VÍDEO: Reunião da Aviação de Caça 2022
Assista no vídeo abaixo como foi a Reunião da Aviação de Caça 2022, que contou com aeronaves de nove Esquadrões de Aviação de Caça da Força Aérea Brasileira:
- 1º/1º GAvCA – Esquadrão Jambock (Santa Cruz/RJ) – F-5M
- 2º/1º GAvCA – Esquadrão Pif-Paf (Santa Cruz/RJ) – F-5M
- 1º/14º GAv – Esquadrão Pampa (Canoas/RS) – F-5M
- 1º/10º GAv – Esquadrão Poker (Santa Maria/RS) – A-1M
- 3º/10º GAv – Esquadrão Centauro (Santa Maria/RS) – A-1M
- 1º/3º GAv – Esquadrão Escorpião (Boa Vista/RR) – A-29
- 2º/3º GAv – Esquadrão Grifo (Porto Velho/RO) – A-29
- 3º/3º GAv – Esquadrão Flecha (Campo Grande/MS) – A29
- 2º/5º GAv – Esquadrão Joker (Parnamirim/RN) – A-29
No Dia da Aviação de Caça, 22 de abril, os dois primeiros caças F-39E Gripen de série da FAB receberam seu batismo operacional.
É uma força á ser respeitada ?????
Os A-29 são os melhores da sua categoria, os F-5 foram modernizados há algum tempo atrás e tem capacidade BVR. E agora com a entrada do Gripen, somos a maior força aérea da américa do sul.
Se gabar por ter a melhor força aérea da América do Sul é um mesmo que um time grande se gabar por ser o melhor da Série B.
Na verdade a nível mundial a América do Sul está mais para série D. Kkk
Mas a FAB merece os parabéns, fez um ótimo trabalho nos últimos anos e hoje pode ser comparada à algumas forças aéreas do 1o mundo.
Ter orgulho do que se conquistou não atrapalha em nada o esforço por conquistar mais e é isso que a FAB vem fazendo com grande profissionalismo.
“E agora com a entrada do Gripen, somos a maior força aérea da américa do sul.”
Calma, o Gripen vai demorar um tempo ainda até estar full operacional nos esquadrões da FAB, quanto a ser a maior força aérea da América Latina, já éramos antes mesmo de qualquer Gripen por aqui.
Hoje, quem tem os caças operacionais mais capazes da região é o Chile com seus F-16 block 50 e a Venezuela com seus Su-30.
Venezuela com seus Su-30.
Fala sério kkkk
Ué! E eles não tem seus Su-30? 🤷🏻♂️
Opa Mauricio. SU-30 Desatualizados e sem quantidade correta dos que estão operacionais. Mas se for olhar os SU-30 Venezuelanos, 2 F-5 para cada um SU-30, fácil fácil, vitória certa.
Não subestime os caras, eles operavam F-16 enquanto a FAB usava F-5 e Mirage lll desatualizados!
Meu caro, ter é uma coisa e operar é outra. Quantas horas de voo você acha que cada piloto tem? Acha que os venezuelanos têm a mínima condição de dar manutenção nesses aviões ou grandes quantidades de peças sobressalentes? Qual avião de AEW&C irá dar suportes a esses aviões? Fala sério. Qualquer um que entenda o mínimo de guerra conclui em 5 minutos que a força aérea venezuelana não oferece qualquer ameaça séria a uma outra bem treinada. Uns 2 ou 3 F-16s chilenos derrubariam todos os aviões da Venezuela em questão de horas e ainda sobraria combustível para os… Read more »
No olvidar los Typhoon de la RAF en las islas Falkland!
“Mas os SU-30 venezuelanos que mal saem do hangar?”
Fonte?
Fonte: Crise econômica sem precedentes e senso comum.
Na planilha sim. No céu, talvez.
O que não é lá grandes coisas.
Como assim entrada dos gripens? Se tiver uma guerra agora nós só temos 2, piada pronta… quem sabe em 2070 a gente tenha uns 30… gripenzetes é emocionado
Ué! O Gripen é o caça mais avançado da América Latina e começam a entrar em operação. Os F-5 estão atualizados, etc. Garanto que os vizinhos respeitam sim.
Typhoon de la RAF en las islas Falkland son los más avanzados de América Latina.
Os Typhoon que estão nas Falklands são da versão Block 8 Tranche 2 e eles não tem as capacidades do nosso Gripen.
Não tem suporte ao Meteor por exemplo.
FAB
Lembre-se que a Argentina sequer possui aviões supersônicos hoje…
Reuniao do sucatão. Que venham mais Gripens
Fred, a tenentada, hoje, produz uns vídeos bem bacanas! Ah, se existisse GoPro na minha época… Passou ali uma foto do pessoal com o quadro da Maria Boa. Antes o quadro era furtado das UAE, agora troca de dono todo ano. Tem a Maria Supersônica, fotografada em Porto Alegre pelo falecido e saudoso Bacci.
Deveria mesmo. Há tempos falo isso aqui. As Forças Armadas precisam, urgentemente, se aproximar da população. Dar visão ao que é feito. E isso de uma forma amigável, não com produções audiovisuais cansativas e pouco empogantes. Disseminar a cultura de defesa e a necessidade do adequado investimento militar deveria estar no topo de prioridades das FAs. Afinal, o cheque é do contribuinte. E são décadas incutindo na cabeça dos cidadãos que investimento em defesa é algo supérfluo. E esse objetivo deveria ser encarado tanto sob os aspecto positivo, melhorando a produção de conteúdo audiovisual em qualidade e quantidade, como no… Read more »
Maria Boa???
Hum…
Sim. É isso mesmo. Anos 50. Natal.
Inconfundível a música de abertura !!!
Hells Bells (Sinos do Inferno) da banda Australiana AC/DC. 💪🇧🇷🚀☠️👏.
BZ a todos !!!
Apesar de não gostar muito do AC/DC ,é muito melhor do que esses new metal e similares que cansam de colocar na maioria dos vídeos.
Parece que um sino grave é prelúdio de boa música, vide Hells Bells e For Whom the Bell Tolls (tudo bem que neste ultimo usaram uma bigorna, mas pra fazer som de sino hahaha).
Faltou levarem o P-47 pra recepcionar o Gripen. Pecado isso…
Parabéns, um evento maravilhoso e emocionante, gostaria de ter visto ao “vivo”!!!
Curiosidade off topic: Quantos AMX estão operacionais? Quantos modernizados e quantos ainda restam?
Eu tenho a mesma dúvida…
São 11 ativos, todos modernizados, sendo que um deles, o 5525, sofreu incêndio no motor durante testes do mesmo, em abril de 2019. O incêndio afetou a fuselagem traseira, base da deriva e dos estabilizadores horizontais, além do próprio motor. Desde então, esta aeronave está no hangar de manutenção da BASM/Ala 4. Não creio que voltará a operar. Logo, na prática são 10 aeronaves. Todos os exemplares não modernizados foram desativados no final de 2019.
Off# Tem um rumor que algo vai acontecer no dia 28, envolvendo a FAB e o M-346FA.
De onde vem esse rumor?
Provavelmente vira uma comitiva Italiana ao Brasil para fazer o trabalho comercial, coisa mais normal… ai a galera já crava como certa a compra do M-346FA.
Live do Caiafa em 26/04.
Não estou duvidando da sua informação, mas onde você leu ou viu
isso?
Em 2020 foi assunto por aqui o lobby da Leonardo junto da FAB pra tentar vender M-346… Será?
https://www.google.com/amp/s/amp.aereo.jor.br/2020/10/12/jatos-leonardo-m-345-e-m-346-para-a-fab/
Não seria mais lógico o jato de treinamento SAAB Boeing desenvolvido para o programa T-X da USAF ou algo baseado nesta plataforma?
O M-346 custa 25 milhões de dólares, não acho que o T-4A é esse preço.
Sim mas não necessariamente. Não conheço muitos detalhes do Red Hawk mas considerando que foi feito pra USAF e que envolve a Boeing, não creio que seja barato nem que seja visto com bons olhos pela FAB.
Segundo o balanço da Boeing, foi o segundo projeto militar deles que deu mais prejuízo no último trimestre.
Lembrando que desde o governo Trump, qualquer atraso ou aumento de custos é arcado pelo contratado (trauma do F-35).
Tbm to curioso pra saber do que se trata essa história
O pior é o Tutu comentar isso e sumir kkkk. raiva kkk
Achei a fonte, pessoal!
