Hoje o Doolittle’s Raide completa 80 anos.  No dia 18 de abril de 1942, 16 bombardeiros B-25 atacaram o Japão, decolando do porta-aviões USS Hornet, em resposta ao ataque a Pearl Harbor.

Os estragos produzidos no ataque foram insignificantes, mas mostraram aos japoneses que eles não eram invulneráveis.

Todos os aviões foram perdidos no ataque, 11 dos tripulantes morreram (três mortos pelo Exército Japonês na China ocupada), mas 13 equipes conseguiram retornar às forças americanas.

Taken from the deck of the U.S.S. Hornet (CU-8) of a B-25 bomber on its way to take part in the first U.S. air raid on Japan.

Doolittle_Raid.jpeg

Subscribe
Notify of
guest

39 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rodes

Épico.

Alexandre Cardoso

Nunca tinha visto fotos disso, até achava que não existisse ou não existisse mais.

LucianoSR71

Então creio que vc vai gostar de ver esse vídeo c/ imagens originais da época:
https://www.youtube.com/watch?v=M-uSs0AagBc

Angelo

Muito legal…quase igual ao filme…ou seria o contrario?? kkkkk

LucianoSR71

Tentei postar um video do Youtube, mas ele ficou retido, então procure:
Doolittle Raid Over Tokyo (Newsreel)

LucianoSR71

Estou tentando lhe passar um video, mas estou sendo bloqueado.

Alexandre Cardoso

Valeu, já vi o vídeo do link que tu enviou. Muito Obrigado!

LucianoSR71

Deu um pouco de trabalho p/ sair o link aqui, rs, mas se vc gostou valeu. Mais abaixo eu coloquei p/ outro colega que tem um vídeo muito bom sobre toda a operação no canal Sala de Guerra no YT, se vc ainda não viu, recomendo – O Ataque de Doolittle: Trinta Segundos Sobre Tóquio – DOC #50

LucianoSR71

O desespero de ver as sucessivas derrotas acachapantes p/ os japoneses fez c/ que os americanos apelassem p/ uma operação cujo perfil de ousadia e risco se assemelhava as que os britânicos já haviam feito e fariam muitas outras durante a 2ªGM. Se vc não pode impingir um forte golpe no inimigo, pelo menos atinja sua moral e c/ isso eleve a sua.

Leandro Costa

Doolittle foi uma das figuras mais importantes da Segunda Guerra Mundial e da aviação em geral.

LucianoSR71

Um piloto que sobreviveu a pilotagem de um Gee Bee e ainda ganhou as principais corridas aéreas da época: Schneider, Bendix, and Thompson – só isso já o colocaria na galeria de imortais da Aviação, mas ele ainda foi c/ 45 anos liderar o ataque ao Japão, que muitos julgavam ser suicida. Ele morreu c/ quase 97 anos.

Leandro Costa

O cara era incrível. Lutava boxe com os filhos. Originalmente era piloto de caças, mas desde cedo fazia pilotagem de testes e desenvolvimento de diversas técnicas de navegação e pilotagem que usamos até hoje. Foi um dos primeiros (senão o primeiro) doutorado em ciências aeronáuticas dos EUA, e isso na década de 1920. Depois que saiu do Exército foi executivo da Shell, e ainda ajudou à desenvolver e, principalmente, à convencer a Shell de produzir e se preparar para a produção em massa de combustíveis de alta octanagem e isso por si só já aumentava o alcance das aeronaves americanas.… Read more »

Reinaldo Deprera

Quem conheceu algum parente dos tripulantes mortos sabe o quanto esse pessoal é admirado até hoje.

Silvano

Essa geração de norte americanos que cumpriu essa missão não existe mais hoje em dia naquele país. O Brigadeiro Doolittle seria hoje um brigadeiro Trans, estaria preocupado com outras coisas, estaria cumprindo agenda globalista, e nunca a defesa de seu país. O Brigadeiro Doolittle desenvolveu dois dos mais precisos e úteis instrumentos de navegação aérea, hoje comuns, o horizonte artificial e o giroscópio direcional, realizou o primeiro ‘voo cego’ completo do mundo.Doolittle comandava pelo exemplo. Outro tarado desse tipo era o Douglas MacArthur. MacArthur lutou na primeira guerra mundial, e havia uma posição alemão que ninguém conseguia tomar, Mac então… Read more »

SANTOS

Acho melhor ir consultar um psiquiatra, sério.

