Ministério da Defesa da Rússia pode considerar compra do caça Su-75 Checkmate
Avião possui uma série de recursos que correspondem aos parâmetros dos caças de quinta geração, como armamentos intra-fuselagem
TYUMEN, 17 de setembro./TASS/. O Ministério da Defesa da Rússia pode considerar a compra de caças Checkmate monomotores no âmbito de um futuro programa estatal de armamentos, disse o vice-primeiro-ministro Yuri Borisov à mídia à margem do Fórum de Petróleo e Gás de Tyumen.
“Sob um futuro programa estatal de armamentos, o Ministério da Defesa e a Força Aeroespacial podem considerar a possibilidade de comprar este caça”, disse Borisov. “Este é um importante fator potencial de exportação. Os clientes estrangeiros estão sempre interessados em saber se as forças armadas nacionais do país usam as tecnologias militares que estão em oferta para exportação.”
Borisov disse que tanto o Ministério da Defesa quanto a Força Aeroespacial têm sido “historicamente cautelosos” com os caças monomotores, porque, em sua opinião, os bimotores são mais confiáveis. No entanto, os caças monomotores estão amplamente espalhados pelo mundo.
“Pelo que eu sei, o início dos testes de voo está programado para 2023. A produção em massa (na condição de demanda suficiente) pode começar em 2025-2026. Este prazo é bastante realista”, disse Borisov. “Do contrário, não conseguiremos entrar nesse mercado onde os modelos americanos e chineses (monomotores) já dominam. Esse avião tem um potencial muito bom e boas perspectivas de conquistar um determinado nicho. Agora já tem compradores em potencial. São dois parâmetros essenciais – rápida emergência no mercado e um preço razoável – que permitirão que ele ocupe um lugar digno”, disse ele.
Borisov acrescentou que o avião possui uma série de recursos que correspondem aos parâmetros dos caças de quinta geração, como armamentos intra-fuselagem.
Projeto Checkmate
O caça a jato Checkmate foi apresentado pela primeira vez no show aéreo MAKS em julho passado. Ele está posicionado como uma alternativa ao F-35A Lightning II dos Estados Unidos e ao JAS-39 Gripen da Suécia. O mercado potencial do Checkmate é estimado em 300 unidades. Além do mercado interno, o avião pode ser direcionado para países da África, Índia e Ásia. O avião, provavelmente batizado como Sukhoi Su-75, será montado em uma fábrica em Komsomolsk-on-Amur.
O Checkmate possui recursos furtivos e está equipado com um compartimento intra-fuselagem para mísseis ar-ar e ar-superfície (uma carga útil de mais de sete toneladas). O caça supersônico monomotor de velocidade Mach 1.8 tem alcance de combate de 3.000 quilômetros e é capaz de engajar até seis alvos simultaneamente.
FONTE: TASS
É uma excelente opção.
Um caça leve equivalente ao F-35 e um mais poderoso (Su-57) para missões mais ‘pesadas’.
Combinado com a poderosa formação 4G de Su-35, Su-34, Su-30 e Su-27 dará à Rússia uma força aérea inigualável.
Sabe o que não entendo? Vc e o Bosco vivem discutindo sobre quem é melhor, Rússia ou EUA, porém ambos são brasileiros e nunca falam do brasil.
Eu já expliquei meu ponto de vista sobre isso.
Gosto muito de assuntos gerais e estratégicos globais.
Sinceramente, sem querer desmerecer, não creio que o Brasil tenha muita relevância nesse cenário.
Sem ressentimentos, ok?
Hehehehehe….quem não te conhece, acredita nesse blábláblá. Mas, ainda bem que tu não comenta nos tópicos sobre as FFAA brasileiras …. assim, são espaços que ficam bem melhores!!
Se vc quiser, faço uma dissertação sobre a gloriosa guarnição de Santa Maria.
É só pedir.
A propósito.
Estou lendo sobre o grande General Ladário Telles, Comandante do III Exército.
Grande sujeito. De honra. Legalista.
Saudações ao grande homem que foi.
Não precisa. Sei bem mais sobre as FFAA brasileiras do que tu poderia aprender. Recolha-se ao proselitismo político no qual vc chafurda.
Devo imaginar as bibliotecas que vc frequenta no aprazível interior do RS.
‘Se orienta, rapá’!
