Força Aérea dos EUA vai atualizar 608 caças F-16 para o padrão ‘V’
WRIGHT-PATTERSON AIR FORCE BASE, Ohio – Em um dos maiores esforços de modernização da história da Força Aérea dos EUA, 608 caças F-16 – compostos pelos Blocos 40 e 50 – passarão por até 22 modificações projetadas para melhorar a letalidade e garantir que o caça de quarta geração permaneça eficaz em enfrentar as ameaças atuais e futuras.
A Diretoria de Caças e Aeronaves Avançadas do Centro de Gerenciamento do Ciclo de Vida da Força Aérea está liderando o complexo projeto, conhecido como Post Block Integration Team ou PoBIT, e desenvolveu o plano para organizar e instalar as modificações na aeronave.
“Este é um esforço bastante grande, uma colisão de modificações como chamamos”, disse Oryan “OJ” Joseph, gerente de programa do F-16 Program Office da diretoria. “Tivemos que olhar rapidamente para todos os mods que estão acontecendo na aeronave e não apenas entender o momento de entrega dos mods, mas também quando a aeronave estará disponível nas unidades. Há muitas variáveis, um cabo de guerra de dar e receber com o qual lidamos todos os dias ao aterrar as aeronaves [para modificações] no momento certo.”
As atualizações da aeronave incluem a instalação do radar Active Electronically Scanned Array (AESA) e do Link 16 – um sistema de comunicação no campo de batalha, modernizando o cockpit e o computador principal da missão e convertendo a frota em uma rede de dados de alta velocidade.
Além disso, o caça receberá capacidade de guerra eletrônica de última geração, bem como uma atualização do conjunto de comunicações, uma unidade de exibição central, um gerador de dados programável e vários outros componentes de hardware importantes para modernizar a aeronave.
Algumas das modificações já começaram e continuarão por vários anos. No geral, o PoBIT envolve seis comandos principais, mais de 18 bases, várias empresas e contratos totalizando aproximadamente US$ 6,3 bilhões.
“Esse esforço é muito importante para a Força Aérea”, disse Joseph. “Para mantermos o F-16 na luta desempenhando todas as suas diferentes funções para nossos comandantes combatentes, devemos modernizar significativamente a frota.”
“Garantir que temos as modificações certas no momento certo é crucial para o combatente”, acrescentou o 1º Tenente Andrew Elledge, gerente do programa, do F-16 Program Office. “É preciso esforço e coordenação diária para garantir que haja progresso e comunicação com todos os programas relacionados a esse esforço em todas as bases envolvidas. Embora esse esforço seja um desafio, ser capaz de manter o F-16 na luta com a mais recente e melhor tecnologia é o fator determinante. Sou grato por ter companheiros de equipe tão experientes para ajudar a lidar com essas tarefas diárias complexas. Realmente precisamos de todos nós para manter isso na direção certa!”
FONTE: USAF
Decisão correta, o F-16 ainda tem muito pra dar.
Os estadunidenses não tem escolha. Com o fracasso dos programas de seus caças de quinta geração eles não tem outra opção a não ser em modernizar como puder seus obsoletos esquadrões e estender mais o uso deles…
Você chama isso de fracasso?
Sem querer passar pano, mas a baixa disponibilidade de unidades e o encerramento da cadeia de produção prematura tornou o custo de manutenção alto. Foram as proprias decisoes equivocadas que levaram isso ao fracasso.
Nossa isso foi um direto na ponta do queixo kkkkk
Invista mais nele em vez de atualizar 608 aviões antigos.
Ora!
Fala o mesmo para os russos, com seus Su-27SM, mais as variantes modernizadas do Su-30, mais Mig-29SM, SMT, etc. Que não invistam na modernização desses aviões antigos e usem o dinheiro para ver se o Su-57 se torna realidade e se o Checkmate deixa de ser uma maquete.
