Rússia apresentará protótipo do caça Su-75 Checkmate no show aéreo de Dubai

135

Su-75 e Su-57

O avião foi entregue ao complexo Dubai World Central por um avião An-124, revelou a empresa estatal de tecnologia Rostec

MOSCOU/TASS/. Um protótipo do caça monomotor de última geração Checkmate da Rússia foi entregue a bordo de um avião de carga An-124 ‘Ruslan’ para os Emirados Árabes Unidos (Emirados Árabes Unidos) para sua apresentação no Dubai Airshow, disse a empresa estatal de tecnologia Rostec TASS no dia 9 de novembro.

“De fato, um protótipo do novo caça monomotor Checkmate chegou aos Emirados Árabes Unidos para sua participação na exposição internacional Dubai Airshow. O avião foi entregue ao complexo Dubai World Central por um avião An-124”, disse a estatal.

A Rússia fará uma demonstração do caça Checkmate no exterior pela primeira vez. Uma série de apresentações a portas fechadas e abertas com a participação da mídia está planejada, disse a Rostec.

O CEO da exportadora estatal russa de armas Rosoboronexport (dentro da Rostec) Alexander Mikheyev disse à TASS no final de outubro que os clientes estrangeiros em potencial demonstraram um maior interesse no caça tático monomotor de última geração Checkmate. O novo avião tinha demanda em alguns mercados de armas e as Forças Aéreas de muitos países da América do Sul precisavam de aeronaves desse tipo, disse ele.

Caça monomotor Checkmate

A Rostec, empresa estatal russa de tecnologia, revelou o mais recente caça monomotor doméstico, apelidado de Checkmate, na feira aérea internacional MAKS 2021, que ocorreu na cidade suburbana de Zhukovsky, nos arredores de Moscou, em 20 a 25 de julho. O novo avião criado pela Rostec por iniciativa própria, é um derivado do caça Su-57 de quinta geração.

O novo caça monomotor é baseado em tecnologia stealth e é equipado com um compartimento interno para armamentos ar-ar e ar-superfície. O caça terá uma carga útil de mais de 7 toneladas e será capaz de atingir até seis alvos ao mesmo tempo.

O caça Checkmate será capaz de voar a Mach 1,8 (1,8 vezes a velocidade do som) e terá um alcance operacional de 3.000 km. A aeronave será equipada com um motor altamente eficiente. O novo caça deve voar em 2023 e Rostec planeja lançar a produção em série do avião de combate a partir de 2026.

O mais recente caça da Rússia deve competir com o americano F-35A Lightning II e o sueco JAS-39 Gripen. O Checkmate incorpora os sistemas mais recentes, incluindo sua configuração de arquitetura aberta para atender aos requisitos do cliente e tecnologias exclusivas de inteligência artificial.

Subscribe
Notify of
guest

135 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments