Força Aérea da Venezuela forma a primeira mulher piloto de Sukhoi Su-30

111

A Aviação Bolivariana da Venezuela promove a formação de militares profissionais para fortalecer a capacidade operacional de suas unidades de caça. No âmbito desse treinamento, o Grupo de Caça Aérea nº 13 está atualmente escrevendo uma página notável na história dessa instituição militar.

A 1ª Tenente Cindi del Carmen Caraballo, graduada como piloto aviador militar em dezembro de 2019, realizou sua primeira missão de treinamento no caça Sukhoi SU-30 deste grupo de combate aéreo. O treinamento é realizado na Base Aérea ‘Teniente Luis del Valle García’, em Barcelona, ​​no estado de Anzoátegui.

Essa primeira fase durou quase duas horas de treinamento. A oficial já havia realizado diversas sessões de treinamento simulado, único na América Latina e um dos mais modernos do continente.

É importante destacar que esta jovem profissional completou uma fase de treinamento como piloto de caça na Escola de Combate do Grupo de Caça Aérea nº 12, qualificando-se como piloto do avião K-8W de fabricação chinesa. Posteriormente, foi designada para o Grupo Aéreo de Operações Especiais nº 15, onde ganhou experiência em combate real a partir do trabalho de vigilância realizado por esse grupo aéreo em toda a fronteira oeste do país.

Embora seu processo de treinamento ainda não tenha sido concluído, esta jovem oficial continuará com seu plano de treinamento com vistas a se tornar a primeira oficial qualificada como piloto do sistema Sukhoi Su-30, um dos mais avançados do continente, demonstrando o compromisso e a capacidade profissional das mulheres venezuelanas nessa instituição.

ABAIXO, VÍDEOS DOS SU-30 VENEZUELANOS DE 2021

FONTE: www.webinfomil.com

Subscribe
Notify of
guest

111 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flanker

“A oficial já havia realizado diversos treinamentos simulados, únicos na América Latina e um dos mais modernos do continente”

O que são únicos na América Latina? Treinamentos simulados?? Ou refere-se ao vetor Su-30?

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Alexandre Galante

Melhoramos a tradução, se refere ao treinamento em simulador do Su-30. Valeu!

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Galante
Flanker

Valeu, Galante!

Mayuan

Faz sentido eles serem os únicos na América Latina a treinarem no modelo…

Bueno

Interessante que no segundo vídeo Geradores de energia… estão com problema de geração elétrica?? As coisas não estão tão bem como propagandeiam

Danielmjr

São geradores muito pequenos para alimentar a cidade ou algo assim. Pelas luzes que estão ao lado dele, acho que servem para alimentar o evento que está ocorrendo. Luzes, som, essas coisas. O show deve ter sido realizado em local sem estrutura para esses eventos.

Rodrigo Maçolla

os vídeos são bacanas, e usados como propaganda com certeza ….

Nilton L Junior

Imagino se não houvesse boicote.

Andre

A Russia boicota a Venezuela?

Elias

Imagino se não houvesse o bolivarianismo…. Pá acaba meu …

Agressor's

Estaria hoje como a Cuba de Fulgêncio Batista. A suprema arte da guerra é subjugar o inimigo sem lutar. E as nossas nações irmãs e amigas do norte desenvolveram um dom impressionante para realizarem isso com maestria. O braziu já é invadido e a nossa “classe dirigente” só quer o dinheiro de vcs, não ligam para o desenvolvimento do Brasil, o Brasil tem tudo pra ser uma potência mundial. Tem recursos, e número. Mas o governo prefere explorar o povo e o povo prefere ser explorado. Todos sabem isso, a começar na Europa e acaba nos EUA…

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Rafaelsrs

Falou tudo!
As pessoas ainda falam de Cuba mas nunca pesquisaram a fundo o que era a Cuba de fulgêncio, o Irã do Xá e outros países, simplesmente repetem e repetem que o cumunismo, blá-blá-blá.