Sim…
Mesmo eles sendo um sucesso na área tecnológica, são também um fracasso na medida que os EUA planejavam transformar toda sua frota de caças em stealth com F-22 e F-35 e não conseguiram, tendo menos de 200 unidades do primeiro. Estão ainda tendo que atualizar os teenagers, que eram para ter sido aposentados, mas vão ter que enfrentar mais 20-30 anos de serviço porque os seus caças de quinta geração são muito mais caros para manter.
Quanta besteira!
Com mais de 500 unidades vendidas para clientes estrangeiros de 13 nações pelo mundo vc entende como fracasso, acho que fez uma bela escolha de foto de perfil ….
Nao adianta explicar para os problematicos que aparecem por aqui.
Fracasso que todos querem copiar, sem conseguir.
Os jatos Stealth da USAF, foram (F-117), e continuam sendo (F-22, F-35), inimitaiveis, e possivelmente vai levar para que russos e chineses cheguem ao patamar tecnologico americano na tecnologia furtiva.
Teoricamente eles podem ate entender sobre a Fisica e como tambem alguns aspectos da tecnologia embarcada, mas estao anos luz atraz do EUA na area de manufatura avancada.
o amx é mais versatil para dog fight, pois nao precisa de velocidade supersonica
Quem diria, com F-35 e os caras ainda querem esticar a vida dos F-16, quem lia as revistas do início dos anos 2000 não imaginava isso.
Desconheço a capacidade de manobra do F-35,mas o F-16 é um dog-fighter por excelência. Ainda há muito trabalho para ele. Quais forças aéreas mundo afora tem aeronaves tão superiores,mesmo que da quarta geração,capazes de fazer frente ao Viper?
Marcos, a questão não é essa, a questão é que as revistam e até mesmo a usaf na época davam como certo a substituição do F-16 por F-35, e mais de 20 anos depois não é isso que aconteceu, pode acontecer no futuro, mas por enquanto não.
Entendi seu comentário. A questão é: o F-35 consegue substituir o F-16 plenamente?
Sim, essa e que atualmente, o F-35 já deveria ter substituído todos os F-16, mas me refiro a revistas lá do início de 2000.
Os B-52 ainda operam ate hoje, mesmo depois da entrada dos B-1B e B-2s. Portanto nao significa que os jatos como F-22 e F35 tenham fracassado. O bombardeiro Raider esta’ a caminho e posso te garantir que os B-52 ainda continuarao em servico na USAF.
Só mais um detalhe, geralmente quem crítica os caças russos, dizem que capacidade de manobra hoje em dia não é algo tão relevante levando em consideração a capacidade de manobra dos mísseis atuais, e claro, o F- 35 é stealth, em teoria ele nem precisaria entrar em um dogfight com um F-16, já que poderia abater esse de longe.
O F39 da FAB, kkkk.
Exatamente…
F-16 é o caça que vai fazer o grosso da guerra. F35 é missões mais especificas e mais arriscadas ou complexas. Pra jogar bomba de queda livre ou menos elaboradas o f16 da e sobra
Carlos, não! Os EUA planeja ter mais de 1700 F-35, ou seja, a quantidade mostra que ele foi pensado para ser usado em larga escala, nada de missao específico para ele, missão específica atualmente é do f22 e futuramente do caca de 6 geração.
Quem não viu isso no horizonte não abriu os olhos direito. Vão acrescentar os números de F-16 operacionais, com sistemas modernos em paralelo com a crescente adoção de F-35’s. O F-16 já parece ser mais do que suficiente para operar em espaço aéreo contestado mantendo uma taxa de perdas aceitável.
Nossos amx conseguem ganhar dos f16 atualizados ou não
Nosso AMX nem caça é, ele é um avião de ataque, quem faria frente ao F-16 seria o Gripen, Gripen esse que nunca chega, já entramos praticamente no primeiro trimestre e até agora nada.
Vamos espalhar a hastag #cadeosgripens?
