Chile quer comprar aeronaves britânicas E-3D Sentry ‘AWACS’ aposentadas
Uma fonte disse ao UK Defense Journal que o Chile está procurando comprar “mais de uma” aeronave E-3D aposentada da Grã-Bretanha.
Uma das aeronaves já foi vendida para os Estados Unidos, para ser usada como um treinador dedicado, apoiando sua frota de comunicações aéreas e postos de comando E-6B Mercury.
O Reino Unido originalmente operou sete aeromaves do tipo. Em dezembro de 2020, apenas três permaneciam em serviço depois que um foi retirado de serviço em 2009 para ser usado como sobressalente, dois foram retirados em março de 2019 e outro retirado em janeiro de 2020.
A variante E-3D possui motores CFM56 e algumas modificações britânicas e foi designada Sentry AEW.1 no serviço da RAF. As modificações incluíram a adição de uma sonda de reabastecimento ao lado do receptáculo AAR da lança existente, pods ESM nas pontas das asas, uma capacidade de vigilância marítima aprimorada, oferecendo “processamento de varredura e varredura marítima”, além de rádios JTIDS e Havequick 2.
A frota de aeronaves de alerta aéreo antecipado E-3 Sentry da RAF foi aposentada em setembro com sua substituição, o E-7 Wedgetail, previsto para entrar em serviço em 2023. O Reino Unido contará até lá com a Força Aérea de Alerta e Controle Aéreo da OTAN para preencher a lacuna.
É algo que realmente falta à Força Aérea Chilena. Mas eu tentaria emplacar algo Brasileiro para eles. Não sei exatamente quais seriam as diferenças entre os radares e sensoriamente de um E-3D comparado com um E-99M, mas acredito que poderíamos oferecer algo atraente aos Chilenos.
Leandro, compartilho da sua opinião. Ainda acredito num custo menor de tudo com os E-99M.
Bruno, acho até que sairia mais caro e mais demorado comprar um ou mais E-99, só que seria mais barato de manter e operar, sem contar que poderiam operar por muito mais anos do que um E-3D já acima da metade da vida útil. O que eu não sei comparar ainda são as capacidades estimadas de cada uma dessas plataformas. Talvez o E-99M tenha uma área de cobertura menor, com menor capacidade, mas que sendo uma aeronave menor e mais moderna, poderia ter uma disponibilidade maior, efetivamente estando mais presente, etc. e em um custo operacional menor. Pode valer bem… Read more »
Opa. Exatamente.
Poderia ser até um pouco mais caro mesmo no preço final de compra, mas a manutenção, inclusive dos equipamentos a bordo, e operação devem ser bem mais baratas. Ainda levariam células novas ou, na pior das hipóteses, usadas com boas horas de voo. Acredito que essa modernização para o padrão M colocou o E99 em um nível bem elevado.
Exato Bruno, com a modernização dos nossos E 99, eles passaram a ter um alcance de detecção de 750km, o que não é pouco, fora que tem todas as tecnologias de ELINT e COMINT, rádios criptografados e podem se comunicar com meios aéreos, navais, terrestres e satélites.
O problema para o Chile é o custo de aquisição de um E 99 novo, e sem nenhum desconto dado pela rainha, rsrsrs.
E 99 novo não é para qualquer um!
416NM? Não.
Cel, não adianta discutir com baixa autoestima. O indivíduo só inventa mentiras sobre o Chile e as suas capacidades.
Diferente do Senhor que, conhece a FACh de perto e tem conhecimento embasado para falar.
Provavelmente virá com um valor bem acessível,,, mas para proform ( em modelo padrão ) aí é o x da questão….
Na verdade, não tenho maiores informações sobre esta intenção de compra. Nem sei de onde veio a informação.
É por isso que fala tantas bobagens sobre as forças chilenas, hoje, um dia depois de vc dizer que não sabe de onde veio essa informação, a informação foi confirmada!
Estava demorando, bom, como sempre faço, mostro as fontes!
https://forcaaerea.com.br/voa-o-e-99m/
Olá Coronel, estou replicando dados que foram mostrados em revistas especializadas aqui do Brasil.
https://forcaaerea.com.br/voa-o-e-99m/
Abraços cordiais!
Bruno, oque não falta no mundo são aeronaves Embraer usadas, seminovas e até novas com pouco tempo de uso…
A Embraer fechou um contrato de US$ 250 milhões em 2008 para fornecer os três jatos à Índia
Esqueceu de que os E99 operam também no México e na Grécia.
Esqueceu não. É só o mix de viralatismo com puxaquismo subindo a cabeça.
Se o E-99 serve muito bem para o Brasil, eu queria saber porque não serviria para o Chile, que é uma tripa de terra.
Serve sim, mas precisaria de um número maior de aeronaves e é claro, sairia muito mais caro.
Vc se baseou em que para falar isso?
É muita bobagem numa pessoa só!
É esse tipo de oportunidade que o Brasil costuma perder. . 1. Possui na indústria um vetor que pode ser – e já foi – vendido para países parceiros e neutros. . 2. Uma continua evolução desse tipo de projeto possibilita a revenda e a oferta de suporte por uma indústria nacional. . . Acaso o país propusesse a adição de novos jatos, talvez com a sonda de abastecimento, na FAB, células excedentes podem ser ofertadas a países parceiros. É assim com tucanos, super tucanos, f5s etc. Se temos o know How o estado pode ser mais ativo nesse sentido.… Read more »
Embraer não fabrica mais o Legacy, não?
Alem do mais aquela ideia do novo E-99 na plataforma do E2 deu em nada, hoje em dia em termos de guerra eletronica só podemos oferecer o P-600.
Não precisa fabricar mais. O que mais tem aí no mercado é lecacy baratinho ainda com muitas horas de voo. É só dar um tapa e instalar todos os sistemas novos.
De fato, os nossos E 99 e R99, com a última modernização que estão passando, são mais modernos e tem um custo de operação muito mais baixo. Mas tudo depende da negociação que os Ingleses estão oferecendo. Todos sabemos que é do interesse dos Ingleses, manter a Argentina sob pressão na sua fronteira oeste. Então, se esses aviões forem oferecidos ao Chile a preço de banana e ainda com uma ajudinha na manutenção por um período de tempo, pode sim, ser uma boa oportunidade. Mesmo sendo aviões com 50 anos de idade e que já tenham recebido peças canibalizadas de… Read more »
A vantagem do E-3D é o seu tamanho, o que permite a operação de 14 consoles de controle. E, o seu sistema elétrico (superior ao E-99), permite um alcance radar, hoje, ligeiramente maior que o E-99M. E a cobertura 360°, que não é critério crítico. Como já postei INÚMERAS vezes, se vc não sabe de onde o inimigo vem, está no lugar errado! Devia ter ficado no solo.
Sim e a capacidade de processamento dos computadores são as mesmas ? A velocidade de detecção e atualização de um radar AESA é a mesma de um pulse- doppler ?
AESA é melhor e resistente a jamming. Processanento mais veloz.
Claro que não.
Sem contar na capacidade de guerra eletrônica, que num radar AESA é muito superior que num radar pulso doopler.
Quanto a geração de energia ele está certo, mas creio que o radar do E 99 trabalha bem com menos energia, porque o alcance do radar do E99 é superior ao do E3 sentry!
Caro Rinaldo,
Mas em muitos sites é citado o alcance do radar do E3D como sendo de cerca de 400 km. Semelhante ao alcance dos nossos E-99 antes da modernização.
Agora com a modernização para E-99M foi revelado que o alcance de detecção aumentou para cerca de 730 km.
Mesmo sem uma modernização o E3D possui alcance radar ligeiramente superior aos 730 km dos nossos E-99M?
Vários sites confirmam o alcance de 730km e tem outros que falam em 1080km a depender do alvo e da altura de voo do E 99. Numa entrevista com o Brigadeiro do Ar Márcio Bruno Bonotto no site defesaaereanaval(DAN) se afirma os 1080km de alcance! “O radar do E-99 tem atualmente uma cobertura de mais de 540 quilômetros. Com a modernização desse equipamento, sua capacidade de alcance pode dobrar, ultrapassando os 1.080 km. “Isso pode variar conforme a altitude e o perfil do alvo. Se o radar detecta um avião de caça, o que vemos é uma imagem pequena”, afirmou… Read more »
Eu e Bonotto somos amigos (ele é da turma de baixo). Cursamos ECEMAR juntos em 2005. Hj ele é Vice Diretor do DECEA (VICEA).
Muito bom Coronel, então entenda, minha afirmação está baseada em várias publicações e relatos como esse que eu citei do seu amigo de farda. Seria bom o Senhor nos dar mais informações, agradeço desde já.
https://www.aereo.jor.br/2019/08/19/embraer-e-99m-detalhes-da-modernizacao/
Não sei te precisar, mas devem estar próximos.
Obrigado pela resposta, Coronel. E parabéns pelo aniversário do Grupo. Fizeram e fazem um belo trabalho!
Se esqueceu de maior alcance devido a maior capacidade de combustível, maior tempo de operação, devido a capacidade de maior tripulação a bordo, minimizando a fadiga das esquipes etc etc.
Não sei se ainda estão em operação, mas o Chile já tinha essa capacidade ainda antes do Brasil, que era justamente um Boeing 707 com um grande radar no nariz, adaptado pela IAI. Tinha também outra célula com equipamentos dedicados à guerra e reconhecimento eletrônicos. Levavam os nomes de Halcón e/ou Cóndor, não sei exatamente qual era qual.
Em operação e recentemente modernizado localmente. Voará no mínimo, até 2030 sem problemas.
Continua sendo uma plataforma de grandes capacidades na região.
Vc dizia isso das fragatas classe L, que estavam em excelente estado, e eu dizia que estavam em péssimas condições e com mísseis vencidos. O resultado todos nós já sabemos e eu estava certo. As duas já foram pro saco, não são usadas nem para patrulha marítima!
E os SM1, que vc tb dizia estarem operacionais, não foram aproveitados em nenhum outro meio da Arch.
Vamos aguardar para ver até quando o condor vai voar!