Foi na live de hoje do Caiafa. Dificilmente ele erra previsões de compras de equipamentos…
Vamos ver nos próximos dias se vai ser isso mesmo!
https://youtu.be/0WTvAnvCJTo
Bem, alguma coisa deve acontecer, mas não lembro dele ter citado compras. Só que haveria alguma notícia com relação à aeronave.
Pode ser uma compra, uma nova parceria com os italianos, talvez o anuncio de um programa da FAB que busca uma aeronave do tipo, quem sabe…
Eu ficaria muito feliz com uma aeronave dessa na FAB, desde que não prejudique as compras de Gripen.
Ele não fala de compras mas de como a produção do Xavante sob licença rendeu bons frutos para a Embraer e pra FAB. Sendo assim, se a fonte dele for boa (ele esteve na cerimônia da Caça em Santa Cruz, sabe lá com quem conversou), quem sabe não vem uma produção do M346 nos mesmos moldes? Penso que, se for isso, pode ser bastante benéfico para o país.
Gozado, voce digitou o nome da fonte e não teve seu comentário bloqueado.
Eu tinha informado o nome da fonte também, logo após o post do Tutu e levei um block.
Sou persona non grata pela pela chefia da casa… kkkkkkkkk
Já aconteceu comigo quando citei nomes de jornalistas e sites da área.
Eu comentei a fonte mais cedo, ficou retido.
Comenta de novo.
Não, mas era a mesma live do jornalista que o colega comentou acima.
Bem vindo a clube dos bloqueados Tutu, se usar Rexona sempre cabe mais um.
Kkkkkkkkkk
O comentário com o link que postei ficou retido também, mas algum tempo depois foi liberado.
Que desprazer ver esse “presidente” batizar o Gripen.
Parece que pra FAB foi uma grande honra, já que foi muitíssimo bem recebido. Inclusive o comandante da Força Aérea fez questão de salientar em seu pronunciamento que havia TRINTA E DOIS ANOS que um presidente não ia no aniversário da aviação de caça.
Único presidente desde o fim do regime militar que não está envolvido em esquemas de corrupção. Presidente honesto deveria ser algo normal, mas no Brasil não é, então penso que dada a raridade, orgulho deveria ser o sentimento.
Difícil ler um post desses, desse tal José de Souza. Não merece nem uma resposta.
Discordo Coronel. Fazer oposição é bom pra democracia mas o pessoal da oposição atual não faz isso. Se o PR estiver passando no Lago Norte e tiver alguém se afogando: Se pular pra salvar vão dizer que foi combinado e que ele fez isso por votos Se pular um segurança vão dizer que ele só se importa consigo mesmo Se não pular ninguém, vão dizer que ele é insensível e deu ordem para deixar o cara morrer. Seja quem pular, se não salvar, vão dizer que foi porque demoraram muito Enfim. São mil possibilidades mas o resultado é só um.… Read more »
Amigo, o Dia da Aviação de Caça comemora o esforço brasileiro no combate ao nazifascismo nos céus da Europa, na Sehunda Guerra Mundial. Não tem só a ver com o tipo de Aviação. Nesse sentido, a segunda que teria importância semelhante seria a Aviação de Patrulha (que já deveria estar sob responsabilidade da MB há décadas!), que combateu os submarinos alemães no nosso litoral. Não havia nem Transporte nem REC, brasileiros, na guerra na Itália.
Nas datas referentes à FEB, acho que deve comparecer, também. Aliás, não sei que dia o EB comemora isso. Nunca soube.
Não exatamente. Regulava o tiro da artilharia. O extinto 1°/13° herdou essa missão.
É mesmo é ??!
Se fosse o nine finger ia quebrar uma garrafa de 51 no radome da aeronave pra sua felicidade e prazer…rs
Se os Gripen ficarão em Anápolis pq o 1GDA não participou? Belas imagens e montagens mas poderiam colocar o som do Sepultura, ficaria mais brasileiro o clipe…
O GDA está migrando para o F-39 e, que eu saiba, os F-5M estão fazendo apenas o alerta e com pouquíssimas células mais no esquadrão. Suas aeronaves estão sendo enviadas para o Pampa e para o Grupo de Caça, assim como foi feito com os F-5M do Pacau.
Além das belas imagens da pista e o pavilhão de dirigível. Me chamou a atenção as montanhas ao fundo. São cones vulcanicos?
Salvo engano, são picos da Serra do Mar.