Luiz, mas onde está nós sabemos, resta saber quando.?
Em exercícios no Chile tiveram vantagens contra os f16 deles , na cruzex também, e em uma edição do redflag , várias vitórias dos amx contra os f16
Poderia nos mostrar por gentileza, como vc obteve essa informação?
Um link ou algo de literatura ao respeito pra corroborar a sua afirmação.
glasquis7 houveram vitórias do AMX em exercícios conjuntos com a USAF. Mas são condições excepcionais,uma aqui outra ali. Poderia o AMX vencer um caça moderno em combate aéreo? Talvez,se bem conduzido. Lembre-se,aeronaves de ataque Skyriders abateram MiG’s,acho que o -15,no Vietnã em dog-fights.
Os AMX estiveram no Chile em 2006/08 e até onde sei, não enfrentaram F16.
Eles foram escoltados por caças.
A escolta deles pode ter enfrentado agressores mas não o AMX.
Não vejo como num exercício poderíamos ter um CAS enfrentando um Interceptador. Seria o contrário.
Pra mim isso é lenda. Assim como quando foi divulgado que um piloto FAB tinha feito o primeiro abate numa Salitre no Chile e todos saíram contando que tinha derrubado um F 16 quando nessa etapa do exercício os F 16 nem tinham participado ainda.
“,aeronaves de ataque Skyriders abateram MiG’s,acho que o -15,no Vietnã em dog-fights.”
Como vc disse Skyrider (Não um AMX) abateu Mig 17 (não F 16) no Vietnã. Aeronaves diferentes.
Eu queria ver um link ou algo que corrobora-se que um AMX abateu um F 16 em treinamento. Só isso.
Vc ou o Claudio devem ter algo pra eu ler.
foi em exercitório com a USAF apenas,Red Flag’98 ou ou coma ANG de Porto Rico,estou tentando lembrar o nome do exercício.. Vou procurar mais tarde,qdo tiver mais tempo em casa. Nessa ocasião ganhou o apelido de The Bee,dado pelos pilotos da USAF. Essa história da Salitre desconheço.
Foi o Mangrich numa única missão, em Porto Rico. Operação Tigre I. Menos.
Coronel boa tarde, apenas uma pequena correção se me permite, mesmo piloto, mesma operação, mas foram em duas ocasiões distintas. duas vitórias do A-1 x F-16. Tenho o relato do Brig. Mangrich de como ocorreram os dois combates. Essa matéria saiu na RFA 104, págs 52-63.
Então foram duas oportunidades. Na Red Flag 98 pode ter havido 1 x 1 na fase FAM/FIT, não tenho certeza. Vou perguntar p Salvattore, que comandou esse deslocamento pros EUA. O Bombonato havia falecido.
Coloquei um link , espera ser liberado
Obrigado. Vou dar uma lida assim que liberar.
Uma vitória circunstancial não altera o perfil de cada um desses aviões. AMX é para ataque ao solo.
Até agora não entendo de onde surge essa informação. Em qual exercício colocaram AMX contra F 16?
Já soube de F 5 contra F16, F15, F18, Mirage, etc mas, AMX não consigo entender como seria possível.
provavelmente o F-16 “atacou” o AMX para impedir seu trabalho e aí desenrolou-se o combate. Eu suponho…
Os enfrentamentos entre A-1 e F-16 ocorreram em 1998, em uma das edições da Red Flag daquele ano. Os A-1 eram do 1⁰/16⁰ GAV. Em alguns dos embates, em dogfight, os brasileiros saíram vencedores.
Sim mas, não existe alguma literatura que mostre em quais circunstâncias isso ocorreu?
Essa matéria saiu na RFA 104, págs 52-63. relasto direto em 1ª pessoa do Brig. Mangrich, na época piloto do Adelphi.
Não, não foi na Red Flag, foi na Tigre I
Não procede.
