Caça chinês J-20 mostra alta prontidão de combate no treinamento de Ano Novo
Os caças J-20 stealth pertencentes a várias unidades da Força Aérea do Exército de Libertação Popular da China (PLAAF) começaram o ano com intensas sessões de treinamento de combate simulado contra outros tipos de aviões de combate, incluindo o J-11B e o J-16, com muitos detalhes revelados por reportagens da mídia oficial mostrando que a aeronave mais avançada da China tem um alto nível de prontidão para combate, disseram especialistas no domingo.
Uma brigada com a Força Aérea do Comando do Norte do PLA organizou um exercício de combate aéreo no primeiro dia de treinamento de 2022, com os dois lados envolvidos no combate simulado, ambos tendo os melhores pilotos que ganharam o Capacete de Ouro – a mais realista competição de combate aéreo, relatou a China Central Television (CCTV) no fim de semana.
Dois jatos de combate stealth J-20 foram colocados contra um número desconhecido de aviões de combate diferentes, incluindo o caça J-11B, mostra a reportagem, que também dá uma indicação de que um J-20 carregava uma lente Luneburg, um refletor de radar que torna a aeronave furtiva visível para outras aviões em treinamento.
Sob um complexo ambiente eletromagnético, os dois J-20s tiveram um confronto feroz com seus oponentes. Em uma rodada de intenso combate, um J-20 e uma aeronave adversária se enfrentaram cara a cara após uma série de manobras táticas, e os dois pilotos abriram fogo quase ao mesmo tempo, o que também ocorreu quando os dois realizaram manobras de alto G que os impediram de escapar do ataque simulado, informou a CCTV.
O lado do J-20 acabou saindo vitorioso graças ao uso inteligente das vantagens da aeronave pelos pilotos, disse a reportagem.
Essa brigada recebeu os J-20 apenas no ano passado, como a segunda força de elite da Força Aérea do PLA a ser equipada com o caça a jato mais avançado do país, de acordo com relatos da mídia.
A brigada de Comando do Teatro do Norte não é a única unidade a realizar simulações de combate com o J-20, já que outra base de treinamento da Força Aérea também realizou exercícios semelhantes recentemente.
Marcando o início de 2022, vários tipos de aeronaves, incluindo jatos de combate J-20 e J-16, decolaram nos exercícios e realizaram exercícios incluindo combate aéreo simulado e ataques de tiro real contra alvos terrestres, disse a CCTV em uma reportagem separada na quinta-feira.
Dois J-20s enfrentaram dois J-16s em um combate simulado, revelou a reportagem, sem divulgar o resultado final. A reportaem também mostra que um J-20 tinha uma lente de Luneburg nele.
“Visamos as demandas em combate real e praticamos no mais alto nível do programa de treinamento”, disse Wang Zhen, um comandante regimental na base de treinamento, citado pela matéria.
Liu Jinrui, comandante da base de treinamento, disse que o treinamento explorou e verificou novas abordagens para gerar capacidades de combate.
As intensas sessões de combate simulado em diferentes unidades do PLA mostram o alto nível de prontidão para combate dos J-20, disse um especialista militar chinês que pediu anonimato ao Global Times no domingo.
Usar lentes de Luneburg significa que os J-20s abriram mão de suas vantagens stealth para se concentrar no treinamento em outras capacidades, disse o especialista, observando que em combate real, também é possível que um poderoso inimigo pudesse encontrar uma maneira de detectar aeronaves stealth, então tal o treinamento é praticado.
Outros tipos de aeronave também podem ter a chance de praticar contra caças avançados como o J-20 e descobrir maneiras de lidar com oponentes mais fortes do que eles, disse o especialista.
FONTE: Global Times
As vantagens dos caças 5gen sobre os 4gen vão muito além de ser apenas a furtividade. Achar que um avião de 4gen pode fazer frente a um de 5gen é acreditar em papai noel.
Parabéns a China por ter sido o segundo, e até agora único além dos EUA, a por um avião 5gen em operação.
Mimimimi
Dezinho do Su-57 não se conforma com o poder militar russo.
Chora!
E onde está a mentira dele? O Su-57 ainda engatinha perto do J-20.
A China já ultrapassou com folga a capacidade industrial e tecnológica russa. Os russos só levam vantagem sobre os chineses na capacidade nuclear.
Ultrapassaram os Russos com muita folga. Foi um atropelamento mesmo.
Os russos nem estao conseguindo fabricar o SU-57 devido a falta de componentes americanos (sancoes) !
Talvez na capacidade de produção, mas no know how ainda não.
Know how, capacidade de produção, inovação… Enfim… Tudo. Das grandes potências, a Rússia está muito mas muito atrás em praticamente tudo.
Que know how?
A China já tem avião 5gen com motor chinês. O motor do su57 está prometido, se alguém ainda acreditar em promessa russa, para 2025.
Como assim? O que você disse não faz sentido. Os chineses projetaram e construíram, então não há como dizer que não têm know-how.
O tonhokings se nega a enxergar o óbvio. Normal. Já é o costume.
A Rússia com um PIB de 2 trilhões já faz o que faz, imagina com um PIB de 10 ou 20 trilhões kkk
Isso na área militar. E no resto? Um país não se faz apenas com equipamentos militares. Já a China, evoluiu em tudo.
A chana é um tigre de papel amigo, nem taiwan apenas 180 km de sua costa ela consegue tomar de volta, tem fronteiras com a Índia, Rússia, sem falar no Japão, Austrália, aukus, Otan, EUA etc etc, fazer comércio é uma coisa agora impor sua vóntade pela força é outra.Deixa a China rugir para o Japão por exemplo que ela vai se arrepender.
Japão é só uma ilha ocupada digna de pena.
Já os EUA sentiram o nacionalismo chinês na guerra da Coreia com chineses lutando de peito aberto com paus e pedras sem marinha, sem aeronáutica, imagine contra essa China de hoje armada até os dentes?
Talvez os EUA vençam a China em Hollywood, mas parece que até lá já estão perdendo. rs
Se não fossem os USA a China ainda estaria sob o domínio japonês. A China perdeu as duas guerras Sino-Japonesas..
”Se não fossem os USA a China ainda estaria sob o domínio japonês”
A China nunca esteve sob domínio japonês, apenas algumas províncias.
”A China perdeu as duas guerras Sino-Japonesas..”
Perdeu sim, mas sem adotar a revolução industrial, o Japão continuaria sendo uma espécie estado tributário da China, até porque culturalmente o Japão nunca deixou de ser vassalo da China.
A Rússia não passa de uma exportadora de recursos naturais e a única indústria realmente forte deles é a armamentista. Mas essa única indústria deles está sofrendo fortes sanções e eles não tem uma indústria de bens de consumo que consiga suprir esse prejuízo.
Já a China se tornou na fábrica do mundo, manufaturando desde uma simples chave de parafuso a equipamentos de alta tecnologia do uso cotidiano. Nisso, a Rússia com sua mentalidade feudalista da época do czar não consegue alcançar.
Ok. Mas onde a China precisa ir buscar a matéria prima? onde ela encontra comida para controlar o povo?
Em caso de guerra faltaria matéria prima e comida e faltando comida o governo não teria como controlar o povo.
Eles sabem disso e por isso não se atrevem a atacar Tawan.
Comida eu não sei onde conseguiriam sem ser pelo mar más materia prima, acho que tudo o que eles precisam a Russia pode fornecer e por terra.
Pelo menos, petróleo, gás, aço, e etc.
Tadinho de você, não se cansa de babar Faberge e ficar se remoendo que a China deixou sua amada Russia comendo poeira.
A Força aérea Chinesa já deixou a russa para trás. A China tem mais J20 que a Russia tem de su35 4gen. Abra seus olhos para a realidade: o poder militar russo está todo nos ICBMs nucleares soviéticos. De resto, só no papel…
Rússia o maior território do mundo, os maiores recursos naturais do mundo, a segunda maior potência militar do mundo,meteu o pé na porta da Geórgia, na Síria, tomou a Criméia e deu um ultimato a Otan e aos EUA seguem as negociações essa semana, e a chana fez o que mesmo? Tá assanhada pra cima de taiwan e quer dominar o mar do sul da chana kkk mas ninguém respeita.A China vai fazer comércio com o mundo todo mas não vai passar disso.
Nossa…que conquistas fenomenais. Daqui a pouco vai reconquistar todos os territórios que perdeu com o fim da URSS. A Síria segue em guerra e completamente destruída. A Crimeia que sempre foi da Russia acabou ficando com a Ucrânia por um breve período. E a Georgia, menor do que a província da Crimeia….sei nem o que falar… Sobre ser a segunda maior potência militar, você deve estar uns 20 anos atrasado. Já foi. Agora, tire o Faberge da boca e volte para a realidade. A Russia era a potência do passado. Hoje a força aérea e a marinha chinesa já são… Read more »
Então o boca aberta para qual país a China mandou suas tropas???
