Kfir da FAC no Red Flag em 2012

Segundo o site Defensa.com, os caças Kfir da Força Aérea Colombiana (FAC) serão desativados antes de 2023.

A decisão teria sido tomada devido ao alto custo de manutenção para mantê-los em voo, apesar de terem sido modernizados com aviônica e armamentos de última geração.

O principal motivo seria a dificuldade de encontrar peças de reposição certificadas para seus motores J79.

Sobre a possibilidade de aquisição dos F-16 usados da Dinamarca, o Defensa.com disse que após a visita de militares da FAC para inspecionar as aeronaves, o interesse teria cessado.

A FAC continua portanto interessada em adquirir aeronaves novas, mas os EUA buscam ainda oferecer aeronaves F-16 Block 50 com modernização desenvolvida pela Lockheed Martin.

Ainda segundo o site, as perspectivas não são animadoras para a Força Aérea Colombiana, pois a compra de aeronaves de caça enfrentou forte oposição de partidos de esquerda, que defendem que neste momento a compra não é prioridade.

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PACRF

A disponibilidade de recursos está sempre em primeiro lugar, a não ser quando um país está ou tem perspectiva de entrar em conflito, o que não é o caso da Colômbia. Entendo que a compra de caças novos, que permitem planejamento de longo prazo, será a melhor alternativa para melhorar a qualidade, bem como para baratear custos no futuro.

Rommelqe

Me parece que a Colombia esta em conflito com a Venezuela, ou não?

Flanker

Conflito, não. Estado de alerta e escaramuças fronteiriças.

Rommelqe

Pois é…

Fabio Araujo

Oficialmente não esta em conflito com a Venezuela, mas isso pode ocorrer se a situação na fronteira piorar!

Nonato

Deve-se preparar em tempos de paz.
Depois que uma guerra começa, fica mais difícil comprar caças…
Pode ser tarde demais…

Salim

E também desencorajar ditadores expansionistas, megalomaníacos que querem aumentar poder a custa de outras nações ou saudosistas de impérios extintos passado. Época de paz e bom pois e possível fazer gastos coerentes ter tropa bem treinada e enxuta e criar uma reserva capaz.

Chris

Venezuela sabe que se atacar a Colombia, os EUA a ataca ! E na Venezuela, a Russia ganhou ate carta branca para construir bases… O medo manteve a paz !

Mas o chavismo… Esta é trazendo encrenca para a America do Sul !

Espero que saia um acordo é entre EUA e Russia… Cada um no seu quadrado !

Ou começaremos a ver submarinos nucleares, porta-avioes, misseis e ate F-22 e SU-57 perto das nossas fronteiras. Pq os americanos tbem virao, se a Russia vir !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Salim

E prudente náo confiar defesa pais em outros de nenhuma vertente. Defesa e um dever básico do estado e deve ser tratado assim com projetos independentes do maluco plantão e fiscalizados pelos poderes outorgados pelo povo.

Denis

Acho que o Chavismo nem existe mais. Era ruim, mas isso que o Maduro implantou está em outro patamar.

Art

https://www.youtube.com/watch?v=WDDCN-6QhI8

Tudo depende das tensões dos proximos meses. A Venezuela é proxy da Rússia e da China.

Nemo

O problema de esperar a perspectiva de um conflito é que são necessários anos para a produção ou atualização e entrega dos meios, anos para desenvolver a doutrina, anos para estruturar a infraestrutura de apoio, anos para formar e treinar os militares…

Nonato

A perspectiva já existe. Há conflitos com um ditador vizinho, bastante agressivo, membro do Foro de São Paulo, criado por todo mundo sabe quem, inclusive com a participação das FARC…

Chris

Essa parte realmente tecnica, deixo pra quem entende… É dificil ouvir falar de caças americanos serem aposentados… Ate nossos F-5 aqui no Brasil estao de pe, 45 anos depois… Eqto os Mirage ja morreram ha anos !

É pela maior oferta de peças ou é porque dao menos problemas ?

Camargoer.

Olá PACRF. A Colõmbia já usa mais de 3% do PIB em defesa, cerca de US$ 9 bilhões. Acho que eles só poderão fazer novas aquisições a partir de uma redefinição de seus gastos militares, que já estão acima do razoável para um país latino americano.

Jodreski

Eu entendo essa linha de pensamento porém acho ela ultrapassada. Os Caças de hj não são iguais aos da WWII, treinar um piloto para voar em um caça atual demanda tempo, não é algo que vc consigar fazer em um curto espaço de tempo, fora que construir um caça hj é muito mais complexo do que era antes, algo que tb demanda tempo. Então eu penso que devemos estar prontos hoje para nos defender, pq se amanhã eclode um conflito não haverá tempo para ir as compras e formar novos pilotos, antes mesmo de vc ter um esquadrão voando o… Read more »

Clésio Luiz

Pois é. Quem diria que comprar caça velho no século 21 seria um mal negócio. Quando aparece F-16 usado no mercado, não falta sonhador querendo que a FAB se agarre com alguns, só para satisfazer o fetiche.

Alexandre

Exatamente, é preciso não ter capacidade técnica militar para se aventurar com caças velhos, obsoletos, com poucas horas de voo restantes e manutenção cara. Venho dizendo isso desde o inicio dos anos 2000, se vc quer ter uma força aérea forte, tem que comprar coisa nova e atual, e isso custa dinheiro. Veja que a Argentina separou 640 milhões de dólares para a compra de 12 caças JF 17 chineses, com esse mesmo valor dá para comprar os 40 F16 MLU da Dinamarca! Só que um F16 com radar pulso doopler APG 66 com alcance de no máximo 70km para… Read more »

Antônio

Perfeito

Nonato

Ministério da propaganda chinês (o que não invalida as informações, claro…).
Mas que é propaganda chinesa, é…
E quanto custa um F 16 novo? Ou um gripen?

Chris

Quando o negocio é China ou Russia… Sem a transparencia para explicar os gastos publicos para a populaçao… Nunca realmente saberemos das verdades.

Pra combater, temos que considerar que sim… Mas pra comprar, é bom testar direitinho.

Mas acho que isso é a pior arma que eles possuem !!! heheh

Last edited 2 anos atrás by Chris
Ed Sanches

Tem muita gente que ainda sonha com um Monza Classic 2.0 ano 88 .

Chris

Pior que nem é exatamente um Monza… E sim um Gol ! heheh

Rogério Loureiro Dhiério

Concordo contigo 100%

groosp

Não dá para colocar um Kfir no mesmo nível de um F-16 chamando ambos de “caça velho”. O que diferencia um caça de 4ª para um de 4.5ª geração são sistemas eletrônicos embarcados que podem ser atualizados para o padrão atual. Além disso há vários F-16 voando e estes voarão por muito tempo. Cronologicamente o F-16 pode ter muitos anos mas isso apenas resultado da superioridade da indústria aeronáutica americana.

André Sávio Craveiro Bueno

Poderiam negociar o leasing de Gripen C/D.

cipinha

Pensei a mesma coisa. Talvez uma solução paliativa, FA-50, mas até que ponto é mais barato do que F-16, não só em aquisição, mas em manutenção tb

Camargoer.

Olá André. Esta seria uma excelente opção para a FAC. A Suécia tem vários caças F39C/D que poderiam ser cedidos para a Colômbia, visto a entrada em serviço dos novos F39E.

Jefferson Henrique

Caro Camargoer.

Com estes movimentos da Rússia em direção a Europa não tornaria mais difícil da Suécia ceder qualquer ativo de alto valor como estes Gripens para outro país?

Camargoer.

Olá Jefferson. Essa é a pergunta que a Colômbia precisa fazer para a Suécia. Neste contexto, eu diria que o Brasil até deveria oferecer os F5M que darão baixa nos próximos anos a partir das entregas dos novos F39E.

Jefferson Henrique

Acredito que se for o caso, o destino dos F-5EM da FAB possa ser algum operador privado de treinamento aéreo para a USAF ou algum país Europeu.

Camargoer.

Olá Jeff. Espero que um fique no Musal, talvez aquele que foi o primeiro F5E de série.

Jefferson Henrique

Eu gostaria de um na minha casa rsrsrs !

Nilo

rsrsrsr um caxeiro viajante

Leandro Costa

Por enquanto no MUSAL, logo na entrada na área externa, há um F-5E Jordanian que não foi modernizado, mas foi pintado para representar um F-5EM.

Jefferson Henrique

Seguindo na mesma linha de raciocínio que eu citei, no caso do avanço da ameaça Russa na Europa, qual seria a possibilidade de leasings do Gripen serem cancelados para estas aeronaves retornarem a Suécia?
Acredito que hajam muitas salvaguardas contratuais, mas numa eventual extrema necessidade isso poderia ocorrer ou ser facilitado o seu retorno, como no caso dos Gripens da SAAF?

Nonato

Acho pouco provável retomarem o caças já “alugados”.
Uma coisa é não alugar mais.
Outra é retomar, até porque não seriam alguns 12 ou 24 caças que fariam a diferença.
Seria mais fácil pedir ajuda aos Estados Unidos, etc.

Camargoer.

Olá Jef. Concordo com o Nonato. Primeiro que é inexistente qualquer ameaça de conflito entre a Rússia e a Suécia. Segundo porque o problema entre a Rússia e a Ucrânia já dura praticamente uma década, portanto a Suécia já tem um panorama bem claro de suas necessidades. Terceiro porque a SAAB está em processo de fabricação dos F39E, mais modernos e capazes que o F39C/D. Quarto que os aviões estão em outro país, o que dificultaria muito a retomada dos aviões. É mais provável a Suécia acelerar a fabricação de seus F39E que buscar F39C arrendados para outros países. Quem… Read more »

Jefferson Henrique

Compreendi, obrigado Nonato e Camargoer.

Neto

Seria mais fácil o sequestro de unidades BRs para a linha da Suécia.
rsrsr
.
não pensemos nisso.

Nonato

Por falar em acelerar, a Saab está muito lenta em tudo.
Um caça que é apenas uma nova versão de um caça já existente, oferecido ao Brasil em 2008…
Depois de 14 anos ainda estão testando…
E se a Suécia precisa não vejo motivo para não entregar os 60 caças em curto espaço de tempo.
Fabricar a fuselagem é coisa rápida.
O único problema é o motor e radar.
Teria que ver com o fornecedor.
Mas a GE não deve estar com a linha de produção tão cheia…

Nilo
Last edited 2 anos atrás by Nilo
Wellington Kramer

A FAC deveria tentar comprar os Gripen da África do Sul, que não estão voando.

Camargoer.

Caro W. A pergunta é se a África do Sul teria essa intenção. Eu até acho a ideia razoável. A Africa do Sul tem dois esquadrões de F39C, mas um deles está estocado. Talvez leasing fosse uma opção.

Felipe Morais

Seria bom mais gripens voando na região. Quem sabe, a experiência de pilotar um Gripen, mesmo o C/D, incentive um esforço da FAC pra comprar o Gripen E/F.

BK117

“Fala ai Colômbia, beleza? Que tal uns Gripenzinhos ai ein? Zero quilometro milhas náuticas, tecnologia de ponta e com manutenção e fabricação no vizinho ein? Custo benefício imbatível. Ou vai de usadin do Tio Sam mesmo?”

p.s.: Fui pesquisar e, no quesito “manutenção no vizinho”, é curioso notar que São José dos Campos está mais longe da Colômbia que o sul dos EUA…

Last edited 2 anos atrás by BK117
pangloss

Se a Colômbia vai mesmo desativar os Kfir em 2023, acho que não conseguiríamos fornecer os Gripen a tempo.
Se eles se contentarem com uns F-5 já bem cansados…

BK117

É um ótimo ponto.
Mas o F16 oferecido já está modernizado? Se não, será que seriam modernizados pela LM a tempo também?
Acho que valeria a pena para eles esperar um pouco mais por caças novos.
Abraços!

Nonato

Não conseguiriam os gripens a tempo por quê? Com dinheiro na mão, a Embraer/Saab não poderiam agilizar a fabricação de uns 12 a 26 gripens? Até porque a Saab tem oferecido gripens em tudo que é licitação ao redor do mundo. Canadá, Dinamarca, etc. Ou seja, fabricar 12 a 24 gripens E não seria problema. Acho estranho um vendedor que vende pouco, de repente surge uma boa encomenda com pressa e diz: ah, não tenho condições de fornecer. Uai, encomenda é dinheiro. Uma fábrica que constroi 10 aviões por ano pode construir 20, 30. Se o problema for só construir… Read more »

Nonato

Igual você ter uma padaria que vende 200 pães por dia, de repente surge uma encomenda para 2.000 pães… Ah, não tenho condições… Tem que aproveitar. Se vire. Compre mais farinha de trigo, contrate mais um funcionário, trabalha algumas horas a mais… Claro que há situações bem específicas nas quais isso não é possível. Mas, na minha opinião, na maioria das vezes é possível. A Saab não ofereceu 88 aviões ao Canadá? Se ofereceu é porque tem condições de fabricar. Por que não poderia fabricar 12 a 24 aviões para a Colômbia? A Embraer não deve estar “entupida” de encomendas…… Read more »

Chris

Creio que ele quis dizer… Made in Brazil !

Uma coisa que realmente ainda vai demorar !

Last edited 2 anos atrás by Chris
pangloss

Obrigado, Chris! Foi exatamente isso o que eu pretendi expressar: fornecimento pelo Brasil.
E, mesmo no caso da Saab, não acredito que ela possa construir 12 unidades para a Colômbia até 2023, sem furar a fila da Suécia e do Brasil.

Camargoer.

Olá Nonato. Um caça novo leva uns 2 anos para ser fabricado. Além da produção em sí, é preciso encomendar os equipamentos, treinar o pessoal novo e adequar as instalações. Tudo é possível. Acho razoável que a SAAB conseguisse entregar 6 aviões em 2024 e outros 6 em 2025, talvez retardando a entrega de alguns dos aviões suecos e brasileiros. É preciso colocar todo mundo em uma sala, inclusive o pessoal do BNDES, e fazer as contas.

Felipe Morais

Não, ele insiste nisso de “é a coisas mais simples construir um caça”.

Antigamente ele fazia analogia com a fabricação de Corolas. Acima ele inovou e, além de fazer analogia com Onix, surpreendentemente, fez uma analogia com pães.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

O cara não consegue entender a viabilidade ou não viabilidade de aumento de demanda de fabricação de caça, partindo do pressuposto de que um aumento de fabricações de pães não seria algo complicado. De pães.

Kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk parece piada, mas não é.

pangloss

Sem falar que, ao “construír” o 2.000º F-666 Ciabatta, boa parte do inventário dessa força panérea já estaria imprestável.

Nonato

Efeito manada. Prefere fazer piada a entender coisas simples. Onde você não eque a Saab já deve ter oferecido uns 200 gripens em licitações ao redor do mundo? Só para o Canada ofereceu 88… Se consegue produzir 88 para o Canada por que não poderia fabricar 12 caças para a Colômbia em 2 anos? Não estamos falando de construir uma nave intergalatica, mas de alguns meros gripen. Se a GM fabricava mil Onix por dia!!!, qual a dificuldade de a Saab e/ou Embraer fabricar 12 ou 24 gripens a mais em 2 anos? Depois de projetado, fabricar um caça é… Read more »

Nonato

Por que leva dois anos?
Não tem que treinar ninguém.
Aliás, o pessoal da Embraer e da Saab já não está treinado?
Acho que a demora é mais outras questões.
Inclusive orçamento.
Mas a fábrica de fuselagem da Saab no Brasil já não funciona?
E a Embraer não tem espaço, pessoal?

Felipe Morais

A linha de produção sueca está produzindo os Gripens para o Brasil e para a Suécia. A linha de produção da Embraer, quando ativa, irá produzir os Gripens BR. Não é, portanto, questão da empresa não querer entregar a tempo. É questão de ela ter contratos a cumprir, tanto com a FAB quanto com a Força Aérea Sueca. O que a empresa poderia tentar é negociar com uma das forças aéreas para adiar suas entregas. Difícil com o Brasil dada a urgência de substituição dos F5. Difícil com a Suécia, considerando a situação atual na Europa. Não tendo jeito, só… Read more »

Nonato

Na minha opinião, a Saab que, no Brasil montou uma fabrica de estruturas, que fabrica é essa que só consegue fabricar uma carcaça por mês? Alguns produtos tanto faz fabricar 1, 5, 10 unidades. Você não precisa construir outra fabrica ou contratar mais 100 funcionários… Como você mesmo admitiu a Saab deve ter prometido uns 200 gripens em licitações. Fabricar 12 a 24 gripens não exigiria novos investimentos. É o que eu chamaria de linha de produção flexível. Dei o exemplo dos paes. Quem fabrica 500 paes fabrica 2000 mil sem precisar de um novo forno ou prédio. É só… Read more »

Luis Curvo

Eles, na minha opinião, deverão procurar alguma aeronave de combate de 2a mão mesmo, pelo simples motivo de que caso contrário ficarão desdentados na defesa de sua soberania, Super Tucanos contra Sukhois ? Não dá. Caças novos é bom, ótimo, mas dada a urgência, ficaria com usados e, planejaria caças novos para receber com folga para daqui a quanto tempo fosse. No caso da Colômbia por que não ver Gripen C/D de locação ou usados?….

Marcos Silva

Porque não tem! Nem para a fab a Suécia disponibilizou 10 ou 12 caças,porque simplesmente sua força aérea precisa de todos seus caças.

Nilo

A África do Sul dispõe de 26 Gripens C/D, continuam aterrados sem solução a vista de assinatura de contrato de manutenção com a SAAB.

Marcos Cooper

Não ceio que a Africa do Sul pense em se desfazer de seus Gripens,

Camargoer.

Caro Marcos. Talvez fosse de interesse da Àfrica do Sul vender um de seus esquadrões. Parece uma ideia razoável.

Nonato

Sim. Ou alugar por 2 anos…

Camargoer.

Olá Nonato. A SAAB precisaria de 2 anos para produzir um esquadrão de F39E novinhos. Creio que o contrato de aluguel teria que ser mais longo, porque demandaria pelo menos um ano para fazer a conversão de pilotos e outras questões de manutenção. Contudo, um contrato de aluguel de 6 anos dos F39C (praticamente o que voaram os Kfir reformados) visando sua substituição por F39E é razoável. Nestes momentos, falta ao Brasil uma diplomacia mais efetiva. Chamar uma reunião com a Colômbia e buscar uma solução ganha-ganha (e ganha porque seria bom paras os suecos também)

Chris

Tomara que a FAB nunca tenha que enfrentar isso !

Sei la… Por causa deste tipo de problema, comuns na Europa… Ainda acho que o Brasil deveria ter negociado com os americanos… Onde vc acha peca ate no mercado da esquina… De tantos avioes que existem por ai !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Camargoer.

Olá Chris. A FAB passou por essa situação no fim dos anos 90 e início dos anos 2000, quando os F5E estavam obsoletos e o FX atrasou e depois foi cancelado.

gabriel

Querem apostar quanto como vai surgir uma nova novela, “Argentina demonstra interesse em caças Kfir aposentados pela Força Aérea Colombiana” kkkkkkkkk

Welington S.

Parece que o interesse da FAC pelo Gripen (já que se busca por caças novos) se consolida dia após dia, mas, sempre entra em cena, o Tio Sam, olhando pela fechadura da porta e pronto para barrar o ato. A FAC sabe que tem um vizinho bem ao lado, pronto pra fazer acontecer. Aguardemos as cenas do próximo capítulo.

Chris

Ta… Mas assim como nos nunca fomos… Eles nao sao obrigados a adquirir dos EUA !

O problema é que os EUA tem muita bala na agulha, numa concorrencia ! E por ja estarem acostumados com F-16… Ja ate impressiona, estarem cogitando novas alternativas !

Last edited 2 anos atrás by Chris
Welington S.

Nunca foi de interesse, uma AL forte no âmbito defesa, nunca.

Chris

Ninguem tem interesse em ver ninguem mais forte… Mas a America do Sul consegue caprichar em nao faz nem o basico….

Os avioes existem… O que falta eh dinheiro !

E a gente sabe que achar pecas pra um FIAT OGGI nao eh facil pra ninguem !! Se ao menos, fosse um FUSCA, que vendeu horrores…

Last edited 2 anos atrás by Chris
PACRF

Com excessão do Uruguai, os demais países sulamericanos estão com suas economias muito debilitadas e desorganizadas. Nesse cenário, fica difícil manter suas respectivas forças armadas com equipamentos de ponta. Lembra do nosso caso? Levamos 15 anos para decidir comprar os Gripens. Os capítulos dessa “novela” transcorriam lentamente com o argumento da falta de recursos. Nesse momento, que deveríamos ter três Gripens operacionais, não temos nenhum, justamente pela falta de recursos. As Tamandaré vão seguir pelo mesmo caminho, assim como o re-equipamento de nossas FAs como um todo.