AMX, sim, estou ciente disso. O problema que vejo não é nem no recheio eletrônico da aeronave, que como o glasquis colocou, foi recentemente modernizado. Meu caso é que se esse boato (porque não passa de um boato) de que o Chile estaria interessado no(s) E-3D, é porque eles estariam enxergando uma lacuna de capacidade que poderia ser suprida pelos E-3. Ao mesmo tempo, atualmente, o Chile conta com apenas uma aeronave AEW&CC (glasquis, me corrija se eu estiver errado nessa conta), e eu acredito (opinião minha) de que o Chile, com as capacidades que tem, deveria pensar em adquirir… Read more »
Vc está certo, embora seja uma aeronave de grandes capacidade, o Chile conta com apenas um AEW&CC. É bom ter presente que estas aeronaves inglesas, tem um radar AN/APY-2 e o equipamento original da versão Sentry AEW.MK1. Os motores CFM 56-2 le dão uma autonomia de até 18 horas de voo. TALVEZ, o interesse nestas aeronaves se deve a que a USAF conta com 31 delas na sua frota e todas elas E-3G Block 40/45 e se encontram em estudo os possíveis substitutos o que jogaria no mercado um grande excedente de sobressalentes e peças para reposição quando forem retirados… Read more »
O E3-Sentry não se compara ao E99, a cobertura do primeiro é muito maior, tem capacidade de varrer 360graus pois o radar é rotativo, a tripulação é maior, fica mais tempo no ar, e a eletrônica embarcada é avançada, é um monstro, quem tem um E3 Sentry está bem servido de alarme aéreo antecipado. O E-99 tem suas limitações intrísecas ao tamanho da aeronave (pequena), tem poucos tripulantes, permance menos tempo no TO, não varre 360 graus…enfim…é bem mais modesto, porém, bastante útil, melhor do que não ter nada.
Carlos, os E-3 da RAF estão desfasados em todos os sentidos, afirmar o contrário é bobagem. O conceito de radome rotativo é totalmente superado e redundante diante dos avanços da tecnologia atual. Os britânicos estimaram que para alcançar o patamar dos seus pares na USAF e Armee de l’aire deveriam gastar mais de 2 bilhões de libras em atualizações. O radar das aeronaves em questão são de varredura mecanicamente com limitações em sua capacidade detecção pois é muito lento quando comparado aos sistemas mais modernos equipados com AESA. O tamanho das aeronaves E-99 permite um ganho em custo de manutenção… Read more »
Falou tudo!
Se o radar ,estilo prato, é tão bom e mais eficiente do que o transversal,pq os ingleses irão operar o EA7 wedgtail?
Primeiro, como o próprio coronel Nery já falou aqui, cobertura de 360º não é tão crucial assim. Segundo, esses radares mecânicos já estão bem obsoletos se comparados com radares AESA, como o do E-99. Terceiro, o Chile tem um território muito pequeno, eles com certeza não precisam tanto do alcance a mais que o E-3 supostamente teria sobre o E-99. Se o o E-99 serve muito bem para o Brasil, serviria perfeitamente para o Chile tbm. A questão é só dinheiro mesmo. Mas seria muito mais inteligente para eles se comprassem o E-99.
Olá Leandro. O Chile só deveria comprar velhos 707 para servir de peças para o “condor”. O Chile atrás de 707 e os brasileiros atrás de Sherpa.
A capacidade e custo de se manter estes sistemas antigos operando não deve ser pequeno. A isso se inclui o custo da hora de voo do próprio avião com esse 4 motores. Soluções do tipo E-99M me parece ser mais fáceis de se manter.
en motor entiendo que comparte mismo motor con los 3 KC 135 que tiene la FACH
Acho que não são os mesmos motores do KC135, mas mesmo que fosse, um avião com 4 motores tem um custo alto de hora voo!
Não são os mesmos motores. Os kc135 chilenos utilizam os motores das séries iniciais do Boeing 707. Imagino que compartilhem basicamente só a estrutura com o E3-Sentry.
Os KC-135 chilenos utilizam os motores JT-3D/TF-33, enquanto os E-3D em questão utilizam os CFM56.
De fato, avião quadrimotor em 2022 é loucura, sobretudo motores antigos, com baixa razão de bypass. Só ver qual a tendência dos fabricantes e das cias aéreas
Com um território estreito, conceitualmente estes aviões teriam que operar predominantemente sobre o mar?
Com essa cobertura radar,poderão vigiar até sa base aérea de Campo Grande! KKKKKK
kkkkk boa!
Estes Sentrys cairiam bem para a FA chilena, mas diferente da aquisição do EC-707 Condor onde eles adquiriram somente 01 unidade, seria interessante ao menos a aquisição de 02 unidades caso optem em comprar estes Sentry
Principalmente quando se trata de 707 com 50 anos de uso, devem ser verdadeiras rainhas de hangar. Existem alguns problemas de se ter apenas uma unidade. 1)Quem tem um, não tem nenhum. 2)Num conflito, os radares em terra são os primeiros alvos destruídos para cegar o inimigo. No caso chileno, que tem em média 150km de largura, isso é muito fácil de fazer. Então teria que manter seu único AEW indefinidamente no ar, o que é impossível! 3) Hoje, todos nós sabemos, as operações em pacote são a melhor maneira de vc vencer um adversárionum combate aéreo. Com apenas um… Read more »
Radar de Abertura Sintética?
Cel. Não discuta com a sabedoria da baixa autoestima. O senhor, por mais argumentos que apresente, sempre sairá derrotado, como Israel na guerra dos 6 dias KKK
O senhor não conhece os novos RADARES DE ABERTURA SINTETITA???
KKK
Falou a Alice, aquela do País das maravilhas!
E por falar em alcance, como anda o radar AESA dos caças F16 do Chile, vc em 2017 disse que tinham sido instalados!
Qual alcance que eles tem?
Corretor Rinaldo, rsrsrs , corretor de vez em quando troca as palavras
Nessa vc tem razão, mas com relação ao alcance de 730km o senhor parece que está errado. Tem matéria com o Brigadeiro Bonotto falando em 1080km de alcance!
“O radar do E-99 tem atualmente uma cobertura de mais de 540 quilômetros. Com a modernização desse equipamento, sua capacidade de alcance pode dobrar, ultrapassando os 1.080 km. “Isso pode variar conforme a altitude e o perfil do alvo. Se o radar detecta um avião de caça, o que vemos é uma imagem pequena”, afirmou o Brig Bonotto.”
Desculpa, Alexandre. Não sei o alxance extao mas estou em co tato c os Guardiões TODOS OS DIAS pelo nosso grupo de Wathsapp.
Tranquilo Coronel, quando tiver mais notícias sobre o tema, compartilhe conosco, sua opinião é muito importante pro debate!
Corretor? Qual o termo que tu queria usar e que o “corretor ” acabou trocando?
Eu queria citar a cidade onde vc nasceu, no caso PELOTAS!
Bom, apenas um é o mesmo que nenhum! Ter dois deles nao seria algo barato mas se tem $$, senta o pau! País com Forças Armadas serias são assim, fazem otimas compras de oportunidade e nao precisam ficar torrando bilhoes $$$ em inuteis “transferencia de tecnologia” apenas para sustentar empresas parasitas onde seus diretores são militares ja aposantados.
Qual seria o país sério em questão? Se informou pelo menos o básico sobre a realidade do país em questão ? Aconselho se informe antes, tenho certeza que os nossos militares vão parecer ladrões de galinha em comparação com os aposentados da realidade que você acha ” séria”.
y cual seria el problema que tiene Chile?
No hablo tu idioma !
Conhece o google translator?
Conheço sim Flanker, porque não perguntas para ele ? Se e quando eu quiser ler ou traduzir algo será uma minha escolha e não uma imposição de quem chega e exige que eu o entenda . Esse aqui é o aéreo.jor.BR ou o Razon y Fuerza ? Um mínimo de esforço, um mínimo de educação. Sempre que participo de um blog procuro me adaptar, mostro um mínimo de esforço para que me entendam, no obstante os erros e limitações do meu conhecimento.
Pra mim, é grosseria tua……
Problema nenhum, por isso teu governo está mudando a Constituição chilena através de uma assembléia constituinte, isso em função dos grandes protestos onde se incendiaram cerca de 50 estações do metrô, redes de departamento e fechamento do aeroporto.
Depois disso, um Presidente de extrema esquerda, que liderava os quebra- quebra estudantis desde 2011 foi eleito!
Isso tudo depois do Chile seguir à risca o modelo liberaloide que vinha desde Pinochet. Deu certo? Claro que não, mas foram pras ruas protestar e o resultado veio agora.
Não deu certo pq tem protesto? Então EUA, França, Itália, Reino Unido e Hong Kong se tornaram países subdesenvolvidos devido a protestos e insatisfação popular? É sério isso produção? O Chile é um país modelo pro restante da América Latina, seus militares deixaram um país estável e próspero pros civis, diferente de outros que deixaram hiperinflação altíssima e milhões de estatais. Não obstante o fato de que o general Pinochet utilizou seus poderes de ditador para implementar grandes reformas pró-livre mercado, Chile teve reduções drástica de pobreza e miséria durante sua ditadura. Inclusive os índices de criminalidade abaixaram drasticamente, além… Read more »
O resultado veio agora e a conta vira depois,pobre Chile.
Mas não existe extrema esquerda no Chile,mesmo elegendo um.
Doe tanto a minha baixa autoestima. KKKKKKK
E daí? Vocês adoram criticar as FFAA do Chile. Deve ser porque eles tem equipamentos melhores que os nossos em várias áreas. E isso com um orçamento várias vezes menor que o nosso. O resto é conversa fiada e torcida, misturadas com ressentimento por parte de vocês. Na realidade, o Chile faz muito com
o orçamento disponivel e levam a defesa deles à serio.
Depois da lapada que vc levou do Thiago sobre o uso de tradutor, vc devia enfiar sua opinião num saco.
Eu critico as FAAs chilenas com fontes , não é essa sua defesa absurda e sem conhecimento da realidade chilena.
E depois vem falar que defende o Brasil e reclamou quando o chamei de chileno!
Patético!
Lapada? O cara foi grosso e mal educado com outro comentarista, de forma gratuita, e tu acha isso bacana…….ora, vê se cresce! Quanto ao resto, se pra ti “defender” significa tentar desqualificar o outro, mostra que tu realmente não sabe de nada. Eu vejo os problemas, que na minha opinião, são muitos nas nossas FFAA. Já vocês, preferem tapar o sol com peneira.
