IMAGENS: Cerimônia do Dia do Aviador e da Força Aérea Brasileira
Por André Magalhães
Aconteceu na manhã do dia 22 de outubro, na ALA 1, em Brasília (DF), a cerimônia alusiva ao Dia do Aviador e o dia da Força Aérea Brasileira. A data magna da FAB tem como história o voo “do mais pesado que o ar”. Em 23 de outubro de 1906, no Campo de Bagatelle, na França, Alberto Santos Dumont realizou o voo memorável do 14 Bis.
A cerimônia contou com a participação do Presidente da República, de membros do alto comando do exército, do almirantado e da aeronáutica, além de demais autoridades civis e diplomáticas.
Um dos pontos altos da cerimônia militar foi a passagem baixa de um KC-390 Millennium, escoltado por quatro caças F-5EM Tiger II e por o Gripen F-39E (4100), “na posição seis horas”. O Gripen em questão, é o mesmo que chegou ao Brasil em setembro do ano passado e que atualmente encontra-se em fase de certificação, nas instalações da Embraer, em Gavião Peixoto (SP).
Outro ponto de destaque foi a entrega da Medalha do Ordem ao Mérito Aeronáutico a alguns agraciados e a passagem da Esquadrilha da Fumaça, com sete A-29 Super Tucano, encerrando a cerimônia.
FOTOS: André Magalhães
Sabemos do salto tecnológico entre os F-5 e os Gripen E, mas um detalhe nas fotos chama a atenção: os bicudos com tanques ventrais e o Gripen sem. O Gripen E tem capacidade para armazenar até 45% mais combustível do que sua versão anterior, o Gripen C. É bastante coisa:
Boa tarde, eu achava que o Grippen era maior que o F5, somente depois das comparações, vi que eram parecidos, mas a tecnologia embarcada nele surpreende, haja vista , o range que o Grippen possui em comapração com o F5. Abraços
Comprimento e envergadura são parecidos, mas o Gripen é bem mais “encorpado”. O Peso vazio é quase o Dobro.
Da mesma maneira o comprimento do Gripen E é quase idêntico ao do Rafale, porém o caça francês possui maior envergadura e é mais “encorpado”.
Até o F-35 possui comprimento muito próximo ao do F-5, Gripen, etc. Porém atinge mais de 31 toneladas de peso máximo, enquanto o Gripen E fica em 16,5 t e os F-5 cerca de 11t.
Bom dia Luís, devido a diferença de range, de carga, no início eu imaginava que o ” Gripen” fosse bem maior que o f5!!! Me perdoe, mas nas imagens que vi do Gripen e Rafale, este último parecia bem maior!!! Abraços
Sim. O Rafale é maior. Possui maior envergadura e é mais encorpado. Porém o comprimento é de 15,26 m enquanto o nosso Gripen E possui 15,2 m com tubo pitot. E o nosso Gripen F terá 15,9 m.
Por que Gripen com 2 “pês”?
Redundância aeronáutica.
Olá Magnum. Boa.. riso.
Flanker, bom dia! Lá no início do projeto FX em que a Saab entrou na licitação, grafaram o Gripen como Grippen em algum canal de notícia e isto ficou gravado em minha mente… Abraços
Se ver os requisitos da SAF na época do projeto (Gripen A), vai ver que um dos parâmetros pro projeto foi o F-20 Tigershark que basicamente é um F-5 de 1 motor com um GE-F-404 e diferenças muito sutis nas dimensões.
Bom dia Magnun! Pela diferença de carga, range… eu achava o Gripen muito maior, mas a tecnoçogia embarcada faz a diferença!
Nunca vi o “Gripen brasileiro” com tanques. Sintomático do autonomia do bicho. Seria interessante uma missão de longa distância como aquela feita pelo AMX uma vez (talvez até mesmo acompanhada pelos A-1s, para avaliar como os dois vetores operariam juntos).
Olá Guest. Pode ser por causa do preço do combustível.
Verdade Camargoer,o preço da gasolina de aviação anda nas alturas….
Olá guest, é claro que o gripen da Fab vai ter os tanques externos. Quando começar as operações do caça efetivamente no ano que vem, já será possível ver ele desenvolvendo toda a sua doutrina , com testes de armas, incluso o tanque externo etc
Olá 737 – 800RJ, acredito que com o início das operações do caça ano que vem, ele já irá aparecer com os tanques externos, lembrando que esse gripen nas imagens está fazendo parte ainda das campanhas de ensaio em voo.
Eu estava em Brasília na quinta-feira, dia 21/10, e vi o ensaio com o KC-390 e três F-5.
Parabéns (atrasado) aos aviadores!
Que venham mais caças Gripen NG
Que venham os 36, + 36 e mais 36.
Acho que infelizmente o próximo lote será de 24 caças. No máximo 30.
Nossas Forças Armadas não podem sair do orçamento pra comprar equipamentos. Eles possuem responsabilidade administrativa! Já pensou faltar dinheiro pra pagar os 80 mil da FAB, os outros 80 mil da MB, os mais de 200 mil do EB e os pensionistas? Toda instituição sabe de seus objetivos e prioridades. Com nossas Forças Armadas não seria diferente, né?
Simples: “fura o teto”, entra no “cheque especial” ou no “rotativo” do cartão de crédito, se endivida mais ainda, e o problema está resolvido.
Aquele comentário indigente e maldoso de praxe.
Nessa crise, furando o teto, relatório da OCDE dizendo que ficaremos estagnados por mais 40 anos, acho difícil. A não ser que elejamos Moro e ele dê um jeito nesse país.
Parabéns. Comentário inteligente sobre o assunto trazido pela matéria. Contribuiu muito.
Caro Mensageiro. O teto de gastos constitucional é um erro. O limite de endividamento de um Estado deve ser regulamentado por lei. As circunstâncias econômicas são imprevisíveis e demandam um ajuste periódico. Em momentos de recessão, é necessário que o Estado possa se endividar em ações de recuperação econômica, e em momentos de expansão econômica é comum que o Estado tenha superávit. Está lá no manual.
Moro, o lavajatista que estava no seio do caso banestado e protegeu alguns políticos envolvidos? Tipo o álvaro dias do podemos e que será o partido do moro? Condena uma empresa e depois vai advogar por ela nos eua ???? ahh tá…..
Eu incluiria um dogfight simulado entre 2 F-5 e um Gripen só para divertir a galera. Não vão traduzir o nome?
Qual nome?
Vi o Gripen (o Mock up na verdade..) na Base Aérea de Brasilia próximo a um Mirage 2000 e um F-5E e posso dizer o Gripen é do tamanho do Mirage 2000 e bem mais parrudo do que o F-5.
Foi a minha impressão.
O Gripen é bem mais parrudo que o F-5. Espero que venham mais dois lotes de 36 ou mais um de 36 e outro de 24 pra somar 108 ou 96 máquinas de combate aéreo na FAB e uns 18 a 24 pra MB tbm.
Sonhar é de graça né amigo.
Tem alguma noticia do KC-X3? Ficaram bravo porque o ME falou não depois que arrumou a grana e o ministro da defesa autorizou nunca mais falaram mais nada.
Eu quero ver uma foto assim:
A-29, F-5M, A-1M, Gripen E, E-99M, R-99, P-3AM, KC-390 e A-330 MRTT.
Trem de pouso dianteiro do Gripen 39E não confere! Atualizar a foto daria mais credibilidade!
Esse catálogo da SAAB é, de fato,bem antigo. Não é apenas a foto com trem de pouso da bequilha que está desatualizada…
Ainda o Vandt pilotando o gripen?