VÍDEO: O primeiro voo dos novos caças Gripen no Brasil
Os novos caças Gripen de produção em série chegaram no Brasil! Conduzidos por pilotos da Força Aérea Brasileira, no dia 06 de abril de 2022, eles saíram do Aeroporto Internacional de Navegantes (SC) para o Centro de Ensaios em Voo do Gripen, nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP). Veja como foi esse momento.
Vida longa ao Grifo !!!💪👍🇧🇷🚀 Grifo é uma criatura lendária de origens asiáticas milenares. Sua descrição mais corrente o mostra como um híbrido metade águia e metade leão, mas foi uma imagem comum em uma ampla gama de civilizações do Oriente e Ocidente, onde sua representação e atributos variaram significativamente. No Oriente, no Egito e na Grécia arcaica manteve durante longos séculos uma forte ligação com o sagrado, sendo representante de deuses e invocado em rituais e cerimônias, associado à justiça, à luz e à autoridade divinas e ao ciclo da morte e renascimento. Um grifo em gravura de Wenceslas… Read more »
Ops !!!
Esqueci a imagem !!!🤦♂️
Foi mal !!!
Olá a todos. Um momento importante para a FAB e para o país. Parabéns a todos os que estiveram envolvidos em todo o processo de seleção, projeto e construção do F39E.
Uma pena que o programa GRIPEN esteja seriamente comprometido.
Tudo por conta do déficit orçamentário da união que está defasado.
A Embraer já tinha levado calote com os KC e agora a SAAB vai entregar os GRIPEN proporcionalmente ao que receber do governo brasileiro.
Isso sem falar das corvetas que parece foi pro beleléu.
Comte Farinazzo está indignado.
O pagamento só inicia após a entrega do último. Estuda antes de postar.
Olá Rinaldo. Na verdade, o contrato assinado pelo governo federal estabelecia que os pagamentos ao banco começariam no momento da entrega do primeiro caçar (o 4100). Desde a assinatura do contrato, o banco sueco tem feito os aportes em moeda local para a SAAB.
Podia ir dormir sem essa, hein, Rinaldo Nery?…rsrsrsrs
Durmo bem toda noite.
O Cmdt. Farinazzo está indignado a bastante tempo porque o Brasil não tem bomba atômica. Parei de seguir o canal porque todo vídeo era isso, independente do tema. Um bomba não iria garantir nossa soberania mas sim, ameaçá-la por meio de sanções econômicas. A Rússia só vai conseguir se manter em pé devido a sua importância na produção energética mundial. Bem diferente de nós.
Referente ao KC-390, dizer que a FAB deu calote na Embraer é, primeiro, falta de respeito, falta de conhecimento sobre o programa, projeto e o motivo da redução do pedido.
Caro Renato. Essa discussão sobre deficit fiscal é bastante equivocada. Os EUA e o Japão têm sucessivos deficits fiscais e nem por isso suas economias são mais fracas que a Arábia Saudita, por exemplo, que tem sucessivos superavits. Política econômica geralmente é anticíclica (o que impacta na ideia de deficit e superavit). Quando a economia está aquecida, o governo acumula superavit e tenta aplica politicas de contenção econômica. Quando a economia está em recessão, o governo deve ampliar os gastos públicos para reverter o ciclo econômico, ampliando o déficit. Está lá em qualquer livro de macroeconomia. Sobre os pagamentos do… Read more »
Você esqueceu que faz muito tempo que o governo federal não tem superavit. Até quando tinha superavit primário (desconsiderando os juros), a divida não parava de subir. Só em 2020, para enfrentar a covid (auxílio emergencial, mandar dinheiro para os Estados, cobrir dívidas não pagas de Estados, socorrer empresas), o déficit foi de 770 bilhões de reais. Você achar que tem de fazer “política anticiclica” para comprar 28 kc 390 e não 21… Só porque o desgoverno anterior disse que tinha de ser 28… Por falar nisso, o governo federal não pagou pelo desenvolvimento do KC 390? Se pagou, a… Read more »
Caro Nonato. Acho que você confundiu as coisas. Politicas anticíclicas são aplicadas em um contexto macroeconômico. Em períodos de crescimento econômico, o governo pode acumular reservas, reduzir a dívidas externa, alongar os prazos da dívida, etc. Em períodos de recessão, o governo precisa elevar os gastos em infraestrutura, aumentar os gastos sociais, etc, elevando a dívida pública. O problema dos gastos militares brasileiros nada tem a ver com os ciclos econômicos porque têm sua origem na sua estrutura anacrônica, perdulária e ineficiente. O país passou por anos de expansão econômica e de recessão, sucessivos sem que as forças armadas tenham… Read more »
Zé Ruelas
Lindas imagens…Agora é real !
Agora o “avião de papel” tá em solo ( céu ) brasileiro, um pulo de qualidade tão grande que nem parece real, aguardamos por mais de uma década esse momento .
Enfim conseguimos reunir profissionais excelentes e tecnologia no estado da arte … Agora só falta a quantidade.
De acordo. Qualitativamente falando, não há a menor dúvida, foi um grande salto para nossas FAs.
Sim evoluiu..
Antes era de papel, agora é conta-gotas.
Surgiu uma dúvida, nesses casos as aeronaves são direcionadas pelo controle aéreo civil ?
Olá Luiz. No Brasil o controle de tráfego aéreo e o sistema de defesa aérea são integrados. É uma coisa só.
Não é bem assim. É como expliquei acima.
Olá Rinaldo. Eu lembro de termos tido um longo debate sobre o sistema integrado de controle de tráfego e defesa aérea, sobre o financiamento do DECEA pelas taxas das empresas, sobre o tamanho do pessoal do DECEA (acho que 25 mil) e sobre as vantagens econômicas e estruturais de um sistema integrado. Achei o mais importante pontuar que ao contrário dos EUA, por exemplo, onde existiam (não sei como ficou depois do 11/set) dois sistemas independentes (um de controle de tráfego e outro de defesa aérea), o sistema brasileiro é integrado.
Sim. O Rádio Callsign utilizado por eles foi o “PROVA NEGRO”.
Pra quem tem o Live ATC: procurem pelo canal: SBRP Tower/Center. É possível escutar o controle academia. Quando os aviões da Embraer estão em voos de ensaios é possível escutar eles na fonia. Solicitando blocos de níveis e etc. Uma vez escutei o piloto do Gripen voando com o Callsign X-RAY 01. Era o Carlos Chester naquele dia. Saudações!
Nada a ver call sign c controle.
Só fiz uma explanação corone.
Olha Amigo, independente de ser civil ou militar, eu espero e desejo que o controle de aeronaves em voo no país seja feito pelo mesmo órgão, eu fico mais tranquilo em andar de avião dessa maneira. Menos provável que tenhamos “batida” e “abatida”.
É feito pelo mesmo órgão. E ninguém vai bater. Ninguém voa no mesmo ñível no mesmo lugar.
Calma Coronel, já houve batida sim em nosso espaço aéreo, vamos lembrar do caso do avião da gol e o legacy, foi constato negligencia e imperícia do piloto do Legacy. Mas que houve, houve!
1 acidente em milhões de vôos. Há um relatório de investigação que mostrou uma sucessão de erros de várias partes, que já foram corrigidos.
O piloto militar pode escolher se quer voar na COM (Circulação Aérea Militar) ou na CAG (Circulação Aérea Geral). Se quiser voar na COM preenche um plano de vôo tipo VOCOM. Na COM será controlado pelo COPM (Centro de Operações Aéreas Militares), e não pelo ACC (Centro de Controle de Área). Quando controlado pelo COPM são utilizadas as frequências de Defesa Aérea, confidenciais. Cada CINDACTA possui um ACC (civil) em um COPM (militar). Por isso chama-se sistema integrado. Se for voar na COM, antes de decolar tem q ligar pro COPM e receber o briefing do Sargento q vai controlar… Read more »
Obrigado coronel.
Achei interessante que no assento estava escrito “Rear/Single” o que me leva à crer que o assento ejetor para o monoplace seja o mesmo do assento traseiro da versão biplace.
