Caça F-35A da Coreia do Sul pousa de barriga por causa de falha no trem pouso; frota é aterrada
CAMP HUMPHREYS, South Korea – Um caça F-35A Lightning II fez um pouso de barriga na terça-feira na pista de uma base da força aérea sul-coreana em Seosan, uma cidade na costa oeste, disseram oficiais militares ao Stars and Stripes.
Um oficial da Força Aérea sul-coreana falando na habitual condição de anonimato disse que o piloto fez o pouso de emergência às 12h51 da terça-feira, após a falha do trem de pouso da aeronave. O piloto estava seguro e “saiu do avião”, disse o oficial.
“O trem de pouso deveria ter baixado, mas não baixou”, disse o oficial por telefone. “Então, ele fez uma aterrissagem de barriga.”
A Força Aérea suspendeu todos os voos do F-35A “por um tempo” enquanto investiga o incidente, disse o oficial.
Enquanto este é o primeiro incidente conhecido do F-35A na força aérea sul-coreana, outros foram relatados em outros lugares. O trem de pouso colapsou em um F-35A designado para a 388ª Ala de Caça na Base Aérea de Hill em Utah durante um voo de treinamento em junho de 2020. O piloto saiu da aeronave após o incidente.
Os militares sul-coreanos operam cerca de 40 F-35As. A Administração do Programa de Aquisição de Defesa do país concordou em 2014 em comprar o caça de quinta geração e recebeu sua primeira entrega em 2019. O acordo com a fabricante de defesa Lockheed Martin com sede nos EUA foi estimado em cerca de US$ 7 bilhões. Os custos de produção do F-35A caíram após seu lançamento inicial em 2006 e estão atualmente avaliados em cerca de US$ 80 milhões.
O país deve introduzir F-35s adicionais em suas forças armadas, incluindo o F-35B, a variante de decolagem curta e aterrissagem vertical, de acordo com reportagens locais. O Ministério da Defesa Nacional aprovou planos para a construção de um porta-aviões capaz de receber aeronaves de decolagem curta e aterrissagem vertical até 2033.
FONTE: Stars and Stripes
Parece que o travamento do trem de pouso é algo +/- comum na Lockheed Martin se compararmos com notícias sobre outros fabricantes.
É, vc compra algo mais barato que o Gripen, o resultado é isso aí 🙂
Kkkkkkk boa
Hahahahah.
Mitou Clésio !!!hauhauhauhauhau
kkkkkkkkk
Kkkkkkkk… Boa Clésio Luiz!
Vamos de Gripen E mesmo …
Não existe, sequer em sonho, termos, futuramente, F-35 na FAB. Teremos 30 anos de F-39 Gripen. Pós isso, eu acredito que a FAB dará início no desenvolvimento de um novo caça de 5ª geração, já que o ex-presidente do COPAC, Major Brigadeiro Valter Borges Malta, citou isso em entrevista.
Desenvolvimento ? Hahahahahaha você é otimista, Welington.
Olha, bem que eu gostaria de ser otimista, viu. Se tratando de Brasil, sabemos bem como a coisa funciona. Vale mais a pena ser ”otimista”, no caso do Brasil desenvolver futuramente seu caça, do que acreditar em F-35 na FAB. Isso não tem o menor sentido. Pode anotar aí. Vamos de F-39 Gripen por 30 anos!
Vamos de Gripen E pelos próximos 50 anos, isso sim !!!
E detalhe, nunca teremos mais de 72 unidades !!!
Nunca !!!
é questão de doutrina (rotina) , pessoal de solo , pilotos etc… em Israel está em perfeito funcionamento, este caça necessita mudança completa de conceitos em todos os aspectos
Lembre-se não é só gerenciamento de computadores , há emprego de novos materiais ( polímeros, fibras , ligas metálicas, etc) aerodinâmica diferente para receber estas estruturas, e se tornar stealth…
É uma grande possibilidade mas a data para inícios dos estudos, montagem e entrega para a força será lá por 2085 num prazo otimista.
Qdo o Gripen atingir a marca de 750 vendidos e 470.000 horas de vôo, como o F-35… Ai a gente pode comparar !
Vendidos e entregues. Mais de 400 encomendados e em produção. Isso sem incluir pedidos americanos.
Ual , lacrou … agora sai da arquibancada
O que chama atenção é que seja F-15, F-16, F-35…etc…Israel, aparentemente, esta muito acima da média em relação a menor quantidade de acidentes, mesmo operando quantidade significativas das aeronaves.
Concordo com vc , é questão de doutrina mesmo , usaf tem que por estes pilotos para estudar e cobrar em cima deles ( as equipes de manutenção também)… só querem saber de picanha e cerveja pô!!!!
A Força aérea de Israel é uma das melhores do mundo, os caras vivem de prontidão, com toda certeza que a parte de manutenção deve ter uma atenção especial, já que eles sempre estão usando seus caças em ações reais.
Mas Israel também teve problemas nos trens de pouso de seus F-16. Na verdade, o F-16 tinha um problema recorrente com o colapso do MLG e vários casos foram observados até que encontraram uma solução.
Com a quantidade de dinheiro investido nessa joça e as lições do F-16 que deveriam ter sido aprendidas, fora os 30 anos de desenvolvimento, falha no trem de pouso é um esculacho.
Falha em trem de pouso não é incomum. Os Su-27 também tiveram os seus, e é famoso o episódio em que a equipe de apresentações aéreas da Força Aérea Russa (Russian Knights) acabou a apresentação com um dos seus aviões fazendo um pouco de emergência após uma falha em seu trem de pouso.
Me refiro a uma falha no projeto (se houver), realmente poderia ter me expressado melhor.
Avião que não voa não tem problema. Todos os aviões apresentam diversos problemas em seus primeiros anos de operação.
Veja a quantidade de problemas do f14 e mesmo assim o cacete que ele deu em seus contemporâneos.
Além dos EUA vender caças com pecinhas tudo solta ainda te rastreiam e fazem bloqueio de funções. rs
Tristeza….
Esse avião apresentar falha em alguma coisa já não é novidade ..
é verdade né, mas seu SU-57 não falha porque não se produz não é? Nenhuma entrega em 2021
Pipoca e Cocola em mãos ;
— Que os jogos comecem!!!rs
Esse refri é novo, hein! rs
Tem que esperar pelo menos uns 5 anos para que esse caça resolva seus quase 900 problemas já listados pelo pentágono.
No caso do F35, esperar um pouco é uma virtude!
Já foram resolvidos muitos dos 900, restando poucos daquelas que listaram.
Falhas no F-35 ? Novidade ..
Soltou pecinha? Parece notícia repetida mas não é!
Boa sorte aos coreanos! Irão precisar…
Como diria o trump: “billions and billions and billions and billions and billions…and billions!”
Não sei se a falha foi na parte de acionamento em si ou do sistema do trem de pouso, se for do trem de pouso que não seguiu o comando, sugiro a Lockheed Martin encomendar os próximos trens de pouso dos F-35 a ELEB..
Só este ano os caras entregaram 142 aeronaves. esta falha não atinge nem ao 1%
Tudo bem, mas devem existir outras falhas não tão impactantes e por isso não são divulgados, tem um relato de tempos atras da Força Aérea Norte Americana a respeito. O certo é que provavelmente muitas dessas falhas vem sendo corrigidas, uma empresa do porte desse fabricante é uma empresa seria e responsavel. Também tem o caso dos fornecedores, talvez muitas dessas falhas sejam originadas em equipamentos e partes fornecidas por eles, mas a responsabilidade do produto final F-35 sem dúvida é da L. M..
É, quanto a travamento de trem de pouso, eu já tenho conhecimento disso ter ocorrido em outras aeronaves. Os F 16 do Chile tiveram 3 travamentos. 2 precisaram fazer pouso de emergência sem abrir o trem e um travou depois de pousar e devido a isso não pode manobrar na pista.
Por isso sugiro comprar os trens de pouso da ELEB.
A piada que eu queria fazer com certeza não seria aceita na moderação…
O bicho é revolucionário, a tecnologia de trem de pouso é extremamente nova na aviação e são necessários muitos ajustes! Fora a equipe de manutenção coreana que não usou óleo de baleia jubarte nas juntas, como manda o fabricante!
A galinha da Angola apenas ciscou, nada mais.
Qual será a cena do próximo capítulo?
Apenas mais um problema recorrente deste projeto.
Melhor que o SU-57 né kings? Quando vão fazer o avião?
Russos tem a tradição de colocar em pleno uso o que está perfeitamente operacional.
Sem contar que não há pressa alguma para os russos.
SDS
Kings, dizer que não há pressa não condiz com as falas de 1 ano atrás de Putin. Além do mais, um SU-57 caiu com falha severa de controle.
Indiferente, não entendo porque você só fala mal de caças ocidentais e só elogia os Russos e Chinês.
Exatamente.
Caiu um quando em fase de testes.
Agora, forçar goela abaixo dos aliados um avião cheio de problemas é que não é possível.
Imagine estourar uma guerra agora com o Norte e os aviões aterrados por falha grave.
Isso é que não pode.
Tá cheio de problema, mas segue vendendo e em produção….
Lobby
Até porquê se alguém comprar da China ou Russia está sujeito a sanções/embargos ..
Sempre tem a França e a Suécia…
Vai comprar oq da China ou da Rússia? Nem a própria russia recebe o pepino da sukoi e o j20 não está a venda.
Um trem de pouso decente?
Talvez resolvam uma das centenas de falhas.
Já é alguma coisa.
Foram apressar o projeto, agora tomem.
Com o Lobby(não que o F-35 não seja uma máquina na ponta do estado da arte mas…) pra vender e as possíveis sanções pra quem comprar da concorrência(não apenas caças) aí dá pra vender meeeeesmo .
Falácia da falsa analogia. O Gol bolinha vende muito mas é um bom carro? Não é porque vende e esta em produção que significa ser um bom carro… O F-104, fazedor de viúvas, era um bom jato? Não.
Arrego!
O caça deu um RL invejosos diram que é falha ..
Os chefes de 10 das principais forças aéreas do mundo dizem que é o que há de melhor no mercado.
A meia duzia de viúvas de Stalin, que não podem ver um faberge que já ficam com a boca cheia d’água, dizem que não presta.
Imagine 2 milhões de norte-coreanos invadindo a Coreia do Sul e o País não pode se defender porque os aviões não podem levantar voo por causa de falhas bizarras.
É osso!
Eles tem outros, assim como a Rússia não teria SU-57
Os 3 trens de pouso falharam ao mesmo tempo?????rsrsrsrs
Soltou pecinha!
“frota é aterrada”
E os gênios da raça no Brasil querem frota única… Realmente não aprendem…