Shows aéreos planejados para o Dia da Vitória foram cancelados em diversos locais na Rússia, incluindo Moscou, São Petersburgo e a cidade de Rostov-on-Don, no sul, informou a agência de notícias estatal russa TASS na segunda-feira.

A decisão chamou a atenção entre os analistas militares estrangeiros que assistiam ao desfile do Dia da Vitória em Moscou nesta segunda-feira (9/5). Esperava-se que o desfile apresentasse 77 aeronaves sobrevoando a Praça Vermelha da capital, incluindo oito caças MiG-29 voando em formação “Z” para mostrar apoio às tropas russas que lutam na Ucrânia.

O porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que o show aéreo de Moscou foi cancelado devido às condições climáticas, segundo a agência de notícias estatal RIA Novosti. Os shows de aviação também foram cancelados em Samara, Kaliningrado e Murmansk, escreveu a TASS.

“Parece inacreditável. Parecia ensolarado no que eu vi. A única desculpa seriam fortes ventos laterais nas bases aéreas de onde a aeronave estava vindo”, disse Peter Layton, membro do Griffith Asia Institute na Austrália e ex-oficial da força aérea australiana, à CNN.

Durante o desfile em Moscou, os ventos tinha cerca de 15 mph, com rajadas relatadas em torno de 30 mph às 11h, horário local. A cobertura de nuvens também aumentou ao longo da manhã, com céu nublado durante o desfile, de acordo com a meteorologista da CNN Monica Garrett.

Chuva leve foi relatada após 12h30 local.

O único desfile aéreo programado no sul da Rússia, que deveria ser realizado na cidade de Rostov-on-Don, não aconteceu, disse a TASS, citando o serviço de imprensa do Distrito Militar do Sul.

FONTE: CNN

Subscribe
Notify of
guest

47 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments