Piloto de Su-35 que abateu Su-30SM será julgado em tribunal
Os militares russos determinaram que o piloto do Su-35 que abateu um Su-30SM durante um treinamento de dogfight em 22 de setembro de 2020 será acusado de conduta criminosa.
O Gabinete do Procurador-Geral Militar (GVP) abriu um caso e transferiu para o Tribunal da Guarnição de Tver em 21 de outubro. Um juiz está atualmente estudando os materiais antes que o caso possa ser ouvido no tribunal.
O jornal Kommersant identificou o piloto como Major Vasily Savelyev. Ele falhou em verificar se o interruptor principal do canhão de seu jato estava desligado durante o exercício de treinamento.
Segundo relato de uma emissora de TV, o Su-30 realizava um voo de treinamento junto com o caça Su-35, quando o Su-35 disparou o canhão em vez de fotografar o Su-30 que estava na mira.
Os pilotos do Su-30 conseguiram ejetar e o caça caiu em uma área arborizada, de acordo com a TASS, perto da vila de Dornikovo, no distrito urbano de Vyshnevolotsk. Uma comissão do Distrito Militar Ocidental foi ao local do acidente para estabelecer as causas do acidente.
Investigadores não descartam um erro dos técnicos de solo, que podem não ter desativado o canhão antes do voo de treinamento.
que situação… como não houve mortes daria um dedo da mão pra ver as imagens do acidente, um dogfight entre su-30 e su-35 deve ser épico. Claro, nenhuma força aérea liberaria.
Seria meu sonho também um dogfight SU-35 x SU-30, poderiam se juntar o F-14 e o MIG-29 essas belas aeronaves mostrando seu esplendor e poder!
F14 não serve pra dogfight. Tá vendo muito topgun
Se voa e tem uma arma, serve para dogfight. Se se é efetivo ou não são outros quinhentos, mas eu tenho certeza que um Toncat se sairia muito melhor num dogfight que um Spitfire ou um P-51 Mustang
Hmmmm….
Tem também foto de Mirage III enquadrando F16 numa operação em Natal em 1996. O que isso quer dizer? Nada.
Quer dizer que qualquer caça pode entrar em dogfight desde que utilize suas vantagens e force o inimigo à voar em suas desvantagens. Se um F-4 consegue manobrar com um MiG-17, um F-14 consegue entrar em dogfights contra inimigos mais modernos. Isso vale para qualquer aeronave de combate.
Qualquer caça pode entrar em combate num dogfight, se o caça vai sair dessa é outra história. O F14 não presta pra isso, a motorização dele é fraca e sua relação peso potência também. Até um A4 é melhor no dogfight que um F14. Estude jovem Padawan.
Dogfight não é só turn ‘n burn.
Volta pros livros.
Vc poderia estudar os combates aéreos da guerra Irã x Iraque. Veja o cacete que os f14 deram nos mig iraquianos, mesmo sem qualquer suporte do fabricante, ao contrário dos migs iraquianos que contavam com total apoio da URSS aliada de Saddam.
O “cacete” dado pelos F14 nos migs foram ocasionadoss pelo míssil Phoenix e sua grande capacidade BVR e não pelo dogfight. Estude mais um pouquinho.
xxx
Dos mais de 120 aviões abatidos pelo f14, foram ~60 com o phoenix. Procure um pouco mais de informação para dar suporte às suas opiniões.
Tu é ignorante? Só existe o Phoenix de míssil BVR? Vai estudar
Eu não, mas você, pelo visto, é.
Dos misseis que equipavam o F14, durante o show aéreo que deram na guerra Ira x Iraque, apenas o Phoenix era BVR.
Estude mais. Houve engajamento ar-ar de curto alcance com os F-14 iranianos. Usaram canhão e ‘winders, mas não era o ideal.
Não porque os Iranianos achavam o Tomcat inferior em dogfights, mas sim porque não queriam arriscar seus poucos Tomcat, que cumpriam diversas funções e tinha capacidade de interceptação superior à qualquer aeronave do TO em dogfights.