A Chia precisa entrar em guerra para provar que é poderosa. Até agora, em todas as guerras que lutou sozinha foi vencida. Só ganha de micro países asiáticos.
Quais guerras a Russia ganhou desde o fim da URSS? Contra a Georgia? Contra os poderosos Chechenos? A Síria, que o outro baba Farberge citou, que segue destruída e sendo terra de ninguém, com Israel fazendo ataques aéreos quando bem entende, apesar do S300, vendido mas não entre aos Sírios?
Olha… Pelo menos no caso do F-35… A historia nao eh bem assim… O destaque do modelo eh sua eletronica… Eh apelidado de computador com asas !
Ja a China… Numa coisa ela acertou… Depende pouco da tecnologia americana… Que praticamente esta fazendo a industria militar russa parar… Por falta de componentes !
Seguuuuura o Dragão.
Imitação barata do F-22
Não mesmo.
A parte frontal é quase igual a do F-22.
Todos os caças stealth vão se parecer amigão, eles devem possuir a mesma combinação de aerodinâmica + geometria específica pra desviar as ondas de radar, até pq no momento só existe um tipo de tecnologia stealth.
Estude melhor.
Você deveria estudar o f117 e o B2 e compará-los com os atuais aviões de caça stealth.
Apesar de apenas dois países terem colocado aviões stealth em operação, existe mais de uma forma de se atingir esse objetivo.
Estude melhor….
nem o pneu dos dois se parece.
Um caça muito bonito e sem dúvidas muito avançado. Queria um combate simulado entre F22 e J20 pagaria pra ver kkk.
Talvez em breve…pelo menos com o F35
Japonês?
Então fique só no simulado porque se acontecer um confronto real talvez não sobre tempo pra ficar comentando.
Por isso que eu falei simulado, camarada.
Que bonitinho, um comunista e um nazista trocando mensagens. Voltamos a 1940 =)
Esse avião Xing Ling na hora do vamos ver vai tomar uma surra dos caças ocidentais. Só os emocionados e iludidos acreditam na capacidade.
Um dos medos deles ao atacarem Taiwan é que mesmo que ganhando a guerra terem pesadas baixas de equipamentos, principalmente aeronaves. Imagina só os F-16V de Taiwan abatendo vários caças e aviões modernos chineses, isso com certeza iria abalar a imagem das forças chinesas. Eles iriam ser testados e isso ajudaria os EUA e aliados a estudarem a força dos chineses.
Felipe para Ministro da Defesa!!! Dos EUA, lógico…
Grande competência dos chineses, modernizando e evoluindo sua força aérea, obtendo muito know how quando começaram a fabricar flankers. O Brasil poderia se inspirar.
A única coisa que o Brasil se inspira na China é o tamanho da folha de pagamento…
E a corrupção, só que lá parece que as coisas dão certo mesmo assim. Já no Brasil…
Bem, é o que vemos.
Aposto meus dólares no f22 e no f35 alguém quer apostar contra?
Melhor usar esse dinheiro e ajudar o Brasil a construir seus proprias caças ao invés de se comportar como um torcedor infantil de A ou B.
Falar que o j-20 não se compara ao f-22 agora é torcida é kkk, ou que a Marinha chinesa mesmo tendo mais navios, não se compara a Marinha Americana é torcida agora kk,coitados iludidos.
Qualquer coisa sobre China vocês transformam em torcida.
Qualquer tolo sabe que os EUA são a maior potência do planeta mas também sabe que a China vem avançando muito em todas as áreas, mas eu estou mais preocupado com o Brasil que há decadas está estacionado…
Muitos por aí ao invés de usar a importância e peso do Brasil para conseguir tecnologias dos chineses, russos e americanos, não, oferecem a eles suas torcidas. rs
Não amigo, esse dinheiro seria desviado para o prioritário, que é o fundo eleitoral.
Duvido nada os f16 de taiwan que são os mais modernos do mundo, derem uma surra nos caças dos chanas.
A China esta mostrando que sua Força Aérea tem prontidão imediata… Acabou a história da China fraca. Agora o Dragão ruge em alto som!
Em ditadura que controla toda informação tudo parece perfeito, né? Em combate real a Força Aérea Xing Ling teme até os F-16V modernizados de Taiwan, esse sim provado em combate! Confia que só o F-35 apresenta problemas, um caça em desenvolvimento desde 2006 por um país com muito mais experiência militar que a China, e com uma série de operadores aliados.
Cadê os editores que não veem essa xenofobia? Tudo que é construído pelo povo chinês é tratado com xingamentos gratuitos de Xing ling.. . Se fosse alguém chamando a FAB de força aérea dos bananas , vocês gostariam?
Chamam a FAB e os FABianos de coisa pior. Chamam os EUA/Ocidente de coisa pior também. Não justifica. De qualquer forma não vi nada demais na postagem do cara. Ele está falando sobre equipamentos e não sobre o povo.
E ele está certo quando fala de informações vindas da mídia oficial chinesa. É tudo perfeito.
Agora pronto, estão usando essa carta até em comentários de assuntos militares? Eu não tenho nada contra o povo chinês, apenas não gosto do governo que é sim uma ditadura e ninguém pode mudar a realidade. Vocês parecem até funcionários do PCC Chinês com essa defesa toda, engraçado que quando zombam do ocidente eu não vejo essa choradeira. Militância tem limites!
Pois é a notícia é que os j-20 são bons contra flankers. Mas o Thomaz Alves, James Bond tupiniquim , descobriu vários defeitos do caça apenas em ler notícia , já que sabe tanto dos defeitos do J-20, deveria posta-los. Se está xingando o caça apenas porque é chinês e não tem alguma prova ou evidencia técnica de defeitos é sim xenofobia, pois você apenas o conga por ser chinês.
Os editores também deveriam ficar de olho em pessoas acusando os outros de xenofobia, isso é uma acusação séria. Você ficou todo sentido pelo meu comentário e partiu para acusações pessoais e citou meu nome com ironias. Pode defender seu PCC chinês em paz, só não venha acusar os outros de forma leviana!!
E é mesmo: F-35 vivem zombando de problemas e os chineses são tudo perfeitos, tá certo!
Bom, até onde sei os EUA tem seus caças e a China tem seus caças, não importa se o caça desses países tem defeitos, eles tem caças, produzem caças, o fato é esse.
O teu Brasil tem o que? Melhor começar a brigar pelos interesses do seu país do que insistir nessa torcidinha patética para A ou B.
Falou tudo agora.
Tu comentou a mesma coisa 50 vezes cara, a vontade de lacrar e militar é grande né?
E o trambolhão-35 está sendo desenvolvido desde o final da década de 90, não 2006, usou a informação errada da Wikipédia.
Me acusaram de xenofobia e eu que estou lacrando? Oi? E o trambolho já vendeu para várias nações e será o sucessor do F-16 em larga escala de produção. Já a perfeição do regime ditatorial ninguém sabe de fato como é, tudo interno.
O F-104 Widowmaker também vendeu igual água. Vamos ver quantos desses países que estão comprando vão ter condições de manter esse caça caríssimo em números expressivos, pq foram iludidos pela facilidade de venda (também não pode voar quando tem trovão ein?). A própria USAF basicamente pulou fora do projeto JSF em troca de um caça mais barato e não necessariamente stealth, e vão usá-lo apenas pra missões mais “caras”, por aí dá pra tirar se Polônia e Finlândia vão conseguir.
Spoiler: Não vão.
André, o F-104 ganhou esse apelido injustamente. Ele estava bem dentro da média de perdas de caças de sua mesma geração, e não foi o pior deles. Houveram épocas em que o Lightning inglês teve muito mais acidentes, e a única versão do MiG-21, por exemplo, que teve menos acidentes (pouco) ao longo do mesmo período de tempo, foi o MiG-21MF, sendo que todas as outras tiveram taxas de acidentes maiores. O próprio F-100 tem números ainda piores. Dois fatores principais ajudaram à causar um maior número de acidentes com os F-104: Treinamento e perfil de vôo utilizado pelos F-104… Read more »
Obviamente houveram falhas humanas no processo, mas não houve redução significativa como você falou, na Alemanha ele manteve a média de 10 aeronaves perdidas POR ANO até o fim da sua operação (15 a 20 aeronaves perdidas por ano de 1968 até 1972, antes das correções que você citou), 292 perdidas de um total de 916, 30% da frota, um número extremamente alto pra qualquer erro humano de uma força aérea bem treinada como a alemã, isso sem falar que foram descobertos casos de propina por parte da Lockheed pra aquisição da aeronave Sobre as trovoadas, a informação mais atualizada… Read more »
Errado no caso do F-104 de novo. Você analisa a média total. Houveram anos, inclusive, que não houve sequer uma perda. Algo que é bastante improvável para todo o período de tempo em que o F-104 esteve em operação. O treinamento da Luftwaffe era bom. Mas não exatamente. Os pilotos de F-104 convertiam para a aeronave no deserto nos EUA, fazendo vôos de grande altitude em tempo maravilhoso. Quando operavam na Luftwaffe, era no low-low-low e em geral com péssimas condições de visibilidade. Ao mesmo tempo eles não tinham um grande número de horas de vôo. Isso tudo foi corrigido… Read more »
Talvez vc goste da democracia brasileira, que insulta, ofende e até nega ciência.
