GRÁFICO: Comparação de tamanhos de aeronaves de ataque
O gráfico abaixo compara o tamanho de aeronaves de ataque de vários países, do início da Guerra Fria até os dias de hoje. O autor não incluiu algumas aeronaves importantes.
Indique nos comentários aeronaves que foram omitidas.
F-4 Phantom II, F/A-18 Hornet, A-37 Dragonfly.
A-37 tá no gráfico.
Su-34
F-111
Desconsiderando os Caça bombardeios ou avioes multifunção:
F-111; FB-111; Su-24; F-105; A-5, Hawker Hunter; Tornado; F-15E, Mig-25B; F-117; YAk-28; AJ-37 Viggen; Saab-32 Lansen; Supermarine Scimitar; Mirage V; Mirage F-1A; Jaguar; IAI Dagger, IAI Kfir; Mirage 2000D.
Tornado IDS
Mirage 2000D
Mirage 2000N
M-346 (não sei se a versão de ataque já está pronta)
Pilatus PC-7 (não sei se se enquadra, mas vários países utilizam para COIN)
English- Electric Canberra (não sei se enquadra-se como aeronave de ataque ou como bombardeiro)
Enaer A-36 Halcon
AT-6 Texan II
JL-9/FTC-2000
Alpha-Jet
M-345 (não sei se já está operacional)
MB326K/Atlas Impala Mk II
Vi no YouTube que o Brasil pretende desenvolver um novo caça de 5 geração, para suplementar os Gripens e operar junto a eles. Esse novo caça nacional se beneficiária dos conhecimentos advindos do programa AMX e Gripen. Vou além, deveriam aproveitar os conhecimentos da Akaer que participará do programa Hur jet Turco. Espero realmente que desenvolvam o AMX MK2 como sempre escrevi nos fóruns que participo. Uma cooperação internacional viabilizaria ainda mais o projeto. Países como Turkia, E.A.U, África do Sul, Angola etc. Que pena que não esperaram um pouco mais para aproveitar do projeto Hurjet ou mesmo desenvolver o… Read more »
Pretender pode ser comparado a sonhar. Sonhar não custa nada, é saudável e todos devem fazer. Fazer acontecer são outros 500. Youtubers fazem todo tipo de vídeo sensacionalista para atrair espectadores. Muitas vezes o conteúdo dos vídeos não tem nada a ver com o título do mesmo, que foi o que motivou a pessoa clicar no vídeo para vê-lo. Ontém, dia nublado, fiquei em casa vendo o youtube e mais da metade dos vídeos o conteúdo era muito fraco e especulativo, com títulos chamativos que mal eram abordados nos vídeos. Com o recente cancelamento de parte das encomendas do KC-390… Read more »
Tenho que concordar com você.
Mas se o Brasil realmente um dia pretende se tornar auto suficiente nessa área, agora seria o momento ideal.
Pois como escrevi, temos conhecimentos de sobra hoje (apesar que já tínhamos) para tal façanha.
E uma pareceria (ou mais de uma) seria muito providencial.
Tu tens o link desse vídeo do YouTube?
Pode procurar lá, não é fácil de achar, mas vou vez se acho e posto aqui.
Não nada na FAB, por enquanto, escrito nesse sentido. Quem define é o EMAER. Mão Dinah chutando no You Tube.
Bem isso. No YouTube tem coisas patéticas sobre assuntos militares e sobre as FFAA brasileiras.
Bom Cel, obrigao pela resposta e é uma pena isso.
Pois como já escrevi, vocês perderam o bonde da história no programa MPLF da Embraer nos anos 80.
Depois perderam outra fez na evolução do AMX (que o próprio projeto MPFL provou ser viável) e agora perderão de novo com a participação da Akaer no projeto Turco Hurjet ?
sinceramente espero que não.
Espero que ao menos desta vez (já que investiram uma grana no Gripen), Brasil, sua sociedade, políticos e militares aprendam alguma coisa.
Cordial abraço.
Quero acreditar, também, que o Gallardo vai treinar o Flamengo. Também tá no You Tube.
Foxtrot, isso é coisa da cabeça de quem não entende nada do assunto. Qualquer um pode criar um canal no youtube e escreber e publicar o que bem entender. O Brasil ainda não tem capacidade, principalmente financeira, e vontade política, para desenvolver um caça de 5a geração.
E pela resposta do cel Nery acima, muito menos vontade militar também Flanker.
Mas concordo com vocês que no youtube tem muita gente “emocionada” com assuntos militares e que acaba gerando uma grande desinformação.
Mas olhando pelo lado técnico, seria realmente uma grande oportunidade de ser realmente independente nessa área.
Não é porque você aluga um carro que ele é seu !
Você tem obrigações e cuidados para com o equipamento, e o Brasil com o Gripen acredito ser muito semelhante a isso.
A-10, AMX, A6, T-50, YAK-130 e Harrier
Rapaz, vc olhou o gráfico pelo menos? AMX, A-10, Harrier, yak-130, estão lá
T-50 e A-6, também.
Sei que estão.
Estou dizendo que são meus preferidos !
Interessante observar no gráfico, que o AMX representado é o A-1A 5538, célula do 3o lote da FAB, que operou em Santa Maria durante toda sua vida operacional (de 1998 a 2019), no 3o/10o GAV, esquadrão Centauro. Foi desativado e armazenado, junto com os outros A-1 não selecionados para passar por modernização
O problema do AMX foi a pequena quantidade de aeronaves produzidas (entre 195 e 200 exemplares), o que dificulta e encarece a produção de sobressalentes, principalmente o motor, além de outros itens. E o Gripen E/F precisa vender o dobro do que vendeu até agora para igualar a quantidade de AMX produzidos. Se isso não acontecer, temo que poderá seguir o mesmo caminho do avião ítalo-brasileiro.
Teme ?
O problema é que as derrotas do Gripen no mercado global só vem para concretizar seus temores.
Como cansei de escrever em outros post,s, acho que mais uma vez trocamos os pés pelas mãos, só não ver quem quer.
Eu acho, dentre outras coisas, que o problema maior foi enterrar o AMX-T….pela curva dos acontecimentos, até ok pegar o caca sem radar e misseis … mas quando os anos vieram e ai elaborou-se o AMX-T com tudo o que mandava o figurino, porem embargado a Venezuela, era a deixa fazer nosso up grade e aquecer a cadeia operacional do modelo….pouco tempo depois, começaram a surgir MB346, Yak130, dentre outros, em que o AMX-T superava e ja estaria consolidado…como ficou no projeto, LIFTs foram ocupando o mercado….o AMX-T ganhava e ganharia em quase todas as caracteristicas….
Sim, concordo. Mas, como isso não foi adiante, a pequena quantidade de células dificultou e encareceu a logística com o passar do tempo.
Acho cedo ainda… nem tem esquadrao operacional e ele é o unico monomotor moderno cheirando a tinta, exceto o F35
Não consegui ampliar… que avião é o oitavo da coluna da direita?
Pzl-230D, posso estar enganado, mas acho que nem operacional se tornou.
PZL 230D Skorpion
Muito obrigado!
O SENSACIONAL Folland GNAT
Meu top 3 favoritos.
AMX
A-10
AV – 8B HARRIER II PLUS
Esse anuncio na parte inferior da tela atrapalha muito ver a imagem.
Dica:
Clica na foto com botão direito na imagem – Abrir link (ou imagem) em nova guia (ou aba)
Eu que negativei amigo, pelo seguinte, as coisas sempre precisam evoluir e melhorar. Não nós, nos adaptarmos até as coisas erradas.
A crítica não é apenas a esse gráfico, ou ao Trilogia, mas a todo o site em que esse tipo de anúncio concorre com a atenção do leitor/espectador ao que, de fato, lhe interessa.
compreensível.
Concordo plenamente.
Em notebook, então… Dá pra olhar uns 5 min. e já cansa de poder usar apenas 40% da tela.
