Piloto da Força Aérea Tcheca atinge 2.000 horas de voo no Gripen

15

O Tenente-Coronel Michal Daněk é o primeiro piloto da Força Aérea Tcheca a passar 2.000 horas de voo no Gripen, o que ele fez durante um voo entre Linköping, na Suécia, e Čáslav, na República Tcheca

O tenente-coronel Michal Daněk está ligado aos caças Gripen desde o início de sua operação na República Tcheca. O Tenente Coronel Michal “MACRO” Daněk se formou na Academia Militar de Brno (hoje Universidade de Defesa). Em 2005, ele fez parte do primeiro grupo de pilotos que treinou na Suécia para o Gripen.

“Foi um passo qualitativo e tecnológico importante para a Força Aérea, que nos levou ao nível de parceiros de aliança”, diz o Tenente Coronel Daněk.

Em 22 de setembro de 2021, ele atingiu um marco significativo ao registrar 2.000 horas de voo no Gripen em um voo entre Linköping, na Suécia, para Čáslav, na República Tcheca. Passando esse número, ele se tornou o primeiro piloto da Força Aérea Tcheca a atingir esse marco significativo em um Gripen. O primeiro piloto do mundo a fazer isso em um Gripen, foi Stefan Kaarle, piloto da Força Aérea Sueca que atingiu 2.000 horas de voo no Gripen C/D em 2015.

“Existem vários marcos na carreira de cada piloto, sendo o mais significativo o primeiro voo solo. Além disso, o retreinamento para um novo tipo de aeronave e posteriormente atingindo um determinado número de horas de voo – 100, 500, 1.000 … O fato de que seria ser possível ultrapassar 2.000 horas no Gripen era, por assim dizer, do reino dos sonhos”, explica o Tenente Coronel Daněk.

Em novembro de 2020, a Força Aérea Tcheca ultrapassou o número respeitável de 30.000 horas de voo com 14 aeronaves Gripen em 15 anos, o que é um marco significativo.

“Isso por si só é um excelente sinal de confiabilidade e também atesta a alta perícia do estado-maior, sem a qual certamente não teríamos alcançado esse resultado”, explica o comandante do 211º Esquadrão Tático e um dos mais experientes pilotos, Tenente Coronel Michal Daněk.

O tenente-coronel Daněk participou até agora em quatro missões da OTAN – na Lituânia, na Estônia e duas vezes na Islândia. No próximo ano, ele irá em missão ao Báltico pela quinta vez, mas pela primeira vez como comandante de toda a força-tarefa. Desta vez, aviões Gripen e pilotos, juntamente com técnicos e outros funcionários, vão operar da Lituânia.

DIVULGAÇÃO: Saab

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
ednardo curisco

sucesso!

Willber Rodrigues

Em média, um piloto da FAB demora quanto tempo pra atingir a marca de 2.000h de voo?

Phenix

Em aeronaves de caça da primeira linha nenhum atinge essa marca. Poucos conseguem 1000 horas no mesmo avião.

Willber Rodrigues

Por qual motivo? Alta rotatividade dos pilotos, pra dar lugar pros recém-formados, ou é só falta de grana pro querosene mesmo?

Fabrízio

em média entre 120 e 180horas ano, depende muito dos recursos.

Fabrizio

Piloto de A-10, no mesmo posto (Tenente-coronel), com 7.000 h só neste modelo!

Last edited 3 anos atrás by Fabrizio
groosp

Os pilotos do Mirage 2000 da FAB voavam cerca de 60 horas por ano. Não sei quantas horas voam um piloto de caça hoje.

Maurício.

Um piloto desses, com tantas horas no Gripen deve ser osso duro de roer até mesmo contra caças de 5° geração como F-22 e F-35.

Vendéen

Não é ruim e glorioso para a carreira desse oficial!

Por exemplo, na França, os pilotos de caça deveriam idealmente e normalmente voar 180 horas por ano para serem capazes de manter sua qualificação operacional. Mais necessariamente seria melhor, mas é preciso mais dinheiro lol
É claro que os pilotos implantados na Opex (Op Chammal – Op Barkhane – Op Baltic period) podem possivelmente fazer mais por ano.
Portanto, para se igualar a esse piloto tcheco, são necessários em teoria 11 anos e 20 horas de vôo para um piloto francês chegar a 2.000 horas.

Marcos10

Uia!
Parece que nosso Gripen vai sair na cor mais aclamada: verde floresta amazônica em época de chuva + cinza céu nublado curitibano.

Marcos10

Mas com pixel.
É a FAB inovando.

Flanker

Como assim???

Marcos 10

Olha o vídeo abaixo.

https://youtu.be/c0EhbsTlgEQ

Flanker

Não, meu caro. O que aparece nesse vídeo é o mockup do Gripen E, que aparece em vários eventos e celebrações. A cor que parece verde no vídeo, na real é cinza. A cor esverdeada é por efeito da luz e sombra. Observe que nesse mesmo vídeo, quando filmado pelo lado direito, as cores são cinza claro e cinza escuro. Abaixo, uma imagem desse mockup. Observe que no video, bem como na imagem que eu coloquei, aparecem os 3 mockups de Meteor sob a fuselagem.

Flanker

Aqui, outra imagem do mockup: