Sukhoi desenvolve novo caça leve supersônico furtivo e monomotor
A aeronave atingirá uma velocidade máxima de voo de mais de Mach 2
Moscou, 26 de maio./TASS/. A Sukhoi (parte da United Aircraft Corporation da Rostec State Corporation) está desenvolvendo o primeiro caça tático leve monomotor russo com velocidade supersônica e baixa assinatura de radar. Isso foi relatado à TASS por uma fonte da indústria aeronáutica.
A empresa Sukhoi está desenvolvendo a primeira aeronave leve tática monomotor da história moderna da Rússia, com peso de decolagem de até 18 toneladas. A aeronave desenvolverá uma velocidade de voo máxima de mais de Mach 2, e também terá supermanobrabilidade e características aprimoradas de decolagem e pouso devido ao empuxo vetorial do motor, a aeronave com relação empuxo-peso de pelo menos 1, disse a fonte da agência.
Em dezembro de 2020, o chefe da empresa estatal Rostec, Sergei Chemezov, disse a repórteres que Rostec estava trabalhando proativamente no conceito de uma promissora aeronave monomotor nas classes leve e média.
Segundo ele, pode ser uma plataforma universal nas versões tripulada e não tripulada. O desenvolvimento é feito de forma proativa, sem fundos orçamentários.
As imagens do post mostram conceitos e modelo feitos por entusiastas que dão uma ideia de como poderá ser o novo caça da Sukhoi.
Fascinante, veremos onde irá chegar?!
“-Fascinante!” (Spock! rs)
É a pá de cal no su57 e a constatação do fracasso que foi?
11 anos do primeiro vôo e ainda não entrou em operação….
Não, é a constatação da sua cegueira ideológica. Assim como o tanque T-14 Armata, a Rússia ainda não sentiu necessidade de fabricação em massa, por dois motivos: primeiro econômico: porque gastar dinheiro substituindo a frota atual por uma mais moderna, se a atual já é suficiente para se defender da OTAN com sobra? mas saiba que, assim como na Segunda Guerra Mundial os russos conseguiram produzir os famosos T-34 em massa, mesmo tendo que transferir as fábricas, de forma heroica, para o interior da Rússia, poderão produzir T-14 e SU-57 em massa quando necessário. Produzi-los agora, não somente seria desnecessário… Read more »
Realmente deve ser por isso.
Nem sei porque a Rússia não continua a utilizar os T34, devem ser mais do que suficientes para se defenderem.
E não percebo como a deslocalização das fábricas tem alguma coisa a ver com a capacidade de produção dos T14.
Ainda bem que a Rússia faz o favor de ter equipamentos ultrapassados em várias décadas por misericórdia aos países europeus.
É mesmo? então porque não tiraram o Assad do poder na Síria? porque o Maduro ainda está no poder na Venezuela? porque não dão um “jeito” no gordinha da Coreia? o Irão atacou bases dos EUA no Iraque em vingança pelo assassinato vil do General Soleimani e matou mais de uma centena de soldados norte-americanos, porque os EUA não revidaram? por que não armam e treinam os ucranianos e mandam-nos invadir o Donbass e a Crimeia? cadê a superioridade militar americana que eu não consigo enxergar?
Realmente o senhor enxerga até demais. Quando é que o Irão matou mais de uma centena de soldados norte americanos? A Rússia é uma potência militar, nuclear e com assento no Conselho de Segurança. Mas não estou a subestimar o seu poder. O senhor é que não percebe ao tentar justificar através de razões irracionais o que é evidente, é que está a dar um péssimo exemplo do que é a Rússia. A Rússia não quer ter equipamentos modernos? Mantêm equipamentos obsoletos, em qualquer sentido do adjetivo, porque não quer provocar a OTAN? É isso? E realmente todos esses exemplos… Read more »
“Quando é que o Irão matou mais de uma centena de soldados norte americanos?’ RESPOSTA: em janeiro de 2020, quando atacou as bases norte-americanas de Erbin e Al-Asad, em retaliação ao assassinato vil do Gel Soleimani. Na wikipedia, os EUA admitem mais de 100 soldados com traumatismo crânio-encefálico (eufemismo para mortos). O Pentágono admitiu a morte de 104 depois, mas essa informação, misteriosamente, sumiu da internet. Pesquisei para esfregar na sua cara, mas não achei. Incrível o poder de propaganda da elite ocidental, com cumplicidade da mídia e do google. . “A Rússia é uma potência militar, nuclear e com… Read more »
Desculpe. mas tem de aprender a interpretar um texto. “Mas não estou a subestimar” significa que não estou a subestimar. E quando digo que apoio estes regimes, como qualquer pessoa perceberia, queria dizer que não apoio, chama-se ironia. Alguma coerência, num comentário diz que não tem equipamento moderno porque não quer, noutro diz que tem. No caso do Aamata, em vez de ir para teorias idiotas porque não conta o que aconteceu? A Rússia preferiu modernizar os T90 em vez de produzir em massa o Armata, simples, sem necessidade de inventar. Algo de normal. Foi o que o EUA fez.… Read more »
Não é senhor, é senhora. E, segundo ela mesma, é até vovó!!
O Irã matou mais de uma centena de soldados americanos?? Sei não, mas acho que o Aereo é um portal que conecta duas realidades distintas. Devolvo a pergunta: prq a Russia não termina de anexar a Ucrania? Prq a guerra civil na Síria continua? Prq dezenas de milhares de venezuelanos saem do país a pé?Prq o gordinho coreano não unifica as duas metades da Coréia? O assunto aqui não é segunda guerra mundial, mas creio que você conhece muito pouco a respeito, então deixo essa foto de Berlim, tomada pelos soviéticos: https://images.app.goo.gl/5umeCVkkgJd1z1Q29 Nela você pode ver o poderoso IS2 ao… Read more »
perfeito
Coloque uma coisa em sua cabeça.
A Rússia vem lançando uma gama de novas armas que os EUA não estão conseguindo acompanhar.
Em todas as áreas. Aérea, Terrestre e Naval.
SARMAT , Su-57, Zhircon. Armata, Okhotnik, Belgorod, S-400, S-500, Khinzal, Poseidon, enxame de drones aéreos, enxame de drones subaquáticos e por aí vai.
Os EUA estacionaram confiando não sei em quê.
E como desgraça pouca é bobagem, os EUA ainda têm pela frente e gigantesca e cada vez mais poderosa China.
Já falei aqui antes.
Não vai dar para os EUA, não.
Sim….os EUA usam estilingues e e andam com bicicletas e navegam com canoas.. …aham….a arma mais poderosa deles é um arco e flecha…..
Não escreve sobre o que tu não sabe….assim tu não passa vergonha….
Construindo? O su57 nãoao consegue decolar, o armata não passou de poucas duzias, o resto não passa de mais do mesmo. E você fica com esse sonho que a China vai defender essa ex potência….
O Su-57 veio bem depois do F-22 e é menos stealth que a contraparte chinesa que é o J-31 e quisá o J-20. O NGAD tá dobrando a esquina.
Os EUA também sabem esconder o jogo vide F-117 e B-2A.
“pq a Russia não termina de anexar a Ucrânia” RESPOSTA: porque não é do interesse dela, quem quer ter que limpar a sujeira que o Ocidente criou lá? a Rússia já tirou a Crimeia, que era estratégica e o Donbass (a parte industrializada). E vai tirar mais, só que vai ser com o tempo para doer menos. Tudo o que o Ocidente queria era que a Rússia invadisse a Ucrânia, o que seria terrível politicamente, mas Putin não engoliu a isca. Para sua informação, os EUA já admitiram que não vão mais sancionar as empresas alemãs para a construção do… Read more »
Com o NordStream2 a Ucrânia vai acabar de fechar as portas.
Defina: Fechar as portas.
Resumindo sua respoata: prq nao quer. A mesma poderia ser utilizada par asuas perguntas.
Apenas uma diferença entre os poucos milhares de brasileiros que emigram e as dezenas de milhares de venezuelanos: os brasileiros não vão a pé, deseperados por um prato de comida.
Pera, pera, pera, pera aí!
Para tudo!
O T-34 foi o melhor e mais produzido tanque da guerra e vc vem me falar de meia dúzia de Shermans.
Olha a casquinha que parece ser ao lado do soviético.
A guerra na frente oriental foi para gente grande.
E a União Soviética vencem com louvores
Ele não foi o melhor. Na verdade longe disso. Ele foi apenas bom (as primeiras versões como o T-34/76 sendo até abaixo de bons e com péssima disponibilidade no início da Barbarossa, assim como qualquer outro blindado soviético), e disponível em quantidades absurdamente grandes. O Sherman também. Não foi o melhor, mas tinha as mesmas qualidades logísticas de um T-34. Ambos eram fáceis de produzir e baratos. Serviram muito bem ao que se propunham.
Ao longo da Guerra, tanto americanos (em menor quantidade) quanto Soviéticos introduziram carros de combate bem superiores à ambos, porém com custo mais alto.
O Sherman tinha vantagens em alguns aspectos contra os T-34. coisas que eram padrão no sherman e não eram no T-34: Radio Mira com ampliação de 2x O Sherman também tinha uma mecânica mais confiável (conjunto motor e transmissão) ele também tinha mais espaço pra tripulação E giroscópio para estabilizar o canhão permitindo um disparo com canhão estável a até 24km/h A necessidade de fabricação emergencial dos T-34 fizeram que uma quantidade extremamente grande dos veículos saíssem das fabricas com vários defeitos alguns até mesmo com blindagem irregular e problemática (já que literalmente saiam da fabrica para a linha de… Read more »
Exatamente. O T-34/76 tinha uma torre pequena demais, que fazia com que o comandante tivesse que fazer dois papéis. O arranjo interno fazia com que a eficiência da tripulação, e do tanque em si, que geralmente não tinha rádio, fossem muito baixas com coordenação em batalha quase impossível. Inicialmente também havia uma logística péssima de suporte operacional, coisa que eventualmente foi resolvida. Mesmo a excelente versão T-34/85 tinha seus problemas. Muitos em relação à problemas mecânicos que também foram sendo resolvidos com o tempo e com a melhoria logística. Essa versão foi utilizada por muitos até recentemente. Não porque era… Read more »
E o canhão M3 nem era tão ruim.No blog do Samsonov tem vários arquivos soviéticos que dizem que o Tiger podia ser penetrado nos lados a 600 metros,coisa que o F-34 não conseguia.
O t34 foi omais produzido, seguido de perto pelos Sherman, quanto a melhor, nem de longe. A foto mostra um tanque pesado is2 e qualquer pessoas que conhece um pouco sobre blindados da ww2 poderia ver a diferença. A URSS recebeu mais de 100 mil caminhões como os que aparecem na foto, dezenas de milhares de vagões e milhares de kilometros de trilhos de trem, milhares de aviões, principalmente o p63, dos EUA. A maior parte do esforço logístico soviético foi com materiais e equipamentos americanos. A Alemanha foi derrotada por uma coalizão e se você acha que a capacidade… Read more »
André, pouca gente sabe que o limitado Lend-Lease britânico ajudou à salvar Moscou em 1941 ao enviar carros de combate para a URSS e nem muito menos sobre as centenas de milhares de caminhões e outros tipos de veículos automotivos, nem sobre os vagões e locomotivas, nem sobre diversos outros insumos que a indústria soviética precisava para suas próprias necessidades fabris e que foram supridas primariamente pelos EUA, etc. Os soviéticos tinham pedidos mais e mais vorazes. E ninguém entende também que isso não fala contra os Soviéticos e os sacrifícios que tiveram que fazer para ganhar a Guerra. Não… Read more »
Isso não tem a mínima importância, visto que a produção da Síria sempre foi minúscula e o Irã está abastecendo o aliado com petróleo.
E não só petróleo, mas armas também.
Em tempo, está inclusive armando o Hezbollah que começa a se estabelecer na província síria de Quneitra, na fronteira de Israel.
Seus comentários são precisos e maravilhosos. Quem lê ou sabe ler, entende os fatos. A caverna de Platão e mais atual que imaginamos.
Construir uma aeronave de caça, ou mesmo um novo carro de combate, não é como um T-34… Um caça como o Su-57 leva meses numa linha de montagem…. Dada a complexidade e custo das armas atuais, ou se tem em quantidade suficiente para fazer o que se pretende, ou acabou. Simples assim. Em um conflito convencional hoje e no futuro, simplesmente não haverá tempo hábil para se repor perdas, posto a dinâmica das próprias ações e o exposto acima. Por essas e outras que os americanos tem depósitos cheios de tudo quanto é tipo de maquinas avançadas em versões anteriores.… Read more »
E os EUA fazem pouco com muito. O que para mim é demérito sim.
que desculpinha pé de chinelo…………
Pé de pantufa…..
Como diria nas antigas essa foi na veia.
Falando em cegueira ideologica…
O cara acusa o outro de ” cegueira ideológica “, e olha o monte de asneira que ele escreve, o su 57 foi um fracasso retumbante, então joga fora, e de volta a prancheta, alias os Russos estão fazendo o que os EUA não tiveram coragem de fazer com o F-35, Parabéns aos Russos.
Sim, como o novo projeto dos americanos é a pá de cal no F-35.
A diferença é que o F35 segue em produção, com muitas unidades já tendo sido entregues e outras tantas programadas, tanto para os EUA quanto para os clientes externos, atuais e novos, enquanto o Su57 nem entrou em operação.
Interessante infográfico com os problemas e defeitos do fracassado projeto do F-35.
http://noticias.terra.com.br/infograficos/f-35/criticas.htm
A comparação entre o F18 e o F35 é de doer…
Esse infográfico é mucho loco heheheheh
pois é…
Belo infográficos hein, deve ter sido escrito por algum grande especialista. Nele contém “o f35 não será totalmente invisível, apenas dificilmente localizavel” como um dos problemas. Esse genial especialista acha um problema o f35 não ser igual ao avião da mulher maravilha.
Enquanto vc valoriza a opinião desses especialistas, prefiro seguir a opinião dos chefes de algumas das melhores forças aereas do mundo.
Não precisa ser avião da mulher maravilha, mas dormir no quentinho para não ficar mal é de mais !! Não é a toa que UK, Coreia do Sul e Japão estão desenvolvendo seu próprio caça.
Max, o que ele quis dizer é que NENHUM caça Stealth é 100% Stealth.
Sim, estamos de acordo quanto a isso. Porem, mesmo não se tratando de uma publicação especializada, me parece que traz dados objetivos. A questão de não ser Stealth, parece menor diante do resto dos problemas.
A Croacia acaba de fechar 12 Rafales (usados) por 1200 milhões de dólares. Será que ninguém avisou que tem F35 na promoção ???
Possibilidade de exportação onde o fracassado F-35 não conseguiu entrar.
Além disso, uma Força Aérea com a gama Sukhoi, mais Su-57 e esse será impossível de enfrentar.
Deve estar falando da França, da Alemanha e da Suécia……….KKKK
Talvez ele entre onde o Su57 não conseguiu, em operação.
Se entrar, será abatido.
Principalmente quando detectado pelos poderosos radares dos S-300, S-400 e dos vindouros (já em 2022) e poderosos S-500.
Essa característica superlativa, hiperbólica é característica dos russos esses fãs……em meia dúzia de palavras, usa 2 vezes o vocábulo “poderosos”….talvez, Freud explique…..
🙂
O F-35 já se tornou um dos cavalos de batalha do nosso tempo…E o fato de ter problemas visíveis não o impede de ser a grande aeronave de combate de nossa era.
Onde o F-35 não entra, é pelo preço ou por ingerência política mesmo…
Tente convencer os aliados dos EUA disso.
E não os que são compelidos a comprar como Japão, Coreia do Sul e outros menos.
Digo dos que têm outras opções e não compram, como Alemanha, França, Espanha e etc
E ainda, os que cancelaram parte da cota inicial e preferiram projetar o próprio, como o Reino Unido.
Proteção a indústria local… Simples assim….
Todo mundo faz isso…
No mais, já são aí mil unidades produzidas e subindo…
“O F-35 já se tornou um dos pangarés de batalha do nosso temnpo….”
_RR_ – 27.05.2021
O problema é que os EUA já estão a desenvolver a 6G…
China, Rússia e o consórcio europeu também.
Sem novidades.
O fato é que os EUA esperavam amarrar seus aliados com um único e fantástico projeto de caça 5G.
Simplesmente, não deu certo.
A diferença é que nos EUA já está a voar
Xuxa tinha as paquitas, Chacrinha as chacretes, Putim tem os putinetes.
eu queria entender como alguém chama o F-35 de fracassado. O F-35 está operacional ( incluindo versão naval) nos EUA, Reino Unido, Coréia do Sul, Noruega, Holanda, Japão, Itália, Israel, Austrália e encomendado por vários outros países.
Já o SU-57, o único país além da Russia que fazia parte do programa, a Índia, ja caiu fora afirmando grandes incertezas sobre o caça, que aliás nem motor definitivo tem!
Prezado.
Vários desses países a cota prevista no projeto original e nem pensam em comprar mais.
Outros, como sabemos, fazem uma espécie de ‘operação casada’.
Compram o F-35 e a proteção militar americana.
Agora.
Se os próprios americanos falam que o projeto é um fracasso, não serei eu que vou discordar.
é tudo isso que tu falou, só que ao contrário! Vários são os países que procuram o F-35, e o governo americano é que trava a venda por razões políticas, exemplo dos Emirados Arabes, que quer comprar mas o congresso americano não quer liberar. “compra da cota prevista, nem pensam em comprar mais”, também se trata de uma informação falsa: Australia encomendou mais de 70 unidades. Polonia encomendou 32. Belgica e Dinamarca estão em negociações para 34 e 27 unidades respectivamente, e tantos outros. O fato é que o caça é um sucesso. E como demonstrei, os EUA não empurra… Read more »
Na real a galerinha que acha um fracasso são sempre os mesmos invejosos aqui do fórum. Se um dia o Brasil comprasse iam babar e encher a bola como fazem com o Gripen.
Outra bobagem, de novo…….
não houve fracasso, houve falta de dinheiro, Rússia continua na Ucrania, Libia e Siria, isso é muito caro, fora o fato de que eles ainda tem sanções, mas o projeto do SU57 tá praticamente pronto, só querer e eles voam,
Ele está praticante pronto há anos…..
não, ele desde 2019, somnete.
E lá vai o Dedé Mongol novamente!
Fica ativo!
Melhoras
Isso é tudo que você é capaz?
Melhoras
Isso é coisa de mercado.
O mesmo está ocorrendo com a Boeing que não tem perspectiva na área militar de aviação de asa fixa.
Apenas projetos muito antigos.
Só se o Governo dos EUA ajudá-la a ‘vencer’ alguma concorrência..
Não! Foi a mig que absorveu a sukhoi em uma mesma entidade de duas empresa com o mesmo competente ceo . Não o canibalismo americano neoliberal.
A mig tem melhores caracteristicas para um caça grande altitude e longo alcance importante para proteger o grande territorio de bombardeiros e sukhoi melhores para um caça de grande agilidade .
Pai do sel, nem o mais saudoso das glórias soviéticas havia dito algo disso: a mig absorveu a sukoi.
Mostrou que conhece.
Foi ironia animal .
Um só administração de 2 empresa de design independentes, tudo igual
Penso diferente, pq não utilizar a tecnologia desenvolvida para o -57 e implementar em um caça mais barato para se operar?
Pode ser o caminho que eles estão querendo. -57 ser a ponta de lança e este acima o da grande “massa”, no lugar dos Mig-29/35
Talvez prq a demora em entrar em operação mostre que a tecnologia não está pronta.
Apenas por curiosidade o mig35 é outro programa de enorma sucesso, com 2 unidades operacionais.
Também, depois do mig21 só fez alvos…
Quando um pais age com inteligencia ,nem sempre é acompanhado . O su 57 é caça uma de teste motor,radar,hidráulica, materiais ….. para diluir o custo de desenvolvimento numa aeronave barata plenamente exportavel , o futuro caço de longo alcance mig 41 nao sera exportavel e esse caça sera um de motor comum para ser de quantidade mais barato . Praticamente todas as nações com programa estão no mesmo grau de desenvolvimento com a china refinando os seus ja lancados e os eua com uma geracao desnecessária e mal pensada tendo que ser substituida. Quando lancarem um de nova geraçao… Read more »
Ainda bem que ele o MiG-41 será com um motor comum. Eu morreria de inveja se o motor dele fosse um reator de dobra espacial 😀 Enfim, para ser sério, não me parece que a Rússia usou o Su-57 para ser um demonstrador ou desenvolvedor de tecnologia. É inegável que tecnologia usada em um projeto possa ser usado em outro, e também acho cedo para dizer que o Su-57 não vingou, mas que seu desenvolvimento está atrasado, isso é inegável. A Índia ter pulado fora do projeto também não é exatamente um bom sinal. Acredito que os Russos ainda vão… Read more »
Foi feito com e para a india (exportaçao) e como o fim da linha do su 27 versao 5- e um seu anti f35 como nenhum pais que tenha industria aeronáutica (mesmo comprando carro) confia no f35 e passaram a desenvolver um seu melhor tanto dum dado como doutro a russia tem que estar preparada as caças melhores.
