A Força Aérea Brasileira divulgou imagens do T-27M Tucano modernizado com sua nova pintura.

A escolha da identidade visual contou com a participação dos cadetes da Academia da Força Aérea (AFA), situada em Pirassununga (SP), onde o T-27M será empregado para voos de instrução.

Segundo a FAB, as novas cores apresentam um ar de atualidade, alinhada às alterações realizadas no processo de modernização.

O novo design é inédito e utiliza tintas já empregadas pela FAB, como o branco, o laranja e o preto. Agrega-se, ainda, a questão da padronização, pois faz referência aos tons já existentes em outras aeronaves da Força Aérea.

Todo o projeto de modernização da aeronave está sendo conduzido pelos técnicos e especialistas do Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMALS).

No total, 42 aeronaves serão modernizadas até dezembro de 2022.

Subscribe
Notify of
guest

52 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luiz

O que que é isto!!
Mas gosto não se discute, cada um tem o seu.

Maurício.

Luiz, na minha opinião, a pintura mais bonita em um tucano da FAB é essa:

JT8D

Esse é de um esquadrão operacional, por isso é camuflado. Na AFA, a pintura tem que proporcionar alta visibilidade, para auxiliar no voo em formação e prevenir acidentes

Maurício.

JT8D, sim, mas eu estava falando apenas da pintura em si, provavelmente alguém vai achar essa nova pintura mais bonita que essa que eu postei a foto, independente se for só para treinamento.

ALEX TIAGO

Estava olhando os esquadrões da força aerea apenas a AFA esta utilizando os T27 o restante pelo jeito foram desativados.
Infelizmente poderiam ter mais uns 3 ou 4 esquadrões com T27 nas fronteiras na luta contra o narcotrafico e fazendo presença na amazonia verde e estão parados fico triste em ver essa situação.

Marcelo Andrade

Alex, já temos os A-29 pra isso, os T-27 são excelentes como Treinadores, a FAB é que utilizava eles para ataque leve, assim como alguns países tb, mas o A-29 é muito mais avião e projetado pra isso!

Alex Tiago

Marcelo. Concordo plenamente com você que os A29 são infinitamente melhores porém, a quantidade de esquadrões para vigiar as fronteiras secas são muito poucos apenas 3 esquadrões para cuidar de milhares de km por isso sou a favor de colocar esquadrões de T27 para oprimir o tráfico de Drogas e ilícitos no geral. Se pudesse adquirir mais uns 3 ou 4 esquadrões de A29 seria lindo caso não possa os T27 seriam mais úteis do que espetar eles nas praças.

Rinaldo Nery

Não tem nada parado. Alguns (muito pouco) permanecem em rodízio no PAMALS. Estive lá no PAMALS semanas atrás pra almoçar com o Diretor, meu amigo. Aproveitei pra conhecer a modernização da aviônica do T-27.

Alex Tiago

Boa tarde Coronel Nery. Se não estão estocados em quais esquadrões estão lotados??? Por que acho que a FAB tem aproximadamente 100 T27 ou até mais. Gostaria de saber em quais esquadrões eles estão operacionais ??? Porque tenho a impressão que que a maioria não estão em uso e apenas 42 estão a disposição da AFA e mais 1 ou 2 no GEIV. Se puder fazer a gentileza de esclarecer minhas dúvidas fico grato coronel.

Obrigado

Alex Tiago

Rinaldo Nery

T-27 só voa na AFA. Nunca houve T-27 no GEIV. Funciona assim: quantos T-27 a AFA necessita para formar x cadetes? Quantas saídas diárias/mensais? Qual a disponibilidade mínima? O que houver de avião abaixo disso fica no Parque. Não voa e não gasta. simples assim.

Rinaldo Nery

A pintura não faz nenhuma diferença no vôo em formação. Nem na noturna.

Wellington

Na minha também, mas para os aviões da AFA não serviria.

Rinaldo Nery

Voei esse avião. Foi do 2°/3°.

Camargoer.

Olá Luiz. Eu não gostei da cor preta na frente. Ficou escuro. Pesado. Sei lá.

Nunao

Não sei se foi essa a razão, mas cor escura no nariz da aeronave ajuda a ser visualizada mais longe pelos urubus, evitando colisões em baixa altitude.

Ao menos na teoria.

Vários A-1 tiveram o nariz pintado de preto para além dos limites do radome com essa finalidade, na época em que sua camuflagem ainda era em tons de cinza.

Maurício.

Ué, eu achava que a FAB nem pintava as suas aeronaves, de acordo com alguns “ispecialiastas” aqui do aéreo, a pintura é irrelevante, não é para ser bonita, é algo que não importa.
A FAB fez até uma competição entre os cadetes? Criou um setor criativo? Como isso, porque não mandaram para o Overhaulin e para o Chip Foose dar um jeito? Ah, já sei, acho que isso não é pintura, é insulfilm…
Esse pessoal “entendido”…rsrsrs.

Flanker

Maurício, ser bonita ou feia é algo muito, mas muito relativo! Eu, particularmente, acho pinturas pixelizadas feias pra caramba, e essa só Tucano não fugiu à regra. Como está no texto, a ideia era dar um ar de modernidade (entendem que pixelizada é sinônimo de moderno) e ao mesmo tempo utilizar cores já usadas pela FAB. Para o fim que se propõe (fazer com que a aeronave de treinamento seja percebida à grande distância, informando que ali voa um aluno em instrução), parece que atende muito bem. E isso é o que importa. Se ficou bonita ou feia, cada um… Read more »

Maurício.

