Drone proveniente da zona de guerra voa sobre países da OTAN sem ser molestado
Aeronave não pilotada caiu na Croácia depois de sobrevoar Romênia e Hungria
Um drone que sobrevoou vários países da Otan desde a zona de guerra ucraniana caiu durante a noite nos arredores da capital croata, Zagreb, provocando uma forte explosão e danificando carros estacionados, mas não causando ferimentos, disseram autoridades locais na Sexta-feira.
Um funcionário da Otan, falando sob condição de anonimato, disse que a “defesa aérea e antimísseis integrada da aliança rastreou a trajetória de voo de um objeto que posteriormente caiu em Zagreb”.
Anteriormente, o presidente croata Zoran Milanovic havia expressado preocupação sobre como “como um drone relativamente pouco sofisticado voou por mais de uma hora sobre os países da OTAN sem ser detectado”.
Milanovic disse que “está claro” que veio da Ucrânia. Um comunicado emitido pelo governo da Croácia disse que a “aeronave militar sem piloto” entrou no espaço aéreo croata da vizinha Hungria a uma velocidade de 700 km/h (430 mph) e uma altitude de 1.300 metros (4.300 pés).
“De acordo com as informações que tenho até agora, este objeto voador foi fabricado na Rússia, não temos certeza se pertence ao exército russo ou ucraniano”, disse o primeiro-ministro croata Andrej Plenkovic. Hungria, e de acordo com o primeiro-ministro (húngaro) Orban, chegou à Hungria vindo da Romênia.”
O governo disse que uma investigação criminal oficial será iniciada e a Otan foi informada. O acidente significa que o grande drone voou por pelo menos 560 quilômetros sobre a Croácia, Hungria e Romênia, todos membros da aliança militar ocidental.
Especialistas militares da revista online The War Zone disseram que a aeronave é provavelmente um drone de reconhecimento Tu-141 “Strizh” da era soviética que deve ter tido um mau funcionamento grave. Ele disse que a Ucrânia é o único operador atual conhecido do Tu-141, que tem uma envergadura de quase 4 metros (12 pés) e pesa pouco mais de 6 toneladas.
O conselheiro do Ministério da Defesa ucraniano, Markian Lubkivskiy, foi citado pela agência de notícias Interfax como negando que o drone que caiu na Croácia fosse ucraniano. Ele culpou a Rússia.
“Este drone não tinha marcações ucranianas”, disse ele. “Havia estrelas vermelhas nele” – um símbolo dos militares russos.
A Embaixada da Rússia em Zagreb disse que o drone foi fabricado na Ucrânia e que as forças russas pararam de usar Tu-141 desde a dissolução da União Soviética em 1991.
Ele disse que o drone caiu em Zagreb depois de ficar sem combustível.
O ministro da Defesa croata e o chefe do Estado-Maior do Exército descreveram o incidente como “sério”, mas disseram que mais detalhes serão revelados após a investigação em andamento.
As duas autoridades disseram em entrevista coletiva que a Croácia respondeu ontem à noite com o fechamento de seu espaço aéreo. Eles disseram que estiveram em contato com países vizinhos e a Otan e se recusaram a revelar de quem era o drone.
“Não podemos dizer neste momento de quem era. Esses são objetos voadores relativamente antigos que foram usados na União Soviética”, disse o chefe de gabinete, almirante Robert Hranj.
O ministro das Relações Exteriores da Hungria, Peter Szijjarto, disse em um post de mídia social na sexta-feira que as autoridades húngaras também estão investigando.
“De acordo com as informações atualmente disponíveis, o espaço aéreo de vários estados membros da Otan, incluindo a Hungria, estava envolvido no voo do drone”, disse ele.
O sistema de vigilância do espaço aéreo da Romênia disse ter visto na quinta-feira, 10 de março, um pequeno objeto aéreo que voou no espaço aéreo nacional por menos de três minutos.
A aeronave vindo da Ucrânia entrou por volta das 23h23 e deixou o espaço aéreo romeno por volta das 23h26, em direção à Hungria, disse.
“A evolução desta aeronave objeto por um tempo muito curto no espaço aéreo nacional, a alta velocidade, a baixa altitude de voo, associada ao terreno acidentado e às condições meteorológicas da época, não permitiu a utilização de outras medidas procedimentais para identificar esta aeronave em voo”, disse um comunicado.
O prefeito de Zagreb, Tomislav Tomasevic, disse que partes do objeto voador estão espalhadas em vários locais. Ele disse que as descobertas iniciais indicavam que foi um acidente.