Comentário editado. Debata sem agredir o interlocutor. Se persistir na agressão, será bloqueado. Entenda que não é minha praia debater que gente que não gosta do Brasil, não tem conhecimento sobre armas e fala que o chile tem equipamentos melhores que o Brasil. Estou procurando no chile equipamentos melhores que os ASTROS 2020, Guaranis, Kc 390, Gripen, AMX, Tamandarés, 4 scorpenes, aviões E 99 e R 99 , LMV Iveco 4×4, M 109 A5+, Helicópteros H 225M, Sea hawk, Mi 35, Panther, PH Atlantico, satelites SCBR, Amazonia e geoestacionário. Ainda não encontrei! E não me venha com meia duzia de… Read more »
El problema que tiene Chile és que no hay un solo pais en que pueda confiar en ninguna de sus frontreras. Porque seria?
Pra ti ver……e mesmo assim, eles tem caças de 4a geração com mísseis BVR mais capazes que os nossos há muitos anos, Carros de Combate melhores que os nossos, fragatas maiores e mais capazes que as nossas……e isso não é comparação super trunfo e nem é para uma improvável guerra entre nós e eles…é só para mostrar que, mesmo com as aludidas irregularidades, eles ainda fazem muito pela defesa deles.
Porque você se dói ? A minha foi apenas uma resposta, quem fez a afirmação genérica e infeliz foi o colega deixando entender que esse tipo de comportamento só existe aqui. Quanto aos equipamentos que você menciona foram frutos de uma fase, uma fase onde os militares tiveram grande influência e autonomia no país. Podiam colocar as mãos no prato e pegar o que queriam sem nenhuma supervisão ou controle. Não dependiam de aprovação do congresso para receber os recursos. Aconselho você pesquisar sobre a lei do cobre e como funcionava, como os militares aparelharam tudo certinho. Com a alta… Read more »
“chegou a ser o país que mais gastava em defesa, tanto por capita quanto pela porcentagem do PIB”
#obviamente da região.
Cara, eu não me doo com nada! Se o Chile tem problemas, e tem mesmo, graves e em todos os setores, eles também tem equipamentos muito bons em várias áreas. Quem se dói, parece ser tu, que seguidamente fala sobre os problemas de administração e corrupção no Chile. Eu não tô nem aí se o Chile tá bem ou mal…se tem corrupção ou não. E, em questão de problemas administrativos e corrupção, temos de sobra. Esses me interessam, piis atrapalham o pais todo, inclusive as FFAA.
“Quando a grama do vizinho for mais verde, tem que queimar ela.”
É o lema de alguns por estas bandas.
Não adianta argumentar com quem não tem argumentos.
Grama verde não queima mané, se está queimando é porque a grama está seca e é de baixa qualidade!
Misseis BVR limitados pelo alcance radar dos F16, que no caso dos MLu não passa de 70km para um caça de 3 de rcs! Carros de combate que não podem fazer um tiro em movimento? Fragatas compradas por 30 milhões e sem armas? O chile gastou cerca de 300 milhões de dólares nos leopards 2a e nos marder, quanto nós estamos gastando nos cerca de 1500 gauranis? Chile gastou cerca de 1 bilhão de dólares nas suas ultimas 10 fragatas, duas já fora de operação! O Brasil está gastando cerca de 1,6 bilhões em 4 fragatas novas! Chile gastou 1… Read more »
O E3-D tem mais autonomia e alcance de detecção de alvos. Mas o E99-M tem mais qualidade em tudo.
Existem muitas diferenças entre uma plataforma de radar fixa como o Erieye e a do E3-D. Em tempos de baixo RCS e mísseis de cruzeiro, o Erieye leva vantagem sobre o E3-D.
O problema é que o Chile, devido a sua geografia, precisa manter o “olho” no norte/nordeste do país, o que na prática, para um país tão estreito, fica mais fácil de se fazer com uma plataforma de radar 360.
Sim, mas a tecnologia avançou muito e é possível fazer essa cobertura sem necessidade da rotação
fisica do radar, apenas dirigindo o feixe eletronicamente. Não sei no caso dos nossos se depois da modernização houve um upgrade nesses sentido mas o Erieye da força aérea grega e o EL/W-2085 israelense permitem tranquilamente essa cobertura 360 sem pontos cegos. Eles poderiam com uma solução israelense que é até superior. O EL/W-2085 é uma verdadeira jóia.
O da Grécia NUNCA possuiu essa capacidade.
Eu me baseio sobre as informações que tenho acesso, se você afirma que a informação não procede tudo bem . Existem matérias inclusive aqui na trilogia ( de autoria do Sérgio Santana) que afirmam exatamente isso :
“Curiosamente, requerimentos específicos da OTAN resultaram não apenas em operadores a bordo como nos modelos já mencionados, mas também em uma pequena ampliação da capacidade de varredura dos radares Erieye instalados nos quatro EMB-145H operados pela Força Aérea da Grécia, que possuem 360 graus de cobertura, devido a progressivos avanços no processamento dos sinais da antena”
É o MESMO Erieye nosso.
É só vocé olhar o desenho da antena do Erieye. Mesmo com o máximo de ampliação da área do feixe, uma área diretamente à frente e uma área diretamente atrás da antena, não possuem cobertura. Isso não é impeditivo da capacidade e funcionalidade do Erieye, como o Nery falou mais de uma vez. Mas, apenas digo que 360⁰, em uma antena como a do Erieye, não é possivel.
Até onde sei, a cobertura é 150° para cada lado, frente e rê pode-se até detectar algo mas não rastrear. Isso foi o que eu entendi.
Parabéns Thiago, concordo com suas afirmações, me parece que está havendo uma grande confusão de informações causada pelas afirmações do Coronel Rinaldo. Longe de mim querer ser o dono da verdade, mas são muitas matérias em diversos sites e revistas que afirmam exatamente o contrário do que ele diz.
Acabei de postar uma entrevista com um Brigadeiro do ar da FAB que contradiz o que o Rinaldo fala!
Seria interessante ele mostrar as fontes dele para melhorar o debate.
“Longe de mim querer ser o dono da verdade,”
Falando alguma verdade já tava de bom tamanho KKKK
A fonte sou eu, instrutor de E-99 e ex Operações e cmt do Esquadrão. E visitei a fábrica do ERIEYE em Gothenburg, em 2008. Eu conheço a avião desde qdo estava na linha de produção.
Seria bom o Sr chegar numa posição única sobre o alcance desse radar após a modernização, porque uma hora vc diz que não é 730km, outra hora diz que não sabe exatamente. Aí fica difícil!
Aí você quer que um militar, ex operador do sistema, ex-comandante do esquadrão e profundo conhecedor do sistema te diga qual é o alcance exato do radar da aeronave…? Não quer o manual também não? Aproveita e pede todas as faixas de frequências em que opera o radar
Não chega a 416NM, infelizmente. Ponto final.
Ponto final para vc!
Eu fico com a opinião das matérias de revistas especializas e a declaração de um Brigadeiro.
E o alcance do radar dos E 99 está situado entre 730 km e 1080km conforme a opinião de um Brigadeiro do ar!
Esse Brigadeiro nunca voou num E-99. Acredite em duendes, então.
E tu acha que alguém, seja o Nery, seja o comandante atual, seja o fabricante, vai te dizer o alcance real do principal sensor daquela que talvez seja a aeronave mais estratégica do país? Ora, por favor…
Não é necessário dar o alcance preciso e nem o RCS para esse alcance, muito menos as capacidades que são estratégicas. Mas um alcance razoável e próximo da realidade é dito sim, em vários meios.
Mas se ele não quiser falar, tudo bem, é um direito dele!
Gente, podemos discordar de muitas coisas do Nery, mas convenhamos que ele é Doutor Honoris Causa quando o assunto é o Guardião, E-99, A29 e outras coisas correlatas na FAB na qual participou.
.
Aqui a gente é tudo entusiasta, com suas exceções óbvio, ele participou do processo. E, lembrem-se, tem coisa que ele sabe e que ele não pode/deve falar, e tudo bem.
.
Então o contraponto dele, nestas questões, tem peso maior.
Uma hora o doutor “Honoris Causa” diz que uma coisa, outra hora ele diz que não lembra. Aí é difícil.
a Cesar o que é de Cesar!
Reconhecer o valor da experiência de quem esteve lá é um fundamento básico.
Hoje está na reserva, será que sabe mais que um Brigadeiro que também está lá?
Rapaz, vc é teimoso! Quer ter a palavra final.
Com a mudança dos nossos radares, temos um dos melhores AWACS do mundo, não sei quanto aos israelense mas o Erieye novo é muito pontente
Sem dúvidas, o meu ponto era sobre o a cobertura de 360 graus. Apenas.
Praetor-600-AEW seria o ideal, anos luz desse sistema caro e provavelmente obsoleto. Risco para a tripulação, é um 707. Se os ingleses já o canibalizam, então estão no bico do corvo. O E99 está sendo modernizado, com alcance radar divulgado de mais de 700 Km. ERJ 145 pouco voado e fabricado no país, fácil de manter, além de atualizado. Mas o ideal neste momento seria o Praetor-600-AEW, fina flor da tecnologia, atualíssimo, pequeno, compacto, barato e eficaz. Corre por aí que a Colômbia estaria interessada em alguns F16 da Noruega, não é nada, não é nada, tem uns 40 anos… Read more »
Amigo Silvano, vc falou tudo, a modernização da FAB, EB e MB, com a maioria dos seus principais vetores comprados novos e com as melhores tecnologias e armas, está deixando os nossos vizinhos anos luz no atraso.
Essa política de comprar coisa velha com alguma tecnologia atual não se sustenta mais quando comparado aos investimentos feitos pelo Brasil.
Mas para eles serve bem, afinal, Argentina e Bolívia estão no chão em termos militares e o Perú está ficando para trás também.
“ a modernização da FAB, EB e MB, com a maioria dos seus principais vetores comprados novos”
https://www.youtube.com/watch?v=z9BjYV8i-ZI
https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2018/10/10/exercito-recebe-doacao-de-96-blindados-dos-estados-unidos.htm
https://www.youtube.com/watch?v=NHluxPqKcRk
https://www.marinha.mil.br/dphdm/aeronave-skyhawk
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/37696/AVIA%C3%87%C3%83O%20DE%20PATRULHA%20-%20Aeronave%20P3-AM%20Orion%20completa%2010%20anos%20de%20incorpora%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A0%20FAB
https://www.aereo.jor.br/2009/10/29/os-f-5-da-jordania-agora-na-fab/
Tudo vale, até mentir. Contar de falar mal do Chile KKK
A Xenofobia que brota pelos poros KKK
Tive esse debate com alguém em outra matéria e tenho toda convicção no que falo. O Brasil realiza compras de oportunidade sim, mas a grande maioria dos nossos meios foram comprados novos, é só olhar os últimos 50 anos. Diferente do Chile que faz exatamente o contrário, vive comprando coisas velhas e eventualmente compra algo novo. Nos últimos 30 anos as 3 forças armadas do chile só comprou como meios efetivos de combate 10 caças F 16, uns 20 ST, 3 C 295 e 2 submarinos novos, se não me falha a memória. É uma piada! Então a lacração não… Read more »
Essa mentira se que é verdade. KKK
Doe né?
KKK
Mentira? 500 guaranis 04 SLM ASTROS 2020 30 piranha 3C 29 Clanfs 32 Iveco 4×4 80 bandeirante patrulha 99 tucanos 98 super tucanos 6 fragatas niteroi 3 corvetas inhauma 1 corveta barroso 5 submarinos t 209 4 submarinos scorpenes 1 submarino nuclear 4 fragatas tamandaré 50 helicópteros h 225M 12 helicópteros MI 35 20 helicópteros black hawk 34 helicópteros panther 06 helicópteros sea hawk 12 helicópteros super lynx 55 caças AMX 36 caças Gripen E/F 40 caças F 5 20 caças mirage 3 15 aviões C 295 07 aviões KC 390 Isso só de memória, tudo comprado novo, e alguns… Read more »
Uma meia verdade divulgada segundo a sua conveniência Continua sendo mentira.
Se existe meia verdade em meu comentário é porque eu não citei os xavantes, e os T 25, então vc acrescenta nessa lista algo em torno de mais 260/280 aviões novos!
Então completa o copo.
Mas fale das grandes aquisições de armas novas feitas pelo chile, ou ficou constrangido diante da qualidade e quantidade das FAAs Brasileiras?
80 Bandeirante patrulha? 99 Tucanos? 98 Super Tucanos?
Estou colocando de memória, no caso dos bandeirantes e/ou bandeirulha parece que foram 88 unidades, mas com certeza esses numeros são bem próximos. E não citei os xavantes, acho que era esse nome, que foram treinadores a reação comprados da Itália e montados aqui, foram cerca de 180/200 unidades, e tem também os treinadores T 25, mas que tb podem receber bombas, foram cerca de 80/100 unidades, todos novos!
Surpreso Flanker?
118 Xavantes
O Praetor é pequeno pra controlar pacotes. Poucas consoles e poucos rádios. Modernizamos o E-99 pra suprir essas deficiências.
Qual aeronave de tamanho maior, da EMBRAER, poderá, futuramente, ser a nova aeronave AEW da FAB? Existe essa possibilidade?
E-195E2. Minha sugestão.
Com o E-99M a FAB hoje tem a melhor aeronave A&W da América Latina, superando o único outro avião no continente designado para esta missão, que é o Condor. Caso esta compra se realize, o Chile passaria a ter a aeronave A&W mais capaz do continente ? Faço esta pergunta aos colegas do blog que estejam melhor informados, pois desconheço as capacidades do radar da aeronave E-3D.
Grande abraço a todos !!
Amigo, para o chile ter uma capacidade AEW-C maior que o Brasil, não basta apenas comprar um ou dois AEW E3 da Inglaterra.
Lembre-se que o Brasil tem 5 aviões AEW-C e mais 3 R99 , tudo isso com capacidade de comunicação via satélite geoestacionário com qualquer meio aéreo, naval e terrestre das nossas 3 forças.
Essa capacidade conquistada pelo Brasil custa muito dinheiro e não é fácil de fazer!
O vosso radar de AWACS, é Made in Sweden, não é tecnologia própria, como alguns aqui querem fazer querer, e o E3D Sentry Britânico está já um pouco desfasado, porque os British não fizeram os 2 últimos updates, porque sabiam que iriam comprar outro sistema AWACS, mas os E3 AWACS Norte-Americanos e Franceses estão atualissímos e tanto os E3 USA, UK e Franceses são um B707 mas basta olhar para os motores dos B707 dos E3 AWACS para ver que nada tem a ver com um dito B707 normal, assim como os USA e Franceses têm sistemas totalmente digitais.
Que importa daonde o radar vem?
O que importa é que a nossa capacidade não tem igual no continente, quiça em todo o hemisfério sul.
Também não tem em alguns países europeus. Em alguns, além dos radares, não se produzem aviões que carreguem radares…
A Austrália não possui o E-7 Wedgetail?
Me diga em qual comentário que eu fiz, que faz referência ao radar do E 99 ser Brasileiro? Mas estamos dando os primeiros passos com radar AESA, já está operacional o M 200 , quem sabe a próxima geração de AEW do Brasil não vem com um radar AESA made in Brazil? O E3D britãnico está muito defasado em relação aos E 99 do Brasil, começando pelo radar que é um pulso doopler contra um AESA do E 99. O alcance do radar do E3D é de 650km contra os 750km do radar modernizado do E 99. Imagine a grande… Read more »
Nosso é um AESA de GaN, o estado da arte em radar. É sueco sim, é mais potente contra alvos furtivos e mais difícil de ser enganado com sistemas EW que esse esse britânico que está defasado. Os EUA já mudaram boa parte deles
O radar não ser brasileiro não significa absolutamente NADA! Países de primeiro mundo, sempre que oportuno, vai se utilizar da tecnologia de outro país para integrar a sua força. Preciso citar os EUA, por exemplo?
O Sentry utiliza o AN/APY-2 que é um radar Pulse-Doppler, um radar suscetível a EW (jamming) e suas ondas são mais fáceis de detectar por sistemas RWR. O alcance instrumental é de cerca de 650 km.
O EL/M-2075 do Condor é superior. Os chilenos estão trocando 6 por 3. A única vantagem do Sentry é em relação a autonomia.
São aviões obsoletos equipados motores antigos e caros p/ manter e operar.
Perfeito. Caso o interesse se concretize será um retrocesso inexplicável. Tantas soluções no mercado e vão nessa trajetória infeliz. Isso é rasgar dinheiro.
O caminho natural e ideal é o EL/W-2085.
Não tem nada de inexplicável. O Chile não tem dinheiro para comprar um avião novo e moderno. Eles vão agarrar a melhor oportunidade. A RAF vai transferir esses dois aviões por um custo simbólico. O mesmo aconteceu com as fragatas classe Adelaide (Austrália)
Não concordo, no caso da Adelaide se manteve a capacidade e houve até um pequeno ganho( SM-2 ).
No caso do Sentry eles estariam retrocedendo tecnologicamente e comprometendo a capacidade operacional com uma aeronave cujo custo e condições de manutenção são no mínimo questionáveis. Pode-se sacrificar algo( dificuldade e custos maiores N) em troca de um vantagem, mas aqui não existem ganhos.
Normalmente se anda para frente e não para trás.
Quanto ao não ter dinheiro, imagino você tenha razão, depois da abolição da lei do cobre a situação deve ser mais complicada.
Caro Marcos. O Chile pagou US$100 mlhoes pelas fragatas, incluindo o treinamento das equipes e outros gastos. Nada simbolico.
Chile pagou 45 milhões por cada fragata, valor bastante simbólico.
Não se sabe o quanto foi desenvolsado pelas Adelaide. Elas foram oferecidas à Grécia por 400 Milhões e a Grecia declinou por não ter condições de compr5ar. Aí o Chile comprou numa transação governo a governo que inclui por contrato, sigilo absoluto sobre os valores pagos.
Um médio de prensa Australiano publicou críticas dizendo que as fragatas saíram por 70 milhões acusando o governo australiano de estar dando de graça as embarcações recentemente modernizadas mas, isso realmente não procede.
Nunca foi divulgado o valor da operação.
Olá Glasquis. De fato, o valor divulgado foi de US$ 45 milhões por cada navio. Além disso, também foi divulgado outras despesas com o treinamento dos navios e outros providências. Não sei se o Chile precisou adquirir munição ou contratar uma revisão dos navios. Como disse, a gente pode assumir algo em torno de US$ 100 milhões, praticamente o valor de um NaPaOc novo e bem equipado.
Nada. São tantas mentiras que até saiu que eram de graça. Se perguntar pro alexandre ele vai dizer que a Austrália pagou pros chilenos levarem as fragatas.
https://www.cooperativa.cl/noticias/pais/ff-aa-y-de-orden/armada/armada-de-australia-vendio-dos-buques-de-guerra-a-chile/2020-04-24/005555.html
Tudo especulação e mentira. Não foi divulgado o valor de venta. Apenas se sabe que elas foram oferecidas a Grécia e a Polónia por U$D 180 milhões totalmente desarmadas.
https://www.naval.com.br/blog/2019/02/21/armada-do-chile-interessada-nas-fragatas-classe-adelaide/
Aí aparecem os alexandre da vida loucos por postar asneiras dizendo que custaram 70 milhões.
Vai entender.
Estas fragatas foram compradas para manter a capacidade de Defesa Antiaérea de Zona, Coisa que nenhum outro país da região tem. https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3323888/australia-finaliza-proceso-entrega-fragatas-clase-adelaide-armada-chile Aqui pode ver como elas estão “desarmadas.” https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3127120/armada-chile-incorporara-fragatas-antiaereas-clase-adelaide Os valores pagos para treinamento foram de U$D 3,6 / 3,7 milhões e não tem nada a ver com o custo das fragatas pois isso foi reservado depois. De onde a criatura tira esse valor de 10 milhões au não imagino. KKK Deve ser ódio retido. Aqui em portugues: https://www.naval.com.br/blog/2020/01/14/fragatas-ohp-australianas-prontas-para-transferencia-ao-chile/ Tem sempre alguém que vé a grama do vizinho mais verde, mas também tem quem fáz de tudo pra queimar… Read more »
Como vc mesmo pode comprovar nos comentários. Uns dizem que foi 100, outros 45, outros 70, e um que diz que foram 30 KKK
Isso por que a Grécia queria elas por 200 Milhões desarmadas.
Tudo serve pra mentir quando vc quer desdenhar dos outros.
Só mentiras.
Foram 70 milhões de dólares Camargo, esse valor foi amplamente divulgado na idia chilena e australiana, mas o custo final das fragatas foi de 60 milhões, porque 10 milhões foi para treinamento da equipe na Austrália. Então cada fragata custou apenas 30 milhões de dólares. O Marcos tem razão em parte, uma vez que essas fragatas vieram totalmente desarmadas, ficando pro chile a responsabilidade de comprar os mísseis. Quando o chile puder armar essas fragatas adquadamente, teremos o valor real do gasto.
Não, não é.
Eu sei que não é, foi feita uma citação mas a formatação de estilo css do site não está formatando a tag html blockquote que é quem faz a referência semântica à citação do comentário do Marcos: “O EL/M-2075 do Condor é superior. Os chilenos estão trocando 6 por 3. A única vantagem do Sentry é em relação a autonomia.” Em seguida, fiz meu comentário: O Sentry faz cobertura radar 360O Sentry britânico deve ter um radar bem mais moderno do que o Condor chileno Sugestão de css para corrigir a formatação de estilo: blockquote { position: relative; } blockquote:before… Read more »
O EB-707 Cóndor possui três radares de antena fixa (AESA) que lhe dão una cobertura de 270 graus.
Capacidade IFF, ESM/ELINT com cobertura de 360° e CSM/COMINT capaz de detectar sinais dentro de frequências UHF, VHF y HF, emitidas desde terra, mar y aire.
Estes quatro subsistemas são operados por uns de dês tripulantes.
Estas capacidades juntas, tornam o Condor uma aeronave de capacidades únicas na região.
Eu não conheço as capacidades dos AWACs da FAB como pra fazer um comparativo.
Os motores do E-3D são bem mais modernos que os motores do Condor chileno.
O Chile tem caças de quarta geração há mais de uma década, opera tanques Leopard 2A4, conta com os meios de superfície mais modernos da América do Sul, enquanto o Brasil que é de longe o maior e mais rico país da América do Sul está planejando modernizar o Leopard 1A5 e nem começou a construção das 4 Tamandaré, não consigo entender como isso é possível, e olha que na ultima década varias vezes o Brasil apareceu entre os 10 que mais gastam com defesa.
Chile fabrica o que?
E a Austrália fabrica o que? E a Indonésia? E o Qatar? Os chilenos continuam tendo meios superiores aos nossos em várias áreas! Isso é um fato.
Se tivéssemos feito compras de prateleira poderíamos ter FAs muito mais bem equipadas do que temos atualmente…
Me responda uma coisa, se o Brasil, numa hipótese que nunca vá acontecer, atacar qualquer país sul americano usando os mísseis de cruzeiro Avibras, eles vão se defender de que forma?
Como disse um general, lançado de mais de 1.000 Km, ele faz o gol, ou seja, CEP do tamanho de uma trave de futebol.
Entende que nossas FFAA pensam no estratégico, e as demais no curto prazo e nada mais.
Nem o MTC-300 de 300km de alcance está operacional, quiçá uma variante de 1.000km de alcance, e mesmo se ficar, o que isso muda no que eu disse? Parabéns ao Brasil pela sua capacidade dissuasiva, isso de nada tem haver com os TOTs bilionários que pagamos, nem com a possibilidade de ter muitos mais meios a disposição, mas com verdadeiro desenvolvimento de tecnologia nacional. Ademais é curioso como quando falamos de algum problema de gestão, principalmente do alto gasto que temos e dos poucos resultados em relação a outros agentes internacionais, imediatamente vem as comparações com os países da América… Read more »
Bom dia Nascimento, Sobre os Tots bilionários, é algo que me preocupa há anos…. Será mesmo que iremos usá-los futuramente na construção de caças, de fragatas, de submarinos convecionais e do subnuc? O 2o lote do gripen nem se fala mais. O Brasil vira e mexe contigencia despesas militares e será que jogaremos estes bilhões na lata de lixo? Sou a favor dos tots, contanto que não desperdicem e usem-no, mesmo se a escala de produção for baixa, é segurança nacional… Abraços
“se o Brasil, numa hipótese que nunca vá acontecer, atacar qualquer país sul americano usando os mísseis de cruzeiro Avibras, eles vão se defender de que forma?”
Com as plataformas Patriot da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, e as S 500 da Bolívia, Perú e Venezuela.
Com as plataformas Patriot da Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, e as S 500 da Bolívia, Perú e Venezuela. qual desses paises tem Patriot??? caramba meu entendo que vc defenda seu pais e eu defendo o meu mas por favor não divulgue inverdades como se fosse sobre qualquer pais, aqui no Brasil temos liberdade de expressão liberdade de opinião mas falar mentiras como se fosse verdades não vale a pena. Quanto ao Brasil atacar qualquer pais na minha opiniao nem poderia ser cogitado pelo bem estar de todos. Em relação a essa possivel compra do chile parabens muito bom e quanto… Read more »
Meu caro Alex, eu “desconfio”, “só desconfio”, que ele foi irônico….
Tanto a Austrália como a indonésia tem programas industriais bem mais robustos que o Chile, ao meu ver exemplos de transferência de tecnologia.
Transferência de tecnologia =/= fabricar nacionalmente. Pagar caro pra montar kits CKD’s de produtos estrangeiro é uma coisa, desenvolver o próprio é outra meu caro, eu não vejo o nosso país indo pra esse ramo. A Helibras monta kits CKD’s da Airbus Helicopter. Tira as peças principais de um container, monta, pinta e entrega. A Helibras funciona pelo Lobby da bancada mineira no Congresso e no Senado. Lobby esse atrelado a um financiamento do BNDES. Você acha mesmo que se a Bell, a Thales, … E outros fabricantes de helicópteros tivessem essa facilidades o Esquilo teria vendido tanto? Ou mesmo… Read more »
A questão das 50 vc sabe que foi no tempo do desgoverno que entubou as FAs pq na época havia a “mega parceria” ideológica com o governo francés por isso o preço absurdo pago.
O Caracal não é ruim ,mas o preço foi algo criminoso que ficou por isso mesmo.
Não conheço profundamente a indústria bélica chilena, mas até onde sei, eles produzem sistemas de saturação de área SLM Famae, embarcações como o AP-41 aquiles, algumas armas pequenas como a famae saf, não podemos nos esquecer da aeronave leve de treinamento Enarer T-35, também produzem o VBTP Piranha sob licença, não é lá grande coisa, mas considerando que na ultima década o Brasil teve um PIB cerca de 10 vezes maior que o do Chile, eu diria que eles estão indo bem.
Amigo, suas informações estão distorcidas, esses foguetes de 70mm do SLM chileno não são nada demais, muitos países já fabricam, e aqui no Brasil já se fabrica desde a década de 70 se não me falha a memória. O VBTP piranha que vc fala é a 1 versão, muito obsoleta, e foram fabricados sob licença no chile. O Enaer T35 foi apenas montado no chile através de kits . As últimas unidades tiveram alguma participação chilena sob licença. Esse pouco desenvolvimento industrial do chile se deu nas últimas 4 décadas, e não nos últimos 10 anos. Não existe nenhuma comparação… Read more »
Como podem estar distorcidas?, você perguntou oque eles fabricam e eu respondi, em nenhum momento eu disse que são equipamentos super avançados, ou que foram produzidos 100% no Chile, lembrando que não tenho conhecimento profundo sobre a capacidade industrial chilena, mas diria que pelo seu orçamento minúsculo até que estão indo bem pro cenário da américa do sul
Não discuta, apenas acene e sorria!
Tem traumas no indivíduo que são difíceis de superar.
Primeiro vc fala de projetos do chile que não são chilenos, são licenças, e depois vc quer comparar com um lapso temporal de 10 anos no Brasil.
Então vc distorce as coisas, se quer comparar desenvolvimento próprio de um País, tem usar o mesmo critério com o outro.
E o lapso temporal tem que ser igual, porque nos últimos 10 anos, o chile não fabricou basicamente NADA de relevante!
Por isso o chileno Glasqui fala tanto em baixa auto estima, deve estar há muito tempo(+ de 10 anos) se tratando disso e virou uma fixação!
Você perguntou oque eles fabricam e eu respondi, se são equipamentos projetados no Chile já é outra historia, em relação ao período de tempo só mencionei ele porque pelo que investimos nos últimos anos deveríamos ter equipamentos muito melhores e em maior quantidade.
Vc está certo mas, perde seu tempo discutindo com quem tem um ódio doentio pelo Chile.
Não é grande coisa mas, é fabricação direta das FA’s do Chile.
Só uma pequena observação, o SLM FAMAE não existe é mito. Não passa de um protótipo mostrado em um EXPO.
Bem lembrado Thiago, será que ele já aceitou isso? ou ainda quer prevalecer nesse debate sem mostrar uma única fonte?
Chile fabrica o que? O Exercito do Chile fabrica: M26 (Granada de mano). 120-FAMAE (Mortero). 60-FAMAE (Mortero). 395 MOWAG Piranha (265 6×6 + 139 8x8D) Pistola FAMAE FN-750 calibre 9mm Parabellum. Pistola FAMAE Vulcano calibre 9mm Fusil Galil ACE calibre 5,56mm. Fusil SIG SG 556 calibre 5,56mm. Fusil SIG SG 552 calibre 5,56mm. Fusil SIG SG 551 calibre 5,56mm. Fusil SIG SG 550 FAMAE (partes y piezas, como el sistema de gases del SIG-556). Fusil SIG SG 540 FAMAE – calibre 5,56mm. Fusil SG 543-1 – calibre 5,56. Fusil SIG SG 542 y 542-1 FAMAE – calibre 7,62mm. Fusil SIG SG 510-4 FAMAE – calibre 7,62mm. Subfusil MT-40 FAMAE – calibre 9mm Parabellum. Subfusil SAF 200 FAMAE – calibre 9mm… Read more »
E continuam comprando armas do Brasil? como así condorito?
Exijo una explicacion!
Amigo, esse é um dos mitos do chile que insiste em se perpetuar. Veja a situação dos leopardos 2A4 do chile em 2015 e a gambiarra que eles fizeram para tentar acertar um tiro em movimento. Veja em um site que é pró chile. https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3135508/famae-mejora-leopard-2a4-chile-disparen-movimiento Essa gambiarra não funcionou e hoje todos os blindados do chile estão em petição de miséria, pois não tem nem rádios de comunicação em condições de uso, obsolescência tecnológica e logística e ainda(depois da gambiarra de 2015) sem controle de fogo. Estou falando dos Leopards 2a4, dos M 109 e dos Marder 1A3, ou seja,… Read more »
me parece amigo que no conoce el español y lo que dicen las notas, no hay nada de obsolecencia, es mas, justamente hay videos de actuaciones de las brigadas acorazadas en accion en el norte este 2021
O artigo está em espanhol, mas o site infodefensa tem a versão em Português também, e a tradução é exatamente a que todos nós Brasileiros fizemos.
Afinal, Português e Espanhol é bem parecido!
Mentira e baixa autoestima não tem tratamento.
KKK
O site infodefensa é mentiroso e está sofrendo de baixa autoestima?
Mas não é esse site que vc sempre usa para levantar as capacidades chilenas? kkkkk
Parece que sua fonte só não é boa quando fala a verdade sobre as forças chilenas!
“O site infodefensa é mentiroso e está sofrendo de baixa autoestima?”
Não isso de mentira e baixa autoestima fica com vc. assim como o like do montenegro que vc colocou pra se auto afirmar.
Baixa autoestima é triste.
O Brasil chegou a gastar mais que a Itália diversas vezes na ultima década, nosso país não deveria estar contente com carros de combate que já estavam defasados no final da guerra fria, investimos como potencia europeia e temos forças robustas apenas para o cenário da américa latina, o Brasil é responsável por cerca de 50% dos gastos militares da américa do sul, países com investimento semelhante estão com equipamento em quantidade e qualidade muito maior que a nossa.
De onde vc tirou essa informação que o Brasil gastou diversas vezes mais que a Itália na última década, quando o orçamento militar da Italia gira em torno de 37 bilhões de dólares?
Na verdade amigo, o Brasil é o sétimo que mais gasta em proporção do PIB em toda a América do Sul, se não me falha a memória gastamos 1,5 % do PIB ao ano e ficamos atrás da Venezuela, Colombia Uruguai, Equador e chile em gastos em porcentagem do PIB!
Apesar de gastar relativamente pouco em relação ao PIB, devemos lembrar que nossa economia é extremamente superior, mesmo que nossos vizinhos investissem 3% do PIB ainda estariam muito atrás do nosso investimento, segue os links que demonstram que o Brasil já gastou mais que a Itália
https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/04/130426_gastomilitar_brasil_lk
https://valor.globo.com/brasil/noticia/2015/04/13/brasil-sobe-no-ranking-dos-gastos-militares-e-supera-italia.ghtml
https://www.defesanet.com.br/defesa/noticia/14978/SIPRI—Brasil-e-o-12–Orcamento-Defesa/
https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2016/04/04/brasil-reduz-gasto-militar-mas-segue-entre-os-15-paises-com-maior-investimento-no-setor.htm
https://www.defesanet.com.br/bid/noticia/29158/SIPRI—Gastos-globais-em-defesa-somam-US%241-7-trlhao/
https://www.sipri.org/research/armament-and-disarmament/arms-and-military-expenditure/military-expenditure
Mesmo que nossos vizinhos investissem 3% do PIB ainda estariam muito atrás do Brasil, pois nossa economia é tremendamente maior, coloquei o Link das noticias que demonstram que o Brasil chegou a gastar mais que a Itália, mas acho que foi excluído, então vou colocar o titulo das matérias. Brasil aumenta em 34% investimentos militares entre 2011 e 2012 BBCBrasil sobe no ranking dos gastos militares e supera Itália SIPRI – Brasil é o 12º Orçamento Defesa Brasil reduz gasto militar, mas segue entre os 15 países com maior investimento no setor SIPRI – Gastos globais em defesa somam US$1,7… Read more »
Os sucateados tanques do Chile, o seu parque blindado e as gambiarras que não funcionam:
https://www.youtube.com/watch?v=VbtcKmcVE3o
https://www.youtube.com/watch?v=hutjydG9bfI
https://www.youtube.com/watch?v=xy68l69QBNo
https://www.youtube.com/watch?v=eUN8Sr3xYnA
https://www.youtube.com/watch?v=UWmhuJtA10I
Agradecimentos aos Exercitos do Peru e da Argentina que emprestaram seus blindados para que o Exercito do Chile pode-se fazer videos de blindados andando pois segundo a informação do departamento de antaligencia do Monten… Perdão Alexandre, nos tem informado acertadamente que os Blindados do Chile, Que são os mais novos da região, não funcionam.
Não postei videos da Armada pois a Bolívia se negou a emprestar as suas poderosas embarcações e seus submarinos.
“ hoje todos os blindados do chile estão em petição de miséria, pois não tem nem rádios de comunicação em condições de uso, obsolescência tecnológica e logística e ainda(depois da gambiarra de 2015) sem controle de fogo.” Meu espanhol é muito ruim e devido a isso não encontrei onde diz que: ” todos os blindados do chile estão em petição de miséria, pois não tem nem rádios de comunicação em condições de uso, obsolescência tecnológica e logística” Poderia me mostrar Montenegro? KKK Baixa autoestima é triste. KKK Faz de tudo para desmerecer o Chile KKK Como doi em vc né? KKK… Read more »
Não sei nada de espanhol, mas li o texto com a tradução do google e não encontrei o trecho citado.
A matéria fala de maneira genérica sobre problemas com o sistema de controle de tiro, comunicação interna além de outros sistemas, que deveriam ser solucionados por meio de uma modernização, já prevista durante a aquisição do material.
A matéria questiona ainda a escolha pelas opçãos de modernização apresentadas pela Elbit e demais empresas, tendo em vista que não envolveram o fabricante dos meios blindados no processo.
Justamente mas, o “Izhpertu” diz que está tudo sucateado.
Esse site INFODEFENSA é lasca mesmo hein Kemen, vive postando mentiras sobre o chile!
Mas não só ele, E mol, Bio Bio, La tercera, tudo site comunista
kkkkkkkk
É verdade amigo, como se traduz obsolescência logística y tecnologica? “deberían efectuar modernizaciones a sus componentes electrónicos, principalmente por obsolescencia tecnológica y logística.” O que significa dizer que ESTE MATERIAL AO DIA DE HOJE apresenta problemas de funcionalidade em seu sistema de controle de fogo e observacão respectivamente? O que significa necessidad de cambio de sus comunicaciones internas? “Transcurrido ya más de diez años de la llegada de los primeros tanques Leopard 2A4 y carros Marder 1A3, este material al día de hoy presenta problemas de funcionalidad en su sistema de control de fuego y observación respectivamente, siendo además transversal… Read more »
“hoje todos os blindados do chile estão em petição de miséria”…analfabetismo funcional, não tem tradutor que de jeito..
Se um blindado não tem capacidade de fazer um tiro em movimento, está com obsolescencia logistíca(reposição de peças) e tecnológica(abaixo de seus concorrentes) e ainda usa comunimações obsoletas, de fácil interceptação e bloqueio., estamos falando exatamente de petição de miséria!
Acontece que voce afirmou “TODOS” os blindados amigos, não um, nem alguns…
KKK Mentira!!! KKK
O Programa PROACO visa modernizar os Leopard Antes que estes atinjam a sua obsolescência. ANTES KKK
Que o baixa autoestima traduza ao seu bel prazer pra denegrir o Chile é xenofobia dele e nada mais.
O programa PROACO visa exatamente isso, trazer os leopards, mardes e M 109 a condições de combate. Hoje, estão fechando um acordo com israel para isso. Nesse ano, terão protótipos desses blindados modernizados pelos israelenses. Depois , se os protótipos mostrarem que são bons, terá um contrato para fazer a modernização em todos esses blinadados. Até a mostra dos protótipos, com sua aprovação pelo exército chileno, será assinado um contrato para todos os blindados. Então, podemos dizer que nos próximos 5 anos, o chile estará nesse processo de modernização. Até lá, estarão com blindados obsoletos e sem condições de combate!… Read more »
Glasquis, mesmo caso o Leo2A4 do ECH tenha esses problemas todos citados pelo Alexandre, isso não desqualifica o argumento de que os chilenos conseguiram, com menos orçamento, adquirir meios superiores e melhores do que os nossos. Quem quer fazer faz com o que tem, olhem Austrália, Turquia, Egito, Argélia, Chile, Espanha, Indonésia, Singapura, o quão avançado esses países são e dispondo de orçamentos iguais ou inferiores ao nosso… O orçamento é nosso. Se gastamos mal…de quem é a culpa? O melhor CC da América do Sul é o T-72 venezuelano e o Leopard 2A4 chileno. Mesmo com nossa melhor munição… Read more »
O PIB do Chile é de U$D 253 Bi e a sua população é de 18 milhões de habitantes.
Encontre quais países no mundo tem esse PIB e essa população e depois compare com as FA’s do Chile e terá um esboço da situação das FA’s do Chile.
Querer dar uma de grande com um PIB quase 6 vezes maior é fácil. O difícil é ter os mesmos números do Chile e ainda assim, ter as FA’s no nível das do Chile.
Seu comentário foi todo pro saco quando vc falou: “O melhor CC da América do Sul é o T-72 venezuelano e o Leopard 2A4 chileno.” Quando o certo seria dizer: O melhor CC da América do Sul é aquele que funciona adquadamente e que pode realizar un tiro em movimento com grandes taxas de acerto no primeiro tiro. O melhor CC é aquele com comunicações perfeitas. O melhor CC é aquele que tem uma cadeia logístca de reposição de peças como nós temos, com uma unidade da KMW instalada no RGS. Se vc não tem logística para reposição de peças… Read more »
Novamente citando coisas irrelevantes na questão pra fazer parecer que nossas forças estejam melhor equipadas, não estão, o Leo 1A5 pode ter toda a suíte eletrônica (dos anos 80) modernizada, ele continua não conseguindo perfurar com facilidade a blindagem do T-72 e do Leopard 2A4. Repito: Mesmo com nossa melhor munição flecha, não conseguimos penetrar no T-72 nem na lateral do chassi ou da torre, que dirá frontalmente. A única chance é atacar a parte traseira do T-72. Contra o Leo2A4 só resiste à nossa munição flecha na parte frontal. Na parte lateral, tanto a torre como o chassi nossa… Read more »
Vc demonstra total falta de conhecimento quando diz que uma munição flecha do leopard 1A5 não penetra a lateral de um leopatrd 2a4, simplesmente vc não tem conhecimento sobre o assunto.
Aliás, o leopard 2a4 teve um desempenho pífio na síria , contra explosivos improvisados e contra os antigos RPGs.
Leia sobre isso antes de falar bobagens!
Ainda bem que perguntou ao Montenegro, ele poderia responder para o Kemen!
kkkkkkk
Não cara, eu não sou tão baixo quanto vc, não crio contas falsas para denegrir os outros KKK
Nem pra esconder a baixa autoestima de ninguém.
KKK
O limite da falta de caráter. é ser um imigrante chileno que veio ao Brasil porque seu País não lhe propiciou condições para sua subsistência, e então, passar a falar mal do País que lhe acolheu!
Eu n sei se o custo unitário destes E3D usados é mais alto que o do E99, mas o custo operacional é certamente muito menor do segundo..
Eu ligava no DDI 55 DDD 12 3927-1000…
De um celular pre-pago para n ficarem ligando depois…
E perguntava o valor.
Provavelmente já estão obsoletos e de difícil manutenção, caso contrario Inglaterra manteria em serviço ate 2023. O pessoal que gosta de item velho e difícil de manter. Tem as opções da Embraer e da Saab bem melhores e com financiamento. Se tem algo bom nestes aviões, sem duvida Inglaterra vai degradar.
Falou tudo!
Vc está falando do Atlântico, ex-HMS Ocean?
Acho que não, já que o Atlântico foi vendido novo, com pouco mais de 20 anos e logo depois de passar por uma modernização completa, que fez até mesmo boa parte do governo inglês chiar com a venda. A Royal Navy só o vendeu pq com a entrada em serviço dos dois classe Elizabeth, não teriam dinheiro para manter o então HMS Ocean. Não seja leviano. Você conhece a informação. Não finja que não.
Conforme varias matérias, o radar foi limpo( bi blioteca) e se foi degradado naosera informado, foi retirada artilharia phalanx. Como porta helicópteros e desembarque ligeiro e um ótimo navio. O E3 no caso e uma plataforma obsoleta, diferente do Atlântico. Estes aviões náo merecem modernização o que difere do Atlântico que tem vida operacional restante bem superior.
Falou tudo:
“Provavelmmente”
“caso contrario Inglaterra manteria em serviço ate 2023″
Assim como fez com o Atlântico?
“Se tem algo bom nestes aviões, sem duvida Inglaterra vai degradar.”
Assim como fez com o Atlântico?
Curioso, quando os outros compram, “é obsoleto e usado até o osso”, quando o Brasil compra “tá quase novo e no estado da arte”.
Dois pesos, duas medidas.
Olha a desonestidade… O caso do Atlântico é muuuuuuito diferente desses E-3, já que o Atlântico foi vendido novo, com pouco mais de 20 anos e logo depois de passar por uma modernização completa, que fez até mesmo boa parte do governo inglês chiar com a venda. A Royal Navy só o vendeu pq com a entrada em serviço dos dois classe Elizabeth, não teriam dinheiro para manter o então HMS Ocean. Não seja leviano. Você conhece a informação. Não finja que não. Você vai mesmo querer comprara um navio de 20 anos, com tecnologias no estado da arte, com… Read more »
Não tem desonestidade. Vc me está acusando formalmente?
Veja o contexto e use um pouco a sua compreensão de leitura e verá que eu não estou afirmando. Apenas questionando. Colocar na lista o que lhe é vantajoso seria desonesto não hacha?
Não vejo como, prezado glasquis7. O Atlantico não deu baixa antes do previsto por questões orçamentárias, e ainda sofreu uma boa reforma? Os E3, é o sugere a matéria, estão saindo de cena por estarem “cansados”, a frota foi canibalizada e a atualização/modernização de seus semelhantes do EUA e da França não foi feita…….. Tão feita está a situação que a Inglaterra vai contar com aeronaves da OTAN para fazer os erviço dos E3 até que seu substituto chegue. São dois pesos e duas medidas porque os objetos pesam diferente e possuem tamanhos diferentes, e não falo só da parte… Read more »
“Não vejo como, prezado glasquis7.”
É um ponto de vista.
Vc sabe quantas horas remanescentes tem estas aeronaves?
Vc sabe quais capacidades o Chile pode incorporar nelas?
Alguém pode mostrar e demonstrar que as capacidades de estas aeronaves virão degradadas por Inglaterra?
Tudo especulação.
Não fiz um comparativo, apenas coloquei uma “contraproposta”. Se Inglaterra não degradou os navios vendidos, entre eles o Atlântico (para vc poder comprovar), por que o faria com estes AWAC,s?
Me dei a entender melhor?
O E3 e bem mais obsoleto, olha a plataforma, o pessoal que ainda opera, tem que comprar aeronave pra tirar peças….. Radar Atlântico esta em uso em varias embarcações atuais e ativas Royal Navy. Se comprar sera utilizado, porem já e obsoleto e com pouca vida se náo for modernizado , o que sera bem caro, alem custo operacional e restrições de fuselagem.
Um grão por vez
E o Chile vai se tornando um país de poder bélico relevante.
Pode ser caro mas eles tem muita coisa e aos poucos vão adquirindo mais
Essa é uma matéria especulativa, estão dizendo que o chile pode ter interesse nesses aviões, nada mais.
Quando o chile comprar, pagar e receber pelo menos 5 desses aviões, caças com pelo menos radar AESA, fragatas novas, bilndados com capacidade de atirar em movimento e uma rede de satélites que integre tudo isso junto, aí vc diz que ele está se tornando um poder bélico relevante, porque por enquanto, só tem caças velhos com 30 anos de uso com radar pulso doopler, fragatas também com 30 anos e desdentadas, blindados que não fazem sequer um tiro em movimento!
Tal vez exista algum SUPOSITÓRIO contra a baixa autoestima…
Dá uma pesquisada aí Monten, perdão, Alexandre.
Entende muito de SUPOSITÓRIO hein?
Mas seus argumentos estão cada vez mais ao seu nível, disso eu não posso discordar!
Mas não recusou né?
KKK
Não me tire pela sua métrica, nesse caso, deixo tudo pra vc!
Antigo amigo, perigoso para a tripulação, essa plataforma é proibida de voar em todo o mundo.
Não atende os requisitos de segurança, e tão pouco ambientais. Quando Fernando Henrique usava o 707 Sucatão, pagava tarifas aeroportuárias pesadas por isso, era meio vergonhoso, mas era o que tinha, é esse modelo de avião aí.
O E-99 é muito melhor, e nem falar no Praetor-600-AEW.
Essa coisa de investir em velharia barata sou contra, tá certo a FAB.
Um abraço.
O maior problema é que se uma guerra estourar não existe o barato o caro ou mesmo normas ambiental.
Quando tem um conflito deflagrado você se defende com o que você possui.
No caso do Chile eles tem o que neste exato momento para se defender?
Agora compare com um possível inimigo a Argentina, o que eles tem para se defender hoje neste exato momento?
Então não crítico a aquisição se é o que é possível no momento.
Forte abraço
Caro Renan. Uma guerra é o último degrau de uma escalada. Creio que o Chile não tem qualquer intenção expansionista, o que exclui as opções de guerra de agressão a partir do Chile. Considerando apenas as opções defensivas, quais seriam as ameaças que o Chile sofre? Neste contexto, quais são os meios que o Chile possuem para sua defesa e onde são suas fragilidades? Sem esta avaliação, toda avaliação precisa ser feita levando em conta estas circunstâncias. Imagino que uma aeronave de alerta antecipado é uma arma de grande valor defensivo e talvez seu valor é tão alto que talvez… Read more »
Olha… no momento da guerra existe o caro sim, porque quem opera equipamento velho, caro e com baixa disponibilidade, na hora do vamo ver não pode usar. Tá lá parado no angar pq tá faltando peça pra consertar. Tem coisa nesse avião que nem é fabricada mais. Aí tem que buscar nos estoques mundo a fora, canibalizar o que restou da frota… tudo isso é caro e moroso, justamente o que não se quer a beira de um conflito.
Ainda mais se tratando de uma guerra contra as moderníssimas e capazes forças da Argentina, a Bolívia e do Peru.
Os KC-135, 707 e suas variantes, que utilizam os JT-3D, é que possuem limitações de ruído e de emissão. Os E-3D utilizam o bem mais moderno CFM56.
Como o ditado diz: “Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come”. A América latina está prestes dentre em breve a se tornar numa nova Síria, enquanto o povo daqui discute só sobre coisas como a estréia da nova edição do Big Brother. Coitada das repúblicas de bananas…. Há há há há….
Eu só quero ver por quanto tempo conseguirão aguentar as patadas do urso com isso daí…A nova versão do cisne branco já deve estar sendo preparada para estrear… 😀
Tu tá muito apocalíptico, Agressor’s. O quê tá acontecendo?
O que está acontecendo é que o Chile é alvo nesse momento de uma guerra híbrida…Nos mesmos moldes como tentaram na Venezuela.,. Estão preparando e armando as republiquetas pra servirem de proxy contra a Venezuela e salvar o petróleo de lá do comunismo…
Não me leve a mal mas…
Vc faz ideia da distância entre a Venezuela e o Chile?
E vc acha mesmo que o Chile enfrentaria sozinho uma Venezuela, e ainda por cima apoiada por 2 superpotências em coalizão com outros países da região?
Irão substituir o EC707 Condor. Se comparado com o material em uso, será mais moderno e mais barato. Já estão acostumados com aeronaves maiores.
O avião em si pode ser un pouco mais novo, mas tem os mesmos problemas de disponibilidade de peças e não serão mais baratos de operar, na melhor das hipóteses, terão os mesmos custos.
Quanto ao radar, acho que vão andar pra trás, afinal, o Condor, segundo vcs chilenos dizem, tem radar AESA.
Estão disputando conosco quem compra mais seminovos. Brincadeiras a parte, acho loucura investir na compra de aviões 707 nesse momento.
https://vortexxmag.com/eb-707-condor-25-anos-multiplicando-la-fuerza-de-la-fach/
Olá Ivo. Concordo com você. No atual momento de crise econômica, os governos estão com a faca e queijo na mão para negociar condições de financiamento vantajosas para adquirir aeronaves novas. Lembro do prograna P3M da FAB. Compraram aeronaves velhas que possuem limitações estruturais e gastaram uma fortuna no miolo eletrônico. Qual teria sido o custo de se comprar aeronaves novas com financiamento de longo prazo, considerando inclusive os custos envolvidos na operação e manutenção?
Excelente comentário!
Quanto aos F16, só Deus sabe quando eles farão essa melhoria meia sola, afinal, sem AESA e IRST, é enganar os tontos do chile!
Talvez para economizar para futura compra de caças mais modernos.
Com Argentina e Bolívia não precisam se preocupar…
Só o Peru…
Com migs 29…
Não farão modernização. Foi cancelada no ano passado.
Com a entrada em serviço do link br2, MT-300, Micla BR etc.
A FAB deveria já está estudando a substituição dos E-99 por uma plataforma de maiores dimensões, alcance, capacidades.
Nossas aeronaves foram renovadas agora. Vai demorar muito ainda.
Sim, mas como tudo no Brasil demora séculos, o projeto executivo a FAB já deve começar a delinear.
Quem sabe com os conhecimentos dos radares Saber-M200 /S200, não desenvolvemos um radar aero transportado nacional e sistemas embarcados locais ?
Calma. Tudo na sua hora. Estamos muito bem servidos com os E-99 modernizados e com todo o sistema contrato em rede que a FAB vem desenvolvendo. Se desespera por avião obsoleto não.
Muito bem servidos com os E-99 modernizados !
Me esqueci que temos FAAs com mentalidade tática, e consequentemente são táticas.
Tudo que servir para “brincar” na vizinhança para nós está ótimo.
Não duvido muito que o Chile será o primeiro país da região (América Latina e Andina) a operar Hum Ship,s, bombardeiros estratégicos etc etc
Sim, estamos bem servidos com uma das aeronaves AWACS mais modernas do mundo depois da modernização, com radar AESA de nitrato de gálio, o que há de mais moderno no mundo e com alcance superior aos 700KM. E o que é ainda melhor, temos 5 delas. O que mais poderíamos querer nesse momento? Aeronaves obsoletas, com tecnologias dos anos 70/80??? Olha esse senso de viralatismo, rapaz. Até quanto tá bom tá ruim??? Qual o seu problema? E outra, nós precisamos de gunships e bombardeiros estratégicos para que mesmo??? O único país no mundo a operar gunships são os EUA e… Read more »
Engano seu meu caro, senso de virralatismo é seu e dos oficiais de nossas FAAs. Pode até ser que em se falando de “recheio” tecnológico nossos E-99 são o supra sumo, mas olhe pelo lado da plataforma. A mesma tem alcance limitado, horas de operação limitados divido a uma única tripulação, poucos consoles comparados ao E3, menor carga que o E3, acomodações para tripulação limitada etc etc etc. Só para te lembrar, o Chile foi o primeiro país da região que operou aeronave de inteligência (o Condor). E os E.U.A não são o único país a possuir Hum ships, a… Read more »
O correto seria a Embraer oferecer algo.
O que ela tem?
Seria em parceria com a Saab ou com a Elbit?
Interessante essa questão do território estreito.
Complicado (ou talvez fácil) para manter o território
Uma única rodovia, gasoduto, linha de transmissão, cabo de fibra ótica, linha de metrô…
A EMBRAER esta devendo ao mercado Brasileiro e internacional uma versao Interconcontinental do Jato ERJ 145, com alcance operacional de pelo menos 12.000 KMs. O que poderia surgir uma nova e moderna versão do E99. Bastaria ela seguir a mesma linha de desenho das asas dos Jatos executivos Global Express e Gulfestream, jatos estes que tem um alcance dentro do que citei. Já entreí em ambos Jatos,(Gulfestrem e Global Express), na feira da LABACE, aqui em SP. Sentei no cokpit e interior destes dois modelos de Jatos, fiquei admirando com a cabine de comando de ambos, os Avionicos EFIS, a… Read more »
.
O que não voa nem serve pra nada:
https://www.infodefensa.com/texto-diario/mostrar/3127215/enaer-ejecuta-programa-mantenimiento-eb-707-condor-fach
Segundo os Ishpertu Montenegro/Alexandre
Se o “el condor” é tão bom e tem manutenção boa, POR QUE os Comandantes da FACH querem aposentar? Tenho várias matérias sobre isso.
E mais, trocar por um avião com radar pulso doopler!
Esses Comandantes da FACH e o site INFODEFENSA devem explicações ao povo chileno trolador, Kemen/glasquis no meio!
Alexandre, você pode até ser um “ishpertu” mas o autor dessa matéria aí do infodefensa é mais “ishpertu” ainda. Segundo o sujeito, o Condor é a única aeronave do tipo na região. Logo em seguida relata os possíveis substitutos : praetor e globalEye kkkkk…. Que ishpertinho chauvinista.
https://vortexxmag.com/eb-707-condor-25-anos-multiplicando-la-fuerza-de-la-fach/
Hola amigos, interesante debate y discusión! Sin querer entrar a discusiones de “quién la tiene más grande”, solo algunas aclaraciones: Todos los radares AEW son de “pulso Doppler”, incluyendo el Erieye y el APS-2, ya que todos hacen análisis de señales La diferencia es que el Erieye es AESA y el APS-2 es PESA. El primero es de mantención mas sencilla y barata (además de más liviano) El APS-2, aunque es de tecnología más antigua que el Erieye, es bastante mas capaz solo por potencia de emisión y capacidad de análisis abordo, además de ser 100% aire-aire / aire-superficie. El… Read more »
Lembrando aos colegas que “luego” é “depois”. Ou seja, no Chile, primeiro a defesa, depois a indústria nacional. Uma visão pragmática para quem acha que tem inimigos para todo lado (Argentina, Peru, Bolívia), devido às rusgas de um passado não tão distante. Então, se eles estão acostumados com avião AEW grande, se só tem um e precisam pelo menos de dois para manter uma vigilância permanente em caso de conflito, se acham que vão compatibilizar o E3 com o Condor, se acham que o E3 vai sair quase de graça e é melhor negócio do que comprar avião novo, muito… Read more »
E logo depois desse comentário o chileno acordou do sonho. E descobre que o chile é um país sem indústria e que compra tudo do exterior.
Nesse exato momento o chile está modernizando seus aviões treinadores da Armada chilena com uma empresa Brasileira, a Armada chilena acabou de comprar cerca de 3 helicópteros fabricados na Helibrás e a FACH acabou de comprar e receber mais um lote de super tucano.
Parabéns pela grande capacidade industrial do chile e continuem comprando no Brasil!
” chile e continuem comprando no Brasil!…”
Do Brasil que continua comprando da Francia, da Suécia, da Inglaterra, da Rússia, dos EEUU, de Israel, etc…
Todos compramos
Sempre compramos daqules que tem mais tecnologia a oferecer, parabéns ao chile por comprar do Brasil!
Tanta discussão quanto as capacidades desta plataforma quando na verdade os amigos se esquecem que, para o cenário chileno estará de tão bom tamanho quanto a família Embraer na FAB.
Analisem o cenário deles.
Peru ao Norte, Bolívia no centro e Argentina.
Me digam. Qual destas nações hoje ou pelos próximos anos representa de fato alguma ameaça ao Chile que justifique a aquisição destas aeronaves?
Hola Rogério, es una buena pregunta.
Las fuerzas armadas no se diseñan en función de lo que hagan o no los potenciales adversarios. Aunque es una variable a tomar en cuenta, no es la única. Hay que mantener capacidades (perderlas al final es más caro), hay que mantener las tecnología y procedimientos actualizados, hay que mantener logística viable y entrenamiento. Todo esto, porque tarde o temprano, los potenciales adversarios recuperarán capacidades o las superarán.
Resto de rico.
Isso é a vontade de comprar, mas a realidade está longe, o atual governo já deixou claro que o viés é outro, Forças Armadas não são mais prioridade, inclusive deve se alterado dispositivo constitucional que garante valores das exportações de cobre para as Forças Armadas Chilenas, o início do fim está marcado para março, quando da posse do novo presidente canhoto do país.
Vc conhece o Chile?
la ley del cobre ya esta derogada hace mas de dos años, existen presupuestos plurianuales, además algo que les cuesta entender a los amigos extranjeros, los chilenos estan orgullosos de sus FFAA, no importa que sea uno de izquierda o derecha, quiere que Chile tenga una buenas fuerzas equipadas.
La “ley del cobre” era una solución muy buena para las FA´s de Chile. Todavia no creo que en un pais qualquiera no esten orgullosos de sus FA´s, por muchos motivos. Sin duda las FA´s sirven para la defensa y la garantia de las respectivas Constituciones, por lo que sirve tanto para politicos de derecha, de centro o de izquierda.
Algo que aérea chilena ainda não tem, acredito que os sistemas o E 3-D operam em sincronia com seus F-16, caso contrario precisariam de modificações. O Chile e a Grã Bretanha são assim ó; quase irmãos. Vende que nóis concerta. Se querem realmente ter um AWACS contemporâneo com todas as suas novas tecnologias, não seria esse, montado em plataforma de Boeing 707, AWACS produzidos entre 1972 e 1976, melhor comprarem uns 4 e usarem 2 para reposições. Isso vai de encontro aos seus F-16 “suga poeira” (pelo menos foi aqui no Brasil).
Não precisa, a compra deveria envolver um basto estoque de peças e sobressalentes a disposição da RAF e a USAF deve aposentar os seus dentro de esta década. Com isso teria uma boa oferta no mercado, daria até pra fazer um Up grade. Isso conjecturando.
Lendo os comentários depreciativos contra as FAs do Chile chego à conclusão de que o que meu pai falava sobre a “MENTALIDADE LATINOAMERICANA” é verdade.
A Classe pobre acha que é Classe média, a Classe média acha que é rica e os ricos acham que não são Latino-americanos. KKK
As FAs do Chile estão muito bem equipadas se compararmos o seu PIB, a sua população, as suas riquezas naturais e principalmente, as suas ameaças.
O resto é conversa de quem vê a grama do vizinho muito verde e faz de tudo pra queimar ela.
KKK
“A Classe pobre acha que é Classe média, a Classe média acha que é rica e os ricos acham que não são Latino-americanos. KKK” Concordo, e também acham que não são hispano americanos em as classes sociais. “As FAs do Chile estão muito bem equipadas se compararmos o seu PIB, a sua população, as suas riquezas naturais e principalmente, as suas ameaças.” Estou de acôrdo, mas com o dinheiro destinado à defesa, eu acho que o Chile poderia comprar material mais contemporâneo, entretanto é o mal da America Latina (hispanica?) agora a Colombia se interessa pelos F-16 a MLU da… Read more »
Ja devíamos pensar na futura substituição do E-99, quem sabe um projeto similar o E-7 Wedgetail porém baseado em um 195-E2 de log range, nosso território e enorme nos que deveríamos ter meios similares ao E-3D
Com a tecnológica de radar AESA nao a mais necessidade de monstros como o E-3d um radar fixo ja tem capacidades similares de amplitude. Brasil acorda marinha do chile ja nos passou a anos agora força areia deles esta abrindo distanciamento,
Nem vou comentar nesse tópico, estou vendo a sombra do Pinochet. kkkkk