Caça F-35B britânico caiu no Mediterrâneo porque capa protetora contra chuva(*) não foi removida adequadamente, temem os investigadores

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Oficiais acreditam que a capa protetora contra chuva foi sugada pelo motor do avião stealth F-35B Lightning II quando ele decolou do convés de voo do porta-aviões HMS Queen Elizabeth, forçando o piloto a ejetar.

O pessoal da Marinha Real Britânica relatou ter visto a capa flutuando no mar próximo ao porta-aviões da Grã-Bretanha após o acidente no Mediterrâneo.

Fontes disseram que o piloto da RAF percebeu o problema e tentou abortar a decolagem, mas não foi capaz de parar o avião antes do fim da pista do navio.

O Reino Unido trabalha com os EUA e a Itália para recuperar a aeronave, que se acredita estar a mais de um quilômetro abaixo da superfície, em meio a temores de que a Rússia tentaria resgatar os destroços para descobrir tecnologia secreta a bordo.

Fontes disseram ao jornal The Sun que o pessoal naval percebeu o problema “quase imediatamente”, porque as regras sobre a remoção das capas dos motores antes dos voos são “incrivelmente rígidas”.

“A equipe de solo faz isso e é incrivelmente rígida. Depois disso, o piloto dá a volta na aeronave (check pré-voo).

Ao mergulhar em águas internacionais, o acidente desencadeou uma corrida para encontrar o avião da próxima geração antes que pudesse ser alcançado por potências estrangeiras.

É o primeiro acidente para a frota de F-35B da RAF e para o porta-aviões de £ 3 bilhões que deixou o Reino Unido há sete meses.

A tecnologia a bordo da aeronave projetada pelos EUA, incluindo radar e sensores ultrassecretos, é extremamente sensível, pois permite que o F-35 voe ‘invisível’ em território hostil a velocidades supersônicas.

A operação de resgate do F-35B é envolta em sigilo, com mergulhadores, minissubmarinos e bolsas infláveis ​​que podem ser usadas para içar o avião até a superfície do Mediterrâneo.

FONTE: Daily Mail

NOTA DO EDITOR: (*) Na tradução, foi mantido o termo utilizado pela fonte. Porém, o termo correto é “Jet Engine Inlet Cover”, ou capa protetora para tomada de ar. Estas capas possuem funções diversas como impedir a entrada de objetos estranhos que podem danificar o motor (FOD) ou mesmo eventos meteorológicos severos.

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MFB

Rapaz, o cara que não tirou a capa direito deve estar como??? Errinho caro esse.

José Carlos da Silva Peixoto

Tem a equipe técnica e o piloto que checam antes da decolagem !!!! Displicência cara esta !!!!!

Mauricio Pacheco

Não creio que tenham cometido um erro tão primário! Precisam culpar alguém ou algo!

MFB

Fonte: vozes na minha cabeça.

Camargoer.

Olá Mauricio. Até pode ser possível porque a maioria dos acidentes aéreos ocorrem por falhas ridículas (válvulas de ar deixadas no manual, ferramentas improvisadas na manutenção, cargas mal acondicionadas, cartas de aproximação desatualizadas. etc). A pergunta é como um procedimento rotineiro e exaustivamente treinado e repetido, com ações redundantes falhou. Acredito que só a recuperação da aeronave permitirá uma conclusão definitiva. Ao que parece, nem os vídeos de segurança no convés capturaram o problema.

André Sávio Craveiro Bueno

Sobre falhas na manutenção: Anos atrás um EMB-120 Brasília, de uma empresa americana caiu, perda do estabilizador horizontal. A investigação concluiu que, após uma manutenção programada, o pessoal de manutenção deixou de colocar elementos de fixação. Como isso ocorreu? Essa operação estava sendo realizada próximo ao final de turno de uma das equipes. A equipe seguinte não estava ciente da operação em processo e o que deveria ser feito. Algo assim. Faltou um “bilhete” “siga daqui”. Perderam a aeronave, tripulação e passageiros.

André Sávio Craveiro Bueno

Depois de ter visto esse caso no Mayday: Desastres Aéreos, voei duas vezes em um Brasília…

Antoniokings

Pode ser.
Vão argumentar que o avião é ótimo e confiável e que houve apenas um erro humano.
Podem comprar.
Pelo amor de Deus!!!!!!!

JT8D

De outros modelos de avião eles não esquecem de tirar a capa. Bem estranho mesmo

Antoniokings

De um avião que apresenta tantos problemas, acrescentar mais um que ocorre quando da decolagem de porta-aviões vai denegrir ainda mais a imagem.
Mas, por enquanto, são especulações.
Mas, que é estranho, isso é.

Andre

avião que não voa não tem problema..

Clésio Luiz

Infelizmente, essa não foi a primeira vez, nem será a última, que uma aeronave será perdida por causas banais, ao redor do mundo. A história dos acidentes aeronáuticos está repleta disso.

José Martins

Sim, e o exemplo mais bizarro foi o caso do parafuso que se soltou de um avião e a roda de um concorde passou por cima dele, o projetando em alta velocidade contra a sua fuselagem, derrubando-o e matando centenas de passageiros (acho que a maioria deles eram alemães).

angelo

Os russos já levaram….ou os chineses…rsrsrs

Up The Irons

Os chineses já roubaram as informações que precisavam só na espionagem. Vide o J-20.

Gabriel BR

Os demais caças de outros modelos usam e dependem dessa protecção também ?

Leandro Costa

Sim, acho que todos.

Carlos

Caro Leandro,

Na hora que o piloto fosse decolar, digo, no momento em que ele acelera, não seria perceptível a diferença (em algum sensor) no avião? Vi que o piloto tentou abortar a decolagem, mas minha dúvida seria lá no ponto “zero”.

Tipo um aviso “Não tá entrando ar suficiente, te liga!”

Leandro Costa

O problema é que se fosse um F-35A ou F-35C essa perda de admissão de ar poderia ser mais aparente, mas no caso dessa versão específica existe a possibilidade de se puxar o ar por cima, que pode ter dado uma sensação de normalidade ao piloto, fazendo ele iniciar a corrida para a decolagem, quando o problema tornou-se bem aparente, pelo visto.

São especulações minhas, claro. Apenas depois da investigação que vamos saber o que realmente aconteceu.

Carlos

Especulações coerentes . Grato pela resposta.

Fernando EMB

Este tipo de coisa infelizmente acontece sim. Já teve avião comercial que caiu e matou todo mundo por causa de uma capa de pitot esquecida, e outro de uma fita adesiva esquecida numa tomada de pressão estática.
E acontece com todos os países… A diferença é que alguns são mais transparentes do que outros.
Quantos acidentes ouvimos falar de caças russos ou chineses de última geração??? Quase nada certo… Mas não quer dizer que não ocorram, e ocorrem. Só que não se tem o mesmo nível de acesso as informações.

Leonardo Costa da Fonte

Nem todo país democrático libera todas as informações relativas a acidentes. Já li, há muito tempo, que na US NAVY a divulgação de informações envolvendo acidentes ou incidentes com plantas propulsoras nucleares (de submarinos ou porta aviões) é punida com prisão e a coisa é muito séria! Há raríssimas informações a respeito disso.

AMSS

Acabou de provar o ponto do colega.

Se mesmo em governos que tem cultura de transparência existem certos assuntos que não são amplamente divulgados e por este motivo não há relatos de acidentes que com certeza já ocorreram, imagina em países onde até a imprensa e a internet em assuntos civis é censurada…

carcara_br

Que tipo de informação normalmente apresentada no painel do avião poderia indicar a ingestão de um objeto?

Carlos

Dois pequenos indicadores led com uma figura de um estomago estilizado ( verde vazio; vermeho cheio, ou seja houve a ingestão de um objeto.

carcara_br

É mesmo… que legal, isso acompanha alteração na temperatura de funcionamento? pressão de fluidos mecânicos? perda de potência/rotação?

Rinaldo Nery

Em qual avião?

carcara_br

Ele foi irônico, queria me atacar por motivo de… jacaré….

Agnelo

Uma luz grande e vermelha piscando: EJECT!!! EJECT!!! EJECT!!!!

carcara_br

Se assim o fosse nem decolava, mas toca aqui, a piada piada foi boa rsrsrs.

Clésio Luiz

Pior que eles divulgam Fernando. Não com a mesma transparência, mas divulgam. Por exemplo, o primeiro exemplar de série do Su-57 caiu num voo de entrega. E divulgaram praticamente no mesmo dia que ocorreu.Outro exemplo foi o incêndio com um dos protótipos do PAK-FA.

Ambos os casos até apareceram aqui no Poder Aéreo.

Fernando EMB

Eu não disse que não divulgam. Disse que são menos transparentes, e que por isso, aparecem bem menos informações sobre problemas, incidentes e acidentes.

carcara_br

Espero de coração que já tenham embarcações russas e chinesas pra ajudar os irmãos britânicos nesta difícil tarefa.

carcara_br

“A tecnologia a bordo da aeronave projetada pelos EUA, incluindo radar e sensores ultrassecretos, é extremamente sensível, pois permite que o F-35 voe ‘invisível’ em território hostil a velocidades supersônicas.”