“Ninguém ficou ferido e isso é uma boa sorte”, disse Tomasevic. “É um objeto relativamente grande. … É incrível que ninguém se machucou.”
A polícia croata disse que chegou ao local da explosão nos arredores de Zagreb após ligações de cidadãos locais. Eles disseram que encontraram uma grande cratera e dois pára-quedas em uma área arborizada. Alguns carros estacionados foram danificados.
Fotos da cena mostram pedaços de metal dos destroços espalhados pelo chão, um paraquedas pendurado em galhos de árvores e o que parece ser uma parte de uma asa. A polícia isolou a área para investigação. O Tu-141 possui paraquedas para pousos suaves.
Testemunhas citadas pela mídia disseram que primeiro ouviram uma grande explosão que sacudiu o chão, depois um cheiro fétido de querosene.
FONTE: AP, via WDRB
Vish, deu ruim!
Situação complicada… Nada impede que seja ate um cidadão da Ucrania… Tentando atrair a OTAN para a guerra.
Estou surpreso de isso não ter acontecido antes. Provavelmente mais incidentes como esses vão ocorrer.
Onde estavam os caças da OTAN que não abateram esse drone pré-histórico?
drone pré-histórico kkkkkk boa
Agora está explicado porque um Mig-21 derrubou um F-16.
‘Panela velha é que faz comida boa’.
kkkkkkk
Realmente panela velha faz comida boa, stinger vai fazer mais de 40 anos derrubando os russos do céu igual pato.
Os Ucranianos também estão usando os IGLAS-S de fabricação Russa. Aliás, a maioria dos misseis ainda e IGLAS.
Creio que os Ucranianos fabricam o IGLA também.
Heinz Guderian
Hoje, o Ministério da Defesa russo mostrou vídeo de Iglas tomados aos ucranianos.
Eles vão tentar rastrear a origem, pois acreditam ser de algum País da OTAN que utiliza esse aramento.
southfront.org/russia-is-working-to-determine-the-supplier-of-igla-manpads-captured-from-ukrainian-forces-video/
Você tem acesso aos vídeos do Ministério da Defêsa Russa?
Você parou de tomar seu medicamento antipsicótico ?
A Força Aéra Russa está evitando chegar perto de Kiev.
Stinger derrubando jatos e helicopteros russos e Javelins explodindo blindados e APCs. russos.
Você poderia até adaptar o ditado para “mig velho é que era coisa boa”, prq depois do mig21 foi só alvo.
E realmente esse único abate é algo para vc comemorar, juntamente com o abate único do f117.
E por falar de apreensão de material inimigo, segue foto de soldado russo (braçadeira branca) com seu novo troféu.
kkkk
Você esqueceu que um F-16 da Turquia abateu um Mig Russo perto da frontiera com a Síria?
Falando em Romenia…
A fabricante de automóveis LADA, da Russia… Ja esta tendo a produção suspensa, pela falta de componentes… Muitos vindos da Romenia !
A LADA pertence ao Grupo Renault e até agora não ouvi falar que ela vai sair da Rússia.
Ademais, se sair, seus bens serão desapropriados e geridos pelos russos ou entregues aos chineses.
A Renault pode escolher.
Não pertence ao Grupo Francês ela é acionista de 50%, os outros 50% são estatais.
A Aeroflot vai parar de voar por causa dos embargos de peças de reposição oriundas do Ocidente.
Boeing, Rolls Royce, GE, Honeywell…a lista é grande.
A aviação civil Russa vai estar totalmente inoperante daqui a alguns mêses.
Se sobre a Romenia foi 3 minutos… O voo deve ter durado uns 10…
Embora monitorado pelos radares… Creio que caças nao teriam muito tempo de reação !
O que faltou (E destaca a sua importância)… Foram baterias anti-aereas !
10 minutos de vôo? O tempo está no texto:
“voou por mais de uma hora sobre os países da OTAN”
Vôo razante e a baixa velocidade?
Voando alto e em alta velocidade. Tanto é que colocou em risco a aviação civil em risco.
Se a ideia era testar as defesas e reação da OTAN, foi bem sucedido.
Pelo menos o drone “perdido” não feriu ninguém.
Caio, e não é qualquer drone, esse drone tem o comprimento de um F-5 e passou por três países da OTAN!
Na minha opinião, escolheram deixar esse negócio ir até o mar e deu errado.
Eu tenho um grande ceticismo em relação a eficiência das defesas AA contra pequenas ameaças como drones e misseis de cruzeiro, os últimos acontecimentos como a intervenção russa na Síria, guerra entre a armênia e Azerbaijão, ataque as refinarias sauditas e o conflito entre a Rússia e Ucrânia, só vem reforçando meu ceticismo, parece que os sistemas AA ainda não podem lidar de maneira eficiente contra drones e misseis de cruzeiro.
Gostaria de saber se o Iron-dome poderia abater misseis de cruzeiro como o Kalibr…
Pelo menos o USA o acha capaz tendo os adquirido exatamente com essa finalidade em que pese a quantidade reduzida (2 baterias).
Esse vídeo sobre esse assunto é bem interessante: https://www.youtube.com/watch?v=65m7dUXtY6M
Te respondi Reginaldos , mas está preso no antispam.
Bom dia amigo, não sei se alguém já respondeu, não pude passar por todos os comentários, vi que o Bosco tentou responder. O Iron Dome é desenvido pra abater projéteis como foguetes e morteiros que tem perfis de voo diferentes dos mísseis de cruzeiro. Os foguetes e morteiros lançados pelo Hamas possui uma trajetória em forma de um arco, são disparados na intenção de ir o quanto mais longe for possível enquanto que os mísseis de cruzeiro voam em linha reta, a baixas altitudes. Dessa forma o Iron Dome (na configuração que conhecemos pelo menos) não é indicado
Leandro,
Em que pese os israelenses terem desenvolvido o Iron Dome visando primariamente a função C-RAM ele se mostrou capaz de realizar outras funções com igual desenvoltura. Tanto é assim que o USA o adquiriu para a função ACM (antimíssil de cruzeiro) de suas bases e os israelenses estão adaptando-os em seus navios para a prover defesa antimíssil.
obrigado pela complementação
Palpatine, na teoria e no folder, tudo é muito bonito, tudo é perfeito, o Pantsir na teoria abatia até mosquito, na Síria vimos que ele ia pelos ares com os drones israelenses, o Aim-9x na teoria consegue diferenciar o caça das contramedidas, na vida real o SH teve que gastar um Aim-9x e um Aim-120 para abater uma sucata chamada Su-22.
Israel conhece os pontos fracos dos equipamentos russos… Incluindo S-300, etc….
A Russia não tem a política de restringir a venda de seus equipamentos a países ligados ao ocidente.
Pra mim o ponto mais fraco de qualquer equipamento é a negligência. Isso aconteceu muito na Síria.
Eu achei uma grande injustiça a avaliação que fizeram dos Pantsir abatidos pelos israelenses na Síria.
Os próprios vídeos divulgados mostram o sistema funcionando, vários mísseis sendo lançados.
O que aconteceu ali, pelo que vi nas imagens, foi um ataque de saturação, numa tática dessa, qualquer sistema de defesa AA sofre do mesmo ponto fraco.
A grande quantidade de misseis e bombas teleguiadas, num curto intervalo, contra um único sistema, vai sobrecarregá-lo.
Inclusive são utilizados pequenos drones suicidas que são lançados justamente contra essas baterias.
Já assisti um vídeo de um ataque desses, se não me engano, na Faixa de Gaza.
Nenhum sistema de defesa é 100% eficaz…
Existe o reconhecimento de EUA, Russia e China na ONU…De que uma guerra nuclear seria o fim da civilização !
Mas concordo… Esses drones pequenos e que voam baixo….
A solução seria sistemas como o IronDome israelense ! Mas imagine o custo de instalar um brinquedo destes, em toda a fronteira de um grande pais… Ja que evidentemente o alcance é mais limitado !
Alias, por este motivo… EUA e Israel agora concentram seus investimentos em sistemas anti-aéreos a laser !
Seria não. Em caso de guerra nuclear, a China ainda seria o país mais populoso, com alguns milhões de habitantes.
Voam a baixa altitude pra não serem detectados pelos radares. Por isso a eficiência dos drones turcos contra os comboios russos.
Os helicopteros Apache da Força Áerea de Israel derrubam drones Iranianos l, usando somente seus canhões de 30 millimetros.
Mais um mico na carreira dos “Patriots”
Felipe, Não me consta que os países envolvidos tenham baterias Patriot de prontidão tempo integral mesmo em situação de não beligerância. E mesmo que tenham, o alcance máximo contra aeronaves é de 160 km. Eu desconheço se esse míssil adentrou uma zona coberta pelo sistema Patriot. Países não são fortalezas vigiadas 24 horas por dia, 365 dias por ano. A artilharia AA fica inativa até para evitar acidentes que envolvam aeronaves civis e só são desdobradas e colocadas em atividade na eventualidade de haver um conflito. O que causa estranheza não é esse drone não ter sido abatido pelo sistema… Read more »
Se sobre a Romenia… O voo durou apenas 3 minutos… O total nao deve ter passado de 10 minutos…
Acho que caças nao teriam tempo pra reação !