Nino

Essa imagem do episódio dos Simpsos T28/E07 é bastante esclarecedora:

comment image

Last edited 3 anos atrás by Nino
Antoniokings

Em seis anos de bloqueio, Venezuela foi alvo de 150 sanções e 11 tentativas de golpe
Estudos mostram impacto econômico dos embargos contra o país desde 2014; eleições deste ano acirram tensão com os EUA
brasildefato.com.br/2020/10/08/em-seis-anos-de-bloqueio-venezuela-foi-alvo-de-150-sancoes-e-11-tentativas-de-golpe

Agora, quanta diferença.
Há alguns anos, um pouco de pressão direta americana derrubou os Governos brasileiro, chileno, boliviano e etc.
Hoje, não conseguem nem derrubar o venezuelano.
Sinal de novos tempos.

Agressor's

Agora fica mais complicado mesmo com superpotências fortes economicamente e de recursos concorrendo por áreas de mercado e influência.

O que me parece na humilde opinião é que os eixos estão se formando no mundo todo. E todos nós sabemos aonde isso vai parar. É imprescindível que o Brasil comece a capacitar cientista e técnico para a construção de armas nucleares.

Nós tínhamos que assumir de uma vez por todas que não somos ocidentais,
depois disso buscar uma união mais forte entre os latinos e assistir de
camarote enquanto os ocidentais e os orientais se digladiam.

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Sensato

Este “bloqueio” não passa de lenda. Os EUA são o maior comprador de petróleo (e cocaína) venezuelano. Os EUA só não armas para a Venezuela. Então a Venezuela passou a comprar da Rússia e da China. A Venezuela está nesta situação por uma mistura de problemas internos de política (é uma ditadura), corrupção e má gestão. Isto é o que destrói um país. Da mesma forma, Argentina, Brasil e outros não podem continuar se vitimizando em relação aos países desenvolvidos e escondendo suas próprias limitações e incompetências. Simples assim. PS: Falo isso porque tenho amigos que trabalharam e estudaram na… Read more »

Antoniokings

Quanta ‘insensatez’!

Sensato

Bem feia essa prática de copiar nick já usado por outro comentarista mas sinto informar que falhou a tentar copiar o estilo.

Chega a soar como false flag de MAV quem tem hábito de usar vários nicks pra comentar e, ao mesmo tempo, fazer claque para si.

Cesar

Sensato, isso é verdade, sempre a esquerda fala que a culpa da situação venezuelana é dos embargos. Até 2017 só havia sanções pessoais contra membros do governo venezuelano e em 2017 só foi criada uma sanção que impede cidadãos americanos de comprarem títulos do governo da Venezuela, inclusive da estatal petrolífera.

E mais importante: a situação econômica deles já estava em declínio muito antes de 2017. A economia já havia encolhido mais de 30% entre 2014 e 2017. É claro que as sanções pioram a situação econômica mas elas não são nem de longe a causa dos problemas do país.

Yuri Dogkove

Nossa! Vc é NEGACIONISTA 100% hein! kkkkk Por curiosidade: A Terra é plana ou redonda?

Rafaelsrs

Pesquisa sobre o bloqueio do ouro venezuelano que a Inglaterra fez e depois volta aqui pra comentar…

glasquis 7

Cocaína venezuelana???

Pablo

eleições que so o Maduro concorre? Qual a próxima piada?

Antoniokings

A próxima é que vc não lê sobre o assunto e escreve qualquer baboseira.
Estude mais o processo eleitoral venezuelano.
Eleição de 2018.
1) Maduro – PSUV – 67,8% dos votos;
2) Henri Falcón – AP – 20,9%;
3) Javier Bertucci – Independente – 10,8%.

Pablo

Baboseira é tu que fala o dia inteiro aqui. O tanto de deslike que tu recebe e prova da tua fama! E só alienado que nem tu acredita nessa eleição venezuelana.

Antoniokings

Está bem, mas antes dá uma estudada para não falar asneiras.
Ok?

Pablo

Quem sabe tu comeca a fazer isso primeiro?

