Eve e Global Crossing Airlines assinam Carta de Intenção para até 200 aeronaves eVTOL e futura colaboração em Mobilidade Aérea Urbana
Melbourne, Flórida, 16 de março de 2022 – A Eve UAM, LLC (“Eve”), uma empresa da Embraer S.A. (“Embraer”) e a Global Crossing Airlines Group, Inc. (JET: NEO; JET.B: NEO JETMF: OTCQB) (“GlobalX”), com sede em Miami, assinaram uma Carta de Intenção (LoI, na sigla em inglês) para um pedido de até 200 aeronaves eVTOL (sigla em inglês para aeronaves elétricas de decolagem e pouso verticais). A encomenda está incluída na carteira de pedidos da Eve de 1.785 eVTOLs. A empresa espera iniciar as entregas em 2026.
O acordo proporciona uma colaboração promissora que pretende explorar o desenvolvimento de um ecossistema para escalar a Mobilidade Aérea Urbana (UAM na sigla em inglês) e reforça o Conceito de Operações (CONOPS) em Miami-Dade anunciado hoje. A experiência da GlobalX como companhia aérea contribuirá não apenas para a formulação da infraestrutura necessária para permitir voos com eVTOLs, mas também para a implementação das aeronaves da Eve nas rotas da empresa.
“Estamos honrados em trabalhar com a Eve Air Mobility e acreditamos que sua relação com a Embraer garanta que ela seja a fabricante de eVTOL mais bem posicionada. Estes eVTOLs nos permitirão expandir nosso mercado por todo o sul da Flórida, trazendo nossos clientes para seus voos nos Aeroportos de Miami e Fort Lauderdale, bem como voos locais dentro de Key West e Flórida Keys, Nápoles e Palm Beach. Isso nos ajudará a ampliar e expandir nossa marca”, disse Ed Wegel, presidente e CEO da GlobalX.
“Estamos muito satisfeitos com essa parceria com a GlobalX, que maximizará nossos esforços para estruturar as operações de Mobilidade Aérea Urbana. A experiência deles como companhia aérea contribuirá para a expansão e a implementação do eVTOL da Eve na América do Norte. A parceria também garante o compromisso das duas empresas em fornecer uma UAM de forma sustentável e fornecer à comunidade soluções mais rápidas e melhores”, disse Andre Stein, co-CEO da Eve.
A conclusão das transações contempladas na carta de intenções está sujeita à execução de acordos definitivos e ao recebimento de todas as aprovações regulatórias necessárias.
Siga a Eve e a Embraer no Twitter: @EveAirMobility @Embraer
Sobre a Global Crossing Airlines
GlobalX é uma companhia aérea de bandeira doméstica e suplementar dos EUA, que voa a aeronave da família Airbus A320. A GlobalX voa como uma ACMI (fretamento de aviões) de passageiros e companhia aérea charter que atende os mercados dos EUA, Caribe e América Latina. Em 2022, a GlobalX entrará no serviço de carga ACMI, com o cargueiro A321, sujeito a aprovações do DOT e da FAA (Departamento de Transportes e Agência Reguladora nos Estados Unidos, respectivamente). Para mais informações, visite www.globalxair.com.
Sobre a Eve Air Mobility
A Eve é uma nova empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de start-up, respaldada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem ampla para a indústria de UAM, oferecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica avançada (EVA), aliada a uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo fazem da empresa uma concorrente forte na indústria. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com.
Sobre a Embraer
Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda.
Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano.
A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Já são muitas cartas de intenção.
Aguardamos o voo do protótipo.
Roberto, creio que as estruturas apenas sustentam os rotores, sem a função de sustentação. Essa caberá apenas aos rotores.
Impressionante. Me lembro de ter visto fotos da operação do S-61 nesse serviço. E, se não me engano, o mesmo em uma cena de filme de Clint Eastwood, talvez dos primeiros Dirty Harry.
Roberto, ao que parece o Eve não terá asas. Aquelas são estruturas que contém os rotores, creio que com funcionamento similares aos dos helicópteros. E a função dessas estruturas não deverá ser a de sustentação.
Ou é um erro na ilustração ou um desafio tecnológico.
Que nada André, segundo esse Roberto o pessoal da Embraer deve ser formado por engenheiros que não entendem nada de aviação.
Fernando, qual a expectativa para o primeiro voo?
Você é um gênio… E as centenas de Eng. da Embraer devem ser um bando de idiotas!!!
Qual aeronave você já desenvolveu mesmo???