de conquistar um espaço considerável no mercado. Se “eu” tivesse que apostar, arriscaria meu dinheiro no sucesso comercial deste avião. Tudo ao seu tempo.
Pode se prepará que nao vai demorar para ser fabricado nos estados unidos e vendido via FMS igual é feito com super tucano !!!!
Prezada Hellen
Não vejo nenhum problema nisso.
Só lembro que as tais vendas via FMS foram menores do que as vendas diretas da Embraer.
Além do que, os ST são produzidos na Embraer dos EUA (inclusive com peças do Brasil) e enviados para a Sierra Nevada para ser colocada a plaquinha e alguns aviônicos.
Aproveitando teu comentário, você acha que as montadoras de automóveis instaladas no Brasil deveriam ir embora e vender para nós só diretamente de suas matrizes? Igualmente para o que elas exportam daqui?
Abraço
Concordo plenamente com vc,foi o que eu disse,o aviao vai ser um sucesso em vendas e vai acaba sendo montado no estados unidos e vendido via fms com financiamentos mais generosos e assim atraindo mais compradores!!!!
Engole o choro!
2o kc 390 não emplacou nem na fab mas emplaca como C390
. .uma diferença que os incautos não podem ver. Esquerda burra?
O que isso tem haver com esquerda ou direita?
Jesus Amado!!!!!
Eu me considero conservador, de direita, mas, polarizar até isso??!!
O que isso tem a ver com ideologias?
Alguns desses que criticam a demora do KC-390 deslanchar em vendas e ficam com pessimismo, parecem que não sabem quanto tempo demorou outro avião famoso estrear em vendas:
Uma das melhores aeronaves da atualidade, aeronave multi-função e certamente cobiçada por muitos países, estou falando do Dassault Rafale, que após uma década finalmente fez sua primeira venda internacional para o governo do Egito.
Certamente estes também devem criticar muito o Gripen-E, não tenho dúvida disso.
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Adriano,
Semanas atrás, publicamos uma análise justamente com o exemplo do Rafale:
https://www.aereo.jor.br/2022/05/26/kc-390-e-rafale-exportacoes-x-reducao-na-cadencia-historias-parecidas/
Bravo Embraer
Parabens a Embraer e a FAB que tornaram esta aeronave possível.
Agora é torcer para a FAB manter a encomenda de 22 aeronaves
Essa diminuição na FAB, já é abrindo espaço pra outras forças aéreas.
Eu acredito que não, eu penso que é para dar lugar a aviação de caça que é prioridade! O momento hoje é de calmaria, mas vem tempestade por aí e nossas FFAA sabem muito bem disso!
Para mim SE a FAB perceber que necessita de um numero menor que as 22 aeronaves acordadas… quando chegar na 17 unidade entregue, que pense em negociar governo a governo 2 ou 3 aeronaves para países amigos.
.
Espero que fiquemos ao menos com 20 unidades.
A FAB poderia ter feito isso com a Suécia. Já que os suecos alegam necessidade urgente de receber pelo menos a primeira aeronave já no próximo ano, a FAB poderia muito bem vender dois dos seus C-390 e comprar outros depois lá na frente (ou não)
Vender 2 dos que já foram recebidos? Nem pensar! Essas cinco unidades são mais que necessárias ate que se consiga substituir numericamente todos os C/KC-130M. Depois, talvez, quem sabe, poderia se abrir mão de alguma entrega temporariamente,
Nossa, porque se nós abrirmos mão de 2 aeronaves agora (tenho outras para serem entregues ainda esse ano) vai fazer uma diferença tão grande na nossa capacidade… faria tanta falta aqui que tem uma emprestada a Embraer, a que tá rodando a Europa.
O problema que inviabiliza essa sua ideia de ceder aeronaves da frota da FAB é que os C-390 da Holanda serão diferentes dos da FAB.
As diferenças no entanto não são tão grandes. Sistemas que poderiam ser substituídos dentro do prazo estipulado pelo cliente. E eu não falei de vendê-los para a Holanda, pois esses já aceitaram o prazo, e sim para a Suécia, que deseja receber o primeiro avião já no próximo ano.
Cuidado ao dizer que as diferenças não são tão grandes.
Seria interessante a existencia de uma modalidade em que a FAB cedesse horas de voo para FFAA amigas, seja para paises menores como Paraguai ou Uruguai, seja para paises que precisam de capacidade de forma imediata.
Quais seriam essas diferenças? Saberia dizer, para afirmar que não são tão grandes?
Opa Fernando não falo destes para Holanda. . Falo do muído da FAB querer baixar ainda mais o número da encomenda. Digo que se a FAB realmente acredita que 15 ou 18 aeronaves (20?) são suficientes que: espere ter um número mínimo necessário para o dia-a-dia; indique que <insira aqui a quantidade a abrir mão> unidades primeiramente entregues podem ser ofertadas, governo a governo, para países amigos; É necessário dar volume de produção ao C390, como país operador e produtor do C390 deveríamos como governo ter uma postura de manter a cadeia de produção e uma quantidade de unidades sempre… Read more »
Salvo engano, a FAB vai receber só uma mais neste ano. E os nossos C-130 atualmente não tem conseguido manter uma boa disponibilidade. Considerando isso, não tem que ceder nada para ninguém. Mas, é minha opinião. Fica com a tua e eu com a minha.
Não precisa nem vender, poderia passar a preferência da produção da unidade e deixar fabricar o pra suécia primeiro
falta a noticia da oferta a força aerea egipcia
https://www.defensa.com/africa-asia-pacifico/embraer-ofrece-kc-390-fuerza-aerea-egipto-acuerdo-transferencia
Oferecer não é exatamente novidade. A Embraer deve estar oferecendo a todo mundo
Ainda bem, que não oferecer é matar o programa
Quem sabe no futuro a médio prazo, não veremos sair o primeiro cliente do drone da embraer também, assim como do Stout, que a empresa não engavetou…
Este drone eu gostaria de saber se ele foi apenas uma peça colocada naquele vídeo, ou realmente é um projeto que irá se materializar em próximo. Alguém tem alguma idéia?
aquele drone é puro delírio…
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Ja o Stout espero que continue o projeto pelos meios civis, mesmo que sem o motor elétrico
Voa passarinho… Voa Embraer!
Voa passarinho? Voa Águia, sucesso Embraer
Quero ver certo indivíduo de além mar aparecer pra falar besteira! Parabéns a Embraer e ao Brasil!
Com a aproximação entre a Embraer e a indústria aeroespacial holandesa, esta notícia era mera questão de tempo. Mais um país da OTAN voando essa belezinha.
Bem, eu sou da opinião de quê deveria expandir seus negócios, adquirindo plantas em outros países, como normalmente fazem por aqui… Isso daria maior poder de decisão em favor dos seus produtos, mesmo que estás plantas venha a fazer a manutenção (caso da Fokker). O mesmo poderia ser pensado no caso da SAAB e/ou outras fabricantes, numa espécie de troca de ações. A Leonardo poderia ser outra parceria. Apenas uma ideia. Infelizmente a Empresa teve como CEO, a poucos anos atrás, gente com visão mais mercantilista do quê industrial, isso quase levou ao seu desaparecimento. Agora com a nova gestão… Read more »
Em que pese diferentes visões sobre a gestão da empresa, a Embraer tem demonstrado ser muito maior que seu corpo administrativo, seu quadro acionário e as condições mercadológicas e geopolíticas. Concordo com você que a empresa parece estar em um rumo bastante promissor. Acho que o futuro em médio e longo prazo será muito bom para a Embraer.
O Ilyushin Il-276 é melhor que o KC-390.
Disse o fanboy russo.
Esse FanBoy Russo ta doido
Esse fanboy está com a teta na boca engolindo o choro agora!!