Tem bot tão acostumado a te negativar que até em comentário técnico tão fazendo isso
Hehehehehe
Faz parte. Aliás, se alguém tiver mais informações sobre os assentos, ficarei grato.
Caro Leandro: a definição “rear/single” acredito que se refira ao fato de esta ser a versão específica para monopostos. Quando se trata de bipostos a nomenclatura é “twin seat” e pode ser vista no link: https://martin-baker.com/products/new-seat-installations-retrofits/
O “rear” provávelmente se aplica à posição do sistema ejetor, no lado oposto às pernas (ver a foto no link)
Nada a ver.
Continuando um pouco no tema, vc veja (no link…) que alguns dos modelos que antecederam o MK10 usado nos Gripens, possuem os propulsores de ejeção embaixo do assento, enquanto que no tipo “Rear” tais elementos são posicionados no frame que forma o apoio para as costas do piloto.Acho que a nomenclatura se defe a esse lay-out. Já perguneti pra eles. Vamos ver o que respondem! Abs
Viu Leandro, mais uma curiosidade: o modelo utilizado pelo A-29 Tucano é o MK8; no catálogo não fica clara a distinção (pelo menos não vi) entre modelos “single” e “twin”; então para o F39F não sei se o MK10 terá versões específicas ou se ambos serão idênticos ao do F39E. Entendo que por ser um elemento certamente muito caro fica mais fácil prover anteparos específicos isolando os assentos do piloto e do segundo tripulante.
Rommelqe, o assento do A-29 é o MK 10, o mesmo do F-5M, A-1 e do Gripen. O MK 8 equipa o T-27.
Mk8-BR-LC. Voei 12 anos sentado neles.
Eu sei Flanker! Veja meu primeiro comentário acima! So citei o MK8 para analisar qual seria um modelo utilizado no assento de tras de um biposto, o qual reproduzo abaixo….
“Continuando um pouco no tema, vc veja (no link…) que alguns dos modelos que antecederam o MK10 usado nos Gripens, possuem os propulsores de ejeção embaixo do assento, enquanto que no tipo “Rear” tais elementos são posicionados no frame que forma o apoio para as costas do piloto.Acho que a nomenclatura se defe a esse lay-out. Já perguneti pra eles. Vamos ver o que respondem! Abs”
“Rommelqe Reply to Leandro Costa
2 dias atrás
Viu Leandro, mais uma curiosidade: o modelo utilizado pelo A-29 Tucano é o MK8; …”
Eu respondi essa tua afirmativa.
OK! Concordo,o MK8 refere-se ao A-27 e não ao A-29!
Os assentos são os mesmos, p nacele dianteira ou traseira. É assim p qualquer avião do mundo.
Prezado Roberto: realmente pelo que pode ser visto os canopy breakers são diferentes mas os assentos em si são aparentemente (pelo menos até onde pode ser visto na foto que vc publicou) idênticos.
Consultando o catalogo da MB (vide link que publiquei acima), contudo, eles fazem uma distinção para o lay out single e o twin. Se receber uma resposta deles divulgo aqui! ABs
Eu também acho que é isso, Leandro.
Muito bom
Muito show de bola, parabéns aos envolvidos.
Só achei estranho não ter escolta dos F5. Mas acho que quando eles forem para casa em Anápolis, terão as escoltas.
Que logo estejam operacionais; que logo terminem as entregas, que logo seja contratado o segundo lote.
Interessante, os pilotos br usam capacetes suecos.
“Avião de papel” – detratores do Gripen E
Como vivem, de que se alimentam e ondem moram esses detratores? Amanhã no globo repórter
É um caça leve e muito bonito!
Videozinho fraco, hein?
Depois dessa guerra da Ucrânia nem sei mais se é um elogio falar “matador de sukkoy”. Mas de qlqr maneira bem vindo matador de sukkoy!
Será q a FAB tmbm ñ teria planos de adquirir um segundo modelo de aeronave, mais pesada e com maior capacidade de carga útil? Uma aeronave de características mais ofensiva!
Não, não existe esse plano.
Deveria ter.
Olá Ivan. Creio que a padronização de um avião de caça é a melhor opção para a FAB. Aliás, a FAB terá dois tipos de avião de caça. O A29 e o F39.
Prezado Camargoer, é o seu ponto de vista.
Quando a econômia é orçamento das FA estiverem com crescimento estável e sustentável, quando a FAB tiver (ao menos) aeronaves suficientes para substituir todos os AMXs e F5s (mesmo o gripen fazendo muito mais que ambos), quando assumirmos um papel maior na sua fabricação e quando existir uma oportunidade de coparticipação sem que haja necessidade de compra excessiva (que não concorra com o número dos gripens), aí sim a FAB poderia começar a pensar. Mas ela está agindo de forma correta. Um passo por vez. Nunca, mas nunca, a FAB esteve tão no caminho certo com este três alicerces: KC-390,… Read more »
Ok.
E é o ponto de vista da FAB. E também de muitas outras forças aéreas do mundo, como a sueca, por exemplo
Olá Ivan. É o ponto de vista da FAB, com o qual concordo (a FAB tem outros pontos de vista que discordo).
Claro, prezado. Eu já tenho muitas ressalvas, porém é melhor do que não ter FA alguma.
Sds.
Eu vejo assim também, nobre Camargoer. Devagarinho as coisas vão mudando, para o mais acertado espero.
Sds.
Penso que no futuro, talvez até em função da operação do Gripens e da saída de cena dos A-1, a FAB pode optar por um LIFT como o M346, IAK-130, Hongdu JL-10 ou o novíssimo Hurjet da TAI o qual já conta com a participação da AKAER no seu desenvolvimento. Está aeronave poderia complementar os Gripens a um custo mais baixo.
Essa é a sua opinião, não a da FAB
Não diga, ainda bem que você me avisou.
Ah, então tá. É que você lembrou o Camargo que a opinião dele era a opinião dele. Eu também acho que isso é meio óbvio
Parabéns, você ganhou o prêmio! O comentário mais sem noção dessa matéria. E olha que tem sido uma disputa muito difícil. Mas você se superou.
Como assim, “mais ofensivo”? O Gripen é um caça de defesa aérea, ele é essencialmente defensivo, como todas as aeronaves desse tipo, mas é multifunção e, por isso, pode desempenhar funções ofensivas, como todos as demais aeronaves da sua categoria. O Gripen E é tão “ofensivo” quanto um Rafale, um F/A-18 ou qualquer outro caça multifunção atual
Você só arruma treta com a galera, não tem opinião própria. Isso é inveja. Cresça e apareça.
Eu estou aqui justamente dando a minha opinião sobre os assuntos discutidos. E a minha opinião é a seguinte: 1) O Gripen E tem IRST, que não veio instalado, mas vai ser. 2) o Gripen E é um caça multifunção e, portanto, ele pode ser usado tanto defensivamente como ofensivamente, igualzinho aos demais caças da categoria dele. 3) A FAB não precisa comprar um outro caça para complementar o Gripen, justamente porque o Gripen E foi projetado para ser um caça multifunção. 4) Pintura de caça não é questão de estética, é uma questão técnica. Quem não concordar com os… Read more »
“De série”, mas ainda sem IRST.
Alguém vai falar da pintura.
A pintura ficou muito bonita… na minha opinião!!!
Bonita a pintura é, mas é de zero criatividade da FAB, sem identidade alguma já que é o mesmo padrão de pintura sueco.
A única força aérea que teve criatividade de pintar o Gripen com um padrão diferente do sueco foi a África do Sul.
Criatividade? Isso é um caça não é um carro alegórico concorrendo a uma premiação.
Se a pintura já é bonita e funcional para que reinventar a roda?
Ou sugerir que a FAB deve comprar também o F-35
Puxa saco
Nossa, fiquei impressionado com os seus argumentos
Posso opinar???kkkkk
Prefiro este esquema (pintura) adotado para o Gripen do que aquela camuflagem dos Mike e do KC-390. Em termos de Psicologia Gestalt, fica perceptivamente melhor.
Sinto muito mas a estetica tambem tem que ser levada em conta.
Caro Rinaldo, a FAB está fora de moda. Os F-39 deveriam ser pintados como nos Tiger Meet, cada um de um jeito. Seria criativo, as crianças iriam gostar e talvez até espantassem os intrusos antes de disparar um tiro. <Fim da ironia>
Para, vai! Você não pode estar falando sério. Se fosse um zé ruela sem noção, mas você sabe exatamente o tamanho do absurdo que você está falando.
É impressionante como as matérias sobre o Gripen geram esse tipo de comentário. Isso é proposital. Mas não adianta, se vocês aceitarem vai doer menos
Vejo por outro lado, o primeiro Gripen que chegou no Brasil já veio sem o IRST e continua sem, esse Gripen é para testes, já faz um bom tempo que ele está no Brasil, durante esse tempo todo se o equipamento já estivesse instalado a FAB já poderia ter uma noção melhor de seu potencial e uma experiência melhor no uso.
Sim Mauricio, o que você disse faz sentido. Mas até agora a FAB não falou nada sobre o Gripen brasileiro não ter IRST. Eu acho que a FAB não teria porque esconder essa informação. Se não me engano, os próprios editores do blog já disseram que o IRST ainda será instalado, e eles são muito bem informados
JT8D, eu não tenho dúvidas que o Gripen brasileiro terá o IRST, nesse ponto eu concordo com você, na minha opinião é só a demora mesmo.
“…vei, zé ruela sem noção…”
Stalking é crime
Pelo jeito você é o moderador do blog
Eu sempre falei sobre o IRST, ou sobre a ausência ou demora dele, mas já chegou em um ponto que eu nem falo mais nada.
Que bom. É menos um torrando a paciência.
Se você não gosta dos meus comentários é só pular eles, simples assim.😉
Com essa configuração limpa, podia ter rolado um supercruise… rs
A SAAB já demonstrou supercruise nessa configuração atual?
Podiam ter feito uma passagem baixa em São Paulo com quebra da barreira do som…. 🙂
Parabéns FAB. E lembrem-se 36 é pouco. No mínimo mais 30 mas o ideal mesmo é o planejamento inicial de 108 caças.
A FAB nunca esteve tão bem armada como agora:
90 aeronaves novas = 66 Gripens E/F + 22 KC390 + 2 A330 MRTT,
sem contar com a quantidade de Armas:
200 Misseis Avançados = 100 Misseis Meteor + 100 Misseis IRST
Você quer dizer 3 Gripens, 4 KC-390 e nenhum A330, né?
Isso é a realidade.
O resto está em algum lugar entre o contratado, o planejado e o sonhado.
Ter o pé no chão é fundamental.
Mas antes de algo ser real, precisa ser planejado. Antes de algo ser fabricado, precisa ser projetado. E antes de ser entregue, precisa ser encomendado e fabricado.
Falou o avatar de mais de 30
Amigo, não dá nem pra entender o que você escreve
Ele disse que eu uso mais de 30 nicks também.😂
“Mas antes de algo ser real, precisa ser planejado. Antes de algo ser fabricado, precisa ser projetado. E antes de ser entregue, precisa ser encomendado e fabricado.”
No mundo perfeito é assim, mas estamos no Brasil esqueceu?
Como alguém já disse, aqui até o passado é duvidoso.
Eu torço como um louco para que tudo isso se realize, mas depois de viver tantas frustrações a gente vai cansando.
Digamos que em linha geral estão projetando uma força aérea bem moderna, quase de primeira linha. Não é brincadeira não, a qualidade dos vetores da FAB está quase no patamar de forças européias. Digo quase porque realmente muita coisa ainda é andamento, em fase de construção/concretização e falta também a quantidade em determinadas áreas, mas a direção me parece promissóra. A-29 R-99 E-99 UH-60 VH-36 … #Os drones ainda são uma lacuna. Aquele UCAV da Embraer parece uma ótima proposta mas saiu do radar por enquanto. #O 14-X também é uma ótima oportunidade, oferece uma base concreta para desenvolvimentos futuros… Read more »
Boa notícia!
Um passo importantíssimo.