E um caça grande e tem um potencial enorme de exportação para sul global e oriente médio como um t90m que é bom o bastante para infrentar qualquer tank mas nao um mgcs (possivelmente)
Eu não entendi muito bem o que quis dizer, sinceramente. Pode ser mais claro, por favor? Não sei o que comprar de um e desenvolver o próprio tem a ver com confiança ou falta dela em qualquer produto. Isso sempre foi feito. A RAF comprou Phantoms dos EUA e depois investiu no Tornado ADV e posteriormente no Typhoon. A França foi oferecida F-15 na época em que ele apareceu. Tem até foto de F-15 com as cores Francesas em teste lá na França, mas eles optaram por continuar o desenvolvimento do Mirage 2000, por exemplo. Uma coisa não tem nada… Read more »
F35 é falho e torto ! Fato ate para usaf
E como um gordinho ,feio ,burro e presunçoso que se acha o meritocrata porque e rico de roupa cara e boa formação. So f35b salva !
A india nao negou a compra do su57 só quer o comprar de prateleira se achar necessário. enquanto desenvolve o seu, melhor gasto de recursos
É… com comentários assim fica difícil argumentar.
Além de dificl compreensão, o camarada escreveu que o su57 foi feito com a Índia e que a Índia não negou, além de que o su57 é um caça.
Mais um da realidade alternativa conectado através do aero.
Su-57 feito para exportação pra Índia? Xi…..Então deu ruim, pois eles não quiseram o avião russo…
Mas isso não importa. Porque o F-35 é feio, torto e bobo e burro! 😛
Creio que não, os problemas do Su-57 são com motorização e as capacidades furtivas, as mesmas tecnologias ou derivadas serão aplicadas nesse caça, não faz sentido trocar o caça e usar a mesma tecnologia falha. É só o dueto de caça pesado e médio/leve, na geração passada foi o Su-27 e MiG-29, nessa será o Su-57 e esse caça; para os EUA foi F-22 e F-35
Se for um caça econômico será um concorrente muito competitivo para o F35!
F-35 russo? O desenho parece baseado no F-35, mas vai ser bem mais rápido já que vai chegar a mach 2!
Eu achei mais parecido com o Mig-29, especialmente visto por cima.
Também achei, com esse leading-edge extension parece o MiG-29, achei bonito
A primeira foto mostra um projeto amador de um fórum estrangeiro. No segundo, apenas o modelo amador de alguém. Terceiro, há uma especulação muito antiga sobre o PAK FA.
Aqui está a foto correta da mesa do vice-primeiro-ministro Borisov:
Obrigado Evgeniy (RF), acrescentemos suas observações ao texto.
Sim, por favor aposte.
Provavelmente há um modelo do interceptor MiG no fundo do armário
Queria entrar nessa sala e olhar as maquetes tem jeito? 🙂
já assistiu missão impossível? só usar a tecnologia de mascara e de voz que tu consegue,
Ter, sempre tem, o problema eh que dependendo da sua opcao/opiniao politica, voce pode sair como o Navalny ou o Pratasevich…
Na Rússia como as russas.
Lembra bem o Boeing X-32
Quem diria hein. Uma “orquinha” russa!
Vamos ver os comentários dos F35 haters kkk.
O problema não é o formato.
É que o F-35 ‘flopou’.
Muito bom esse programa.
Rússia e suas maquetes…
É, pelos vistos já ganha ao F35 sem ninguém saber as suas características.
Os mesmos que que dizem que o F-35 não presta agora falarão que essa cópia mal feita do F-35 é bom
A Sukhoi , sempre desenvolveu excelentes caças , estou ansioso , para ver essa aeronave voando .
Roubaram minha ideia 🙂
Mas falando sério, eu já tinha pensado (e postado aqui um tempo atrás) em algo semelhante: tomando por base a configuração básica do F-16, remover o trem de pouso principal do ventre e realocando-o para a raiz das asas, abrindo assim espaço no ventre para um compartimento de armas. A vantagem é uma área frontal que é a metade de um F-35, favorecendo tanto aerodinâmica quanto redução de assinatura radar.
De cima (top view) parece um Mig-29 monomotor…
Lado a lado, fora de escala…
O desenho é do suposto conceito Mig-LMFS.