O C130J é melhor que o KC390, disse o fanboy dos EUA.
Nos EUA o papel do Hercules e equivalente ao nosso C-295.
O Tie Fighter é melhor que o X-Wing, disse o fanboy do Império Galáctico.
E o cruzador/destróier estelar classe Venator é melhor que o classe Imperial I, disse o fanboy de Venator, no caso eu mesmo.
Não existe nave mais bela que os Venator.
Concordo com Vossa Senhoria, o Venator é a nave mais bela da República Galáctica, uma pena o Império ter descomissionado.
De fato. Duas ilhas, uma para comandar o navio e outra para comandar os caças estelares. A classe Venator andou para que a classe Queen Elizabeth pudesse correr…
Hahahahahaaha!
O TIe fighter modelo padrão não é melhor que o X-Wing, já as versões Advanced e Interceptor sim, por conta da adoção de escudos de energia e capacidade sub luz.😆
A Ave de Rapina Klingon é melhor que a Enterprise, disse ninguém. Felizmente.
A Nave mae estrela dos Cylons é melhor do que a Galactica, afirmou o CP500 da Prologica e o Atari confirmou!!
A Pegasus era melhor que a Galactica, pelo menos mais nova. kkkkkkk
Se aquele trambolho do CP-500 disse, via BASIC, tá falado! Heheheeh
Winsows XP é melhor que Windows 10, disse alguém que nunca usou linux
Quem foi esse herege? rs
Na verdade o concorrente do KC-390 é (ou seria) o Antonov An-178 ucraniano.
O Il-276 é fruto de uma parceria entre Rússia e India que nem voou ainda.
Ambas as aeronaves carregam menos carga que o C-390M.
Ao contrário dos detratores eu sempre acreditei que chegará o momento do KC-390 começará a emplacar de vez. Vai se consagrar como aeronave muito capaz, moderna e confiável.
Goodbye C-130…
No momento o concorrente do C-390 é o Super Hércules C-130 que ainda é o avião a ser batido e em segundo lugar o A-400 que mesmo sendo outra categoria esta sempre disputando com o C-390 e o C-130J as mesmas licitações!
A Holanda mesmo já disse que o Millennium é superior aos Super Hércules em todos os quesitos. Portanto, temos chances muito boas e o país que vier a escolher o os C-130J fará por vários motivos que não os melhores e mais justos, vide a decisão da Suécia. Decisão essa que pode ser mudada inclusive
Se for para comprar um novo, o C-390 leva vantagem, mas a bronca é que tem muito C-130H e C-130J que estão sendo encostados e colocados a venda e que podem voar por muitos anos. E em alguns casos esses C-130 antigos podem até ser doados, a Espanha dou dois C-130H para o Peru e dois para o Uruguai!
A Espanha não doou, ela vendeu!! E vendeu tbm para uma empresa privada outras unidades se não estou enganado, mais cedo ou tarde alguém confirma
A Suécia precisava dos aviões para ontem, não tinha como esperar, por isso a compra de oportunidade na Itália.
A Holanda tbm precisa desses aviões pra ontem. Os deles mal voa, têm panes o tempo inteiro e possui uma disponibilidade baixíssima
Mas a Holanda tem alguns A-400 e faz parte da OTAN e através da OTAN é mais fácil conseguir que aviões de outros países membros os auxiliem quando necessário, mas a Suécia por não ser membro da OTAN não teria esse apoio tão facilmente!
Já viu países OTAN comprando produtos de origem Brasileira…
E os BRICS? Nem vê-los…
Portugal, Holanda e Hungria são da OTAN e compraram o C-390! E o Brasil era ( e creio que ainda seja ) um dos fornecedores de munições para países da OTAN. E quanto aos BRICS a China e a Rússia produzem aviões de capacidade semelhantes e a Índia esta analisando a compra do C-390!
O IL-276 seria totalmente comparavel ao KC-390. Ja o Antonov 178 e muito mais fragil, mais voltado ao transporte de pessoal e cargas fracionadas.
Agora é torce para o peru cancelar a compra de 3 unidades da antonov An-178 e comprar o aviao da embraer !!!!
Bem possível, já que a Antonov nem existe mais
O problema é que aquela compra louca de avião que a Antonov não tinha capacidade de entregar mais pareceu um negócio escuso, desses que fez alguém ficar rico pra fazer isso acontecer.
O KC-390 já andou batendo asas para lá, em missão presidencial para a posse do presidente socialista Pedro Castillo.
Se a polícia nacional do Peru,que pretendia comprar somente UMA UNIDADE do antonov por US$ 64 milhões, tivesse fechado com o Brasil, certamente até já teria recebido.
O que aconteceu com a compra do Antonov An-178 pelo Ministério do Interior peruano?
https://www.defensa.com/peru/ha-pasado-compra-antonov-an-178-ministerio-interior-peru
Esse An-178 já estava repleto de problemas : “…Esta nave, que realizo su primer vuelo el 7 de mayo de 2015, no volaba desde junio de 2020, pues tuvo que ser sometida a una extensa serie de modificaciones estructurales y al cambio de todos los componentes, accesorios y partes de origen ruso…..”
Agora com a guerra sua produção esta totalmente comprometida.
E a G2C é melhor que a G19, disse o fanboy da Taurus
Sao conceitos muito semelhantes. Nunca foi construido entao nao ha o que se falar.
Pior ainda,veja: ” Esta nave, que realizo su primer vuelo el 7 de mayo de 2015, no volaba desde junio de 2020, pues tuvo que ser sometida a una extensa serie de modificaciones estructurales y al cambio de todos los componentes, accesorios y partes de origen ruso”….
Putin vc é um desgraçado, mais obrigada por impulsionar o kc-390 na Europa.
KKKKKK
É só questão de tempo para mais nações querer ele. Espero que os Yankkes não tente sabota-lo.
Kkkkkkk … ainda bem que temos o OCIDENTE, caso contrário esse avião não existiria e se, em um universo paralelo existisse, não teria mercado para vendelo.
Ocidente bobo e malvado, vão fazer engenharia reversa e utilizar a aeronave para invadir a Amazônia. Já vou avisando, hoje vou zoar muito vocês 🤣🤣🤣
Tá me confundindo com os anti-americanos desse site? Não tô criticando os americanos. Só espero que ele não use o lobby deles para impedir as vendas que nem eles fizeram com o tanque Osório que seria vendido para AS.
De novo essa história de Osório… A Embraer não é a Engesa
Lobby é parte do jogo, goste ou não. Sabotagem seria se os americanos proibissem uma venda do C390 por causa de algum componente americano que ele use (o que, pelo menos até agora, não aconteceu – e que, a menos que a Embraer tente vender para a Rússia, Belarus ou China, duvido que acontecerá).
Caro Bruno. Os EUA já vetaram a venda do AMX e do A29 para a Venezuela alegando o uso de componentes fabricados nos EUA.
Ainda bem que vetaram, senão teríamos tomado mais um calote venezuelano.
Caro 2hard. A Venezuela comprou e opera o T27 há anos. No fim, eles compraram e pagaram o K8 ao invés do A29 e do AMX-T.
Bem lembrado Camargoer, fica aqui minha errata:
Rússia, Belarus, China, Venezuela, Cuba, Irã ou algum outro país que os americanos odeiem*
Holanda e Bélgica dividem vários projetos na área de defesa. Não seria nada mal se os belgas pegassem carona nessa escolha
Não acho tão difícil não. Daqui a pouco só tem C-390 voando na OTAN
Calma, muita calma!! Foi uma venda significativa do ponto de vista político e estratégico, mas falta muito, muito mesmo, para substituir todos os C-130 e congêneres dentre todos países da OTAN.
Vamos torcer, mas com os dois pés no chão.
Mas eu estou com os pés no chão. Foi só uma brincadeira de quem está eufórico. Claro, não dá pra imaginar que o Hércules morreu e que a partir de agora só a Embraer vai vender. Mas sabemos que o C-390 já é sucesso, que vai vender mais e que a hegemonia da LM acabou. Vai ter C-130J ganhando concorrência? Não só vai como já teve, mas vai ter C-390 também, cada vez mais.
O Hércules continuará a ser líder de mercado. Mas a EMBRAER sempre projetou o KC-390 para vender em nichos, sem concorrer diretamente com a Lockheed.
Vamo ver por quanto tempo. Quando a Embraer disse lá atrás que havia uma frota de pelos menos 1500 C-130 que uma hora precisaria ser substituída, tenho certeza que ela não tava pensando em nicho não. Quem desenvolve um projeto desse tamanho e com essa capacidade não quer vender apenas algumas unidades não. Ela é concorrente direta da Lockheed sim.
Segundo a própria Embraer, quando do lançamento do KC390, disse que o mercado total era de cerca de 2.200 aeronaves, sendo que 720 era o mercado endereçável, e que de 20 a 25% desse mercado era o que se previa ser possível conquistar… Ou seja, coisa de 150 – 160 aeronaves. Por enquanto já se venderam 29, e em breve teremos mais estas 5 da Holanda (34 no total).
Coloca pelo menos mais 2 na conta da República Tcheca. Será que chega a 4?
Sem concorrer com a Lockeed????
Porquê?
Se ambos os aviões, são da mesma categoria, com o avião da Embraer a ter melhores prestações.
O Fraco/Alemão 6g, só será entregue ás forças aéreas, em 2045, mas voar, eles projectaram para ter o primeiro protótipo a voar em 2027.
Sua afirmacao e completamente sem base.
Quando lançou o projeto a EMBRAER afirmou que projetava um nicho de 200 aeronaves. Está nas revistas ASAS e Força Aérea da época…
Ufaaa….Parabens…..e de alguma forma mantem e muito bem o folgo e ritimo de produção com maior independencia da FAB…..
É isto ai!!!
Ainda vai vender muito…..!!!
e um dia…ainda vamos ver….
É você quem faz essas imagens?
Yes…para ilustrar hipoteses de alternativas de baixo custo….as vezes faço uns videos tambem…tenho um dele com musiquinha…
bota teu canal pra eu seguir
Muito interessante! Parabéns pelo trabalho. Mande o link do seu canal.
Nao é um canal necessariamente, aoenas um local onde salvo as ideias e conceitos ….consulte projetos alternativos navais
Ideias interessantes
Os Américanos já testaram munições (Misses)paletizados e drone nos c130.
Yes…ja testaram e estao retornando firmes ao conveito…estao desen olvendo um kit para o C-130J….. O meu conceito é de 2014 e baseia-se em expelir um container ou quatro deles que abrirao as asas e irao planando ate a area critica e somente a partir daí, expelem as bombas de seu interior. O conceito permitiria atuar com bombas burras, inteligentes, planadoras, ou misseis. O c-390 libera a carga muito antes da area quente e os containeres é que seguem o curso de risco. O container pode possuir um booster para alongar a perna. Isto permitiria o c390 lancar umas 18… Read more »
deve estar muito além das ações planejadas pela fab, o peso e quantidade de submunições me parece mais algo como uma pesquisa da darpa do q um projeto em amadurecimento pela usaf, mas estou desatualizado. de qq forma, imagino q vc tenha outras ideias fora da caixa.
para planar eficientemente o contêiner precisaria de um perfil frontal aerodinâmico e como aquela asa gigantesca da segunda imagem abriria do contêiner?
A sim…sao apenas desenhis artisticos conceituais….quando montei o primeiro, era apenas para ser uma gaveta ejetada que lancaria as bombas…depois foi evoluindo..evoluindo…justamente o que espero depois da apresentacao da hipotese, é a critica das eventuais falahas para melhorar o conceito…este ai foi o primeiro, depois eu percebi que em vez de um unico container eu poderia dividi-lo em 4 mas no mesmo comprimento justamente para dar o multiplicativo do eco radar que falei acima…
As asas são de tecido sintético resistente e abrem-se em canivete invertido….dá frente para tras….as astes que abrem como um guarda chuva esticando o tecido, passam a atuar como profundores e estabilizador….
Vou exemplificar usando outro projeto meu de um drone aeronaval que utilizei o Ikara como base
Pois é, a medida que a FAB demonstra que a aeronave atingiu maturidade operacional, as encomendas vão aparecendo. Vide a trajetória do ALX.
A avaliação dos holandeses, destacando a superioridade do C-390M sobre o concorrente, deixará os outros operadores com a pulga atrás da orelha quanto aos seus antigos turbo-hélices.
Para alavancar mais ainda as vendas, entendo que as entregas para o exterior deveriam passar na frente das da FAB (sem prejuízo para as atividades de transporte da FAB, é claro). Não há melhor vitrine do que forças aéreas da Otan operando o Millennium.
E deve ser isso que vai acontecer, já que a FAB, em acordo com a Embraer reduziram as entregas para o nível mínimo para poder manter a linha por mais tempo. Deve ter vagas para aumentar a produção agora, tanto que segundo essa anuncio, a Holanda deve receber o primeiro já em 2026.
Quanto a vitrine, concordo em número, gênero e grau. Agora vai vender como água. Eu já até me pergunto se a Suécia não poderia voltar a atrás dessa decisão de comprar C-130J usado da Itália com 20 anos.
Exatamente! As entregas para a FAB serão intercaladas com as entregas para outros clientes. E, como disse o Brig. Baptista Jr, nada impede que, no futuro, a FAB tenha 28 C-390. Só o orçamento, mesmo…
Até pode ser, mas como você mesmo disse, desde que não atrapalhe o cronograma de entregas para a FAB. A FAB precisa manter sua capacidade logística. A Embraer que faça sua parte para atender suas vendas.
Flanker,
O cronograma de entregas que a FAB deseja, pra ajustar a capacidade de pagamento, é de um avião por ano, quando muito dois.
Vai ser difícil que alguma venda externa atrapalhe um cronograma assim. O que vai é aliviar a pressão, e muito.
Nunão, eu me referi ao comentário do Adaime, que sugeriu passar na frente das entregas da FAB. E, justamente como você colocou, as entregas da FAB vão ter uma cadência baixa. Portanto, atrasar mais ainda estas entregas, considerando que os Hercules estão próximos da desativação, é algo que não deve ocorrer. Minha opinião, claro.
Pois é, Nunão. Qual seria a atual capacidade máxima de produção da Embraer a todo vapor? Daria pra chutar uns 4 ou 5 aviões por ano? Se necessário, conseguiriam aumentar a cadência?
No mínimo cinco por ano, Jadson, conforme cronogramas renegociados em anos anteriores que mostravam entre 4 e 5 entregas (só para a FAB) por ano.
Ou seja, na pior das hipóteses, e dada a cadência pretendida pela FAB que é de 1 por ano, sobram pelo menos 4 numa cadência total de 5. Mas se não me engano já ouvi declarações de que essa cadência pode ser maior.
Poxa, legal. Então eu não estava tão longe da realidade. É uma boa capacidade para as encomendas atuais, eu acho. Acho também que logo precisarão aumentá-la. Obrigado pela resposta.
Em pensar que hj FAB já poderia ter ~18 KC operando se não tivessem zoado o cronograma inicial… aquela zona que deu em Manaus com o oxigênio nem teria durado tanto tempo
Bem mais que isso.
Mestre Nunao, qual a capacidade anual de produção dos C 390, pela Embraer??
Grato
Oi, Tiger, respondi mais acima para o Jadson o que é possível dizer a respeito.
É só o começo! Vai voar muito!
Sabia que essa feira ia nos banhar com boas notícias e algo dentro de mim falava que poderia ser sobre o C-390. Hoje eu não estava tendo um dia muito bom, pra variar. Mas essa notícia mudou o meu humor muito rápido. Parabéns a Embraer e a todos os envolvidos. Nunca duvidei disso! Vou ver muita gente que torce contra ter que fazer cada vez mais ginástica para tentar criticar, incluindo os amigos portugueses que só vêm aqui falar bobagem. Se eu já tinha uma convicção muito forte que depois das últimas demonstrações a República Tcheca ia de C-390, agora… Read more »
A demora foi ate positiva. A Holanda publicou uma analise criteriosa dando vantagens ao kc390. Os proximos interessados, como a Republica Tcheca, podem dispensar esse trabalho de analise. Foi umq GRANDE vitoria. A Holanda tem interesse em desenvolver e vender kits lara o kc390. Bom demais!!!
Pois é! A Holanda afirmou o que todos aqui já falávamos. O Millennium é superior ao Hércules em todos os quesitos. Não adianta, você pode fazer o que quiser, mas um projeto de 60 anos nunca será melhor que um atual, ainda que você recheie de chocolate e cubra de ouro. Isso é um lembrete de que o turbo-hélice da Embraer tbm vai vender como água e retirar todo o mercado da ATR, pois ela já não tem muito o que fazer com seus aviões, além de desenvolver um outro do zero, o que não deve fazer.
Olá Jadson. Pois é. Há anos a gente tentar explicar que um avião projetado desde o início para ter manutenção otimizada, que emprega aviônicos e propulsão compatíveis com o setor civil, melhor ergonomia, aerodinâmica otimizada e compartimento de carga otimizado para operar com cargas do Sec XXI teria vantagens operacionais sobre um modelo antigo. Maior alcance, maior capacidade de carga, maior velocidade pelo mesmo preço… eita.
E atençao especial a observaçao de que os resultados na avaliaçao holandeza o c-390 possibilitará 20% a ma8s de horas voadas…isto é uma fortuna!!!!
Olá Carvalho. Pois é. Compra-se “5 C130” pelo valor de 4 “C390”.
Riso. o contrário.. riso.. compra-se QUATRO C390 pelo valor de CINCO C130. Ainda bem que conseguir colocar a errata
ahhh.. sei lá. ficou confuso.., riso. Acho que o pessoal vai entender. È preciso comprar 5 C130 para fazer o mesmo que 4 C390 faz. riso.
Nós entendemos kkkk
A Embraer tem toda a experiência em construção de aviões que obrigatoriamente precisam ter alta disponibilidade. O KC-390 tem isso no DNA. Já o Hércules…. vai se adaptando como pode. A resposta está aí, na análise dos holandeses. Essa venda é divisora de águas.
Acredito que, em futuro próximo, a Hungria deve dobrar sua encomenda, também.
Leu algo sobre essa possibilidade?
A Hungria comprou 2 bem antes da guerra. Depois da guerra a necessidade aumentou, vários países europeus estão aumentando o orçamento, criando fundos para defesa e indo as compras. Eu acharia bem plausível se eles aumentassem as compras. Sobretudo se observamos a velocidade com que os meios são consumidos nessa guerra. Sejamos sinceros, numa guerra dessas, quanto dura 2 aeronaves? Claro que eles iriam operar em conjunto com a OTAN… mas são apenas duas aeronaves. Portugal comprou 5 com possibilidade de mais 1, a Holanda ia comprar 4 e decidiu aumentar pra 5. Sei não, impossível não é.
Parabéns Embraer! Parabéns FAB!
Notícia muito importante Holanda faz parte da NATO, pode ser uma porta de entrada para outro países da Aliança.
[]’s
Do mesmo jeito que Portugal foi porta pra Hungria e esses foram portas para a Holanda, esta será porta para a República Tcheca e o trem segue.
Portugal + Hungria + Holanda + Egipto + EAU + India + Rep Checa + Brasil + Argentina , sucesso de vendas, Dai a razao da FAB reduzir a encomenda de 22 para 15.
Não, vamos comemorar, mas essa não foi razão da FAB não. Nem vem. E outra, esquece Argentina por favor, que lá as novelas são intermináveis.
A FAB de certeza que ja sabia do negocio holandes, dai o discurso do comandante da FAB, de 22 para 15, essas 7 unidades muito provavelmente ja tem destino, ainda tem India e Egipto na jogada, talvez essas unidades que estavam destinadas a FAB, podem atender a necessidade desses clientes externos… Onde ha fumo, ha fogo…
Uma coisa não tem nada a ver com a outra. A FAB reduziu a encomenda por questões orçamentarias, houve um corte de investimentos em todos os ministérios.
Não tem qualquer relação.
A Argentina não creio que compre. Caso seja necessário comprará Hércules usados, ou sendo otimista, KC-390 usados da FAB.
Acho muito pouco provável, pra não dizer impossível, pq pouca coisa é realmente impossível. Vão sempre bater na mesma tecla dos “componentes ingleses”. Virou a desculpa perfeita para incompetência de quem não sabe o que quer. A mais nova é que o ministro da defesa deles deu uma declaração ontem dizendo que o Guarani é a melhor escolha para a Argentina, mas que o que mais pesará na escolha é a forma de financiamento e a proposta brasileira nessa caso não é a melhor. Consegue entender o problema? Tem sempre um problema. Eles querem tudo, avaliam tudo, mas sempre reclamam… Read more »
Argentinos prestigiando algo produzido no Brasil?
Duvido.
Caro Chinês. A FAB reduziu de 28 para 22 unidades porque não tem dinheiro.
Dinheiro tem.
Olá Allan. Não tem dinheiro para o programa KC390. Há anos eu escrevo que o problema das forças armadas é estrutural, não orçamentário. São US$ 20 bilhões por ano, sendo que o EB fica com metade disso, enquanto que a FAB e a MB mantém programas estratégicos de envergadura. As forças armadas brasileiras são perdulárias, defasadas e anacrônicas. Concordo com você que existe sim dinheiro que tem sido gasto de modo ineficiente.
Esquece a Argentina, cara…
Daquele mato, não vai sair cachorro não.
É mais fácil eu comprar um KC-390 pra uso particular, do que eles.
Dessa tua lista aí, só tem Brasil, Hungria, Portugal e Holanda. O resto, tem que negociar, vender, etc.
Argentina?? kkkkk
Não sei o que a bandeirinha da Argentina ainda faz no KC-390 da FAB, deveriam ser expulsos.
A Argentina fabrica as portas traseiras do KC390, e alguns outros componentes…
O gov devia precisar a Argentina a comprar logo essa aeronaves, ou se não utilizar com barganha a produção de componentes em outros países para chamar mais possíveis clientes.
Na realidade, pelo que foi divulgado, nem todas as “portas” que eles, argentinos, ficaram de produzir foram entregues…
Que contribuição os argentinos aduziram: um atrazo no programa, entre outros aspectos, porque não cumpriram com a obrigação de prover sua parte de investimentos no programa . É isso que dá fazer “doações aos amigos”(lei-se governos anteriores) do cone sul. Sem dizer do Chile também, mas esses pelo menos desembarcaram dignamente e de forma translúcida (vejam que nem a badeirinha deles passou a ser mais pintada na fuselagem do KC…)
Argentina? Inflação de 70% prevista para este ano, tabelamento de preços, alguns produtos proibidos de serem exportados…. Estão seguindo a receita desenvolvimentista e apostando casa vez mais alto, o fundo do poço tem porão.
Tem chances de emplacar também na Coreia do Sul.
O melhor de tudo é a Holanda afirmar que o C-390 é superior ao C-130J em basicamente tudo o que importa. Chora, LM! Cadê o português??? Quero ele aqui kkkkkkkkk
Os holandeses fizeram a melhor escolha
Não tenho a menor dúvida disso!
Ih, ala, deve ser o português dando deslike em todos os meus comentários kkkkkkk
Olá Jadson. Temo que seja um brasileiro negativando.
Duvido é nada
Esta é a fala do português mencionado em outra página!
“Para os Países Baixos foi uma boa compra já que têm o A330MRTT e o C-17 da SAC, tem é muitos riscos por ser um avião novo e com poucas vendas, já nós tanto com o C-130 ou KC-390 temos de fazer 2/3 escalas para chegar a Moçambique ou RCA.”
kkkkkkkkkk eu disse que queria vê-lostendo cada vez mais trabalho tendo que justificar suas críticas infundadas. Olha só, tô vendo até português dizer que voar para Moçambique é algo importante para eles.
Para clarificar, não sou eu esse Português, de que tanto falam, mas pela tua afirmação ” os Portugueses, que vêm para aqui dizer bobagens…” e ” olha só, tô vendo até Português, dizendo ser importante para eles voar para Moçambique” , posso dizer uma coisa, dizes muita merda, e claramente, és ignorante na relação entre Portugal e os palops Africanos, para lá da ampla parte de cidadãos com dupla nacionalidade Portuguesa e dos palops Africanos.
O texto oficial é uma bela propaganda p/ a Embraer, destaco o trecho: A Holanda avaliou o C-130J como substituto inicial da frota, mas a disponibilidade do C-390M é maior, com a aeronave brasileira pontuando melhor em vários requisitos operacionais e técnicos, exigindo menor manutenção. Além disso, o C-390M pode atender ao requisito mínimo de 2.400 horas de voo com apenas quatro aeronaves. O C-130J precisaria de cinco aeronaves para isso. Além disso penso que c/ essa parceria industrial e dos institutos de pesquisa poderá fazer a Holanda entrar no projeto do novo Turboelice p/ 70/90 passageiros, mercado de aeronaves… Read more »
Sim. A Holanda provou o que a gente já comenta aqui há anos. O C-390 é superior ao C-130J e todos os requisitos e não adianta vir português doído, latino invejoso e brasileiro vira-lata falar o contrário.
A Holanda não só comprou 5 aviões, como acabou de nos ajudar a vender mais, fazendo propaganda deles antes mesmo de usar. Muito bom!
Alem do Centro de Manutencao do KC390 na Europa ser na Holanda… Ate Portugal vai ter que mandar os seus KC390 para a Holanda…
Não te preocupes filho, é tudo UE e fica a hora e meia de voo.
Olá Luciano. Concordo totalmente com você. Provavelmente a parceria industrial ajudou à abaixar os custos de operação da aeronave visto que existem peças em comum com os eJets da Embraer. Acredito que foi uma proposta muito bem estruturada na Holanda.
Espero ver novas vendas no futuro.
Olá Leandro. Há anos eu tento explicar que a participação da industria local, seja na produção ou na manutenção, é um fator que deve ser considerado na escolha de um avião militar. Foi o que eu tentei explicar no caso da Argentina desejar que a finalização dos caças paquistaneses seja feita localmente, algo similar ao que os EUA fazem com o A29.
Para lutar contra o FMS e a fama, justificada, do C-130, temos que utilizar de todos os recursos e estratégias que podermos, mas sempre tem que se considerar alguns pontos como viabilidade econômica, quantidade de aeronaves envolvida, e capacidade técnica do país comprador, nesse caso da Holanda e do que citei, Índia = OK. Abs.
Olá Luciano. O FMS nem sempre é vantajoso, principalmente para aeronaves novas. É preciso lembrar que este financiamento é feito governo-governo, sem envolver qualquer tipo de compensação comercial e os prazos são muito mais curtos que os oferecidos pelo BNDES, por exemplo. Para material de segunda-mão é muito conveniente porque são valores relativamente baixos. Para equipamentos novos, tenho a impressão que é preciso muita atenção ao compara-lo com financiamentos via bancos de exportação, cujo contratos estão muitas vezes relacionados a compensações comerciais.
O problema da Argentina com os caças é que produzir localmente apenas 12 unidades é complicado. Pior que isso, eu diria, é que eles falam demais. Falam que querem isso, aquilo… viajam o mundo inteiro, avaliam tudo e nunca compram nada.
Amigo Leandro, creio que o mesmo tipo de proposta esteja sendo feito p/ a Índia, tanto referente ao KC-390 como também abrir o leque p/ o novo turboélice, um país tão grande e populoso como a Índia seria certamente um bom mercado p/ o novo regional, que tendo participação local receberia do governo um incentivo p/ sua adoção em boa escala pela cias aéreas. Abs.
Holanda chegou para salvar a FAB que agora vai poder repassar os slots dela na linha de produção
Pois é…e da para receber rapidinho….
Vou te falar… às vezes essa história de que deus é brasileiro faz muito sentido, viu?! Pq pensa num país de sorte. A gente vive fazendo m•rda e sendo salvos pela sorte o tempo inteiro. Tudo bem, hoje é dia de comemorar, não de fazer críticas.
Quando o hino fala: “Deitado eternamente em berço esplêndido” ele não ta mentido kkkkkkk… toda hora que Brasil está 1cm de quebrar aparece alguma coisa pra salvar ele
Agora eu tenho um questionamento. Com mais países da europeus, todos eles OTAN anunciando a compra do C-390 (nos próximos dias a República Tcheca pode anunciar a compra tbm), será que a Suécia não poderia repensar essa coisa de comprar C-130J usados da Itália? Ora, se a Holanda pode esperar 2026 para receber o primeiro, a Suécia tbm poderia… Outra coisa, por que a Itália está vendendo seus Super Hércules? Será que eles não poderiam considerar a compra do Millennium também? E esse acordo de cooperação que temos com eles? E o fato do Centauro II ser favorito na competição… Read more »
Jadson,
Pelo que entendi, a Itália está vendendo excedentes, pois pelo jeito comprou mais C-130J do que efetivamente usa, e assim vai vender os mais usados da frota. Não é a primeira vez. Cada país com seus problemas…
E a entrega será mais rápida que a reforma dos C-130H suecos e bem mais ainda que a entrega de aeronaves novas como o KC-390, ou até mesmo de C-130J, sem falar do preço bem menor numa época de custos de Defesa repentinamente em alta, Invasão na Ucrânia, sem orçamento prévio p/ tal.
O problema é que o barato muitas vezes sai caro. A Suécia vai ver vário membros da OTAN e até outros países europeus não membros operando uma frota novíssima de C-390, com todas as vantagens que ele tem, e eles com aeronaves velhas e menos capazes. Essa pressa toda pra mim é só desculpa. A Holanda tem a mesma necessidade da Suécia e foi de Kctão. A República Tcheca tbm e provavelmente vão pelo mesmo caminho.
Acredito que, entre deixar de adquirir os C-130J excedentes da Itália e garantir, quem sabe, um segundo lote de Gripen E, a Suécia irá optar por mais caças, dando baixa mais cedo nos Gripen C. Por conta da Guerra na Ucrânia e sua entrada na OTAN. Mas, claro, isso é apenas especulação minha.
Entendi, Nunão. Obrigado!
O C-390 vai ganhando espaço, é um excelente avião!
Chupa que é de uva !!!! Kkkkk isso porque não presta ! Kkkkk Caramba que gol, essa venda vale mais que qualquer outra anterior, um atestado de mérito, valor e competência da Embraer…Uma vitrine como essa não tem preço. A Holanda não é um país qualquer meus caros, é uma das economias mais avançadas da Europa com forças armadas muito bem equipadas e atuantes dentro da OTAN.
Onde tá o tuga Bruno Palmas que desmerecia a aeronave
e a Embraer recentemente ? Pra você 🍇
Kkkkk
Olha o comentário que ele fez na página do Aviação TV no Facebook.
“Para os Países Baixos foi uma boa compra já que têm o A330MRTT e o C-17 da SAC, tem é muitos riscos por ser um avião novo e com poucas vendas, já nós tanto com o C-130 ou KC-390 temos de fazer 2/3 escalas para chegar a Moçambique ou RCA.”
Tem alguma critica a fazer? 🙂
Eu mesmo não! Não sei você!
Só publiquei a sua fala que li em outro site. Nada mais!
eu tenho, você é péssimo avaliador, entre sua avaliação e da Força Aérea Holandesa, prefiro a a avaliação da Força Aérea Holandesa.
I’m here, nunca disse que o KC-390 era uma porcaria, para certas missões pode ser excelente, não é por ter mais 5 unidades vendidas num total de 30 que é um sucesso comercial.
Nao muda muito, mas não são 30, são 34.
A Holanda é uma vitrine na Europa, que notícia espetacular!
Embraer depois do cano que a Boeing deu, está bombando…
Antes só do que mal acompanhado…kkkkk
E pensar que por pouco a Boeing não iria tirar o C-390 da gente também, queria dar uma de esperta criando uma tal de empresa para vender o avião, como se ele precisasse disso. E ainda tinha gente aqui que falava que sem a “parceria” com a Boeing a Embraer iria falir.
pouquíssimo tempo atrás o discurso era q tinham q vender senão a airbus iria liquidar a embraer e iria ser o apocalipse zumbi. os acionistas só queriam ganhar dinheiro mais fácil e rápido deixando a boeing ir absorvendo a produção e os melhores engenheiros para daqui a alguns anos fechar a linha comercial no brasil. para fabricantes aeronáuticos todas as áreas da empresa se conectam, o conhecimento e dinheiro adquirido via aviação militar ajudam nos projetos civis e vice-versa, vender seria a decadência da embraer. defesa é estratégica e o governo (planalto/congresso) que gastando muito dinheiro acabou criando a única… Read more »
Nem tanto, nem tanto. A situação da aviação comercial não está boa não.
Kc tão! Para os lacradores de profissão um cacho de 🍇, chupem é docinha …
Os cães ladram mas a caravana não para🛫
Cadê os coleguinhas reclamões portugueses para comentar a notícia? 😉
Sumiram todos 🤣🤣🤣
Olá Galante. Alguns colegas brasileiros também sumiram.
Ao menos um tá aqui, Galante. Note que todos os comentários têm um negativo. Alguns têm mais, mas todos têm ao menos um. Só pode ser ele, o nosso amigo do outro lado do atlântico.
O silêncio deles é tao grande que chega a fazer barulho!
Ainda estou à espera da cobertura do desfile do 10 de Junho…
Foi um bom dia de sol em Braga, bem passado com vários aviões da FAP a passar 🙂
Existiam portugueses reclamando do KC-390, mesmo após a opção da FAP pelo avião?
Acredite se quiser, esses dias mesmo vi um…
Existem e sou um deles e não é por o avião ser bom ou mau, é questão de não servir para o que Portugal precisa
Olha ele… como vai, nobre companheiro? kkkkkk
KKKKKKKK
.
alguns queriam o A400, não que o A400 seja ruim, só é problemático, mas é mais do que a FAP pode manter, sendo que se dinheiro tivesse sobrando seria melhor colocar em F35
Não é questão de reclamar, só falei que foi má opção do governo de Portugal em comprar o KC-390 porque precisamos de melhor…
Exemplifique.
Mas eu vi aqui e muitos outros também leram o que você escreveu, que o c130 é melhor do que o kc390. Você não estava reclamando? Não estava a falar mal?
Tico e teco não está conseguindo entender o que se passa na sua cabeça rsrs.
Por favor, diga-nos qual aeronave seria melhor e explique o porquê.
O melhor era o A400M já temos missões no exterior e não seria necessário fazer 2/3 escalas para chegar á RCA ou Moçambique como o C-130 e KC-390 fazem e também não termos de pedir meios emprestados a Espanha ou Bélgica como foi levar material de apoio para os F-16 que estiveram em missão na Islândia.
E usaria o A400M em missões menores, como levar cargas menores dentro do próprio país, incluindo as ilhas? Usaria o A400M para combater incêndios florestais?
Fora a parte que o A400M é muito mais caro de comprar, operar e manter. São produtos muito diferentes. São complementares e não excludentes. Tanto que quase todos os operadores de A400M também operam o C-130.
Essa do combater incêndios florestais é um argumento pouco válido. Da mesma forma que não usa um A400 para transportar pouca carga também não vai usar o C390 para combater incêndios. Para isso tem os Canadair. Tanto que se podiam usar os C130 mas chegaram à conclusão que aviões anfíbios e helis são muito mais eficazes em quase todos os aspetos. E para carga menores temos os C295. Mas pode usar um A400 para transportar pouca carga mas não pode usar um C390 para transportar aquilo que um A400 pode, à mesma distância. Ambos têm a mesma função, aviões de… Read more »
por mim comprem o A400, eu gosto de Portugal, mas se torrar dinheiro em avião e combustível é o ideal, então tudo bem, não é meu imposto que vai ser devorado, o ideal seria gastar mesmo é em F35
Pois é. Basicamente, o que que o amigo sugere é que Portugal faça o mesmo gastando muito mais. Se o Millennium é mais barato e simples de operar, a medida que também tem maior disponibilidade, eu não quero nem saber qual seria o resultado se comprado com o Atlas.
Para missões menores há o C-295M como temos feito até hoje,o A400M não serve para combate a incêndios assim como o KC-390, um KC-390, faz poucas descargas por dia em relação a um Canadair, levará cerca de 1h a ir e vir de um incêndio, 20min até ao incêndio, mais uns minutos em holding sobre o incêndio para haver a melhor oportunidade para lançar a água, mais 20min até á base, 30min para encher de água (como as coisas funcionam em Portugal poderá ser mais).
imagino que o C17 seria o idela para levar cargas de 10t gastando todo dinheiro da FAP em cargas, o cara é um jênio.
Partindo do princípio de que esse seja uma real necessidade da FAP e que essas escalas sejam um problema, como você acha que são, o que impediria os nobres amigos de operarem as duas aeronaves? Vários países europeus utilizam a combinação A400M e C-130H e J. Por que Portugal não poderia fazer o mesmo?
Porque decidiram comprar mais C390…
O orçamento para esse objetivo foi gasto todo de uma vez.
Provavelmente é a maior crítica que fazem a essa compra.
E temos de considerar o preço do C390 mais o que foi contratualizado, nada “agradável”, e o preço de um eventual A400 usado (quase novo) e a preço de amigo…
Mas nada impede de Portugal adquirir ou operar 1 unidade em parceria com algum dos países da OTAN, como ocorre em Luxemburgo. Sei da importância de Portugal, porém uma unidade em uso conjunto sanaria utilizações necessárias. Teria A-400/C-390/C-295.
Talvez um dia com estes projetos da UE e da OTAN de partilha de recursos.
Mas os Portugueses não gostam muito de depender dos outros…
Mestre Bruno Palma….neste aspecto em especifico, não acha que os tecnicos militares fizeram as contas entre as poucas missões e cargas a RCA e Moçambique com um e outro?