Sobre o PATRIOT.. Vi notícia que os EUA mandaram 2 baterias… Mas para a Polonia !
Evitar acidentes com aeronaves civis? Pqp, acho que um rcs de uma aeronave civil é bem diferente de uma aeronave militar.
Esse teu catálogo é um cocô. ??
Rsssss
Alguém já te disse que vc é um gênio?
Não, né ?
Foi o que imaginei!
Parece que as defesas da OTAN não estão tão alerta assim. Como que no meio de um conflito desses, com a Rússia ameaçando a OTAN o tempo inteiro, vc deixa um objeto desse tamanho, velocidade e perfil de voo cruzar o espaço aéreo de vários estados membros até cair no meio de uma cidade sem sequer ser interceptado??? Tão comendo mosca
Caio, a torcida e fogo, cara de negativar porque o drone caiu em zona desabitada..e o fim do poço.
São 700km Aproximadamente da Fronteira Ucraniana até Zagreb..
1h de Voo
Será que foi uma tentativa de Bandeira Falsa?
Cochilaram na hora que passou ou furou mesmo a Defesa da OTAN?
Tenho acompanhado aviões de alerta operando na Romênia próximo a fronteira Ucraniana antes do início do Conflito, hoje mesmo tem 4 aviões em orbita próximo a fronteira… sem cotar os radares em terra, e os caças…
Se não conseguem detectar e parar um enorme drone velho e obsoleto imagina um Zircon?
Um F-16 que saiu em disparada para interceptar um dos aviões que iam em direção ao Pentágono no 11 de setembro vou centenas de quilômetros em direção ao mar, o comboio de W. Busch que seguia em direção ao aeroporto na Flórida rodou mais de 80 Km na direção errada, deram uma vergonhosa meia volta.
No papel é lindo, parceiro.
Depende muito do perfil de voo.
Um zircon, hipersónico e a alta altitude, deve ser mais fácil de ser detetado a muitos km de distância do que um míssil subsónico e baixa altitude. Tem é a vantagem de não permitir muito tempo de reação…
Só que ele não se exporia por 1h, como o drone. Seriam apenas uns 5 minutos….
Sem haver beligerância declarada e as forças defensivas não estando em estado de alerta até avião monomotor da Alemanha Ocidental já pousou na Praça Vermelha em plena Guerra Fria.
Estão querendo incluir a OTAN nessa guerra da Ucrânia Vs Rússia de qualquer maneira. Ainda bem que o bom senso pelo menos por enquanto esta prevalecendo!
Luiz, vamos ser sinceros, a OTAN já se meteu em outras guerras por muito menos, esse “bom senso” que você se refere só está acontecendo porque do outro lado tem uma potência e porque o Putin deu chilique ameaçando com nukes, caso contrário, se fosse um cachorro morto a OTAN já teria se metido faz tempo.
Potência talvez seja um pouco de exagero.
O fato de do outro lado haver um país com capacidade nuclear herdada da URSS com um louco a frente, que não deve durar muito mais, faz sim com que a Otan não entre se não for atacada.
Andre, a Rússia não é uma potência? Se a Rússia não é, quem seria, o Brasil? Não importa se a capacidade é herdada da URSS, a capacidade está lá, tanto é, que ninguém quis arriscar.
Quanto ao Putin não durar muito mais, estão falando isso do Maduro já faz uns 4/5 anos, e até agora nada! Falavam isso do Assad também…
Dezinho do 57 não desiste.
Vc ainda não percebeu que a OTAN arregou?
Maurício, A OTAN nunca entrou numa guerra onde um dos lados fosse a Rússia do mesmo jeito que a Rússia nunca entrou numa guerra em que dos era a OTAN ou os EUA. A Rússia entrou na Síria porque apesar do apoio americano quem combate o governo sírio são os separatistas. Tivesse os EUA atacado a Síria a Rússia não estaria lá. É assim que funciona. E a OTAN não queria irritar o czar porque por duas vezes rejeitou um pedido formal da Ucrânia para entrar para a organização. Mesmo assim Putin invadiu e começou todo esse enrosco. A Ucrânia… Read more »
Bosco, mas eu sempre disse que a Rússia também só chuta cachorro morto, tanto é que na Síria, ela não chega onde estão os americanos, eu sempre falo que todas as potências só chutam cachorro morto, pode procurar meus comentários, mas parece que o pessoal pró OTAN/EUA é mais suscetível a dar chilique, por isso eu sempre bato na tecla que a OTAN só chuta cachorro morto, o pessoal gostando ou não.
Mas convenhamos que mesmo com chilique do Putin, a OTAN está buscando alternativas não militares. Já é um pouco de bom senso.
A verdade é que a OTAN jogou a Ucrânia nessa boca podre e depois que o pau cantou simplesmente pulou fora….
Vc está num baile todo bonito e perfumado e tem duas garotas dando sopa, uma muito linda e a outra muito derrubadinha que já te espancou no passado.
Aí vc convida a linda pra dançar e a derrubadinha fica brava , te avança pra bater em vc, toda nervosa e diz que vc só escolheu dançar com a garota linda porque ela é… linda, e te acusa de ser preconceituoso.
–
Personagens dessa ESTÓRIA:
Vc: Ucrânia
Garota linda: Europa
Garota derrubadinha com histórico de agressão: Rússia
Bem, se formos por esta análise fuleira toda a Europa é uma garota derrubadinha com histórico de agressão. Escapa ninguém ali.
Não foi uma análise.
Já saiu que é Drone ucraniano que foi jammeado pelos Russos
Que é Ucrâniano eu não tenho dúvidas. Que foi jameado eu já duvido. Por enquanto pelo menos. Vou ter que dar uma pesquisada sobre o sistema de comando disso, mas por ser bem velho, acho que deve ter sido falha mesmo.
Galante passou recibo legal. Nenhuma linha para falar dos abates de helis e sukhois. kkkk
É que a Força Aérea ucraniana não existe mais.
Só o Fantasma de Kiev que está voando com o avião invisível da Mulher Maravilha (olha a OTAN fornecendo aviões para Ucrânia).
Com relação ao front, o MD da defesa reportou que abateu 5 drones Bayraktar.
Será que são dos novos que a Ucrânia tinha recebido?
Confirmando.
Foram 5 drones sendo 2 Bayraktar.
Talvez o emprego desse drone pode ser por falta de outros. Provavelmente deven ter acabado o estoque de Bayraktars do exército ucraniano. Não sei se a Turquia tem uma linha de produção que de conta da demanda atual.
Ou Erdogan falou: Já chega. Já dei minha contribuição à OTAN.
É impressionante o tamanho deste drone. E ao que tudo indica, é ucraniano e por algum motivo perderam o controle do mesmo…
Foi confirmado que o mig 21 e helicóptero da Romênia foram abatidos por s-300 da Ucrânia
quando e onde?
https://militarywatchmagazine.com/article/ukrainian-s-300s-gain-first-ever-confirmed-kill-shoot-down-two-nato-aircraft-accidentally-over-romania
Bonjour le Brésil, Se este “strizh” não for ucraniano (?) isso pode nos levar a suspeitar que a Rússia tenha mantido pelo menos um exemplar em estoque. Hipóteses: -O paranóico presidente da máfia vitalícia da Rússia decidiu que a Croácia pode servir de depósito de sucata velha. -Com uma “peça de museu” os militares russos queriam testar as defesas AA da OTAN, tentaram usá-la como isca. Apesar de um aumento significativo dos meios mobilizados pela OTAN após esta guerra, este evento leva a uma observação muito preocupante para os europeus e para a OTAN. Claramente, a vigilância do espaço aéreo… Read more »
Até o drone fugindo…
Pra isso acabar causand um incidente que levaria a OTAN pra a guerra é dois palitos. Isso é claro, se a OTAN tiver culhoes, pq com penúltimo acontecimentos e declarações Eu já começo a desconfiar se eles realmente cumpririam o Art. 4 em qualquer caso de agressão ou se relativizariam um ataque dependendo da intensidade e do membro pra “evitar uma guerra com a Rússia” como o Biden já cansou de falar.
Pergunta de leigo: Por que a Rússia não consegue combater esses drones?
São furtivos? São pequenos? Sistemas de defesa russos são ruins?
Pelo mesmo motivo que o Patriot não interceptou os drones iranianos: são furtivos demais.
Uma soma de tudo isso, incluindo também o fato de muitos voos ocorrerem em condições de tempo ruim.
Sim, a suspeita de ser um míssil. Deve ter muita calça suja de quem estava de plantão essa noite.
Tão molestando drone agora? Que tara é essa…
O mais provável é que tenha sido lançado durante a guerra fría, e ao entrar num furo espaço temporal, só reapareceu agora. Por isso ninguém é culpado. Parece que vai passar no Fantástico.
Kd a Super Defesa aerea da OTAN????
E o Tu-141 voou com carga bélica, hoje se sabe.