Rinaldo Nery

O Silvano está correto no seu comentário. Só acho que, salvo melhor juízo, McArthur foi a maior média geral de West Point até os dias atuais.

Leandro Costa

Sobre a média geral eu não sei. O que eu sei é que ele foi superintendente de West Point por um tempo e modernizou o currículo, tornando-o mais profissional no geral. Tem uma excelente biografia do MacA chamada ‘American Caesar’ que recomendo bastante.

Heitor

Engraçado que quando o Trump era presida ninguém falava isso… Muito cômico como os pensamentos mudam após uma simples eleição… Quando Trump era presidente, falava-se em se juntar a OTAN e tudo mais.. 2 anos (2 anos!) Tudo mudou, os EUA são fracos agora, a OTAN não presta (“imperialistas?”) e a fina eleitoreiros, lá vem aquele papinho da invasão da Amazônia.. esse pessoal da internet é um mistério

Inimigo do Estado

Ninguém precisa ir à guerra hoje, evoluímos o suficiente para isso. Dizer que antes era melhor por que nego iria se matar por objetivos que não eram os seus é babaquice.

José maria

Na matéria de capa diz 80 anos e na reportagem diz 70 anos mas pelo ano do acontecimento 1942 são 80 anos mesmo

Alexandre Galante

Obrigado, corrigimos.

Tales

Boa tarde, tem algum filme relacionado a esse ataque,

pangloss

De cabeça, lembro de “Trinta segundos sobre Tóquio” e “Pearl Harbor” – mas, neste último, o raid de Doolittle é apenas incidental, e você terá que aturar muita xaropada para ver só um pouco sobre o ataque.

Andre K

Midway (2019) também aborda esse reide.

Leandro Costa

Midway, de 1976 também mostra o ataque nas primeiras cenas do filme. Essas poucas cenas, muitas tiradas de ’30 Segundos Sobre Tóquio’ são melhores do que qualquer cena de ‘Pearl Harbor’ hehehehe

André Sávio Craveiro Bueno

Assisti a esse filme no cinema com meu pai, creio que em 1978. Com Charlton Heston e uma constelação.

Leandro Costa

Exatamente! Infelizmente nessa época eu não estava na Terra ainda, mas teria adorado ter visto no cinema, assim como ‘Tora! Tora! Tora!’ e ‘Uma Ponte Longe Demais.’

LucianoSR71

O canal Sala de Guerra no YT fez um video há uns 2 anos muito bem feito e detalhado – O Ataque de Doolittle: Trinta Segundos Sobre Tóquio – DOC #50

109F-4

Li em alguma reportagem (faz tempo) que, para diminuir o peso e ajudar os B-25 a decolar de um PA, retiraram todas as .50 e substituíram por cabos de madeira pintados de preto.

LucianoSR71

Assista o video do Sala de Guerra que me referi num comentário mais acima p/ o Tales, vc verá todas as modificações que foram feitas nos B-25 p/ esta missão.

Silvano

Eram cabos de vassoura, também levaram latas com combustível.

Roberto Santos

Pensando aqui com meus botões, dois caças Ucranianos MIG 29 armados cada um com duas bombas de 250 kg, tirar direto de alguma pista logo depois de Kiev, daria uns 700 km de voo baixo, a toda potência, sem volta ( ou com se der ), direto pra Moscou e jogar as ditas no kremlin. Seria um feito maravilhoso para a historia.

Inimigo do Estado

Iria levar um S-400 nas fuças 150 km antes de chegar no Kremlin.

Roberto Santos

Massa…..jogava antes, aos 149 km na prefeitura de Smolenk

Reinaldo Deprera

Voando baixo não ia não

Hank Voight

Caro “defensor da liberdade” os ucranianos acabaram de atacar um alvo vital a 120 km da fronteira e os S-400 nada fizeram…rsss

Aliás o S-400 é o famoso virgem de 40 anos..kkk

Reinaldo Deprera

Sonho com isso desde o primeiro dia da guerra e tenho a impressão que isso vai acontecer mais cedo ou mais tarde.

Segio

B-25

Angelo

O filme Pearl Harbor (Affleck e Baldwin) retrata uma parte dessa histórica passagem…muito legal…