Eve e Skyports anunciam parceria para apoiar o conceito de desenvolvimento de Mobilidade Aérea Avançada no Japão
Singapura, 17 de fevereiro de 2022 – A Eve UAM, LLC, empresa da Embraer, e a Skyports Pte Ltd, líder em fornecimento de infraestrutura para veículos elétricos de decolagem e aterrisagem vertical (eVTOL) de passageiros e cargas, anunciaram hoje uma parceria que apoiará o desenvolvimento de um novo Conceito de Operações (CONOPS) para Mobilidade Aérea Avançada (AAM), incluindo Mobilidade Aérea Urbana (UAM), para o departamento de Aviação Civil do Japão (JCAB). A iniciativa visa oferecer uma visão compartilhada de espaço aéreo, operação, infraestrutura e outros benefícios que capacitem a operação AAM no país.
A colaboração envolve parceiros, como Kanematsu Corporation, maior empresa comercial japonesa com negócios na indústria aeroespacial, e a Japan Airlines (JAL), principal companhia aérea japonesa para transporte doméstico e internacional.
A Eve realizou parcerias com a Skyports em múltiplos e diversos conceitos no mundo todo, formando uma cooperação que avalia o ecossistema AAM requerido para ambientes operacionais distintos em diversas partes do mundo. Essa experiência única beneficia o preparo do CONOPS do Japão e assegura que as necessidades dos usuários, da comunidade japonesa e de outros públicos interessados sejam levadas em consideração.
Duncan Walker, CEO da Skyports, afirmou: “Nossa parceria com a Eve continua a oferecer um meio importante de auxiliar as autoridades de todo o mundo a entenderem e desenvolverem condições ideais que permitam operações comerciais de transporte aéreo elétrico. Estamos honrados de conseguir trazer nosso conhecimento único em fornecimento de infraestrutura para que o JCAB possa acelerar a adesão de mobilidade aérea avançada no Japão”.
“Estamos animados em fazer a parceria com a Skyports neste novo projeto que introduzirá a mobilidade aérea sustentável avançada no Japão. Nossas colaborações têm desenhado ecossistemas de mobilidade distintos e otimizados, em todo o mundo, e estamos ansiosos em usar esta experiência para ajudar o JCAB a estabelecer o CONOPS no Japão”, afirma André Stein, co-CEO da Eve.
A Eve tem se dedicado a viabilizar e dimensionar com segurança o ecossistema AAM de forma global. Seu portfólio holístico de soluções, que inclui o eVTOL, uma rede global abrangente de serviços e suporte e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo, fazem da Eve uma parceira confiável e experiente no preparo do Japão para o futuro da AAM.
Siga a Eve e a Embraer no Twitter: @Eveairmobility @Embraer
Sobre Skyports
A Skyports é a principal facilitadora de mobilidade aérea avançada (AAM) e fornece a ligação crítica entre o solo e o céu. A empresa projeta, constrói e opera infraestrutura de decolagem e pouso para táxis aéreos e faz parceria com fabricantes de veículos de carga e decolagem vertical elétrica de classe mundial (eVTOL) de passageiros e cargas em todo o mundo para viabilizar voos seguros, sustentáveis e eficientes operações em ambientes urbanos e suburbanos. A Skyports também opera drones como serviço, o que já está provando a viabilidade das melhores tecnologias de sistemas não tripulados da empresa nos setores médico, de comércio eletrônico, marítimo e logístico. Com sede em Londres, no Reino Unido, a Skyports conta com projetos operando em vários continentes, incluindo Ásia, África, Austrália, Europa, Oriente Médio e América do Norte. Dentre os investidores da Skyports estão Deutsche Bahn Digital Ventures, Groupe ADP, Irelandia Aviation e Levitate Capital.
Saiba mais em: www.skyports.net
Sobre a Eve Air Mobility
A Eve é uma nova empresa independente dedicada a acelerar o ecossistema da Mobilidade Aérea Urbana (UAM, na sigla em inglês). Beneficiando-se de uma mentalidade de startup, respaldada pela história de mais de 50 anos de expertise aeroespacial da Embraer, seu foco singular adota uma abordagem ampla para a indústria de UAM, oferecendo um ecossistema holístico. Sua aeronave elétrica avançada (EVA), aliada a uma rede global abrangente de serviços e suporte, e uma solução única de gerenciamento de tráfego aéreo fazem da empresa uma concorrente forte na indústria. A Eve é a primeira empresa a se formar na EmbraerX. Para obter mais informações, visite www.eveairmobility.com .
Sobre a Embraer
Uma empresa aeroespacial global com sede no Brasil, a Embraer tem negócios em aviação Comercial e Executiva, Defesa & Segurança e Aviação Agrícola. A empresa projeta, desenvolve, fabrica e comercializa aeronaves e sistemas, prestando serviços e suporte aos clientes no pós-venda. Desde sua fundação, em 1969, a Embraer já entregou mais de 8.000 aeronaves. Em média, a cada 10 segundos uma aeronave fabricada pela Embraer decola em algum lugar do mundo, transportando mais de 145 milhões de passageiros por ano. A Embraer é o principal fabricante de jatos comerciais com até 150 assentos e o principal exportador de bens de alto valor agregado no Brasil. A empresa mantém unidades industriais, escritórios, centros de serviço e distribuição de peças, entre outras atividades, nas Américas, África, Ásia e Europa.
DIVULGAÇÃO: Embraer
Não estava dando nada por isso ai. Mas pelo jeito a Embraer conseguiu achar um nicho de mercado muito importante.
Dai a gente especula aqui como ao longo dos anos o Governo Federal tem dado mais apoio a empresas estrangeiras que para Embraer. É o caso da encomenda dos helicópteros para as três forças, onde esteve envolvido um ex governador de um certo partido.
Sim, mas a Embraer fabrica helicópteros? E em caso de poder entrar nesse ramo, apenas 50 helicópteros pagava o investimento? Aliás, a Embraer teria condições de fabricar helicópteros daquele porte?
1) Na época a Embraer estava em negociação com a própria Eurocopter para fabricar o Panther por aqui, quando o “fabricante” local atravessou o negócio;
2) Por muito menos já se exigiu fabricação indígena. A própria Embraer desenvolveu o KC390 com pedido de agira 22 unidades;
3) Se a Embraer Embraer teria condições de fabricar helicópteros daquele porte? Você tá brincando, né?
1- O Panther é de uma categoria diferente e é muito inferior ao H225M em todos os aspectos. 2- Quem pagou o desenvolvimento do KC-390 foi a própria FAB e a Embraer entrou nessa pois viu um possível mercado para centenas de aeronaves nos próximos anos (se vai se confirmar, não sabemos). 3- Não. Não estou brincando. Você faz ideia dos sistemas de missão embarcados naquelas aeronaves? A Embraer só conseguiria fazer aquilo em parceria com uma outra empresa do ramo com vasta experiência, transferência de tecnologia… tudo isso que você já conhece. E tudo isso custaria muito caro e… Read more »
Voce fala daquele de voz rouca e barba por fazer?
Muitas notícias sobre a EVE, em vários cantos do mundo. Nenhuma notícia na China. Esperado, eu imagino, depois do que a Embraer passou por lá.
Vejam a primeira foto. É a maior representação que vi até agora do veículo.
O eVTOL é do tamanho de um S76?
Não é foto, é computação gráfica. Por enquanto não vi nenhuma foto.