Desenvolve? Desde que os 35 e 22 americanos apareceram todos fazem o mesmo tipo. Desenvolver é ter base própria e não copiar. Isso é o russos e chineses fazem, e vem alardear que é novo, inédito, etc…. Até agora que, desenvolveu mesmo, foi EUA, Suécia e França. A UE está propondo um novo caça realmente diferente. Isso é desenvolver, não essas cópias baratas.
Mistura de F16 com F22. Assim até eu!
sim, e engraçado que tb tem DUAS asas!! E UM motor!! Cópia descarada do P-51!!
Eu ri. Mas ri muito! Eheheheheh
Já estava na hora dos russos apresentarem algo novo, ou, pelo menos pensar em algo novo.
O Brasil devia entrar no projeto só para obter tecnologia de design furtivo.
Voar com certeza! O problema é a produção em $érie…
A Rússia pode até nao está no msm nível tecnológico dos EUA com algumas exceções,também é até covardia comparar o orçamento de defesa de um pro outro,porem a lista de paises que superam a Rússia em tecnologia militar,aeroespacial e nuclear acaba ai nenhum pais da europa nem Canadá,Japão, Coréia ou china superam os russos nessas áreas. Isso com um pib bem menor do que até paises de terceiro mundo so imagino oq eles não fazeriam com um pib do tamanho do alemão ou japonês e sem sanções económicas, olhando desse jeito da pra perceber porq tanto o ocidente persegue esse… Read more »
A Rússia tem uma indústria desenvolvida nesses sectores à custa das restantes. Nos restantes países a economia permite esse desenvolvimento. E mesmo assim não me parece que seja algo de muito diferenciador das restantes. Tem alguns produtos de nicho. No nuclear não sei se superam os Japoneses e os Franceses, no espacial a China, etc. E certamente não é pela a Rússia ser, eventualmente, ser uma potência económica e que supere os outros países a razão da perseguição ao país. Se tivessem um PIB como o Alemão, o que seria de diferente? Era imediatamente atacado? Não há povos mais ou… Read more »
Quiz dizer que a russia consegui fazer ate que muito com seu pib pequeno e seu orçamento de defesa muito menor do que o da china e EUA , e se eles tivessem um pib maior conseguiriam investir muito mais nesses setores coisas como seu caça de 5 geração ja taria em produção em massa.
É essa a minha questão, não sei se a economia russa perdeu a dinâmica de outros tempos. O F35, ou outro qualquer projeto, é uma evolução constante apoiada por um grande número de indústrias diversas que estão constantemente a evoluir independentemente do projeto em questão. Mesmo a China tem a sua gigantesca produção industrial que sustenta o seu crescimento militar e não o contrário. É algo que é construído durante décadas e penso que a Rússia perdeu o comboio por não apostar numa economia aberta e competitiva. E tendo em conta o seu PIB e câmbio, o seu orçamento não… Read more »
Mais diferentes do EUA e chia a indústria de defesa da Rússia é seu terceiro principal intem de exportação e contribui com boa parte do seu pib fora que da emprego a muitos russos então a indústria defesa deles têm vantagens por ser estatal.
as primeiras imagens parecem muito com o FS2020 da Saab, mas com entrada de ar ventral ao inves das 2 laterais.
O desenho é do suposto MIG-LMFS
Se depender do investimento deles, devem comprar 3 unidades lá por 2040.. cada ano que passa os russos ficam cada vez mais para trás.
X-32 versão russa.
Em primeiro lugar, a Rússia sempre está desenvolvendo aeronave nova, mesmo que tenha uma ótima já operacional. Em segundo lugar, esse caça é monomotor, ou seja, complementar – e não substituto – ao SU-57. Para sua mente medíocre entender, é o mesmo que o F-15 e o F-16, dois caças com conceitos diferentes e complementares: um pesado, outro leve. Conseguiu entender ou quer que eu desenhe?
engraçado, essa categoria era ocupada pela MIG
Off Topic
Alguém sobre o que tem levado ao Grupo de caça executar mais sobrevoos sobre a região da Barra da Tijuca / Recreio ultimamente? Apenas que eu vi (melhor, ouvi) foram uns 5 nas ultimas semanas
Uma dúvida, seu um país chega hoje na Rússia e pede um caça novo, porém mais econômico, o que os russos oferecem?
Mig-35?, Su-30S?.
Tenho uma visão que a falta de um caça mono-motor prejudica as exportações deles, um exemplo é a Argentina, os chineses estão oferecendo o JF-17 Block III com montagem local e com pacote de armas por 50 milhões de dólares a unidade, o que a Rússia consegue oferecer nesse patamar?
Não sei o patamar dos russos, mas eles só tem o MiG-35 de mais barato, que é bimotor.
Isso já vem há muito anos, o ultimo monomotor foi o MiG-23 e mesmo assim MiG-29 conseguiu sucesso nas exportações. Mas realmente nos dias de hoje, de poucos recursos, deve fazer falta um monomotor para os “aliados”.
A China viu bem esse nicho, não só com o JF-17 mais também com J-10.
Eu aposto no MIG.
Mais um alvo para os caças ocidentais.
Projeto específico para uma Força Aérea de respeito.
Um novo caça furtivo mais barato de operar simples assim !!!
Alguém ai argumentou que a Rússia não produz um maior número de SU57 e T14 pois há muitas unidades de outros modelos no estoque, suficiente para segurar a OTAN.
KKKK
Quase tive que tomar um rivotril kkkkk
ok ok
A Rússia vai produzir o SU57 em quantidades boas daqui a 50 anos, vamos esperar kkkk
Quer Rivotril?
Corra para a farmácia antes que o Biden compre todo o estoque.
Está ficando muito difícil para os EUA.
Bem… até agora eu simplesmente não vi nada confirmado. Ninguém além dos caras que estão tocando o projeto é que sabem, e aposto que nem eles sabem se vai sair do papel/modelo ou não. O que é absolutamente normal, não é demérito algum. Mas lembro-me bem quando a Rússia anunciou quando trabalharia em um projeto de caça de 5ªG, o que veio eventualmente à se tornar o Su-57. Até agora ele já teve até sua categoria rebaixada para algo que é mais ou menos Stealth, e que ainda parece que não conta com seus motores definitivos. É uma aeronave ruim?… Read more »
Leandro quem rebaixou? é novidade pra mim.
levando em consideração o vídeo de divulgação, a novidade é direcionado principalmente para clientes estrangeiros. O vídeo já delinea os principais mercados para o lutador: Emirados Árabes unidos, Vietnã, Argentina, Índia.
https://www.youtube.com/watch?v=u-OZZKnjhRI
Argentina??? bah….
Jura que ainda existe gente que defende a ex-URSS?
A foto! Direto da fabrica.
Agora é engraçado… o pessoal acha uma forma de criticar a russia de qualquer forma.
Esse ano chega ou já chegou: 6/7 SU-57, 2 Yasen-M, 1 Borei, 200 T-14, 40 uran 9 etc…
Vai falir, não sabem desenvolver outros projetos, comunista, feia…
-Senhores, bom fds.
-O senhores viram este artigo?
-Achei interessante colocar mísseis de cruzeiro em helicópteros!
-Já pensou se tais mísseis forem nucleares?
Abraços.
https://br.sputniknews.com/defesa/2021052917597504-helicoptero-russo-mi-28nm-tera-capacidade-de-combate-igual-a-de-bombardeiros-diz-fonte/
Ué, não seria a MIG que desenvolveria esse modelo? Aliás o desenho aí é um conceito da MIG. Se esse projeto ficar com a Sukhoi, então provavelmente a MIG será encerrada. Aliás não entendo por que os russos continuam mantendo esse monte de empresas se canibalizando entre si dentro da mesma organização.
Me chamou a atenção a tomada de ar embaixo, obviamente não tenho o menor conhecimento do impacto disso na assinatura radar/térmica do modelo e é uma observação de um curioso, mas a mim pareceu que esse tipo de localização incomum para jatos stealth.
Notícia muito estranha, quem estava desenvolvendo um caça monomotor era a Mig, inclusive o desenho apresentado é do suposto conceito do Mig-LMFS.
Já nasceu bonito!
Desenvolve? Desde que os F35 e os F 22 americanos apareceram, todos fazem o mesmo tipo de Design. Misturar F16 com o F35 até eu. Desenvolver é ter base própria e não copiar. Isso é o russos e chineses fazem, e vem alardear que é novo, inédito, etc…. Até agora que, desenvolveu mesmo, foi EUA, Suécia e França. A UE está propondo um novo caça realmente diferente de 5.a ou mesmo 6.a geração. Os EUA tmbm. Isso é desenvolver, não essas cópias baratas.