Funcionário da Petrobras

Quinze anos?
Vejo falarem do Programa FX desde março de 1996 (revista Força Aérea #2).

Alexandre

Amigo, não entendi essa comparação com o Uruguai, porque esse País não tem fragatas, não tem submarinos, não tem caças e o melhor tanque deles são os M 41 doados pelo Brasil!
Podemos dizer que o Uruguai não tem forças armadas.

JuggerBR

Ele comparou economia, e não poder das forças armadas. Uruguay é pequeno demais pra ter forças armadas à altura dos vizinhos. Sei lá como Portugal consegue manter sua força aérea sendo tão pequeno…

Marcos Silva

Só se for uma conspiração auto-instituída,se não é pura falta de vergonha na cara dos governantes dos países sul-americanos.

Henrique

“compra de aeronaves de caça enfrentou forte oposição de partidos de esquerda, que defendem que neste momento a compra não é prioridade.”

Aí depois os esquerdistas ficam ruminando do por quê os militares não gostam deles.

sub urbano

Ja faz uns 20 anos que militares são altamente influentes nos governos colombianos. Não tem caças novos pq estão se lixando pra isso, militar latino americano quer é sossego kkkk Os de lá ainda são envolvidos na exportação de cocaína com as milicias paramilitares do país.

Agnelo

Sossego?????
Bisonho…. As FFAA colombianas está há anos em guerra de guerrilha contra as FARC e outras porcarias.
$$ não nasce em árvore.
Qual a prioridade? O inimigo de agora ou o de talvez depois???

Chris

Concordo… Mas tbem nao precisam de cacas pra atacar guerrilhas, ne ?

Last edited 2 anos atrás by Chris
Montenegro

Vc só esqueçe que os caças Gripen, os scorpenes, o tikuna , a barroso,os guaranis, os ASTROS, os super tucanos,o Bahia, Kc 390, C 295, etc… foram comprados pelo PT, e também esqueçe que a Venezuela é um País muito bem armado.
Mesmo o Chile, teve parte de suas compras militares realizadas em governos de esquerda e de direita, porque tinham uma lei específica para isso.
Ao contrário, Colombia, Paraguai e Uruguai são de direita, e o que fizeram com suas forças armadas? NADA!
Então amigo, se militar reclamar de governos de esquerda, é porque eles são os ruminantes!

EduardoSP

Branco, preto.
Azul, rosa.
Em cima, embaixo.
Direita, esquerda.
Tico, Teco.

Agnelo

Pelo PT não, em q pese o PT….

Flanker

Paraguai e Uruguai tiveram governos de esquerda há bem pouco tempo.

Montenegro

Então me fale do Mexico, que foi governado por um partido de direita por mais de 70 anos, e só agora, nos últimos 2 ou 3 anos, tem um governo de esquerda.
Mexico não tem caças, não tem submarinos e nem MBTs!

Pablo

E o que o governo de esquerda fez pelas forcas armadas da Argentina?
Quando Uruguai e Paraguai tiveram investimentos altos em defesa???

Last edited 2 anos atrás by Pablo
Montenegro

Os grandes responsáveis pelo fim das forças armadas da Argentina foram os próprios militares Argentinos, quando faliram o País e depois resolveram invadir as malvinas. O resto é história, no caso, calotes, inflação , boiscotes de armas , etc…

Sequim

No caso do Brasil , é só lembrar quem assinou os contratos do Prosub e dos Gripens. Qualquer motivo é motivo pra destilar veneno ideológico disfarçado de “bom senso”, né não?

Chris

Verdade ! Nossa esquerda abre o bolso mesmo… Foi de Copa e Olimpiadas… A ate um monte de obras em Cuba, Guatemala, Venezuela, etc…

Parecemos ate trilionarios ! Embora tenham se esquecido de uns hospitais, usinas, portos e ate da Transamazonica por aqui…

Camargoer.

Caro Henrique. Os militares da China gostam de seus dirigentes de esquerda? E os militares da Coreia do Norte ou Cuba, gostam dos políticos de esquerda ou de direita? O problema é que os militares da América Latina ainda estão seguindo o manual da guerra fria.

pangloss

E, quem as tiver, ficará limitado a uma quantidade irrisória, sem falar na penúria de armamentos e de estrutura de apoio (reabastecedores, AWACS, transporte etc.).

André Luís

“Excelente” negócio que os Colombianos fizeram com os israelenses! Parabéns Colômbia! hahahahahaha.

Alexandre Esteves

Melhor negócio do que esse só a AA que comprou SE que não podem voar, pagando US$14,000,000.00 pelas aeronaves…

Alexandre

Era melhor ter comprado esses F 16 MLU por 15 milhões cada, pelo menos voam.

guest

Né? Antes tivessem comprado uns Mirage veio e mandado modernizar, à la Paquistão. Pelo menos é mais fácil achar peça, tem vários voando ainda.

Alexandre

Os caças Kfir da Colombia foram os primeiros a terem radares AESA!
É aquela máxima, colocou radar AESA em 6 caças Kfir no fim de 2017, só para dizer que tem e depois descobrir em 2022 que os caças não podem voar de tão velhos! kkkkkkk
Bom, sempre pode usar as capacidades do radar na detecção de alvos em terra, é só abrir o hangar e apontar pro chão, kkkkkkkkk
Os israelenses realmente estão rindo muito!

Emmanuel

Ainda segundo o site, as perspectivas não são animadoras para a Força Aérea Colombiana, pois a compra de aeronaves de caça enfrentou forte oposição de partidos de esquerda, que defendem que neste momento a compra não é prioridade.”
Juuuuuuuuuuuuuuuuuuuura?????
Sério??????
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Henrique

É sempre melhor comprar caça novo, ainda que tenha que esperar mais.

Emmanuel

Não é conspiração. Tem outro nome. Governos de esquerda.
Mas deixa eles voltarem que tudo vai melhorar.
Confia.

Felipe Augusto Batista

Eu nunca entendi isso, a União Soviética era um governo de esquerda, e tudo ia pros militares, a China era de esquerda e tudo ia pros militares, por que aqui não é assim? Sei que os militares caçaram vermelhos no passado, mas era de se esperar que quando a esquerda chegasse ao poder os militares fizessem como na Venezuela e se aliassem ao mandante da ocasião. A coisa também não anda boa pros militares na Venezuela mas o país lá está quebrado, então não sobra muito pra ninguém.

Marcos Cooper

Não creio que o problema seja a esquerda ou a direita. A corrupção,a preguiça e a falta de vergonha na cara e interesse no nem da nação não faz parte da agenda ou da cultura dos latino-americanos. Tão pouco o interesse nos próprios militares na sua classe. Veja o caso de Cuba e da Venezuela. Veja o caso do Brasil. Nem quando estavam no governo esses militares fizeram alguma coisa pela instituição militar que eles representavam Uns incompetentes como governo tanto quanto militares.

AMX

O verdadeiro inimigo de qualquer país atuou: a esquerda.
Sempre azucrinando a vida de todo mundo.

Camargoer.

Olá AMX. Sua perspectiva geopolítica está equivocada, basta pensar quem seria o inimigo da China ou da Coreia do Norte. Basta uma exceção para derrubar uma afirmação generalista.

André Sávio Craveiro Bueno

Olá Camargoer, eu acrescentaria que mais importante do que qualquer ideologia são as ações das pessoas que as seguem. Assim teremos incompetentes em todas as matizes ideológicas. E também temos que considerar além, pois uma compra de armas, ainda que necessária do ponto de vista militar, pode não representar o que de mais importante se apresenta no momento. Essa discussão, como outras, deveria ser feita de forma ampla. Lembremos do refendo feito na Suiça sobre a aquisição de caças anos trás. Evidentemente no mundo real há interferências de todos os lados.

Beto

Verdade.

Marco

As esquerdas não querem comprar nada agora. Só quando finalmente tomarem o poder. Aí compram em “e$peciai$ condições”.

Elias

“ pois a compra de aeronaves de caça enfrentou forte oposição de partidos de esquerda, que defendem que neste momento a compra não é prioridade.”
Parece que para a beligerância sino-siberiana dai tais partidos fecham os olhinhos… é muita iphocressia e shinismo….

Maurício.

“disse que após a visita de militares da FAC para inspecionar as aeronaves, o interesse teria cessado.”

E ainda tinha um pessoal que achava que esses caças estavam em boas condições só porque eram F-16 e eram da Dinamarca…
Quanto ao Kfir, parece que foi ontem que eu via matérias sobre a chegada deles na Colômbia, mas, comprar velharia dá nisso, uma hora a conta chega.

Rafael Gustavo de Oliveira

“após a visita de militares da FAC para inspecionar as aeronaves, o interesse teria cessado” minha teoria que pós guerra fria, na maioria das vezes os equipamentos são usados até o limite da vida útil e as “compras por oportunidade” tem sido escassa para países subdesenvolvidos que sofrem cada vez mais para manter suas forças armadas. Quem vende tecnologia, pede o preço que quiser? era até assim até aparecer um player chinês com um grande aprendizagem de mercado internacional…equipamentos ocidentais cada vez mais com custo proibitivo, temo que um dia nos tornaremos um dos poucos operadores de equipamentos ocidentais na… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Rafael Gustavo de Oliveira
Luiz Trindade

Uma boa oportunidade para os nossos Gripens NG não acham?!?

Pedro

Não. Eles querem o F-16 que é um avião consolidado, com muitas unidades fabricadas e logística farta, o que diminui custos de manutenção. Não são idiotas.

Thiago A.

Claro, todos sabem que uma aeronave usada e estocada oferece custos e simplicidade de manutenção muito atrativos, sem falar da disponibilidade superior.
Genial

Luiz Trindade

Não?!? Comprar F-16? Será que viria novo? Meu Deus… Como tem gente que ainda é iludida com os EUA!

Funcionário da Petrobras

Nossos?

Rafael Costa

Na cabeça de alguns brasileiros, a compra do Gripen com transferência de tecnologia, resultou na compra da Saab também rsrs.

Saudações a todos !!

Sequim

Os suecos não são burros de vender uma empresa estratégica e prejudicar seu interesse nacional, ao contrário dos neoliberais mequetrefes brasileiros, que quando veem um pasto, acham que já tá na hora de almoçar.