Considero o Gripen um caça EXCELENTE! Mas que era tão stealth a ponto de não conseguirmos enchergar na FAB era algo inimaginável..
EXCELLENTE? Em qual critério?
Lá vem o Toinho da Lua repetir que F-16 é velharia estadunidense enquanto rasga elogios a Su-25, Mig-31, etc.
Então, não era este o caça que segundo muitos por estas bandas, estava obsoleto?
Até o Tio Sam está pensando duas vezes antes de aposentá-lo.
Existe algum caça mais versátil do que este na atualidade?
Glasquis, da forma que eu vejo, é já fazendo o contraponto ao Tupã, é que a USAF estava diminuindo o número de esquadrões. Queriam elevar o número, mas apenas com F-35’s e F-15EX’s.
Mas as circunstâncias atuais são de que precisam de mais aeronaves modernas agora, e portanto vão modernizar os F-16 porque é o que eles mais tem no momento.
O F 16 é um caça atual ainda e o será por uns 20 anos mais. A polémica está em que muitos, entre eles o mitômano do Alexandre/Montenegro, vivia dizendo que o F 16 está obsoleto e fora de combate. Mas isso por que o Chile usa e ele é um xenófobo que odeia o Chile. Não perde uma oportunidade pra falar mal do Chile, mentir e denegrir o Chile e as suas FAs mas se alguém fizere um comparativo entre as Forças, ele diz que estão “ofendendo o Brasil” KKK Ele pode mentir e ofender, ele se dá esse… Read more »
Bem, quem acha que o F-16 não serve pra nada, então só posso supor que o LSD desses caras tá dando onda errada hehehehe
Então, pela sua ótica, um caça F 16 da Venezuela tem o mesmo valor militar que um caça F 16 do chile! Por que se trata disso, o chileno lacrador acha que são as mesmas coisas, tentando dar ao chile um valor militar que não tem. Eu afirmo, um F16 da Venezuela não serve para o combate moderno, seria dizimado facilmente. Do mesmo modo, os F 16 chilenos, apesar de mais modernos que os venezuelanos, são obsoletos para a guerra moderna, não tem nem radar AESA, simples assim. Baseado na evolução tecnológica, eu posso dizer que um scorpene Brasileiro é… Read more »
Baixa auto estima é quando vc fala que é um ex GRUMEC em sites chilenos, para falar mal e desmerecer esse, que é um dos mais preparados combatentes do Brasil, tentando simplesmente ofender o povo Brasileiro. Vc que tem vários nicks aqui e fica dizendo que eu sou o Montenegro. Qual a sua moral como imigrante chileno para ficar falando mal do Brasil? É só sobre isso o meu questionamento, vc sabe que o chile não se compara com o Brasil, mas tenta dizer o contrário. Isso não é xenofobia, é a verdade nua e crua! O Brasil recebeu muitos… Read more »
“Baixa auto estima é quando vc fala que é um ex GRUMEC em sites chilenos,”
Então, manda os links desses sites chilenos pra ver o que eu falo.
“Vc que tem vários nicks aqui e fica dizendo que eu sou o Montenegro.”
Tenho vários Nick’s KKK Então mostra eles KKK
Tupã, esse chileno gosta de fazer comparações absurdas. A matéria é clara, está falando de uma modernização com radar AESA, link 16, moderno sistema de guerra eletrônica, etc, etc, etc… E com isso, vai fazer com que os caças F 16 da USAF sejam relevantes por mais alguns anos. Ele quer criticar quem aponta as deficiências existentes nos caças chilenos, que usam radares pulso doopler APG 66 e 68, que não tem link 16 e muito menos um sistema de guerra eletrônica atual. Aliás, a maioria não tem mira montada no capacete, e todos eles usam rádios analógicos! Até mesmo… Read more »
Fala aí, não usou mais o teu nick “Montenegro” para te auto elogiar? KKK.
Me conta como estão os CIWS da MB que vc tanto alardea e que segundo vc, não existem no Chile KKK.