Aí tem que ficar vendo como tira a barra de ferramentas. Um saco. Esses anúncios da web, em geral, já se tornaram muito piores que os comerciais da tv aberta.
Estamos trabalhando com nosso fornecedor de anúncios para implantar um botão de fechar ou minimizar o banner do rodapé.
Off tópico: militares americanos voando A-29 na base ser-se Porto Velho.
Vulcan, B1, B2, B52
estes são bombardeiros, e não aviões de ataque. São conceitos diferentes.
Tu-128 Fidler
Era interceptador…
Alguém sabe falar sobre esse evento com Gripen demonstrado no vídeo do link abaixo?
Nunca ouvi falar sobre.
https://www.linkedin.com/posts/interestingengineering_the-dangerous-task-of-ejecting-from-a-fighter-ugcPost-6876093158770515968-AVc4
O Gripen todo coberto com a bandeira do Brasil, que aparece se desintegrando no ar, é um aeromodelo RC ou uma imagem digital. Nenhum Gripen real recebeu essa pintura e nenhum acidente ocorreu com os protótipos, aeronaves de pré-série e de série do Gripen E.
Obrigado pela resposta.
Esse gripen do vídeo é um modelo de controle remoto (de hobby/brinquedo) em que o “piloto” fez uma manobra um pouco mais puxada e a estrutura não aguentou. Basta procurar por “gripen model crash” no youtube e vai aparecer. Acho que usaram essas imagens no vídeo do seu link para dramatizar algum caça tendo problemas e o piloto usando o ejetor.
Além dos que os colegas falaram acima, também faltaram o A-3 e o A-5. Apesar de que pode-se alegar que estes dois eram bombardeiros e não aeronaves de ataque. O P-47 é outro que também poderia ter aparecido, apesar de ser um caça-bombardeiro e não uma aeronave de ataque pura.
O P-47 operou por muito pouco tempo durante o iniciozinho da guerra fria.
Bom ponto. Achei (erroneamente) que eles tinham participado da Guerra da Coréia, mas eles não foram enviados para lá
Meus aviões favoritos dessa lista (além do AMX e ST hahah) Buccaneer, A-4 Skyhawk, A-10 Thunderbolt II, Kawaski T-4 e A-6 Intruder.
Muitos outros eu nem conhecia.
Falando em Intruder alguém lembra o nome daquele filme que começa com uma cena do Intruder fazendo um ataque e sendo atingido por artilharia anti-aérea? É uma cena longa bem legal.
Intruder A-6 – Um voo para o inferno
Tks
Algumas observações:
Como o Pucará é grande!
Como o Harrier, bronco e o Pampa são pequenos.
Y
O xavante não se incluiria aí?
Ele esta lá sim amigo, o primeiro e o MB-326H da Australia, no Brasil o AT-26 era uma modificação da versão MB-326G italiana
Como o Buccanner era gordo! E o Il-102 parece um Mi-24 sem rotor, um trambucão mesmo comparado ao pequeno e compacto Su-25. E o A-7 Corsair tambem era bem compacto, e pela sua capacidade, acho incrivel que algo tao pequeno pudesse fazer tanto.
Sempre fui fã desse avião. Robusto e bonito. Pintura linda.
O terceiro da segunda coluna é o FIAT G91 usado pelos Portugueses na guerra de independencia da Guiné que era colonia deles. A União Soviética forneceu misseis antiaéreos de ombro SA7 (strela-2) aos guerrilheiros da Guiné que forçou os portugueses a manter os FIATs no chão depois de alguns serem abatidos. Os manpads tiraram a superioridade aéra dos portugueses e mudou o curso da guerra. A derrota na Africa levou a “Revolução dos Cravos” em portugal que depôs o governo Fascista de extrema direita e implantou a democracia em Portugal.
na verdade após a revolução o PCP ainda tentou tomar as rédeas de Portugal e transforma-lo em um estado satélite do Pacto de Varsóvia, mas não conseguiu, depois disso sim veio a democracia.
Faltou o Super Tucano.
ow loco meu, é primeiro da segunda coluna.
Vixxiiii… valeu! kkkkk
Mig-27