Afinal de contas era a única aeronave com capacidade de interceptação dos MiG-25 e Tu-22.
O F14 abater caças migs não provam que ele é bom no combate curto, e sim que os caças russos eram inferiores ao F14. Nem o F14 nem o Mig 23 são aeronaves próprias pra dogfight, tá difícil de entender ou precisa desenhar? Pegue a relação de F14 x Mig 29 em combate curto e veja se o F14 é superior! Não é pois ele não foi feito pra dogfight. Nego agora quer ensinar padre a rezar.
Pois é, mongol, mas o caso é que você disse ‘não serve‘. Se você não sabe português o problema não é meu. Se você é piloto de caça, só lamento pelo seu ala.
Ele precisa ver uns videos de DCS
Ele precisa ler mais sobre o assunto e entrevistas com ex tripulantes de diversas aeronaves.
Ele precisa começar a basear as opiniões dele em fatos, não em sonhos e propagandas.
Pegue os dados de combates reais do F14 e os do alvo aéreo conhecido como Mig29. O resto é propaganda.
Os F-14A da IRIAF eram equipados com AWG-9. Apenas os F-14D eram equipados com os APG-71.
O pessoal leigo acha que o F14 é tão bom no Dogfight quanto um Mig29 ou um F16. São as viúvas do top gun que cresceram assistindo o filme na sessão da tarde.
Apesar de parecer estranho, este não é o único caso de piloto militar que vai ser punido na Rússia devido a culpa em acidentes.
Só uma correção, não foi um Su-30SM, mas um M2 (cauda número “60 vermelho”, RF-95869,série 79810388415) do 3º regimento de aviação mista.
Aeronave
Bah! Que bela máquina era!
É normal levar munição real para um treinamento?
Depende do treinamento.
Isso é falta de fazer o check list de tudo ( missão de treinamento ) antes da decolagem !!!!
Falha do piloto e falha do pessoal da manutenção em terra que preparou o aviao para o treinamento e nao conferiu a configuracao para treinamento virtual da metralhadora !!!
Vai dar cadeia !!!
Não, mas infelizmente acidentes já aconteceram por causa disso. Até um F-14 abateu um F-4 da USAF sobre o Mediterrâneo devido à uma combinação de inexperiência e armamento vivo na aeronave.
Talvez o canhão precise estar municiado para que funcione no modo “foto”…..repito, talvez….Em todo caso, é um erro de principiante, de pessoal incapaz, inadmissível ……seja da Força e do país que for……
Sim, isso me lembra daquel mecânico Belga que disparou o M61 de um F-16 e destruiu a aeronave estacionada em frente ao hangar durante uma manutenção e o nosso Aspide que felizmente falhou no lançador no Líbano.
Mas não sei quanto ao municiamento. De qualquer forma podem sempre carregar com munição inerte.
Eu desconheço essa informação, Roberto, até porque não faz muito sentido. Se em uma condição operacional a aeronave precisar usar o canhão significa que voará de maneira instável até retornar à base? Algum ajuste de trim eu entenderia para aeronaves com canhões nas asas no caso de algum armamento de tubo emperrar, mas no nariz ou ‘ombro’, tão perto do CG, ainda mais se levarmos em consideração o cofre de munição, acho mais difícil de causar problemas. Sei que aeronaves que tem canhões removidos precisam de lastro devido ao cálculo de peso em relação ao CG, mas isso é conjunto… Read more »
Opa, eu agradeceria bastante.
Parece munição de festim
De festim não pode ser, pois os projéteis estão ali.
Festim com projétil? kkkk
Valeu, Roberto!!
Então se ele entrar em combate e descarregar o canhão ele cai?
Tipo abelha que pica e morre?