Olha, é o avião da mulher maravilha!

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Antoniokings

Nada que os russos não possam detectar, perseguir e abater.

Su-35’s triple radars provide maximum situational awareness against stealth targets

militarywatchmagazine.com/article/su35-triple-radars-detect-stealth

carcara_br

Pois é kings, alguns vão dizer que o primeiro é uma verdade tecnocientífica e o segunda propaganda russa, rsrsrsrs..

Agnelo

Prezado
Eu lembro de uma coisa:
Pouco tempo após o F-117 cair na Iugoslávia, os EUA, sem querer, bombardeou a embaixada da China…..
Uma embaixada!!!! Q também é uma AI, pra quem não sabe….

No fundo, se o q está em jogo é REALMENTE importante, rola até loucura.

carcara_br

A deselegância do B.J. (não confundir J.B) foi digna deste tratamento.

Andre

O termo no original é “unseen”, que tem como primeira sugestão de tradução do google “despercebido”. Já o termo para invisível em inglês é “invisible”.

O tradutor deve ser fã da liga da justiça e fez essa homenagem a mulher maravilha.

carcara_br

A promessa vendida continuou igual.

Andre

Mais ou menos, os termos são muito parecidos mas não iguais. Como eu sempre digo, qualquer entusiasta sabe que invisível só o avião da mulher maravilha. Agora, ser percebido, ou detectado, envolve fatores diferentes de ver visto. Um avião é percebido muito antes de ser visto, ou ele pode não ser percebido mesmo sendo visível, seja por interferência eletrônica ou pela utilização de tecnologias furtivas.

As centenas de missões dos aviões furtivos, por mais de 40 anos, com uma única perda, mostraram a eficiência da tecnologia.

carcara_br

É falou muito e continuou igual.
É só propaganda:
Americano: vamos passar despercebidos pelos sistemas de defesa mais mais complexos
Russo: Nossos aviões detectam tudo com 3 radares.
O que foi derrubado foi exemplar, técnica que pode ser replicada para se obter resultados semelhantes….

Andre

Pode ser replicado e jamais foi replicado prq os russos não se importam com seus aliados? 40 anos e UM abatido…

Os aviões russos detectam tudo, mas todo usuário não sabe usar…

carcara_br

Sabe quais são os primeiros alvos de uma missão supressão/destruição das defesas antiaéreas?

Argos

Pensei a mesma coisa quando li! Hahahahah

Wellington Rossi Kramer

Esse F-35B é uma bomba mesmo, não consegue nem voar se não tirarem a capa!

Moises

Toda a equipe incluindo o piloto e ninguém viu nada?
Essa historia ja esta mal contada nao acredito nisso.

Funcionário da Petrobras

Também acho.

Desculpa esfarrapada.

Slow

O motor é tão potente que sugou a capa ?????

faça me o favor ..

MestreD'Avis

Vamos só relembrar o tratamento dado a acidentes. Podemos estudar os comentários de 2 noticias recentes sobre um acidente:

https://www.aereo.jor.br/2020/09/24/caca-su-30-e-abatido-acidentalmente-por-um-su-35-na-russia/

https://www.aereo.jor.br/2020/09/24/caca-su-30-e-abatido-acidentalmente-por-um-su-35-na-russia/

Os comentadores que agora duvidam da responsabilidade de erro humano e acreditam cegamente em “falha do avião” não tiveram o mesmo problema em crucificar o piloto do SU-35 que abateu o SU-30 por engano. Não puseram por 1 segundo a possibildiade de falha técnica.

Como é o F-35, melhor do que falha da equipa de convés, só mesmo uma conspiração para esconder uma possivel falha do avião.

Clésio Luiz

Esse não é o primeiro F-35 perdido. Fora que, anos atrás, outro pegou fogo no motor ainda no solo. E foi amplamente divulgado.

Perdas com aeronaves geralmente tem causas banais. E não é de hoje. É aquela velha história: é preciso acontecer perdas para se corrigir a atitude de quem está envolvido no negócio.

Last edited 2 anos atrás by Clésio Luiz
MestreD'Avis

Nem eu disse que era o primeiro ou que esconderam isso.
E aposto com vc que não será o ultimo atendendo que os caças estão a entrar em operação e vão ser usados por mais 40 anos.

Depois vem a lei das probabilidades, quanto mais aviões de um modelo existirem e mais voarem, mais vão cair.

Rodrigues

E ainda tem gente que acredita nesta estória …

pangloss

A culpada é a mãe do piloto, que sempre recomendou ao filho que saísse agasalhado e usando capa de chuva. Sabe como é, na Inglaterra chove o tempo todo…

André Sávio Craveiro Bueno

O melhor comentário do século!!! kkkkkkkkkkkkkk…

Joli

“Caça F-35B britânico caiu no Mediterrâneo porque capa protetora contra chuva não foi removida adequadamente, temem os investigadores

Como assim, “temem os investigadores”?
Eles não temem as causas, eles buscam as causas.
Na minha opinião, o título ficou estranho.

Jacinto

Em inglês britânico, “afraid”, tem um sentido mais amplo que é mais de suposição ou de lamentação do que de temor.

Rafaelsrs

Parece que os procedimentos não são tão rígidos assim afinal…

Yuri Dogkove

É raio, é chuva, é trovão, coitado do caça!

J-20

Um pedaço de pano causar um prejuízo de 70 milhões de dólares.
Alguém tá muito, mas muito ferrado.

Agnelo

O responsável terá sua margem consignável consumida até a 9ª geração…..

Douglas

Erros e falhas humanas acontecem. Vejam o caso de um F-4 Phantom que decolou de um porta-aviões com as asas dobradas. E a pré-checagem de decolagem? https://www.cavok.com.br/querida-encolhi-as-asas

carcara_br

Já tem algum vídeo de piloto relatando a experiência de ejetar de um F-35?

Kemen

Foi uma capa de chuva…. grande preparo militar dessa força onde uma capinha derruba o F-35 ??? Resta parar de acreditar que outros querem roubar as “secretissimas” e “modernissimos” sistemas de armas estelares, que isso já virou um mito criado pelo fabricante. Fico com os nossos F-39, com exelente retorno custo/beneficio e letais quando bem armados. E como demoram a entregar, mas já teremos 5. Caiu porque tem baixa confiabilidade, afinal o piloto não tem um sistema que alarme a turbina obstruida na final antes da decolagem que indique irregularidade como em todos os caças? Vai contar essa historinha para… Read more »

Last edited 2 anos atrás by Kemen
Rinaldo Nery

Todos os caças tem isso? Não sabia…

Kemen

Então divirta-se, ai tem tudo, o que mais se monitora num porta aviões antes de decolar é o estado das turbinas, é óbvio.

https://www.faa.gov

Rinaldo Nery

Esse tipo de alarme não conheço.

Kemen

Então divirta-se, ai tem tudo, o que mais se monitora num porta aviões antes de decolar são as turbinas, é óbvio.

https://www.faa.gov

Pronoia
carcara_br

Tks, respondeu perfeitamente minha pergunta.

carcara_br

Muito provável

  • Vibração

Pode Ocorrer

  • bang (barulho?)
  • Fogo visível
  • Alerta de fogo
  • Aumento temperatura gases exaustão
  • Mudança de rotação N1 e N2
  • Fumaça, e cheirinho de churrasco rsrsrsrs
  • Mudança EPR (relação de entre pressão que sai da turbina e entra no compressor)

Bastante coisa, muitas devem ter falhado pro caça decolar de qualquer forma.

Last edited 2 anos atrás by carcara_br
Tadeu 54

Bem, depois daquele caso escabroso na Força Aérea Francesa, onde um civil ganhou de presente um vôo num Rafale biplace ( só não avisaram o coitado que era de treinamento de combate ! ) assim quando o caça empinou numa subida íngreme o coitado se assustou e agarrou…. a alça de ejeção !
Adivinhem o que aconteceu depois ?
Eu acredito em qualquer incompetência !

Wagner

Apenas após a investigação se saberá, com pequena margem de erro, o que aconteceu. Até lá tudo é pura especulação. E é bem provável que os detalhes exatos nunca virão à tona (os militares gostam de esconder seus erros).
Mas como erros crassos já derrubaram muito avião, pode ser que esse também tenha sido o caso.

Last edited 2 anos atrás by Wagner
Argos

“A equipe de solo faz isso e é incrivelmente rígida.”
Menos, menos…
A não ser q o problema seja outro.

Oscar

Piada legal se tivesse sido sugada não sairia do compartimento e não iria pra água, pra mim cheira defeito.

Last edited 2 anos atrás by Oscar
Leandro Costa

Oscar, no caso a capa permaneceria presa à entrada de ar e se soltado com o impacto na água.

Icarus

Conversa pra boi dormir.