Mostra que tu não sabe nada do interior do RS……….fica aí nessa cidade corrompida, tomada de marginais, malandros, berço do jeitinho brasileiro e de toda caterva desse país…….e, por favor, não venha ao RS….nunca.
E repito, sei mais sobre as FFAA brasileiras do que tu sérias capaz de aprender. Entendeu, lazarento?
Em outro site o amigo me fritou por eu ter tido um pequeno desencontro de ideias sobre um tópico postado lá dizendo que eu e o outro colega estávamos sendo infantis com a discussão.
Agora isso que o amigo faz com o “rei da floresta” é o que?
Infantilidade, mímimi, está fazendo igual, faça o que eu digo más não faça o que eu faço…..e lá vai sei mais o que….
Oh Flanker.
Conduta de da pelo exemplo.
Me criticou lá e vem fazer o mesmo aqui?
Pequeno desencontro de ideias? Lá, tu escreveu parágrafos por conta de 1 linha do outro debatedor. Aqui, eu tenho embates com esse sujeito diariamente pelo pulha que ele é. São situações muito distintas. Mas, pense como quiser.
Como sabemos que vc em sua pequena cidade não tem muitas fontes de pesquisa, a partir de agora tentarei instruir meus comentários com fontes de pesquisas.
Se vc não puder ir a algum grande centro pesquisar, pelo menos pode ter algo online.
Prepare sua cuia de chimarrão que vc terá um banho de conhecimento e civilização.
É que ele esqueceu de tomar a dose de proxalutamida.
Sujeito manjado aqui no site.
kkkkkk
Proxalutamida? Pesquisou na wikipedia? Tu não sabe nem o que está falando……vai esrudar um pouquinho…….essa conversa de querer vincular o residente do alvorada comigo, só mostra teu pensamento dicotômico.
Dá um tempo, Chico Bento!
Tá bem, Giselda.
E se quiser mais alguns ensinamentos, cobro baratinho e aceito PIX.
hehehe
Ensinamento teu eu já tive. É de como NÃO ser, agir ou pensar! Vê se te enxerga…..kkkkkkkk
Vc deve ser uma criança ou sua convivência social deve ser muito ruim. Outra coisa tem tratamento para comportamento como o seu.
Vc só se manifesta com críticas.
Vc só se preocupa em criticar os comentários dos demais!
O pedantismo te força ser assim!
Fica de boa na sua cara!
Tu é aquele que não sabe nem escrever e que, mesmo com a imagem do IRST instalado no Gripen, ainda assim, duvida? Ora, por favor! Eu critico quem acho que devo criticar e concordo com quem acho que devo concordar…….e tu gostando, ou não, por mim tanto faz…….
Bla bla bla pedante..
Kkkkkkkkkkkkkkkk
Não sei quanto a eles, mas pedir para falar do Brasil quando o assunto seja defesa chega a ser engraçado…
Tô evitando falar do Brasil para não humilhar ainda mais a mim mesmo como Brasileiro.
Em termos militares não há nada a se falar do Brasil pois ele é absolutamente PATETICO neste campo.
Logo falar do Brasil só tem cabimento se a intenção for expor o tamanho de nossa impotência
Prezado Leônidas
É por aí.
Eu gosto e pesquiso sobre assuntos globais e não tenho muito interesse em assuntos nacionais.
A única coisa que se salva é o PROSUB.
Depois o Gripen.
De resto não tenho muito interesse.
Diogão,
Não é bem assim não! Eu comento sobre tecnologia militar. Não faço valorações, em que pese eventualmente jogar um balde de realidade. Valorações de toda natureza sobre países e previsões de resultados é do departamento do Toinho e seus alas.
E quando tem artigos sobre o Brasil eu sempre tento dar minha contribuição, em que pese hoje o ambiente estar altamente tóxico sendo a avacalhação de nossas Forças Armadas a palavra de ordem por motivo que todos sabemos e em assim sendo prefiro me poupar já que minha mente não é pinico.
Valeu!
Dá um tempo, Bosquim.
Há cerca de duas/três semanas vc asseverou aqui que os novos mísseis antirradiação c/c os mísseis de cruzeiro americanos criariam uma nova era na guerra moderna.
Se isso não é valoração/fanboyzismo, então não sei o que é.
ValoraçãoSignificado de Valoraçãosubstantivo feminino
Ação de atribuir valor a; ato de valorar, de determinar a importância, a qualidade, o preço de algo: a valoração de bens será feita na próxima semana; a valoração do quadro será feita por um especialista.
Juízo de valor; opinião crítica acerca de alguma coisa:
Você faz isso sistematicamente, diariamente…….
Cola o que eu falei porque não me lembro.
*Só pra te informar, se faz referência a algum comentário meu a respeito do AARGM-ER , ele não é “antirradiação” . Ele é “também” antirradiação. Há uma diferença operacional enorme.
Não colocou e não vai colocar esse hipotético comentário meu porque não vai achar e não vai achar porque eu não disse isso que você afirma.
E você sabe muito bem disso , portanto, mentiu.
Bosco é um dos mais imparciais aqui.
Não é fanboy.
É praticamente o Mr Catra da Trilogia, pai de todos.
Para falar dele, primeiro, você tem que pedir a benção. Só pelo seu comentário, vá ajoelhar no milho.
rssss
Na onda dos verbetes.
Significado de Imparcialadjetivo
Que julga justamente; desprovido de parcialidade; sem preferência.
Que age sem favorecer alguém em detrimento de outra pessoa.
Que não é parcial; que não toma partido: no divórcio ela foi imparcial.
Que age justa e dignamente, sem pensar em suas próprias convicções.
Que não tem relações partidárias, favoráveis ou contrárias a: juiz imparcial.
Realmente, NADA do que está escrito aí serve pra ti…..
Ah, e agora quer dar uma de professor?
Brincadeiras a parte, muitos bons comentaristas de tecnologia que ensinavam aqui desapareceram depois que os comentaristas políticos vieram. O Bosco é um dos últimos que sobraram. E eles desapareceram, entre outros motivos, devido ao Kings e outros confundirem deliberadamente análise de tecnologia com torcida. E de tanto distender essas narrativas políticas, o Kings acaba forçando o incauto interlocutor a contrapor seus exageros. Nessa, muitos acabam exagerando apenas para trazer o exagero oposto ao nível real. Pronto! O pobre coitado está para sempre tachado de fanboy americano ou europeu. Comparo com o futebol. Não torço prá time algum, mas gosto de… Read more »
Roberto,
Não devem estar operacionais mais que 10 Tu-160. Em que pese ser um bom bombardeiro , a quantidade é reduzida.
O Tu-160 é um aeronave de muito respeito.
Realmente.
Toinho,
O fato de não ser muito popular os tanques alijáveis em relação à tecnologia stealth, essa combinação gera caças mais “robustos”. Sem falar do compartimento de armas interno. Acaba que o bicho fica invariavelmente pesado. No máximo deve ser um médio.
Ah! Antes que me esqueça, o F-35 é pesado.
Bosquim.
Pesado é o orçamento gasto com ele.
E ao que parece, o Pentágono quer que a Lockheed divulgue dados de tecnologia do F-35 antes de novo contrato.Como já divulgamos aqui diversas vezes, está uma verdadeira farra e um enorme ralo de dinheiro..
Toinho,
Dinheiro é pra ser gasto. Fica tranquilo que o dinheiro vai dar para os quase 3000 caças.
Quanto ao “PESADO”, só uma comparação do F-35A com o Su-27:
–
F-35A
Peso vazio: 13,2 t
Quantidade de combustível interno: 8,3 t
Peso máximo de decolagem: 31,8 t
–
Su-27:
Peso vazio: 16,4
Quantidade de combustível interno: 9,4
Peso máximo de decolagem: 30,4 t
Vai que é sua, Taffarel !!!!
Só a título de curiosidade, os dados do F-5E Tiger II, leve, bimotor:
Peso vazio: 4,3 t
combustível interno: 2 t
Peso máximo: 11,2 t
“Sob um FUTURO programa estatal de armamentos, o Ministério da Defesa e a Força Aeroespacial PODEM CONSIDERAR a POSSIBILIDADE de comprar este caça”,
………
Toda família Sukhoi é de caças muito bons…..mas, inigualáveis (que possam tornar a FA russa inigualável) é algo muito subjetivo. Caças “inimigos”, como F-15, F-16 e F-18, possuem versões totalmente atualizadas e em quantidades muito maiores. Logo, a palavra inigualável é lago muito questionável.
Verdade, sr. Kings. Além do mais esse caça da matéria em questão tem um design lindo, tanto nos exterior quanto no interior.
Valeu!
SDS
Camarada pra ser inigualável a VKS precisa ter mais caças em relação a NATO.