O A400 fazer sem escala, não quer dizer que seja o mais eficiente economicamente….O C-390 leva uma boa carga de até 26 ton….dificil exceder em tantas remessas esta tonelagem…e fazer a escala nao é crítico…
Com certeza o perfil de movimentação de cargas não revelou esta vantagem….
dos seus dedos saiu que “Portugal adora ajudar os amigos, a Suécia pensou na hora da escolha”, ou seja você disse que a Escolha de Portugal foi na base ajudar o Brasil, 5 aeronaves somente? isso risível, 500 milhões na balança comercial do Brasil não é peso nenhum, além de que Portugal é parceiro no Programa então ao comprar está se ajudando também, eu só me divirto lendo teus comentários.
Ora gajo se tu tens tanta condição para avaliar uma aeronave, o que estais aqui a discutir com reles mortais e não está na OGMA?!? AIRBUS?!? Tu deve ser conselheiro militar da FAA, ou melhor o que organiza as excursões!!!
Ele ia era desorganizar a FAP, acho que ele é uma jóia bruta que a MB precisa lapidar, afinal a MB tem escolhas estranhas, mas esse cara é engraçado
Glorioso!
Para isso nasceu o ‘Milleniun’.
É a prova maior do que uma empresa com visão clara de mercado pode conseguir. E assim foi a Embraer. Souberam seus colaboradores, desde a sua privatização, quais mercados se poderia explorar com chance de sucesso. E esse é o resultado: uma empresa que entrega (mesmo que aos trancos e barrancos as vezes…) resultados.
Um golaço da Embraer para esse milênio
Tem gente que enche o peito para dizer::: “””A FAB é a que melhor compra das três forças””””…. Vamos aos fatos, compramos 40 aviões de caça novos deles, nada menos que 150 milhões de dólares a unidade, um modelo que até o momento absolutamente ninguém no mundo quis comprar, alguns diziam que seria o fim do programa Gripen NG se o Brasil não escolhe no FX-2, tornou-se até patético a suposta participação desta aeronave em concorrências internacionais, contra o Rafale e o F-35, só vai lá para passar vergonha, é meio como que o Itaperuna ou Bangu tentar ganhar o… Read more »
Mestre….o Gripen NG de alguma forma tambem ira decolar….pois não ha nenhum concorrente em sua real categoria….nao existe para os proximos 10 anos, qualquer outro monoturbina a sua altura e de baixo custo….o unico mono turbina atual e moderno é o F35 o qual está noutro naipe…
Tem o F-16V, que conta com a costa larga e geopolítica dos Estados Unidos. Onde eles influenciam é difícil entrar, e entre um F-16 V e um Gripen, prefiro o Gripen. Não sou anti Gripen, o que quero dizer basicamente é que temos a faca e o queijo na mão em termos de programas de defesa, indústria de defesa relativamente desenvolvida, e sim, orçamento respeitável apesar de tudo a fim de barganhar como poucos países do mundo são capazes – na América do Sul não tem ninguém que chegue nem perto – e ainda assim, quase não há resultados de… Read more »
O proprio f16V ja esta cansado…obvio é um senhor aviao, mas ja fizeram de tudo nele, ele esta com aqueles co formais enormes que lhe tiraram a discricao radar e agilidades originais…sei que tem a seu favor as ineras velulas construidas…mas…ja nao tem espaco para crescer…ja es5a ficando igual F18….é bom, mas melhor….nao mesmo…e ainda ass8m tem custo homem hora maior….o projeto ja foi….alguem comprandi F16 daqui 5 ou 19 anos nao será como comprar o F39…..
F16 ainda daqui 10 anos? Novos de fabrica??? Vai parecer a Tucson da Hyundai….
O programa Tamandaré não foi pensado para fragatas das dimensões deste tipo ítalo-francês… Fragatas do porte da classe Bergamini estavam previstas para o (finado…?) programa de aquisição de meios de superfície: o PROSSUPER. A única chance que efetivamente descortinou-se para a MB referente a aquisição de vasos da supracitada classe, foi a oferta realizada ainda em 2020, e que compreendia uma das ditas que estavam encostadas, e ao final foram para os egípcios. Mas, enfim… não havia grana e o cenário era de incertezas naquele ano (bem mais que agora)… E por qual razão a Itália iria querer KC-390…? Adquiriram… Read more »
Menos, bem menos, amigo. Lembre-se que quem “lacrava” que o KC-390 seria um fracasso, acabou de queimar a língua. Na época do F-X2, quando a FAB optou pelo Gripen, a França reduziu as compras de Rafale, que já estava em produção há vários anos e diziam que o avião estava “micado”. Mas, em 2018 (e somente em 2018), ele começou a vender. O mesmo poderá ocorrer com o Gripen E/F, que acabou de entrar em produção. Vamos dar tempo ao tempo, portanto…
Lê Jacquê sempre será Lê Jacquê kkkkkkk
Silviano… Empresas brasileiras são parte da cadeia produtiva do F-39… A interface homem-máquina, por exemplo, não somente preencherá o cockpit dos caças brasileiros, mas também suecos. Ademais, que eu saiba, os suecos não ofereceram contrapartidas relativas ao KC-390 no programa brasileiro…. Logo, não tem qualquer compromisso em comprar a aeronave brasileira. Sobre o A-29, é muito pelo contrário… O comandante em chefe da força aérea sueca na época do FX-I veio ao país em uma visita, e voou o A-29. Segundo tornado público, as impressões do veterano piloto foram excelentes acerca da aeronave brasileira, somente lamentando a decisão dos suecos… Read more »
Por quê vir aqui denegrir o Gripen? O fato de não haver compradores além do Brasil e da Suécia o torna um avião ruim? Falácia e complexo de vira-lata.
Cada país escolhe o produto que melhor atende aos requisitos que estabeleceu e ao seus interesses geopolíticos. O Osório está ai para provar que nem sempre a qualidade basta.
Perfeito comentário.
o F39 foi sim uma boa compra, a questão de ToT ainda tá meio nebulosa, mas pelo que parece os engenheiros da Embraer estão sim recebendo dados do Projeto, além de que a França não ia comprar o KC390, muito menos os EUA, a Suécia é minuscula se comparado ao peso geopolítico da França e dos EUA, vide agora o caso da Grécia que comprou da frança e em troca recebeu apoio da França que demonstrou força contra a Turquia, os americanos não nos veem como confiáveis, poderia ser que de uma hora pra outra poderíamos e ainda podemos ser… Read more »
Ela me disse assim meu filho vá com Deus
Que este mundo inteiro é seu
Eu sei que ela nunca compreendeu
Os meus motivos de sair de lá
Mas ela sabe que depois que cresce
O filho vira passarinho e quer voar
Eu bem queria continuar alí
Mas o destino quis me contrariar
E o olhar de minha mãe na porta
Eu deixei chorando a me abençoar…
Excelente notícia…de contrato pequeno em contrato pequeno as vendas vão aumentando. Parabéns a todos os envolvidos.
Minha dúvida é se os holandeses vão comprar apenas a versão cargueiro ou se tem a intensão de comprar a versão com reabastecimento também.
A Itália e República Tcheca serão as próximas, será? Na Itália pode rolar uma compra de governo a governo…
A Itália está se desfazerndo de seus C-130 porque tem muitos, não creio,. mas a Índia…
Impossível eu não acho não. Depois do CEO da Embraer ter anunciado recentemente que os últimos acontecimentos fez países que eles nem imaginavam que poderiam ter interesse no Millennium pediram informações… fica aqui a dúvida e o espaço para imaginação fértil. Que país é esse? Ou que países seriam esses? No mínimo é um país que não cogitamos. Vejamos, tanto Holanda, quanto República Tcheca, India e Egito já foram cogitados aqui. Quem ainda não foi, ou ao menos foi como forma de piada? Tenho pra mim que esse cliente está entre a Europa e o OM, que é o epicentro… Read more »
EUA ….rzrzrzrz…
Só para desagradar um pessoal…😂 Já pensou um negócio entre Brasil e Itália, vai uns kc-390 e vem uns M-346? O futuro dirá…
Eu preferiria que viessem FREMM e Centauro II. É do que mais temos necessidade no momento
Acho sensacional, mostra a qualidade do produto da EMBRAER, mas a pressão americana é gigante, entre anunciar e comprar literalmente terá ainda muita política!!! Esse pessoal da Lockeed Martin é profissional demais e jogam pesado, especialmente com compensações para seus produtos. Espero que a venda se concretize!!!
E acha que já não fizeram isso, em relação à Holanda? Isso só reforça a qualidade do avião. Duvido que Tio Sam não tenha colocado o pau na mesa e falado: “que negócio de avião brasileiro o quê? Vocês vão é comprar o C-130J!”…
Agora, como diz o povo, “a cabecinha já passou”… kkkk
Parabéns Embraer! Parabéns Brasil! Certamente é uma virada de jogo pro programa e garante a longevidade para mais vendas! Que venha Rep Checa, Egito e India na esteira!
Olá Colegas. O que significa o “M”? Na FAB significa “modernizado”, mas no caso do 390 eu não entendi. Abreviação de MIllenium?
Também notei esse “M”. Acho que é abreviação de Millenium mesmo.
Percebi que faltou o “K”. Vão sem capacidade de reabastecimento? Se sim, talvez o M esteja ali para deixar claro que é uma aeronave militar preparada, não uma versão cargueira “civil”.
O M é de Millennium mesmo.
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O K é pra reabastecimento, mas a Embraer não ta mais usando a letra no nome pra dar mais ênfase ao transporte que é a função primaria do avião.
.
assim se evita problemas de alguém achar que ta comprando um tanker (KC-390) junto quando o sujeito só quer o transporte (C-390) mesmo.
Inclusive o K é um kit. Não necessariamente o kit será comprado pelo cliente.
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Acredito que esse kit é do tipo plug and play, sem necessidade de mudança estrutural da aeronave.
Não é bem assim.
Então é um Kit para os KC390 e os C390 não podem operar o kit?
Caro Neto. Creio que o “K” possa ter origem na palavra “tanker”. Como a USAF já usava a letra “T” para treinadores, a segunda sílaba da palavra começa com “K”. Outra possível explicação é a palavra “kerosene” que poderia ser usada para designar genericamente um tipo de combustível. Eu não acredito que o “K” seja de kit.
“(…) na seleção o Embraer C-390M se saiu melhor que o Lockheed Martin C-130J Super Hercules, que era a alternativa de escolha. Os itens destacados foram a maior disponibilidade, a pontuação superior em diversos requerimentos técnicos e operacionais, assim como a menor necessidade de manutenção.”
Depois de uma declaração dessas, o resto da OTAN e possíveis compradores vão olhar com ainda mais atenção o KC.
Parabens pelo sucesso.
Nunca entendi por que no pacotes de compensações com a compra dos Gripen, o governo brasileiro não exigiu que a Suécia comprasse algumas unidades do KC 390. O mesmo com relacao a França quando fecharam os submarinos? O Brasil precisa usar sua força de barganha para vender nossos produtos, mas não o faz.
Estas compensações tem um valor, vamos dizer, só de exemplo, 100 milhões, este seria o valor total das compensações que a Suécia estaria disposta a pagar pela venda e o Brasil deveria distribuir o dinheiro como quisesse, é possível que a decisão ficasse entre, exigir que eles comprem o KC390, que tem grandes chances de conseguir a venda sozinho de qualquer forma, ou exigir que eles façam atualização e treinamento de algum fornecedor brasileiro que teríamos que gastar e não iriamos conseguir de graça. Se a escolha foi acertada ou não fica difícil dizer, mas eu consigo ver a lógica.
Porque não é assim que negócios funcionam. Cada país tem suas necessidades e prioridades, não tem essa de exigir. Os militares franceses e suecos simplesmente diriam que não querem e/ou não precisam de um novo avião de transporte tático no momento, muito menos um que ainda não havia sido analisado e aprovado de acordo com os respectivos requisitos técnicos de cada país.
Isso de exigir algo não é tão simples, ainda mais de países mais sérios que escolhem as aeronaves que querem em vez de engolirem o que é oferecido.. Ainda mais nesses casos que o Brasil exigiu a fabricação aqui país e transferência de tecnologia, que são grandes compensações financeiras dentro de um contrato.
Veja que nas vendas do KC-390, Portugal, Hungria e Países Baixos não exigiram que o Brasil comprasse algo deles para compensar.
Parabéns a Embraer que só dá orgulho ao Brasil e aos Brasileiros.
Tenho convicção que com a troca de governo que se avizinha e com um novo comandante da FAB que prestigie o produto nacional, a Embraer terá mais força de vendas.
Espero que o BNDES apoie mais as exportações da Empresa!
Parabéns Holanda, viva o Brasil!
Passa os números da lotofácil….
Por falar em lotofácil, acho que não precisa de comprovante, era só por o cpf e confiar plenamente no sistema, assim como, conta de restaurantes, cartões etc….
Que porrada na cara dos capachos, terceiro País da Europa e OTAN a comprar o C 390 da Embraer.
E outros clientes devem surgir, aguardem os próximos capítulos!
Vai ser a mesma inveja que eu tive quando eu vi os suecos chegando na red flag com os Gripen e a FAB de F-5!
Sensacional! É uma porta aberta na Europa.
+/- 2 years ago…..
A embraer vai falir sem a….
kkkkkkkkk kkkkkkkkkkkk kkkkkkkkkkkkkkkkk
Salve Nélson Rodrigues….E para não deixar passar…
Enéas tinha razão….
Eu lembro disso
Kkkkkkkkkkkkkkkkk
Willber, não consigo esquecer kkkkk
abração
Olá Saldanha e Wilber. Eu não deixo as pessoas esquecerem
Camargoer e não é pra deixar mesmo….
abraços
Comemorei como se meu time tivesse feito um gol.
Parabéns Embraer!
A OTAN que nos aguarde.
Vai ter avião brasileiro tomando conta dos céus da Europa sim!!!
Vamos torcer para os norte americanos não melarem com o negócio. Assim como fizeram com nosso Osório na Arábia Saudita. Eles sempre fazem tudo para nos atrapalhar. Ainda tem gente que baba ovo dessa gente.
Se não fosse os americanos a Embraer não existia. Acorda
Essa é realmente a primeira venda importante do C390. País membro tradicional da UE e Otan, número razoável de aeronaves que serão adquiridas, vencendo o rival direto em uma concorrência. Vai ser uma vitrine e tanto!
Em breve um “carrinho de mão” voando na Europa!!!
“A Embraer não sobrevive sem a Boeing” diziam os “especialistas” de plantão.
Notícia maravilhosa meus amigos! Parabéns a Embraer e todos os seus colaboradores. Que venham novas encomendas. Brasil!
Vamos aguardar. Como disse o professor…por enquanto não aconteceu nada.
C-390M?
M de Millennium, assim como C-130H de Hércules
Jadson, o H não é de Hercules não. É da versão: A, B, C, D… agora está no J.
Ah, é? Não sabia que havia existido todas essas versões anteriores. Faz todo sentido até, dado a idade da aeronave. Eu só não havia pensando nisso.
Obrigado pela correção.
O M do C-390 deve ser de melhor então kkkkk
Jadson, quer se surpreender? Procura uma foto do C-130A. Estilo ‘Valdemort’ hehehe
Meu deus, que bicho feio kkkkk nunca imaginei um Hércules sem nariz e com hélices de 3 pás