Pelo menos nisso a “ditadura” chinesa parece ser mais democrática
Fernando, mas aqui podemos falar mal do governo, pelo menos. Quando o Brasil começar à fechar jornais e prender jornalistas, aí realmente estaremos nos encaminhando para uma ditadura. Governos ruins vem e vão.
Pode ter sido leviano, mas não xenofóbico e ofensivo ao povo chinês especificamente…
.
Me parece problematização da sua parte que ficou ofendido por algum motivo específico…
.
Sds
Interessante como criticam o regime chinês. Pergunto, vcs já moraram na China? Se quer conhecem lá?
Não defendo nem sou fã de regime político.
O fato é, chamar o regime da china de ditadura é um pouco estranho para quem está vivendo nessa “democracia” brasileira, onde se ofende, insulta e inclusive nega a ciência
vai na onda não cara, ele tava falando afirmando o j-20 é cheio de defeitos, pedido pra ele mostrar e começou foi a falar foi do partido comunista chinês, fugindo do próprio tema escolhido.
Estive na China em 2017. Quem ofende e insulta aqui? Dê exemplos.
O J-20 não pode ser comparado com o F-35. São categorias diferentes sendo o F-35 um caça leve e limitado em autonomia, razão de subida e altitude. O unico caça ocidental comparável com o J-20 é o F-22.
Uma comparação adequada seria a seguinte, em relação a uma geração anterior:
F-35 – F16
F-22 – F15
J-20 – SU27
Para mim, de certa forma o J20 estaria mais para SU34….
Verdade Carvalho. É um caça bombardeiro. . Provavelmente projetado para entrar furtivamente e destruir uma força aérea no chão . Que pede que o sistema de lançamento do mísseis IR terem uma solução que parece ser mais eficaz em combate próximo. Parece. . Trocar farpas por torcida é ruim para o debate. Embate não ajuda em nada. . É possível que a China entre em combate com Taiwan? Ira atrás de Cingapura? Japão? . O problema de uma guerra assim é que todo mundo sofrerá. E este é o maior trunfo da china. . Ela entrando em embate com qualquer… Read more »
Velho, sou leigo mas sinceramente não vejo como possível um caça com o desenho do J 20 ser mais manobrável que um F 22, F 35, Su 57, Rafale, Su 35 ou mesmo o J 20. Suas chances ( e por isso vejo ele como um caça de ataque e não superioridade aérea) em combate se reduziriam a uma arena BVR isso caso sua suíte eletrônica seja realmente pelo menos igual a de um F 35 ou Rafale (não falo do F 22 pois é mais antigo e ainda não modernizado) E sendo a China uma regime ditatorial o que… Read more »
Concordo….acho que ele é mais a um estilo de combate de um SU34 stealth….
O J-20 em caso de guerra vai atuar primeiramente para derrubar os AWACS e aviões-tanques inimigos. Sem esses dois recursos um força aérea não consegue combater no Pacífico.
Leonidas, vou oferecer um contraponto. O F-35 e o Rafale estão dando as caras para várias nações enquanto o J-20 ainda é uma incógnita mesmo. Ao mesmo tempo o F-22 também nunca foi exportado. Faz parte. É difícil saber as capacidades reais de ambos nos dias atuais, mas estima-se que sejam bons. Não vejo problemas em assumir que a aeronave Chinesa seja altamente capaz.
Entendo a polêmica quanto a superioridade de um ou outro caça…mas acredito que experiência em combate, treinamento, muita simulação e know how em confontos fazem muita diferença…entre um ” pega” com j-20 e f-35, fico com a habilidade dos Yankees…
Sim, a Marinha dos EUA é profissional. Nos últimos anos, houve vários casos de navios de carga atingidos por destruidores, submarinos nucleares atingidos por colinas de submarinos e navios de assalto anfíbios sendo danificados pelo fogo ao ponto de serem desmantelados. A China deve aprender mais com eles.
Estão afiando as garras pra derrubar F22 e F35 com os incríveis PL15. Agora imagina ter que enfrentar 1000 dessas máquinas.
Sou leigo no assunto, mas me parece que falam tanto dos equipamentos chineses, que até no visual são cópias, mas não existe capacidade comprovada em combate como russos e americanos. Seria isso correto?