Nilton L Junior

Sem falar dos bocas alugadas dando voz a narrativa que o problema da Venezuela é um problema que precisa ser resolvido por agentes externos e não seu povo que é soberano.

andre

china, russia,cuba, irã não fazem boicote com o maduro.

Slow

Poucos paises não boicotam a Venezuela ..

Mayuan

China e Irã também, sabia não? Rsrsrsrsrs

Antonio Palhares

O fundo soberano do petróleo Venezuelano esta preso onde ? Não foi disponibilizado por quem ?

Agressor's

Estariam ainda em mesma tal situação. Para a esquerda os programas assistencialistas do chavismo são a solução para os problemas da Venezuela, o que na realidade se mostra apenas como um paliativo para os problemas desse país…é como os ansiolíticos e antidepressivos, eles tratam um sintoma, mas não a causa dele… Se tivessem dado importância para coisas como segurança alimentar e investido no desenvolvimento do setor produtivo não estariam passando pelo o que passam hoje, pois praticamente toda a economia do país depende só da atividade extrativista de petróleo e mineração, recursos não renováveis e finitos…a esquerda não gosta dos… Read more »

João Fernando

Igual o Bolsonaro atualmente? Interessante…

Sensato

Por gentileza. Disserte sobre os pontos em que você vê similaridade entre o Chavismo e o governo atual do Brasil.

Sensato

Não sei em que você bateu a cabeça mas aprecio a mudança enquanto durar.

Junges

Imagine se o “governo venezuelano” não deixasse o seu povo morrer de fome, nem querer perpetuar-se no poder…Não haveria boicote…

Antoniokings

Regimes que querem ‘se perpetuar’ no poder existem no Mundo todo, e isso parece não incomodar os seletivos americanos.
Vale lembrar que alguns desses regimes ‘se perpetuem’ através através de eleições em que todos podem participar.

Agressor's

As opções são sempre ruins, mas errar não te mata, já no “socialismo”…

Last edited 3 anos atrás by Agressor's
Agressor's

“Não vem cá buscar nosso bem, vêm cá buscar nossos bens” Pe. Antônio Vieira, em 1640, Salvador. No sermão que pregou em Salvador, em 1640, na posse do Marques de Montalvão como vice-rei do Brasil (Sermão da Visitação de Nossa Senhora), o padre Antônio Vieira usou destas palavras fortes, e que ainda continuam extremamente atuais para os dias de hoje, mesmo tendo passado mais de três séculos e meio. Vieira atacou os governantes enviados pelo rei de Portugal e os comparou às nuvens que se formam sobre a Bahia mas vão chover em lugares distantes: “Pois, nuvem ingrata, nuvem injusta,… Read more »

Sensato

Muito bom comentário. Gostaria de dar mais de um like.

Cristiano de Aquino Campos

Exemplo a Arábia saudita.

marcus

O problema é, a Venezuela tem muito petróleo é o Tio Sam quer levar na mão grande.

Sensato

Negativo. O problema na Venezuela é um ditador que decidiu se perpetuar no poder e no luxo, não importando a quais provações precise submeter seu povo.

O que os demais países fazem é pegar a farta munição que isso proporciona e usam-na para atirar nele.

Sequim

Exato Kings. Porque eu não vejo esta “indignação” com a Arábia Saudita, aquele regime medieval que só permitiu que mulheres dirigissem cerca de 5 atrás? Isso só pra citar um exemplo.

pampapoker

A diferença que um e assunto religioso, o outro e assunto político mesmo.

Sequim

Existe diferença? Lá religião é política e vice-versa, tanto assim que eles obedecem a Sharia, a lei ditada pela religião muçulmana.

andre

qual boicote??? venezuela pode negociar com o mundo inteiro.

Rafael costa

Força de caças da FAV é intimidadora regionalmente. Mas quando se fala em aeronaves de transporte de asa fixa e rotativa, aeronaves de REVO, AWACS na FAV, zzzzzzzzzzzzzzzzzz. É aquela história, só caças não formam uma Força Aérea.

