Fábrica de aeroestruturas do Gripen E no Brasil avança na produção
A fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil atingiu um novo marco ao iniciar a montagem do caixão das asas do Gripen E.
Atualmente, a planta está com cinco segmentos em produção, sendo que a primeira fuselagem dianteira está na última etapa de montagem e unidades do cone de cauda e dos freios aerodinâmicos estão em processo de entrega. A planta também já iniciou a montagem inicial para a fabricação da fuselagem traseira do caça monoposto.
A produção do caixão das asas é feita em seis fases, sendo que o início ocorreu na Saab, em Linköping, Suécia. Posteriormente, a aeroestrutura foi enviada para a fábrica em São Bernardo do Campo (SP) para montagem das principais partes estruturais da asa em três estágios e para realizar de testes de pressão. Após esses processos, o componente será enviado à Suécia para finalização da montagem.
“A tecnologia de fabricação relacionada à asa de um avião supersônico como o Gripen representa um salto substancial de capacidade para a indústria brasileira. A asa é indiscutivelmente uma das partes mais importantes e críticas de uma aeronave, e os rigorosos requisitos operacionais para um caça como o Gripen levaram a um design de asa extremamente otimizado. A Saab é pioneira nesse processo de montagem robusto e de alta precisão no Brasil”, disse Ola Rosén, diretor de Operações da fábrica de aeroestruturas da Saab no Brasil.
Como parte do processo de transferência de tecnologia, os montadores brasileiros passaram por um treinamento prático (on-the-job) na Suécia, onde tiveram a oportunidade de realizar as mesmas tarefas que agora desempenham no Brasil.
A Saab também selecionou um time de operadores suecos experientes que agora está na fábrica em São Bernardo do Campo dedicado a apoiar a produção das aeroestruturas, por um período que pode variar de 14 a 36 meses, de forma a acompanhar a produção, garantir a qualidade do processo e compartilhar conhecimento com os operadores brasileiros.
Sobre a Saab
A Saab atende o mercado global com produtos, serviços e soluções de ponta nas áreas de defesa militar e segurança civil. A Saab possui operações e funcionários em todos os continentes. Graças a suas ideias inovadoras, colaborativas e pragmáticas, a Saab desenvolve, adota e aprimora novas tecnologias para atender às necessidades, em constante mudança, de seus clientes.
DIVULGAÇÃO: Saab / Publicis Consultants
Este projeto com a Saab deve ser um norteador. A Akaer para mais uma surpresa feliz está envolvido com pesquisa de neutrinos _ projeto Dele Underground Neutrino Experiment.
A AKAER também está trabalhando no Hurjet da Turquia.
Será que está como o andamento da versão biposto, o Gripen F ???
Eu acho que não Tomcat. Acredito que a prioridade será para as 36 unidades do primeiro lote e ao que tudo indica frente a redução do KC390 da Embraer, teremos mais um lote vindo por aí e isso demandará foco ainda maior nos monopostos. Acredito que $$ para o biposto ficará em último lugar da lista de prioridades, haja vista que o treinamento do Gripen E é todo feito em avançados simuladores. Uma versão biposto se justificaria a meu ver para ações em conjunto de drones ou versões não tripuladas do próprio Gripen mesmo ou até quem sabe o Neuron,… Read more »
As 36 unidades originais incluem 8 unidades biposto. O modelo F não é uma “aventura” ou especulação como é o segundo lote que até agora está sendo tratado da boca pra fora (igual aos MRTT) com possibilidade só em 2023. Ele é um produto comprado e que esta sendo construído parte na Suécia e aqui, fato. . A FAB vai usar a versão biposto pra fazer a mesma coisa que ela já faz com versão biposto do F5M . Eles estão indo relativamente bem. O Voo estava marcado pra final de 2021, mas provavelmente a pandemia atrasou pra inicio de… Read more »
Valeu Henrique !!!
Rogério como mencionado pelo Henrique, os F-39F já foram comprados e são parte dos primeiros 36 caças.
Perfeito.
Meu caro, o F-39F está em desenvolvimento. Dos 36 Gripen encomendados pela FAB, 28 são monopostos E, e 8 são bipostos F.
Lembrei do seu comentário, pois a Saab acaba de postar em suas redes sociais um curto vídeo pintando um gripen da fab, com o cockpit coberto (necessário no processo de pintura, mas achei sugestivo), com a legenda “a família gripen está crescendo, novidades em breve”
Imagino que seja ele.
Se já esta sendo pintado é por que tá pronto.
(No Twitter da pra ver melhor)
Lembrando que e uma especulação minha, pode ser só anunciando as estregas dos próximos E’s, mas a legenda parece sugerir que é outra versão do avião. Vamos ver.
Uma foto melhor.
Acho que é um dos Echo. Acho que estão à caminho até. Pelo menos torço para os dois estarem embarcados.
Também espero que estejam a caminho, caro amigo! Não vejo a hora de ver mais dessas belezinhas rasgando os céus do Brasil.
Imaginei que seria o F devido à legenda beeeeem sugestiva, mas deve ser o E mesmo.
Abraços!
Tá ai um projeto que deu certo.
Seria bom uniformizados né!?!
Daria um “ar” mais profissional na linha de produção..
O único “ar” que interessa é a aeronave no ar, de resto pode ir até fantasiado de Homem Aranha.
Discordo
Com certeza, alem do mais, se deixar por conta, somos capazes de trabalhar vestindo bermuda, camiseta regata e calçando “chinelo de dedo”.
Discordo
Nossa, estamos aprendendo a “dobrar lata”….. De novo!
Off topic;
Acidente em Laughlin AFB mata piloto
https://www.airforcetimes.com/news/your-air-force/2021/11/19/two-aircraft-suffer-runway-accident-at-laughlin-air-force-base-injuries-unknown/
Não terá outro lote dos Gripen, certo?
Não….sim….talvez….quem sabe….ninguém sabe…
Off topic
Sou entusiasta da aviação militar portanto deveria ter pelo menos ouvido falar desse caça ” checkmate” mas só soube no à 6 meses.
Devo estar muito desatualizado ou os serviços secretos do Ocidente estão tendo pouquíssimos acessos na Rússia!
Literalmente essa aeronave surgiu do nada!?!
Essa aeronave ainda nem protótipo possui (aquele negócio apresentado lá em Dubai é um mockup). Segundo os russos, o primeiro voo está programado para 2023. Então, ele não existe ainda, de fato.