Piloto de provas da FAB voa o caça F-39 Gripen no Brasil pela primeira vez
Em mais um marco do Programa Gripen Brasileiro, depois de muita preparação e treinamento, o Major Aviador Abdon se tornou o primeiro piloto de provas da Força Aérea Brasileira a voar o novo caça Gripen E no país.
Para voar o Gripen, o Major Abdon passou por uma série de treinamentos na Suécia.
A primeira fase do curso, chamada de Conversion Training, foi realizada em Linköping e teve como foco ajustes dos equipamentos de voo do piloto e exercícios de exigência física extrema.
Em 2020, o Major Aviador Abdon de Rezende Vasconcelos foi o primeiro a receber o treinamento do Gripen C/D e o de conversão para o Gripen E. A capacitação começou em agosto do ano passado, e o treinamento prático com o caça seguiu até o fim do primeiro semestre de 2021.
Os treinamentos também incluíram simulação de ejeção sobre a água e os testes na centrífuga para suportar a carga de 9Gs.
Assista aos vídeos abaixo para relembrar como foi o treinamento do Major Abdon.
legal, logo ele tá testando os dois primeiros que vão vir da Suécia antes de Serem entregues pra FAB.
Parabéns à FAB. Nós sabemos que se dependesse dela tudo isso teria acontecido há pelo menos 10 anos atrás
No que depende das FAs nem teríamos FAs.
Não vejo a hora de chegar os 4 caças nesse ano! Em quanto tempo depois da entrega eles estarão operacionais 6 meses?
Serão só 2 esse ano
Estrutura fantástica. Alguém sabe se esse “padrão” de treinamento é semelhante em toda a OTAN?
Fiquei surpreso por não ter até então, ao que parece, treinamento na centrifuga para os pilotos da FAB.
Bacana. E onde está o vídeo do voo?
Top D+
A Suécia sempre foi um país independente na tecnologia de ponta. Tanto em conhecimento, como em comportamento profissional. No trato de equipamentos aeronáuticos de defesa. Nossa FAB está muito servida
A bem da verdade essa estória de pilotos do Gripen, está confusa. Se fala em pilotos de provas da FAB, pilotos de provas da EMBRAER, pilotos de provas da SAAB. E quem serão os verdadeiros pilotos do Gripen na FAB?
Caro Gilson. A Embraer e a SAAB estão envolvidas no projeto, então é razoável que as duas empresas tenham seus pilotos de testes. Além disso, as forças aéreas da Suécia e do Brasil também estão envolvidas, o que torna razoável que os seus respectivos pilotos de testes também participem. Quando o F39E estiver for entregue em Anápolis, então a FAB irá empregar os seus pilotos de combate. Como o único avião entregue foi o 4100 que está sendo usado como plataforma de testes, então ele tem sido pilotado apenas por pilotos de testes.
Toda aeronave nova, que ainda não foi entregue ao setor operscional, é voada por pilotos de provas do(s) fabricante(s) e por pilotos da Força que irá operar a aeronave. Os pilotos operacionais só vão voar a aeronave depois de entregue definitivamente à Força, em um esquadrão operacional.
Esses aqui, do esquadrão Jaguar e que realizam instrução na Suécia, e depois os que forem treinados no Brasil:
https://www.aereo.jor.br/2021/01/23/pilotos-de-caca-da-fab-iniciam-curso-da-aeronave-gripen-na-suecia/
Eu era um jovem recém formado na década de 90 quando a FAB iniciou sua busca pela substituição dos Mirages e F-5. Hoje, aos 50 anos, torço para não morrer antes de ver isso realmente acontecer. Tem muito teste e treinamento pela frente ainda… antes de termos um primeiro esquadrão operacional com o Gripen E. Vida longa aos F-5EM! Vamos precisar deles por bastante tempo ainda.
Show de bola(igual ao Galão da massa)rs!!!??
Parabéns a FAB e a todos os envolvidos no projeto.
Em breve passa a Ten. Coronel….