Aeronaves se exibiam na base francesa de Cognac e pilotos conseguiram pousar os  caças em segurança, apesar dos danos

O site Aerotime Hub noticiou que dois caças Rafale colidiram em pleno ar durante uma exibição aérea neste domingo, 22 de maio, durante o show aéreo de Cognac, no sudoeste da França.

Segundo o coronel Nivolas Lyautey, comandante da Base Aérea 709 Cognac-Châteaubernard, onde ocorria o show aéreo, “durante sua apresentação tática, dois Rafales da 30ª Ala Aérea se tocaram em voo.” O comandante da base acrescentou que “um perdeu um pedaço de sua cauda, que na queda danificou o telhado de uma casa”.

Os dois pilotos conseguiram pousar seus caças e não foram reportados ferimentos. O birô de investigação de segurança aeronáutica da França (BEA-E) abriu uma investigação para apurar as causas do incidente.

O site Aerotime divulgou imagens publicadas no Twitter mostrando um dos aviões, o líder, com o topo arrancado de sua superfície vertical da cauda. Ali são instalados diversos sensores da suíte eletrônica Spectra, incluindo o sistema de detecção de lançamento de mísseis. O pedaço da cauda do caça foi recuperado na vila de Gensac-la-Pallue, 9 km a Leste de Cognac.

Outras imagens também divulgadas no Twitter mostram danos na ponta da asa esquerda da aeronave líder, onde fica o trilho lançador de mísseis. Já o Rafale que se apresentava como ala aparece com o canard direito danificado, ainda que a Força Aérea Francesa não tenha confirmado esse dano.

Os dois aviões, ainda segundo o site Aerotime, pertencem à equipe de exibição tática Vautour Bravo, da 30ª Ala de Caça, que há pouco ganhou o prêmio Silver Tiger de melhor exibição  aérea no Tiger Meet 2022 da OTAN, realizado na Grécia (imagem de abertura da matéria, disponibilizada pela OTAN).

Subscribe
Notify of
guest

29 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments