Nota de Falecimento – Carlos André Spagat, editor da revista Flap Internacional
Faleceu hoje Carlos André Spagat, fundador e diretor da revista Flap Internacional, a mais antiga revista de aviação em circulação na América Latina
Spagat, como era conhecido no meio aeronáutico, deixa sua marca na aviação brasileira, ao editar a revista “Flap” durante 59 anos.
Os editores do Poder Aéreo tiveram a oportunidade de conhecê-lo em um encontro de escritores e jornalistas de aviação em São José dos Campos há alguns anos. Seu humor e inteligência ficarão na memória.
Para quem não o conheceu pessoalmente, seguem abaixo entrevistas com Spagat feitas por dois canais no Youtube.
Descanse em paz!!!
Conheci a Flap Internacional e o estilo de Spagat no final de 1976. Descanse em céu de brigadeiro.
Que pena !!!!! Foi-se uma enciclopédia aeronáutica !!!!! Coleciono a Flap a + – 30 anos e tenho as revistas até hoje !!!!! Grande perda , mas me parece que já vinha
doente a algum tempo . Descanse em paz !!!!!!!
A primeira revista de aviação que comprei foi uma Flap, acho que com um MD-11 na capa. Como era na época da hiperinflação, colecionar revistas era complicado, porque o preço mudava semanalmente, e o dinheiro disponível não… Gostava muito das Flaps com coberturas de feiras internacionais, as primeiras vezes que ouvi falar em Oshkosh, Farnborough ou Le Bourget. As edições especiais com as forças aéreas da América Latina também eram compras obrigatórias. Com o surgimento da RFA, as compras de Flap se tornaram mais escassas, pois o segmento da aviação militar foi o que sempre me atraiu mais. Mesmo assim,… Read more »
Meus sentimentos.Li muito essa revista.A salvação quando não tinha WEB
Descanse em paz! Tive o privilégio de trabalhar alguns bons anos com ele como modelo em uma das suas revistas. Ser humano ímpar. Vá com Deus amigo.
Flap, Tecnologia&Defesa, Defesa Latina…lá se vão + 40 anos…R.I.P.
Tenho um vasto acervo da Revista Flap Internacional. Desde o número 12 até a mais recente, sem perder nenhuma edição.
Uma das poucas coleções que levo desde minha infância. Meu falecido Pai, antigo Diretor da Viação Aérea São Paulo S/A – VASP, entre os anos de 1972 e 1981 era amigo pessoal do Sr. Spagat.
Durante muitos anos recolhi de dentro dos vestutos Boeing 737-200Adv e dos poderosos 727-200 as revistas do grupo, tanto a FLAP como também a revista de bordo da VASP, a VIAJE BEM, também editada pelo Grupo Editorial Spagat.
Minha primeira revista de aviação foi a Flap Internacional. As matérias sempre foram incríveis sem falar a qualidade fotográfica. Fez parte da minha adolescência e juventude. Descanse em paz Spagat!
Por muito tempo comprei a Revista Flap, onde me inspirava. Me tornei Comissário de Bordo da VARIG por vinte anos, até o fim da empresa. Gostava de ver a página onde Spagat recebia os convidados na Revista, inclusive com fotos. Foi um grande incentivador! A família meu pesar.
Meus sentimentos à família e amigos. Um pioneiro se vai.
Ao André nossos agradecimentos por tão rico conteúdo. Muita Luz e Liberdade em sua nova jornada.
Conheci e comecei a gostar de Aviacao através da Flap em 1982. Comprei minha primeira revista em janeiro de 1983 e tenho ela até hoje guardada com muito cuidado. Durante anos eu e meu irmão juntavamos o troco da padaria para comprar a próxima edição. Flap e a saudosa Voar eram os únicos canais para saber o que acontecia no mundo da Aviação. Obrigado Spagat por tudo que fez nesses dois irmãos aqui!!!!
Que DEUS o tenha
Como muitos foi meu primeiro contato com a imprensa especializada em aviação. Sempre que vou ao Brasil trago uma flap comigo. Vai com Deus.
Spagat, descanse em paz!
Nossos sentimentos à família!
Descanse em Paz !!!! Conheci pessoalmente em 1978 ( eu funcionário da Varig ) , fui Sorteado na revista ( Número 77 ) com uma maquete de um B727-200 ( Vasp ) de 1,20 M .( aquelas que ficavam nas Lojas e Aeroportos ) e entregue por Ele nas dependências da Revista !!!… com a seguinte matéria / fotos : Jesus ( meu sobrenome ) … O garoto da Sorte !!! Um verdadeiro Ícone da Aviação Brasileira estando a frente da melhor e mais longínqua Revista de Aviação Brasileira … Obrigado e Descanse em Paz !!!