Fala pra galera aqui quais são os CIWS presentes nas fragatas chilenas, porque os da MB , todos conhecem!
E aproveita para explicar o motivo de vc ter dito que os GRUMECS não tem um bom treinamento e que vc sabe disso porque é um ex GRUMEC!
Qual a turma que vc se formou no grupo de mergulhadores de combate, e em que ano?
Ou foi só para falar mal das forças Brasileiras em sites chilenos?
E os radares AESA dos F 16 chilenos, onde estão? vc falou isso em 2017!
kkkkkkkkk
Uma vez mané, sempre mané!
“Fala pra galera aqui quais são os CIWS presentes nas fragatas chilenas, porque os da MB, todos conhecem “
Então, se todos conhecem, não será difícil pra vc me mostrar quais são, né?
Mostra aí.
Usa teu outro nik “Montenegro” para te auto bajular KKK
KKK BAIXA AUTOESTIMA É TRISTE KKK
“A propria usaf divulgou que a maioria das células de F-15 e F-16 estão restritas a manobras de no máximo 6G.”
Me manda o link pra dar uma lida por gentileza.
Restrições estruturais não são insolúveis. Longarinas de asas e de fuselagem podem ser substituídas, deixando a aeronave como nova. A FAB fez exatamente isso, entre 1990 e 1991, com as longarinas dos 26 F-5E/F recebidos da USAF. Estruturas refeitas e eletrônica no estado da arte resultarão em aeronaves equivalentes a novas de fábrica.
O F 16 pode até receber reforço estrutural mas ao que entendi, o problema está na velocidade de receber atualizações no software embarcado.
“Existe sim. O Gripen, o Rafale, o SU-35, fazem o mesmo que ele.”
São caças contemporâneos ao F 16?
Pois é, então aquele suposto caça mais atual que o F-16 e mais barato que o F-35 não vai sair, vão continuar com o F-16 pra tua alegria Roberto.?
Não entendi.
???
Talvez seja esse o motivo que levou os colombianos a fazer uma visita à Suécia dias atrás.
Havia uma possibilidade de que a Colômbia adquirisse usados ao menos 15 F-15 block 50/52 ex-USAF, mas agora vendo que irão utilizar (ao que parece) todas as células disponíveis, talvez tenham optado por leasing de Gripen igual a Rep Tcheca, algo assim.
Queria muito que a Colômbia fosse e Gripen seria muito bom para nós também aqui do Brasil, quem sabe aqui não virasse um centro de assistência técnica e suporte.
E na época do FX2 e da escolha muita gente criticou que a FAB ficaria 20 ou 30 anos presa a 4,5 geração de caças, que era pra ter escolhido um 5g e tal. Está aí, até a maior potência militar e maior força aérea do mundo vai continuar usando um dos caças 4,5g por excelência, o carregador de piano não precisa por enquanto ser 5g pelos próximos 20 anos pelo menos. Pra interceptações, vôos regulares, treinamentos, exercícios combinados e até conflitos de baixa intensidade um 4g da e sobra.
“o carregador de piano não precisa por enquanto ser 5g pelos próximos 20 anos pelo menos. Pra interceptações, vôos regulares, treinamentos, exercícios combinados e até conflitos de baixa intensidade um 4g da e sobra.”
Na minha opinião, um 4,5 chegando em 2022 na FAB pra operar por mais 20 ou 30 anos, é muito pouco para um país como o Brasil. O Gripen deve ser sim um ótimo vetor mas, chegou atrasado, (nem chegou ainda) Deveria ter ficado operacional em 2016.
Dois fatores óbvios:
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Stopgap, perante o cronograma de longo prazo do F-35. Já são mais de 700 F-35 entregues, mas os americanos receberam na faixa de 300 aeronaves, somando as entregas das 3 diferentes versões, atendendo USAF, US Navy e USMC. Vai até a década de 50 para completarem a dotação planejada.