Sim, beleza é algo relativo, e a pintura até que nem ficou muito pixelado, tem um pixelado aqui e outro alí, foi mais para dar um ar de modernidade como o próprio texto explica.
Mas, voltando a beleza, todos os envolvidos sabiam que o principal requisito era para ser uma pintura de alta visibilidade, isso não se discute, mas tirando esse requisito, provavelmente escolheram o mais bonito, claro, na opinião de quem escolheu esse padrão como vencedor, tanto, que até os cadetes se envolveram no processo.

Maurício.

Flanker, mais um detalhe, quando eu digo que a pintura até que nem ficou tão pixelado, é porque para mim, pixelado mesmo são esses:

Flanker

Sim…e um mais feio que o outro…kkkkkkkkkk. Sds, Maurício.

Pablo

Bom, “ispicialista”, quando comentei la na materia do gripen que a pintura é irrelevante, é pq a situação dos caças da fab nao é das melhores, com a chegada dos gripens, seja cinza, amarelo, verde ou qualquer outra cor, vai deixar a fab em outro patamar. Relevante é a urgência em termos caças.
Deu pra entender ou quer que desenhe na próxima?

Maurício.

Pablo, eu não dei o nome de ninguém, mas, se o chapéu serviu…

Pablo

Bom, foi comigo mesmo que tu debateu, a nao ser que tu tenha alzheimer.
Ja na tua grande “visão”, tu está mais preocupado com a pintura do que a operacionalidade
Pra refresca tua memória vou repetir o que falei na outra matéria.
O caça nem chegou e tu ja arranjou o que criticar, brasileiro nunca ta contente com nada!!
Quem sabe teu alzheimer passa agora.

Maurício.

Ah Pablo, agora eu lembro vagamente, é que eu não costumo lembrar dos Nicks de haters que atacam uma visão contrária sem argumento algum.

Pablo

Deve ser tua falta de neurônio afetada pelas m… que tu fala, somando o alzheimer e o mimimi, da nisso!

Last edited 3 anos atrás by Pablo
Maurício.

Calma, Pablo, tu está quase virando um Vittar de tanto chilique…rsrsrs.

Cadillac

Coitado, o Maurício é analfabeto funcional e nem consegue interpretar um argumento.

Maurício.

Cadillac, eu até poderia te responder, mas seria inútil entrar em um diálogo com uma marca de carro…

JT8D

Eu não entendi a lógica. Se era pra ficar bonito, até que ficou. Mas o que tem a ver o pixelado, típico de camuflagens, com a pintura de um treinador, cujo único requisito é justamente o contrário, ou seja, a alta visibilidade? Mas enfim, se a FAB quer brincar, que se divirtam

Last edited 3 anos atrás by JT8D
Carlos Crispim

Também achei contraditório, mas vc escreveu primeiro e muito bem.

elias

ficou lindo..

Carlos Crispim

Putz, vai tem mau gosto assim no inferno

Elias

Pô! Mas este avião é para escola da fab, é para ser visível tanto em terra como no ar… teoricamente os pilotos estão em formação com pouca experiência… ademais eu acho bonito…

Neto
Hellen

Essa modernização ficou top !!!!

Foxtrot

Simplesmente fantástico !
Quem dera todas aeronaves da FAB tivessem camuflagem multi Cam.

Carlos Crispim

Se é treinador a pintura não devia ser chamativa ao invés de camuflado? Como se pode misturar os dois? Aparentemente a FAB resolveu essa questão…

Foxtrot

Lógico que as aeronaves de combate, transporte etc da FAB não usariam literalmente esse esquema de cores. Padrão de camuflagem não que dizer esquema de cores, são duas coisas diferentes e ao que parece com os des likes acima o povo não entendeu o que eu quis dizer. Acho que a FAB deveria adotar o padrão de camuflagem Multi cam, em suas aeronaves, porém para cada função adota-se o esquema de cores que melhor convêm. Segue modelos abaixo. Superioridade aérea. Procurei com camuflagem de selva, porém não encontrei. Acho que aqui o povo precisa aprender interpretação de textos antes de… Read more »

Foxtrot

Corrigindo, este tipo de camuflagem e Pixel e não multi cam.

Maurício.

Quando a França comprou o Tucano, eles utilizavam uma pintura bem parecida com a da FAB, mas depois de um tempo eles mudaram para um padrão todo escuro, pois era bem mais fácil de avistar a aeronave a longas distâncias, vi isso em uma matéria da revista força aérea, lá do início dos anos 2000.

Carlos Crispim

Bem lembrado.

Hugo

Salvo engano, foi a FAB que “copiou” a pintura francesa. No início, a pintura da AFA era diferente.

Last edited 3 anos atrás by Alexandre Galante
Maurício.

Hugo, valeu, eu nem lembrava desse padrão da FAB.

Pugnattor

Ficou melhor do que eu esperava, bem bonito!

Carlos Crispim

Eu diria que atende ao esperado.

Glasquis 7

Outro Off: A Itália está comprando “apenas” 90 F 35

Jonathan Pôrto

Numa emergência alguém sabe quanto tempo demora pra mudar para o padrão de camuflagem?

Flanker

Emergência para que?

André Garcia

Emergência com tucano?

Leandro Costa

Numa emergência com o T-27, o padrão de camuflagem não interfere com o funcionamento dos assentos ejetores.

marco antonio rocha gandolfi

Poderia seguir nesse esquema com pixels mas como tem que ser pintura de segurança eu acho que teria definir melhor as dimensões, por exemplo o nariz ficou sem definição