Avião agrícola Ipanema da Embraer chega à marca de 1.500 unidades entregues
Botucatu – SP, 17 de maio de 2022 – Ícone tecnológico da agricultura brasileira com cinco décadas de operação, o avião agrícola Ipanema, da Embraer, chegou à marca de 1.500 unidades entregues. A aeronave, que recebeu uma pintura comemorativa alusiva ao marco histórico e com referências ao agronegócio nacional, foi recebida ontem pela pecuarista Carla de Freitas, proprietária da Agropecuária Bela Vista, com sede em Vilhena, no Estado de Rondônia.
A pecuarista, que também é uma das fundadoras do Núcleo Feminino do Agronegócio (NFA) e integrante do comitê de conteúdo do Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio, participou da cerimônia de entrega na Unidade da Embraer em Botucatu, interior de São Paulo, onde a aeronave Ipanema EMB 203 é fabricada.
“É uma honra receber o Ipanema número 1.500 de uma empresa genuinamente nacional como a Embraer, que desenvolve tecnologias para melhorar técnicas de produção da agricultura brasileira. A Embraer é uma companhia que demonstra seu compromisso com a agenda tecnológica, agrícola e ambiental do Brasil, com uma aeronave movida 100% a etanol”, disse Carla de Freitas. “Além disso, ser uma mulher recebendo a aeronave de uma pilota mulher demonstra o valor e cuidado da empresa com o tema da inclusão de gêneros”, completa a produtora.
A celebração aconteceu em meio a mais um ano de vendas recordes da aeronave que, nos primeiros cinco meses de 2022, registrou 39 novos pedidos. O volume é 22% maior quando comparado com o mesmo período do ano passado. Somente na Agrishow Ribeirão Preto, realizada no fim de abril, foram vendidas 11 aeronaves do modelo 203, o mais moderno da série. O Ipanema 203 incorpora as mais recentes inovações tecnológicas do segmento e ultrapassa o número de 130 aeronaves em operação no país. A família de aeronaves Ipanema está em sua quinta geração.
A divisão de aviação agrícola da Embraer encerrou o ano de 2021 com 42 aeronaves Ipanema entregues, um aumento de 90% em comparação a 2020. Com os números de vendas nesse início de 2022, a empresa solidifica a posição de liderança do mercado, que encontra no Ipanema a eficiência, produtividade, economicidade e robustez que o transforma em uma ferramenta essencial para o agronegócio do País.
“O Ipanema é um grande aliado do agronegócio brasileiro e tem a confiança dos operadores de todo o país”, disse Sany Onofre, head de aviação agrícola da Embraer. “Diante do desempenho favorável do agronegócio, os clientes têm antecipado a demanda para safras futuras e estamos bastante satisfeitos com os crescentes resultados obtidos e entusiasmados com as projeções para 2023”.
O protagonismo do Ipanema na agricultura moderna combina alta tecnologia e tradição de uma aeronave que evolui continuamente, atendendo aos mais rigorosos requisitos de segurança, e entregando alta produtividade e baixo custo operacional, principalmente quando comparado a outros tipos de pulverizadores.
Movido a etanol desde 2005, o Ipanema se tornou o primeiro avião da Embraer certificado e produzido em série para voar com energia renovável, liderando uma ampla frente de atuação histórica da companhia em pesquisas e utilização de biocombustíveis na aviação. A aeronave é líder de mercado no segmento de pulverização aérea, com 60% de participação nacional.
Sobre a Embraer
Empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer (NYSE: ERJ) tem negócios em Aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, fornecendo Serviços e Suporte aos clientes no pós-venda. Desde que foi fundada em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves.
Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é a principal fabricante de jatos comerciais de até 150 assentos e a principal exportadora de bens de alto valor agregado do Brasil.
A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviços e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa. Para mais informações, visite www.embraer.com.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Muito boa aeronave. Uma pena que os agricultores Ucranianos prefiram os blindados e Su34 Russos
Massa!
#OFF
A XMOBOTS vai integrar o míssil Enforcer no Nauru 1000C, o primeiro drone armado da América Latina
Oi Marcos, logo mais vai sair matéria sobre o drone, vamos deixar esta aqui para o assunto do Ipanema.
O “1500” vem pra Rondônia…. Meu estado. Marca da Embraer. Um equipamento que apoia a agricultura de forma satisfatória e eficaz e compensatória quanto a custo e acima disso na velocidade do emprego e do trabalho.
Olá. Quais são os modelos que competem com o Ipanema? E no mundo, qual seria a participação do Ipanema na frota de aviões de uso agrícola?
Ia fazer a mesma pergunta. Comparando com outros modelos, como ele se comporta? Sei de um que usa motor radial de T6, e outro turboélice
Olá. Meu palpite é que o glorioso Ipanema, por alguma limitação de certificação tem seu mercado limitado ao Brasil e alguns países que não exigem certificação. Os desenvolvimentos em drones devem aumentar bastante no agro, inclusive no Brasil.
Lembrando que o nome é uma homenagem a fazenda Ipanema, onde foi testado e não a praia carioca.
Por onde andam os neoliberais mequetrefes brasileiros que provavam por A mais B que a única solução era vender a EMBRAER para a Boeing?
Meu palpite é que o Ipanema por ter sido desenvolvido no começo da década de 70, embora deva ser um produto lucrativo, não é ele que paga as contas na Embraer. Um EMB-190 deve ter um preço mais de 200 vezes maior que o do Ipanema. Se projeto e meios de produção estão disponíveis, enquanto tiver cliente, continua no catalogo de venda.
Olá Sequi. Suponho que estão no “forte” defendendo que nazismo é de esquerda.
Milestone importante no programa. A mais longeva aeronave Embraer em produção.
Parabéns a todos os envolvidos.
E este ano mais de trinta foram vendidos este ano, até agora.
O mercado de aviação agrícola é aberto no Brasil? Isto é, é possível importar esse tipo de avião sem pagar tarifas escorchantes?