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Além disso, modernizar os F-16 dos Blocks 40 e 50 é algo totalmente previsível e extremamente racional e barato. Não dá pra desprezar um ativo que tem um custo x benefício excelente como estes aí.
Só não é capaz de atualizações quando não há dinheiro, quando ele aparece faz-se magia e tudo se consegue
Do limão, a claque faz uma limonada.
Essa notícia traz uma questão emergente: o fracasso do F-35.
Mas transformam isso em “loas à maravilhosa indústria estadounidense que projetou uma máquina única e perene, o F-16!”.
Quanto ao F-35, projetado e prometido para substituir F-16, F-15, F-18, AV-8B e A-10…parou no primeiro da lista!
E o Rafale era a jaca.
Nada como um dia após o outro.
“o fracasso do F-35…”
Deus queira que todos os compradores percebam o quanto “fracassado” é o F 35 e dispensem ele das suas forças… Que os joguem fora mesmo para que não continuem com as suas forças com esse “fracasso de vetor”.
Poder ir jogar fora lá no Chile que não tem problema, a FACh não se importa com ajudar a outros países a se desfazerem dos seus “fracassados” F 35.
Segundo o que você escreveu, o fato de a força aérea do Chile aceitar doações confirma o sucesso do F-35.
Eu discordo.
Como escrevi acima, trata-se de uma aeronave criada com a ideia de representar uma força aérea de uma só aeronave.
Planejada para substituir 5 outros modelos,não conseguiu substituir um só deles até agora.
A matéria que estamos comentando só confirma isso.
Desculpe se frustrei a sua “torcida”. Eu não “torço ” por aeronaves, só por um time de futebol.
“Segundo o que você escreveu,”
Não, assumo o que eu escrevo, não o que vc entende.
A FACh receberia muito bom grado todos aqueles F35 que vc considera um Fracaso.
“Desculpe se frustrei a sua “torcida”. Eu não “torço ”…”
Não frustrou nem estou torcendo. Me atenho aos fatos. O F 35 é o Quinta geração mais exitoso que existe. Não conheço nenhum outro caça de quinta geração que esteja à frente dele nem que tenha sido fabricado em escala superior a ele.
Tal vez vc conheça.
“Não conheço…”. Sua falta de cultura não altera o mundo como ele é. Você “não conhecer” algo é irrelevante para o mundo. Trata-se de um problema seu, apenas. Seu medo e covardia em assumir o que escreve também não altera os fatos. E o fato aqui é que você usou a receptividade de uma força aérea menor por doações para comprovar o sucesso de uma aeronave. Você fala tanto, comenta tanto, dá palpites em tantos comentários (dos outros…) que sequer presta atenção naquilo que os outros escreveram e que você está palpitando. “Tal vez” seria interessante reler, desta feita com… Read more »
O f35 é um fracasso, ao mesmo tempo que é o mais bem sucedido caça de quinta geração do mundo, o mais moderno caça, possivelmente o melhor caça. Mas é um fracasso. ª- ª
O F-16 é um excelente, digo e repito, excelente caça que junto com o F-15 ainda vai defender por muito tempo quem os tiver em sua Força Aérea como é o caso dos EUA. Fora dizer que a consciência situacional e operacional vai melhorar mais do que já é muito bom. Tanto manualmente com o canopi transparente como eletronicamente que vai ganhar muitos avanços eletrônicos.
Tampando a Força trinta e cinco (35) buracos?
1° Tenente gerente do programa? Truco!
Parabéns OTAN siga em frente viva a América ?
Atitude correta.
Deixar 600 caças com o melhor que existe em tecnologia.
Radar aesa, guerra eletrônica.
Para mim, o ocidente deveria acelerar a produção de armas tendo em vista o risco de uma guerra com a Rússia e China.
Aumentar aviões, navios e tanques além de mísseis e defesas antiaéreas.
Em grande quantidade e com urgência…