Cristiano de Aquino Campos

Pelo tamanho do pais e alcance dos SU-30 eles não precisam de REVO e AWACS para a defesa. Essas capacidade só são interessantes em acões de longo alcance dentro do território inimigo.

Antoniokings

Parabéns aos venezuelanos e venezuelanas.

737-800RJ

Antonio, de uns anos pra cá tenho atendido MUITOS venezuelanos e cubanos com protocolos de solicitação de refúgio no aeroporto. São ditaduras que vêm há anos (décadas no caso da ilha) desgraçando as vidas de milhões de pessoas com desabastecimento de itens básicos de higiene, alimentação e a quase inexistência de liberdades civis e de expressão. A tentativa de socialização dos meios de produção — não passa disso, porque uma economia 100% estatizada é IMPOSSÍVEL e os chineses perceberam isso — só é bonitinha quando se vive em país livre e capitalista. Pra quem tá dentro é o inferno na… Read more »

Antoniokings

737-800RJ

Todos sabemos dos problemas da Venezuela que sofre um embargo econômico há muitos anos.
Ou seja, eles não podem vender seu principal (e praticamente único) produto de exportação aos EUA (seu tradicional cliente) e nem a outros países que façam comércio com os americanos.
Evidentemente que isso traz tremendos impactos negativos à população venezuelana.

Muito diferente é a situação dos brasileiros que estão assistindo o maior êxodo de sua história pela simples má gestão do País

http://www.cnnbrasil.com.br/business/numero-de-brasileiros-no-exterior-cresce-e-chega-a-42-milhoes/

Antoniokings

Em tempo.
Esses dados são de 2020 e referem-se a uma contagem feita pelo Itamaraty.
Segundo a PF, apenas no primeiro semestre de 2021, cerca de 130 mil brasileiros foram embora do País e não voltaram mais..

atirador 33

Os governos venezuelano e cubano criticam tanto os EUA pelos embargos e não conseguem prosperidade econômica nas parcerias com os russos e chineses, que “comunismo” e “socialismo do século 21” é esse que dependem tanto de uma economia capitalista tão “opressora” como a norte americana. O discurso é sempre o mesmo, os EUA são responsáveis pelo atraso educacional e econômico brasileiro, e não nossa elite econômica e politica que quer mais que o povo viva no atraso.

Abs

Sensato

Segundo estimativas, 2.73% (9 milhões) dos 329,5 milhões de americanos vivem fora dos EUA, 2.5% (35 milhões) dos 1402 milhões de chineses vivem fora da China, 1,98% (4,2 milhões) dos 212,6 milhões de brasileiros vivem fora do Brasil e nada menos que 14,06% (4 milhões) dos 28,4 milhões de Venezuelanos vivem fora da Venezuela. Apesar de estatística ser igual a biquini, ou seja, mostrar quase tudo que se quer mostrar menos o que mais interessa a quem quer ver, é nítido que algo de muito errado ocorre na Venezuela. Para o mundo todo, incluindo boa parte da população venezuelana, o… Read more »

carvalho2008

ai sim, boa estatistica….conheço colegas venezuelanos e argentinos que dão este mesmo testemunho….sei que provavelmente um brasileiro em Miami ou Boston talvez falem o mesmo….mas estatistica é estatistica….a coisa para eles tá feia….falam de bloqueio, mas eles possuem as economias do outro bloco, China e Russia. O problema venezuelano é que ele não é proibido de comprar nos EUA….desde que pague a vista, porque ele não paga…Oras sequer tem sentido esta discussão pelo proprio conceito….se a economia é comunista ou socialista, é estatizada, produção de bens e serviços são publicos e por obvio, o que é publico é nacional, por… Read more »

WSilva

Fica difícil realizar eleições verdadeiramente democráticas quando até mesmo as eleições americanas são suspeitas, e olha que eu sou totalmente anti-Trump. Pior ainda, fica difícil realizar eleições verdadeiramente democráticas quando os EUA enfiam guela abaixo dos venezuelanos e comunidade internacional um fantoche vassalo chamado Guaidó, dividindo ainda mais a população. A situação politica da Venezuela não é tão diferente da do Brasil, aqui no Brasil temos uma esquerda ultrapassada e uma direita burra, ambos queimando o filme de uma terceira via, seja lá quem possa ser, forçando aquele que quer mudança a se aliar com porcarias da esquerda ou direita…… Read more »

Pablo

Agora pode ir pra lá.

Sagaz

Pela sua linha ideológica faltou você falar “venezuelanEs”

Zorann

Muito legais os vídeos…. Estes 2 primeiros vídeos do rasante, com a subida soltando flare, ficou top.

E este avião é muito lindo

Léo Neves

Esses vídeos são os primeiros que vejo de um caça da família su-27/30/35 passando em baixa altitude e alta velocidade. Geralmente passam mais devagar sem usar a potência máxima dos motores.

Yuri Dogkove

A primeira mulher piloto do F-5 brasileiro se formou quando? Alguém sabe?

Tatsch
Last edited 3 anos atrás by Tatsch
Rinaldo Nery

Acho q ele perguntou no F-5. A Fernanda Goertz foi pro Grupo de Caça, acho que no mesmo ano, mas não obteve sucesso no curso e foi pro GEIV.

Rinaldo Nery

Retificando: não tenho certeza se não obteve sucesso no curso. Foi a informação que recebi de um amigo Jambock.

Cláudio Severino da Silva

Tempos após a, então piloto de A-1, foi para o GTE.

Nilo

???

Bardini

Bom… Resta saber quantas horas de voo ela vai fazer por ano, como piloto de Su-30MKV.

Maurício.

Parabéns para a 1ª Tenente Cindi del Carmen Caraballo, as forças aéreas aproveitam a oportunidade para fazer um marketing, fotos e reportagens, mas, logo logo ela vai cuidar apenas das papeladas, como acontece com a grande maioria das mulheres na grande maioria das forças aéreas ao redor do mundo, essa é a realidade.

Rinaldo Nery

Quem te disse isso? Por que?

Maurício.

Rinaldo, mulheres na linha de frente pilotando caças são a exceção da exceção, aqui mesmo no Brasil, a primeira turma de mulheres aviadoras se não me engano foi do ano de 2003, apenas duas chegaram a pilotar “caças”, a Carla Borges e a Daniele Lins, ficaram apenas no AMX, por que não evoluíram na aviação de caça pilotando um F-5 ou Mirage? Quem não vai cuidar da papelada acaba mudando de aviação, acabam indo para a aviação de transporte por exemplo, mas evoluir para um supersônico igual essa venezuelana, é difícil, no Brasil mesmo, nenhuma pilotou um supersônico até agora.

Rinaldo Nery

Amigo, pra falar isso você tem que saber como funciona a progressão de carreira na Caça, no Brasil. E tem que ser da FAB pra saber. A turma teve 3 caçadoras: esqueceu da Fernanda. Depois de passarem pelos Terceiros e serem declaradas Líder de Esquadrilha, poderão ir pra primeira linha. E o A-1, aqui, é primeira linha. Ou A-1, ou F-5 ou F-2000 (quando tinha). Quanto à papelada, até hoje não aprenderam, aqui, que TODO OFICIAL É CHEFE DE SEÇÃO/SUBSEÇÃO. A vida administrativavda UAE tem que funcionar! A Fernanda voou F-5, as outras duas NÃO QUISERAM. O que não pode,… Read more »

Maurício.

“E tem que ser da FAB pra saber.” Vish, lá vem o Rinaldo e suas famosas carteiradas… rsrsrs. A Fernanda virou uma piloto de F-5 operacionalmente? Que eu saiba, essa daí só ficou mesmo no Super Tucano, não chegou nem no AMX. O AMX nem podemos chamar de caça, é mais um avião de ataque, chamamos de caça por ser mais simples. Mulher piloto de caça (caça de verdade, tipo F-5 e Mirage) no Brasil, ainda não tivemos se quer uma, é um fato, não um palpite. Acho estranho a Carla sair da aviação de caça para ir pilotar o… Read more »

Rinaldo Nery

Se você acha que o AMX (A-1) não é caça é direito seu. Não é o que a FAB pensa. Não se trata de ¨carteirada¨, mas, quando o assunto é FAB você posta como se dominasse o tema por completo. Tenha mais um pouco de humildade e pergunte pra quem foi de lá aquilo que você não sabe ou não tem certeza. Há outros aqui, não somente eu. Quando eu posto no Naval não afirmo nada porque não entendo porra nenhuma de navio/submarino. A Fernanda sim, voou e solou o F-5 no 1° Grupo de Aviação de Caça. Se concluiu… Read more »

Maurício.

“Se você acha que o AMX (A-1) não é caça é direito seu. Não é o que a FAB pensa.” Claro Rinaldo, você vai defender a FAB, se a FAB disser que o AMX é um caça interceptador puro sangue, você vai acreditar, faz parte da ladainha. Eu lembro de um comandante da MB falando que o A-4 era um excelente interceptador…hahaha, cada um acredita na baboseira que quer. “quando o assunto é FAB você posta como se dominasse o tema por completo.” Procure algum comentário meu nesse sentido, tira um print e anexa o print aqui, vamos ver se… Read more »

Rinaldo Nery

mas, logo logo ela vai cuidar apenas das papeladas, como acontece com a grande maioria das mulheres na grande maioria das forças aéreas ao redor do mundo, essa é a realidade..
Realidade do Maurício. Tá aí o print.

Maurício.

Rinaldo, é difícil aceitar os fatos né? rsrsrs…
Sabe Rinaldo, quando eu fiz esse comentário, eu tinha quase 100% de certeza que você ia se manifestar e que ficaria “mordido” por algum estranho motivo…rsrsrs.

“Realidade do Maurício”
Engano seu Rinaldo, realidade da FAB(Carla e Daniele) e da grande maioria das forças aéreas na linha de frente, se você aceita ou não esses fatos, aí a conversa é outra.

Flanker

Sem querer me meter na discussão de vocês, mas a Carla Borges foi declarada piloto operacional no A-1 e voou nele por um bom tempo……e o A-1 é da primeira linha de caça da FAB. E por qual motivo o A-1 não seria um caça? Por não ser supersônico? Por não levar mísseis BVR?

Maurício.

“E por qual motivo o A-1 não seria um caça? Por não ser supersônico? Por não levar mísseis BVR?” Flanker, você sabe que o AMX nunca foi pensado como um caça, ele nasceu como um jato de ataque com alguma capacidade (mísseis IR) de se defender de caças de verdade, caças esses projetados desde a prancheta para serem caças, que dentre alguns fatores, estão as velocidades supersonicas, teto operacional, pontos duros para mísseis IR ou BVR, aerodinâmica, tanques subalares projetados para velocidades supersonicas, e vários outros fatores que você bem sabe. Concordar que o AMX é um caça, é a… Read more »

Maurício.

Flanker, só mais um detalhe, a FAB considerava o Xavante como um caça, então como a FAB chama suas aeronaves não significa muita coisa.

Rafael Costa

Analisando a mentalidade do Maurício, chega-se à conclusão que o AMX é um avião de transporte hahaha.

Maurício.

Rafael, a missão dele é de transporte, mas transporte de bombas, para qual foi projetado, o resto é blá blá blá.

Flanker

É óbvio que o A é de ataque. Mas, a discussão e a situação não se resumem a isso.

Flanker

Então, você considera que, para ser um caça, precisa ser supersônico e levar mísseis BVR. Particularmente, não concordo……mas, segue o baile….. O A-4 não é, nem nunca foi, um interceptador. Aliás, tu considera que todo interceptador é um caça e todo caça é um interceptador? A diferença entre o AT-26 e o A-1 é um abismo. Se o AT-26 não pode ser considerado um caça não quer dizer que o A-1 também não possa. Eu concordo que o A-1 não é um caça “puro”, digamos assim. Mas, até por questões de nomenclatura e denominação, acredito que a FAB colocou o… Read more »

Maurício.

Flanker, veja só esse “Su-39”, na verdade um Su-25 com outro nome, ele está com mísseis R-73 e o BVR R-77, podemos considerar ele um caça? Na minha opinião não, não foi projetado para isso, ele pode no máximo ser um quebra-galho. “Aliás, tu considera que todo interceptador é um caça e todo caça é um interceptador?” Flanker, na minha opinião, um caça, é uma aeronave que foi projetada para interceptar e abater uma aeronave inimiga, então sim, considero que todo interceptador é um caça, e todo caça tem que ser um interceptador, e dentro dessa categoria temos os caças… Read more »

Pablo

O Mi35 e o A29 são caças?

Alexandre Galante

O AMX é um caça-bombardeiro ou caça tático, projetado principalmente para missões de ataque à superfície, mas com capacidade de combate aéreo (2 mísseis ar-ar IR e canhão) para auto-defesa. Se não fosse caça, não teria conseguido essa fama:

AMX da FAB: ‘Abelha’ brasileira? – Poder Aéreo – Aviação, Forças Aéreas, Indústria Aeroespacial e de Defesa (aereo.jor.br)

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Galante
Maurício.

Galante, como eu já expliquei, ele possui uma pequena capacidade de auto-defesa se possuir mísseis IR, algo que na FAB, nunca aconteceu, mesmo após a modernização, acho que o AMX ainda continua sem mísseis IR, alguém já viu o AMX modernizado com mísseis IR reais e não apenas de manuseio? Mesmo assim, não foi projetado para isso, um AMX só vai entrar em um dogfight se o piloto não tiver escolha. Outra coisa, em uma matéria da revista tecnologia e defesa, lá do início dos anos 2000, em uma matéria cujo o título era: “Incrementando o capeta voador”(ou algo assim)… Read more »

Flanker

AT-26 não era caça….A-29, não é caça, mas é um interceptador de aeronaves de asa fixa de baixa performance e helicopteros…..e o A-1 e o A-4 podem ser considerados caças.
Não existe uma classificação estanque para o conceito de caça. Entretanto, concordo que paramos por aqui…..abraço.

carvalho2008

Sei não…é caça sim…..”A”T-26…..”A”29…..tentei dar um historico mais acima…quem caça alvo no chão não é caça? só é caça se caça alvo no ar? Vamos retornar as terminologias desde WWII…bombardeiro…o granão que levava bombas e que decolava unica e exclusivamente com CEP conhecido de missão…depois os aviões menores…os cacinhas…deles (salvo exceções em qualquer arvore genealogica), derivaram os Interceptadores ( a excelencia dos caçadores de aguias) e os caças comuns (capazes de caçar aguias no céu e elefantes na terra) com ou sem cep pre definido, em que diferenciando-se dos bombardeiros alem do tamanho, caçavam e atacavam tambem alvos de oportunidade…..e… Read more »

Flanker

Pois é, Carvalho. Como eu disse, no meu comentário anterior, esses conceitos não são estanques. Se considerarmos que um AT-26, com seus pods de metralhadoras, poderia abater uma aeronave de performance semelhante ou inferior, poderíamos considerá-lo um caça também. E algo bem forçado para os dias de hoje, mas 50 anos atrás, quando ele entrou em serviço, não era tão ilógico assim.
WE se form para caçar alvos no chã, fica mais fácil ainda considerá-lo um caça…hehehe—abraço.

Last edited 3 anos atrás by Flanker
Carvalho2008

Nada mestre, é mais facil focar no conceito de especialização…em um extremo é interceptador de outro CAS Coin…e entre eles sua variações especializadas ou não….até LIFTs….e o que é hoje o A-1M e um F-5M senão um vetor similar os LIFTs top de linha?

Maurício.

Frederick, você não tem coragem nem de dar a sua opinião sobre o assunto, então menos, bem menos…
Só mais uma coisa, veja um Nimrod armado com mísseis aim-9 para auto-defesa, na opinião de alguns, podemos considerar ele um caça também…rsrsrs.

Mayuan

Se for descambar dessa forma, retire P-51 Mustang, BF-109, Mig-17, F-86 e tantos outros da lista de caças…

Rodrigo

Colega, desde ontem venho acompanhando essa sua celeuma em torno do AMX. . Sem querer polemizar mais do que já foi polemizado.. Eu entendo que não seja muito sábio de sua parte discutir e ainda querer convencer uma pessoa que é da área, se formou nessa área e passou a vida inteira nisso. (*a menos que você tenha um curriculum ainda maior, e isso não é uma carteirada é simplesmente o óbvio) . Se a FAB diz que é uma caça, para mim é caça. Entre sua opinião calcada em uma pesquisa na internet, fotinhas e etc, eu fico com… Read more »

Maurício.

“Se a manhã a FAB resolver que o AMX é um aeromodelo, para mim ele virou um aeromodelo, simples assim.” Rodrigo, o nome disso se chama capacho. “Eu entendo que não seja muito sábio de sua parte discutir e ainda querer convencer uma pessoa que é da área, se formou nessa área e passou a vida inteira nisso.” Se você está se referindo ao Rinaldo, sinto muito, mas ele nunca foi piloto de caça da FAB, ele era piloto de E-99(emb-145), portanto, ele não passou a vida inteira nisso como você tenta bajular, se o comentarista fosse o Justin Case,… Read more »

Rodrigo

“o nome disso se chama capacho.”

Não, o nome disso é seguir normas estabelecidas.
Normas, protocolos, resoluções, jurisprudências, entendimentos.. Coisas que você aparentemente desconhece os significados.

Em relação ao Rinaldo, sim eu sei que ele pilotou E-99 o que não invalida nada do que eu disse.
Se você enxerga isso como “bajulação” o problema é seu.

E no mais, como já ficou evidente sua ignorância em todos os sentidos, vejo que não vale mais o tempo perdido em responder.

Last edited 3 anos atrás by Rodrigo
carvalho2008

é um patrulha armado….rzrzrz

Maurício.

Mas pode se defender e até abater um desavisado, portanto, é um caça…rsrsrs

carvalho2008

Mestre Mauricio, acho que talvez tenhamos de voltar na origem das coisas no tempo….um bombardeiro antigamente assim se denominava porque por obvio carregava bombas e tinha um cep certo de missão…um cep certissimo…por outro lado, os pequenos “caças” se especializaram….uma vertente a inteceptação e outra a caça….mas caça de que? dos alvos de oportunidade, aereos ou terrestres…são aptos a caçar alvos aereos mas não são os excelentes nisto (interceptadores) e com o tempo, o termo atrelado a caçar alvos terrestres de cep certissimo na missão, ou oportunidade…obvio que nada é cartesiano e absoluto, mas mais ou menos isto…e assim ficou…caça… Read more »

Flanker

Perfeito, Galante!

Nilo

????????

Emmanuel

Passou voando um alvo de Gripen. Nada mais.

Saldanha da Gama

Impressão minha, ou o su30 teve uma lanternagem guaribada?

Matheus

Enquanto isso não FAB somente uma mulher pilotou caça supersônico até hoje. E nem operacional ela se tornou.

Flanker

Eu não discordo nem concordo, pois não tenho acesso aos registros de pessoal da FAB e da progressão operacional de cada piloto.

Dod

Uma coisa eu tenho certeza, esses Su-30 da Venezuela são bonitos.

guest

Poucos caças são mais bonitos que os da família Su-27.

Sequim

Perguntas de leigo: nos vídeos , o SU-30 solta diversos flares. Essas contra-medidas são realmente eficazes? Já foram testadas em combate?

Rafael Silva

Que ela esteja dormindo, quando alguns Astros devastarem sua base. Ou um Meteor partindo de um Gripen, a destrua no ar.