Hehehehehehehehe……muito boa!!!
kkkkk
[IMG]https://encrypted-tbn0.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcSeyX5ytnXCduZ0PFS98Nxn6C47BW5fuz2iGg&usqp=CAU[/IMG]
Obrg pelas respostas glr
Os russos costumam ser realistas, não é comum porém em vários treinamentos os canhões orgânicos levam munição real caso no meio do treinamento precise de um deslocamento real!
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, seria propaganda enganosa.
Essa piada foi podre… Kkkkkkkkkkkk
É para vc ver o perigo que os F-22 correram quando estavam na mira dos Su-35.
Blábláblá…..outra piada…….kkkkkkkkkkkkkk
Que perigo uma suposta presa sofreria quando seu predador sequer consegue enxergá-la?
Invisível, só o caça da mulher maravilha….
Boa. Ainda tem idiota que confunde furtividade com invisibilidade. Dia desses um especialista padrão UOL disse que o f22 não era invisível.
Olá. Mas acho que ninguém disse que é invisível. “Não conseguir enxergar” também se aplica à furtividade, não?
Em termos de radares, é bem válido.
Não. Não conseguir enxergar é invisibilidade. Reduzida detecção por radar é furtividade.
Com certeza esse é um caso que merece punição além do prejuízo de uma aeronave como essa que deve custar 25 milhões
Vai dá cadeia para desavisados em solo e o piloto
Por que diabos o Su-35 estaria municiado durante um treinamento desses?
Roleta Russa,talvez?
Kkkkkkkkk
Nas grandes “democracias” ocidentais vcs só ficam sabendo sobre esse tipo de coisa quando algum Snowden ou Assange consegue descobrir e vazar algo…E olhe lá…. 😉
Já nas ditaduras orientais a imprensa é livre e sempre tem acesso à informações.
É como em todas as outras pelo mundo…A diferença é que na China não encobrem isso da população, rs…..
Lá eles não encobrem o fato das informações serem encobertas?
Foi ironia, né?
Não tanto como nas premiações do “Nobel da Paz”…
Vou entender como ironia! Se não foi, vc precisa de ajuda urgentemente!!
Um avião com tamanha tecnologia deveria ter um sistema sonoro ou visual alertando o piloto. Também aos mecânicos em terra antes de liberar o avião. E no centro de comando que acompanha o treinamento.
Tudo balela.
A aprovação da aerodinâmica no túnel do vento leva em conta todos os requisitos. Um avião que voa a 2x o som, perder estabilidade ao ficar sem munição, NÃO EXISTE.
Já houve algum caso de avião da sukoi que abateu um avião de fabricação ocidental?
Já vi sukoi abatendo mig, na guerra da Etiópia, e sukoi abatendo sukoi.
Alguém lembra de algum caso?
Tem o caso do F-100 que abateu um B-52 com um AIM9 num treinamento
Que sacanagem, incriminar o piloto! É um desrespeito aos sacrifícios que ele fez pela sua nação.
Extra, extra: Faca Ginsu perfura meia Vivarina! Kkkkk!
Se foi erro da equipe de solo… Então o piloto não tem culpa, se bem que o piloto deve fazer alguma inspeção antes, sei lá sou leigo então só estou no achismo.
Dizem que o controle de tiro de canhão por radar dos caças russos há muito tempo são bem eficientes.
Eis a prova? Só vendo a gravação do acidente.
Certamente quem engajou o fez apenas uma vez. O suficiente para ocorrer pelo menos 1 impacto de 30mm.
Save Ferris!
Esses Russos levam treinamento muito a sério ….
O GVSU ICR atribuiu o acidente ao piloto de 1ª classe Savelyev, que disparou projéteis reais no jato bimotor em vez de simular o ataque, o chamado tiro fotográfico com fixação dos resultados por meio de um gravador de vídeo em operação permanente instalado a bordo do Su-35. O problema acabou sendo que o disparo de combate de um canhão e sua imitação de foto em um caça é ativado pelo piloto usando a mesma tecla rotulada “BK” e, ao pressioná-la, o atacante essencialmente não sabe o que exatamente fará: atire no alvo ou destrua-o. Quando um caça está em… Read more »