KALININGRAD REGION, RUSSIA — FEBRUARY 16, 2020: Pictured in this image dated 16 February 2021 is the Russian Navy Baltic Fleet’s Sukhoi Su-30SM fighter aircraft during flight over the Kaliningrad Region. Vitaly Nevar/TASS Ðîññèÿ. Êàëèíèíãðàäñêàÿ îáëàñòü. Ìíîãîöåëåâîé èñòðåáèòåëü Ñó-30ÑÌ ìîðñêîé àâèàöèè Áàëòèéñêîãî ôëîòà â íåáå íàä Êàëèíèíãðàäñêîé îáëàñòüþ. Âèòàëèé Íåâàð/ÒÀÑÑ

A crescente tensão nas relações envolvendo a Federação Russa, a liderança da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e a Ucrânia – ex-república soviética desde 1991 – em torno da adesão deste país à aliança militar ocidental tem provocado não apenas suspense sobre os possíveis desdobramentos da questão, mas igualmente uma curiosidade acerca do atual estado da Força Aérea da Federação Russa, que recentemente teve deslocados alguns dos seus vetores para mais próximo da zona de um eventual conflito entre as duas nações eslavas.

O poder aéreo da Federação Russa

Atualmente, o poder aéreo da Federação Russa apto a participar de uma provável intervenção na Ucrânia está estruturado em duas organizações: a Aviação Naval da Federação Russa (Aviatsiya Voyenno-Morskogo Flota Rossiyskoy Federatsii, AVMF-RF) e as Forças Aerospaciais da Federação Russa (Vozdushno-Kosmicheskiye Sily Rossiyskoy Federatsii, VKS-RF). Existem ainda as aeronaves do Serviço Federal de Tropas Nacionais (Federal’noy Sluzhby Voysk Natsional’noy, FSVN), especializado em combater eventuais atos terroristas no vasto território russo, o maior do planeta em extensão geográfica.

O que segue abaixo é o primeiro de uma série de textos dedicados a apresentar o poder aéreo russo tal como está hoje, inicialmente trazendo a Aviação Naval russa.

A Aviação Naval da Marinha da Federação Russa

Oficialmente, A Aviação Naval é descrita como “o Braço de Serviço da Marinha”, projetado para várias funções, tais como buscar e destruir forças de combate navais inimigas, grupos de desembarque, comboios e navios individuais (embarcações) no mar e bases; cobrindo grupos de navios e instalações navais de ataques aéreos inimigos; destruir aeronaves, helicópteros e mísseis de cruzeiro; reconhecimento aéreo; mirar as forças de ataque em unidades de navios inimigas e transmitir dados de alvos a eles. Também é preparado para a colocação de minas, varredura de minas, guerra eletrônica (EW), transporte aéreo e pouso, operações de busca e salvamento no mar.

A base da Aviação Naval é constituída por aeronaves (helicópteros) para diversos fins. Desempenha as funções atribuídas por conta própria e em conjunto com as demais Forças de Serviço da Marinha, bem como as formações (unidades) das demais Forças das Forças Armadas.

Quanto às suas funções, a Aviação Naval está dividida em Aviação de Lançamento de Mísseis Navais, Antissubmarino, Caça, Reconhecimento e Auxiliar (Alerta Antecipado e Controle, Guerra Eletrônica, Contramedidas de Minas, Comunicações de Controle e Sinal, Reabastecimento Aéreo, Busca e Resgate , Transporte, Evacuação Aeromédica).

Para o cumprimento de tais missões conta com cerca de 360 aeronaves, número este que deve ser acrescido de mais 21 Su-30SM2, previstos para serem entregues até 2024 e 4 helicópteros Ka-52K, com mais 28 opcionais em data incerta.

A Aviação Naval Russa opera a partir de aeródromos e do navio-aeródromo Admiral Kuznetsov.

Em termos númericos, a Aviação Naval da Federação Russa é significativamente menor que a sua contraparte norte-americana. Contudo, deve ser lembrado que historicamente o foco principal da doutrina da Marinha Soviética (da qual a atual Aviação Naval russa é derivada direta) sempre foram as operações navais oceânicas com grandes quantidades de submarinos. Ainda assim, em uma possível deflagração de conflito contra a Ucrânia, a AVMF-RF é capaz de inflingir danos consideráveis às forças rivais.

Quartel-general da Marinha Russa

Base Aérea de Yeysk

  • 859º Centro de Aplicação de Combate e Treinamento de Tripulação para Aviação Naval, com Antonov An-26; Antonov An-140-100; Ilyushin Il-38 (N); Ilyushin Il-20; Kamov Ka-27PL; Kamov Ka-28; Kamov Ka-29; Let L-39; Mikoyan Gurevich MiG-29K/KUB; Sukhoi Su-25UTG; Sukhoi Su-30SM; Sukhoi Su-33.

Base Aérea de Ostafyevo

  • Esquadrão de Busca e Resgate de Aviação da Marinha da Federação Russa, Antonov An-12PS; Antonov An-26; Antonov An-72; Antonov An-140-100.

Base Aérea de Severomorsk-1

  • Centro de treinamento de aviação naval.

Frota do Mar Báltico

Base Aérea de Chernyakhovsk

  • 72ª Base Aérea Naval do Estandarte Vermelho Novgorod-Klaipeda Marechal I.I. Borzov, Esquadrão de aviação de assalto, com Sukhoi Su-24M / UAV Forpost;

Base Aérea de Chkalovsk

  • 72ª Base Aérea Naval do Estandarte Vermelho Novgorod-Klaipeda Marechal I.I. Borzov, Mil Mi-8, Mil Mi-24; Sukhoi Su-27/27P/SM3; Sukhoi Su-27UB/UP; Sukhoi Su-30M2

Base Aérea de Donskoye

  • 72ª Base Aérea Naval do Estandarte Vermelho Novgorod-Klaipeda Marechal I.I. Borzov, Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino Naval Independente, com Beriev Beriev Be-12, Kamov-27PL/PS.

Base Aérea de Khrabrovo

  • 72ª Base Aérea Naval do Estandarte Vermelho Novgorod-Klaipeda Marechal I.I. Borzov, Esquadrão de Transporte Aéreo Independente, com Antonov An-2; Antonov An-26; Antonov An-140-100.

Frota do Mar Negro

Base Aérea de Kacha

  • 318º Regimento de Aviação Composto Independente, com Antonov An-2, Antonov An-12, Antonov An-26, Mil Mi-8, Kamov Ka-27, Kamov Ka-29, Kamov Ka-31R

Base Aérea de Saki

  • 43º Regimento de Aviação de Assalto Naval Independente, com Sukhoi Su-24M/MR e Sukhoi Su-30SM

Frota do Norte

Tupolev Tu-142

Base Aérea de Kipelovo/Fedotovo

  • 403º Regimento de Aviação Composto Independente, 2º Grupo de Aviação de Guardas, com Tupolev Tu-142.

Base Aérea de Ostafyevo

  • 403º Regimento de Aviação Composto Independente, 3º Grupo de Aviação de Guardas com Antonov An-12; Antonov An-26; Antonov An-72; Antonov An-140-100.

Base Aérea de Severomorsk-1

  • 403º Regimento de Aviação Composto Independente, Antonov An-12; Antonov An-26; Ilyushin Il-20RT; Ilyushin Il-22; Ilyushin Il-38 (N); Kamov Ka-27; Mil Mi-8; UAv Forpost; UAV Orlan-10.

Base Aérea de Severomorsk-3 (Malyavr)

  • 279º Regimento de Aviação de Caça Naval Independente, Estandarte Vermelho de Smolensk, com Kamov Ka-52K; Sukhoi Su-25UTG e Sukhoi Su-33.
  • 100º Regimento Independente de Aviação de Caça Naval, com Mikoyan Gurevich MiG-29KR/KUBR.

Frota do Pacífico

MiG-31 da Aviação Naval Russa

Base Aérea de Petropavlovsk-Kamchatskiy/Yelizovo

  • 7060ª Base Aérea da Aviação Naval do Estandarte Vermelho da Ordem do Trabalho, com Antonov An-12, Antonov An-26, Beriev Be-12, Ilyushin Il-22, Ilyushin Il-38(N), Kamov Ka-27, Mil Mi-8, Mil Mi-8AMTSh, Mikoyan Gurevich MiG-31, UAV Forpost, UAV Orlan-10.

Base Aérea de Sovetskaya Gavan/Kamenny Ruchey

  • 7062ª Base Aérea da Aviação Naval Port-Arthur Krasnoznamennaya, Esquadrão Independente de Aviação Anti-submarino, com Tupolev Tu-142M/MZ/MP.

Base Aérea de Vladivostok/Knevichi

  • 7062ª Base Aérea da Aviação Naval Port-Arthur Krasnoznamennaya, Esquadrão Independente da Aviação de Transporte, com Antonov An-12 e Antonov An-26.


Sérgio Santana é Bacharel em Ciências Aeronáuticas (Universidade do Sul de Santa Catarina – UNISUL). Pós-graduado em Engenharia de Manutenção Aeronáutica (Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC/MG). Único colaborador brasileiro regular Jane’s e da Shephard Media, referências em Inteligência de Defesa. Autor de livros sobre aeronaves de Inteligência/Vigilância/Reconhecimento.

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