João Adaime

Caro Rafael Compra não, mas sociedade sim. A propósito, o Gripen F (2 lugares) será um desenvolvimento feito exclusivamente aqui no Brasil, nas novas instalações de Gavião Peixoto, interior do estado de São Paulo. O acordo prevê que qualquer venda, quer da Embraer, quer da Saab, resultará em benefícios de ambas as empresas, uma vez que a montagem do avião é compartilhada. Tanto que as duas empresas já negociam em conjunto com potenciais compradores em várias partes do mundo. # “Não estamos construindo o Gripen brasileiro somente para o Brasil. A Embraer sempre será nosso parceiro e é vital para… Read more »

Chris

É… Mas na pratica… Falaram que iamos começar a pagar somente depois de receber as aeronaves… E alem de pagar antes… Ja estao ate segurando e capando os Gripens ! heheheh

João Adaime

Prezado Chris
Desconhecia que o contrato tinha sido mudado. Agora fiquei curioso. Poderia nos dar mais detalhes, por favor?
Abraço

Luiz Trindade

Apesar dos comentários acima, eu agradeço pela sua excelente resposta João Andaime. Entendo que o F-16 seria de a primeira opção até pelas parcerias comercias com o EUA porém devemos sempre deixar nossa proposta na mesa para um possível cliente!

João Adaime

Se o Brasil fosse um gigante diplomático, o presidente daqui procuraria o presidente de lá e ofereceria um financiamento via BNDES, além de permitir que parte do pagamento fosse feito em lanchas de patrulha fluvial. Poder-se-ia até mesmo negociar que a Colômbia fornecesse algumas peças, caso possa fazê-lo e tenha interesse. Não querendo forçar a barra, mas poderia ser incluído no pacote um E-99. Tudo na surdina para que a concorrência não tente atrapalhar. E irá. Pondo na ponta do lápis aquisição, manutenção, armamento, tecnologia de bordo, vida útil, possibilidade de atualizações posteriores, tudo no estado da arte, ao longo… Read more »

Last edited 2 anos atrás by João Adaime
Marcelo Andrade

E o pessoal aqui reclamando do painel do T-27!!!!! kkkkk,

Vitor

Partidos de esquerda sempre dificultando decisões sérias rs…

Estão oferecendo o F-16 a preço de banana certamente. O Gripen C não sei se estarão disponíveis da frota Sueca e o E certamente vai ser uma solução mais cara que o F-16 usado.
Condições o Brasil e Suécia até tem de Fabricar a tempo , mas vai ficar Salgado se o Brasil e Suécia não apresentarem um financiamento BEM favorável e diluído.

Camargoer.

Olá Vitor. A Colômbia tem uma tradição de governos de centro-direita. O governo de Ivan Duque segue a mesma linha politica de Uribe, seu antecessor. A Colômbia tem o segundo maior orçamento militar da América Latina, inferior apenas ao do Brasil. O país gasta mais de 3% do seu PIB com defesa (algo em torno de US$ 9 bilhões). O país tem um IDH médio (0,689). Ainda assim, o país apresentou um índice de desemprego de cerca de 15% em 2021. Portanto, parece que há pouco espaço no orçamento público para aumentar os gastos militares, principalmente em um contexto de… Read more »

José de Souza

O delírio tá forte, tem comunista até embaixo da cama! Bú!

Andre

A China deveria oferecer o jf17. Rapidinho os EUA oferecem f16 mais novos….

Funcionário da Petrobras

A FAC vai acabar comprando + ou – uma dúzia da versão do F-16 Block 50 pra frente, bobear até mesmo a verão V, basta o Maduro falar alguma m…. dos EUA ou insultá-los.
Questão de tempo, anota aí.

Andre

O maduro não aparece faz tempo. Logo logo aparece morto….

Chris

Nada mudou por la… O COVID e a Russia… Chamaram a atencao da midia !

Andre

Ou isso ou ele perdeu relevância…

Thiago A.

E a Colômbia perderia o meio bilhão de dólares que recebe de assistência militar dos EUA .

Só de pensar nisso e na mesma hora recebem o telefonema do Tio Sam ameaçando cortar tudo…

“The US will spend $448 million in aid to Colombia in fiscal year 2020, $30 million more than last year”

Rommelqe

Me parece que uma transição com o leasing de GRIPENS C/D com posterior up-grade para GRIPENS E/F pode ser uma solução muito interessante para a Colombia/Suecia e Brasil. Alguem citou a frota da Africa do Sul, solução essa que parece ser viável.

Funcionário da Petrobras

Nunca li em lugar nenhum que é possível modernizar Gripen C/D em E/F, até porque são aeronaves diferentes.
Talvez você quis se referir à modernização para o MS20 Block 2, que aí concordo com você, daria um fôlego legal tanto para Colômbia e principalmente para a Argentina, pois este programa de modernização colocam as versões C/D em outro patamar, mas ainda assim, inferiores às versões E/F.
Difícil é achar Gripen de segunda mão disponível no mercado.

Last edited 2 anos atrás by Funcionário da Petrobras
Paulo Moura

Acho que ele se referiu um leasing de C/D para uso imediato, com compra posterior de E/F. Usar o C/D como tapa buraco entre aquisição e entrega…

Rogério Loureiro Dhiério

Caraca. Se a oposição não apoia novas aeronaves, vão voar o que?
NADA?

Será que estão adotando a filosofia Arrgentina?

Marcos Cooper

A luta da Colômbia é contra a guerrilha e narcotráfico,caças não servem pra esse cenário.

Tutu

E a Venezuela ao lado?
Isso é falta de vergonha.

José de Souza

Não há cenário de conflito nem de guerra.

Kemen

Operam com estruturas antigas (KFIR) mas com eletrõnica nova (AESA+Sistemas), por que retrocederiam para estruturas antigas mas com (Pulse-Doppler+Sistemas) da atualização MLU ?
E ao que parece os F-16 da Dinamarca não estariam em tão bom estado como acreditavam, nesse caso seriam os US $15 milhões por unidade + ?? US $ de eventuais modernizações e melhorias estruturais, caso fossem aprovadas.

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Ney Jorge Hitos Ferreira

Quando chegam nossos caças? Desde a entrega deixaram de divulgar o translado.

Marcos Cooper

Verdade,ficou por isso mesmo,recebemos em novembro e nunca mais se ouviu falar deles.

JuggerBR

Aeronave nova com entrega em relativo pouco tempo teriam os chineses e provavelmente F-18 e F-15. Mas aí precisa ver o preço…

Hellen

Esses avioes ja era para estar no museu a muito tempo !!!!
Isso sim é sucata voadora !!!!

Joao Moita Jr

Argentina com água na boca…

Fabio Araujo

Pelo que li na matéria Defensa.com estão estudando a substituição do A-37 pelo M-346 ou pelo FA-50, se comprarem os FA-50 poderão esperar um pouco mais para a compra de um caça de superioridade!

Antunes 1980

Duas das maiores economias da América do Sul, Argentina e Colômbia estão sem força aérea.

Quem são os culpados? Como deixaram chegar neste nível de total incapacidade?
América do Sul e Central estão totalmente sucateadas.

Hoje apenas Brasil, Chile e Venezuela possuem poderio aéreo capaz de contrapor de forma adequada qualquer ameaça.

Colômbia já deveria ter um plano de ação para substituição dos Kfir. F-16 zero Km seria ideal via ajuda do Tio Sam.

Last edited 2 anos atrás by Antunes 1980
José de Souza

A única função das forças aéreas na América Latina é defesa aérea e COIN/Combate ao tráfico. Para que gastar milhões com isso? Sejam profissionais em um cenário realista, ponto.

Adriano Madureira

mas acho que não se deve descartar a aquisição de caças supersonicos, mesmo que em quantidade moderna…Há perigos fora da américa do Sul…

José de Souza

Alguma quantidade para defesa aérea sim. Os “perigos fora da América do Sul não nos dizem respeito. Melhor focar em desenvolvimento local e redistribuição de renda…

Camargoer.

Caro Roberto. Por que a AL entraria em uma corrida armamentista?

André Sávio Craveiro Bueno

Opa, que tal os F-18 do Kuwait?

Kleber Peters

Vixe… aí a fila está grande. E eles ficariam na rabeira dela.

Denis

Oportunidade para a Saab. Não vejo outro avião que não o Gripen, que seja moderno, que esteja ao nível do F-16 (ou mesmo que o supere) e esteja dentro do poder econômico de aquisição, operação e manutenção dos colombianos. Seria bom para nós, também.

Last edited 2 anos atrás by Denis
Gabriel BR

Voar nisso dai hoje em dia deve ser um perigo

Fernando Soares

Bom dia, li quase todos os comentários com posições e sugestões técnicas interessantes para a Colômbia manter alguma capacidade de dissuasão após a desativação de seus Kfirs, mas gostaria de levantar outro ponto: no final do texto há uma advertência que os partidos de oposição são contra os gastos que serão necessários! Eles – partidos de oposição – sempre se posicionam assim quanto a gastos de renovação?atualização de equipamentos militares. Nessas ocasiões levantam necessidades sociais mais urgentes e históricas, que muitas vezes não souberam enfrentar quando estavam no poder, mas que tocam nos “corações e mentes” das elites formadoras de… Read more »

Adriano Madureira

Podem dizer oque for,mas os Kfirs são bonitos…

Gabriel BR

Também acho

kahllil

oportunidade para o Gripen C/D ai? e após um 2º lote ja no modelo Gripen E/F ? …. vamos Hermanos

Angelo

Opa, vamos comprar, já q o 2o lote de 30 Gripens podemos esquecer….rsrsrs

João Ricardo

A esquerda sempre querendo deixar o povo desarmado! Não existe no mundo um lugar onde a esquerda colocou as mãos que não tenha ido pro fundo do poço!

Nonato

Não sai mais barato mandar fazer essas peças do que comprar caças novos?
Os israelenses ou a GE não conseguem disponibilizar essas peças?
A GE não libera o projeto para fabricação por terceiros?
O Brasil poderia entrar nessa.
Seria um grande aprendizado fabricar peças de turbinas.

Kleber Peters

Liberar o projeto? E criar um concorrente? Acho que tu sabe a resposta.

Nonato

O projeto para algumas peças de um motor fabricado na década de 1950?
Até porque esse motor já foi fabricado sob licença por vários países…