Prezado Nilton
Vejo a situação por outro ângulo.
Inicialmente analiso a situação nos termos de uma parceira estratégica que está se formando/se formou entre Rússia e China.
E por outro lado, vejo interessantes cada vez mais distintos entre os membros da OTAN que serão realçados em caso de conflito com a Rússia ou China.
Ou seja, não aposte um tostão furado na unidade da OTAN.
Macron já definiu bem isso.: ‘A OTAN teve morte cerebral’.
Desde o Mig 21 a russia não tinha um caça monomotor para oferecer ao mercado. Muitos países não queriam ou não podiam operar bimotores. Demorou muito a corrigirem essa lacuna
Verdade, mas não considerei o Mig 23 porque não era um caça leve e nem foi tão “popular” quanto o Mig 21
Essa pode ser uma boa opção para termos um caça de 5ª geração!
Uma ótima opção… para os russos.
Todo mês a Rússia larga uma notícia sobre maquete. Não falha nunca!
rssss
O melhor é o teor da notícia: quem sabe talvez um dia qualquer consideraremos a possibilidade de quiçá analisarmos a probabilidade de comprar isso.
Só faltou ele completar: já temos um pepino da sukoi que ninguém quis e agora não sabemos oq fazer com ele….
Ou uma notícia sobre ter “cinco países interessados no Su-57”
Notícia errada, ao quele parece a Argentina caiu fora.
Vai de Paquistão/China.
Os russos precisam reeditar o vídeo promocional do “Chá Mate”.
Se bem que em se tratando de Argentina com suas infinitas”compras” de papel e Rússia com seus infindáveis protótipos, eu não sei em quem mais acreditar.
‘Uma alternativa ao F-35A e Gripen” ???????? Meu Deus! Colocar esses dois caças sendo do mesmo segmento é passar atestado de distraído. Não é o fato de ter 1 ou 2 motores que faz o caça ser leve, médio ou pesado. Os dois caças citados são de categorias completamente diferentes. O F-35A é um caça pesado e o Gripen é leve. Vamos combinar assim: até 20 t de MTOW é leve, de 20 a 30 é médio e acima de 30 é pesado. Ou também pode ser: até 4 t de combustível interno é leve, de 4 a 8 t… Read more »
Tupolev TU-28P
Bosco. Esqueceu que a notícia é russa?
Russos vivem na Rússia. O mundo fora de lá é outra realidade.
1+1=2
Fórmula do mundo todo
1+1= Putin.
Lá o novo “Chá Mate” é uma espécie de arma que se enquadra em todas as categorias. Pq ele é o blaster da criação militar do planeta Terra, da galáxia, do cosmos, de Nárnia e Eternia.
excelente iniciativa do MoD russo ! Confiar na marca, no projeto e adquirir tais aeronaves…
Se um país e sua força aérea não adquirem um produto bélico de uma empresa local, que tipo de mensagem ela passa para os países que provavelmente venham a ter interesse na aeronave?!
Uma mensagem nada boa…
Os primeiros “civilnautas” acabaram de amerissar no Atlântico sãos e salvos. Space X fazendo história.
É a disseminação do conhecimento, antes demonstrada.
Pessoal de uma empresa, sem a mínima experiência anterior, fez em poucos anos o que a NASA em décadas não conseguiu.
Daqui a pouco, teremos alguns taikonautas, ligados a alguma Universidade chinesa chegando perto de Marte.
C.Q.D.
Tomara! A tecnologia de acesso ao espaço e as conquistas nessa área eu considero um patrimônio da humanidade.
É só o Estado se meter o mínimo possível e cuidar do que lhe é natural que a coisa toda flui.
Não exatamente, sr. Bosco. Sem um Estado organizado não há nação que se desenvolva. A iniciativa privada visa o lucro, tão somente o lucro. São ótimas desde que as pessoas TAMBÉM possam contar com a ajuda e orientação estatal contínua e qualificada. Aquilo que desenvolve e dá condições de desenvolvimento à iniciativa privada é o Estado. E se pensarmos em Estado mínimo, que tal também começarmos a pensar, daqui a pouco, em privatizar as forças armadas, por exemplo? E por que não? Enquanto instituições onerosas elas são, por assim dizer, “mastodontes estatais” e não dão lucro algum. Muito pelo contrário.… Read more »
Exatamente Michel.
Devemos considerar que a partir do momento que o empresário perceber que esta aventura espacial não está dando lucro, ele encerra o programa e ‘tchau e benção’.
O Estado tem de patrocinar o desenvolvimento e a disseminação do conhecimento científico.
Com certeza, sr. Kings. Faço das suas, as minhas palavras.
O Estado nas democracias é gerido por representantes do povo. Os líderes do Executivo e os legisladores têm que explicitar que defendem programas A, B ou C nas suas campanhas aos cargos eletivos e deve haver uma clareza para com a população, o titular do poder estatal, que vê esse ou aquele programa sendo de vital importância e de caráter estatal e não, partidário. O Estado não pode em detrimento da vontade popular, achar que mandar uma sonda a Júpiter , sem fins lucrativos mas com finalidade científica pura, é vital para gerar conhecimento, enquanto o titular do poder considera… Read more »
O Estado só existe enquanto e porquê as pessoas acreditarem nele. E elas acreditam porque acham que serve para alguma coisa. Quando a ficha cair – que o Estado só serve a si mesmo e a quem o controla, ao invés do povo que deveria representar – ele começará a ruir. Por isso o Estado mínimo. Se o povo acreditar que algumas coisas são ofício supra pessoal, isto é, a famigerada “função de Estado”, necessariamente uma representação do povo para essa função deverá existir. E bastaria o Estado se limitar a isso. Saúde e educação não são funções de Estado.… Read more »
Bille O Estado moderno não serve só para si. Ele tem uma excepcional função social. Cabe a ele (Executivo, Legislativo e Judiciário) ditar as regras e fazè-las cumprir para o convívio harmônico entre as pessoas. E com as situações da vida moderna terá função relevante no que diz respeito à educação, saúde, segurança, distribuição de renda e etc. Estamos observando que nos países onde a presença do Estado é menor, a concentração de renda, a pobreza e os conflitos sociais estão aumentando. Até os EUA, com toda a riqueza que gera, têm 15% das famílias em situação de fome. Pode… Read more »
Quanto liberalismo de manual.
Vc certamente acredita na concorrência perfeita ensinada no segundo semestre de economia. Só esqueceu dos pressupostos necessários par essa teoria funcionar.
Em nenhum momento disse que o Estado deva desaparecer. Disse que ele deve cuidar do que lhe é natural.
Não concordo em relação a luz ou comunicação, por exemplo. O Estado tem que regular essas atividades e não ser o dono delas, mesmo porque tais “empresas” se tornam centro de privilégio e não raro, de corrupção , e são os locais preferências onde se loteia o país de modo a lubrificar a engrenagem perversa e calar bocas.
Empresas estatais que geram lucro devem fechar as portas porque alguém fraudou elas ( e mesmo assim geraram milhões à nação), qual o sentido disso??
Não entendo porque você não quer que o Estado arrume meios além dos Impostos para se financiar.
Esses liberalóides acham ruim os impostos, que imposto é roubo..
aí o Estado arruma outros meios e eles acham ruim.
No final das contas a lógica é a seguinte: Empresários não gostam de pagar impostos e não querem concorrência, seja ela estatal ou não.
e tem gente que ainda cai nesse papo…
Podemos ver o resultado da política de estado máximo que tivemos no sec xx. Realmente foi excelente para as sociedades em que foram aplicadas.
E estamos vendo a política de estado mínimo que temos no Sec. XXI
Se 15% das famílias americanas passam fome, imagine a quantidade de pessoas no limiar da pobreza.
marketwatch.com/story/more-american-households-with-kids-went-hungry-during-the-covid-19-pandemic-11631121614?mod=home-page
Perfeito, mestre Kings.
Empresas estatais que geram lucro devem fechar as portas porque alguém fraudou elas ( e mesmo assim geraram milhões à nação), qual o sentido disso??
Não entendo porque você não quer que o Estado arrume meios além dos Impostos para se financiar.
Esses liberalóides acham ruim os impostos, que imposto é roubo..
aí o Estado arruma outros meios e eles acham ruim.
No final das contas a lógica é a seguinte: Empresários não gostam de pagar impostos e não querem concorrência, seja ela estatal ou não.
e tem gente que ainda cai nesse papo…
Como sempre ou você só leu o título ou mostra mais uma vez toda sua capacidade de mentir sem nem passar vergonha. Se tivesse lido o trabalho a que a matéria se refere, teria visto logo na primeira página: “While children are usually shielded from the disrupted eating patterns and reduced food intake that characterize very low food security, in 2020, children along with adults suffered instances of very low food security in 0.8 percent of households with children” Agora compare com países com estados gigantesco como China e Russia, com IDHs lá embaixo. Todos os 25 maiores IDHs seguem… Read more »
O Estado não deve ser máximo nem minimo.
A política do “Estado Mínimo” – Estado Neoliberal, está fazendo maravilhas pela nação.
Como estamos nos desenvolvendo desde então.
Falta arroz, falta pão, e falta a manteiga para passar no pão.
Falta também o fogão.
Cozinhar alimentos sobre a lenha à todos pegou de roldão.
Michel
E algumas famílias estão, literalmente, roendo ossos aqui no Brasil.
Verdade, mestre Kings.
Não esqueça o preço dos combustíveis ! O governo bolsonaro deu as refinarias da petrobrás de graça, poderíamos estar produzindo combustível aqui, mas preferiram comprar do Uncle Sam. São importados cerca de 500 mil barris de derivados de petróleo por dia, a maior parte produzida nos Estados Unidos. O petróleo do Brasil tem sido exportado em volumes recordes, cerca de 1,2 milhões de barris de petróleo por dia, volume equivalente a 45% da produção de petróleo cru no país. Enquanto se exporta o petróleo cru do Brasil, o país importa cada vez mais seus produtos refinados. O combustível brasileiro mais… Read more »
Se você acha que ter uma empresa estatal monopolista na extração e refino do petróleo, ter uma empresa estatal com 44% do mercado de encomendas, dois bancos estatais concentrando 43% do clientes, uma única zona de livre comércio, 440 estatais, são características de Estado mínimo e neoliberal, sinto-lhe informar que você não tem a menor ideia do que é um estado neo liberal, como a Suécia, o Japão ou a Nova Zelândia.
Empresas estatais que geram lucro devem fechar as portas porque alguém fraudou elas ( e mesmo assim geraram milhões à nação), qual o sentido disso??
Não entendo porque você não quer que o Estado arrume meios além dos Impostos para se financiar.
Esses liberalóides acham ruim os impostos, que imposto é roubo..
aí o Estado arruma outros meios e eles acham ruim.
No final das contas a lógica é a seguinte: Empresários não gostam de pagar impostos e não querem concorrência, seja ela estatal ou não.
e tem gente que ainda cai nesse papo…
Quem disse que empresas estatais devem fechar a porta?
Quem disse que imposto é roubo?
Acho que você respondeu à pessoa errada, não?
Além disso me parece que você confundiu, ou não faz a menor ideia do que se trata, o estado mínimo com o estado zero.
O Brasil não é um pais neo-liberal, nem tem estado mínimo, ao contrário de todos os 25 maiores IDHs do mundo.
Alguém sabe por que, o interior do cockpit das aeronaves russas/soviéticas tem o interior pintado em tom azul?
Sim.
Hehehehehehe
Eles pintam de azul porque o céu é azul.
Tenho entendido que é uma opção dos pilotos Russos. Eles consideram que a visualização fica melhor.
Isso. Pelo que li, eles consideram que a visualização fica melhor e que diminui o stress. Deve funcionar, pelo menos para eles.
Obrigado, Flanker pela resposta madura, sempre tiva esta curiosidade.
??
Valeu amigo, pela resposta. Me chamava a atenção esta opção de cor.
Pq o Putin mandou!!!
Os bimotores são mais confiáveis ou então não estão interessados.
E ainda, França, Alemanha e Espanha (FCAS) e Inglaterra e Japão (Tempest).
Donde se conclui que ninguém venderá nada para ninguém.
A não ser os EUA para a pujante Polônia, a Rússia para os remediados Irã, Vietnã e outros e China para Paquistão e algumas concessões para os sempre presentes norte-coreanos.
Engraçado como o F-35, que está ganhando contratos e mais contratos, é visto como um fracasso (e para sustentar uma opinião absurda dessa é apresentado artigos de “especialistas” em revistinhas semanais), e esse caça russo já é o melhor do mundo, junto ao su-57 (que tem por F A T O a saída dos indianos do projeto sobre o argumento de que o caça é cheio de incertezas).
Eu gosto do poderio russo oque deixa a desejar e custo de manutenção operacional estrangeiro mas são ótimos equipamentos principalmente o sistema defensivo