Porém, o Brasil está mto longe de ter o que precisa ter em termos de força militar. Não é “proporcional” a toda sua atual e potencial riqueza natural. Temos de tudo que de fato interessa ao mundo, hje e para o futuro. E fazemos mto pouco, planejamos e o executamos pouco nesse sentido. Um dia a conta vai vir e não será barata.
E não adianta usar a fraca desculpa de soft power e/ou a “paz” com nossos vizinhos.
O mundo não tem fronteiras para o interesse econômico.
Em relação a pintura eu preferia a do padrão dos Mikes.
Deus nos livre rs
Boa! Kkkkk
Que horror. Nem para ir ao Vietnam isso serve. Isso nao e’ camuflagem, isso e’ mancha de tinta.
Já o fez, rs.
Amen.
Sai pobreza!
Por quê esses Gripens não têm o IRST?
Mds, toda hora isso.
Vão ser instalados, tenha calma!
Amigo, esse tipo de comentário é proposital. Não é ignorãncia, é má fé
O stalking falando de má fé
Se você tem algo a dizer, diga. Seus comentários não fazem sentido
Porque não instalaram. E porque não instalaram? Porque é um equipamento muito caro e sensível para vir montado no avião.
Você reparou que ele veio sem os Meteor e os Iris-T?
Prove
Eu estou dando minha opinião, que é baseada em fatos de conhecimento público (que o IRST é um equipamento padrão do Gripen E). Quem tem que provar alguma coisa é quem afirma o contrário
Ué, mas você acusa todos os que tem opinião própria que você sabe do que a FAB precisa. Sua proposição é falsa.
Daqui uns dias vai ter boneca inflável em forma de IRST….vibrador em forma de IRST….e vários outros “brinquedinhos” com o tema IRST!!! Já tá virando fixação patológica isso!!!
Não instalaram o IRST do caça. Será mais um pé de boi incompleto nas nossas forças Armadas? Eu não me surpreenderia
Você deveria se informar antes de escrever essas coisas
Onde você se informa?
As pessoas têm preguica de ler todos os comentários. Daí postam pela enésima vez coisas que já foram respondidas “n” vezes.
No Poder Aereo
Eu imagino que quem negativa um comentário como o seu devem ser os mesmos que perguntam se não vai ter IRST. Paciência, o preço da liberdade de expressão é aturar gente mal intencionada (eu ia usar um termo mais específico, mas meu comentário ficaria preso)
Ninguém fala do gripen F…
Não estão desenvolvendo?
Estão esperando alguma coisa?
Certificação do E?
Mas não poderiam ir adiantando?
Hoje em dia é tudo no computador.
Ou alonga o avião ou sacrifica alguma coisa (combustível ou carga).
Se eu fosse a Embraer seria um pouco mais ousado e tentaria inovar alguma coisa tipo incluir algum material composto para reduzir o peso e alongar sem prejudicar alcance ou carga.
Ou mexer na configuração interna para encontrar mais espaço…
É incrível como uma notícia boa gera tanta desinformação. Só pode ser gente mau intencionada querendo gerar confusão. Seja o assunto do IRIST que já foi explicada “n” vezes, seja o assunto da versão F biplace que ninguem fala nada, etc. No caso do IRIST, por ser um equipamento sensível instalado externamente na aeronave, qual a necessidade de ele vir instalado no transporte de entrega? Seria a mesma coisa que transportar os caças com os mísseis instalados. Quanto à versão F, ela está em projeto. Não sei quando teremos os protótipos operando nem as características dessa versão porém, eu como… Read more »
Prezado, esse assunto do tal do IRST já torrou o saco.. E de fato, hoje só fala nisso quem quer apenas tumultuar e perturbar mesmo. Mas em relação a versão “F” a coisa anda muito quieta mesmo. Se a versão “E” já está sendo um parto a fórceps, com entregas sendo feitas a conta-gotas e ainda os poucos que são entregues têm que passar por uma espécie de purgatório interminável.. Teste, teste e mais testes que nunca acabam.. O que podemos imaginar do biplace??? Quando o primeiro estiver 100% operacional quantos anos já terão se passado desde a entrega do… Read more »
Lindo conteúdo.
Pergunta de leigo.
Não deveria ter aqueles pods IR logo a frente da cabine ?
Ou estou enganado?