Caças Rafale cortam linha de transmissão de energia em exercício de treinamento de baixa altitude
Em 17 de fevereiro de 2021, dois caças Dassault Rafale da Armée de l’Air et de l’Espace (AdlA, Força Aérea e Espacial Francesa) da 4ª Escadre de Chasse (EC-4), com base na Base Aérienne 113 Saint Dizier/Robinson, cortaram três linhas de transmissão na aldeia de Castellet (Alpes de Haute Provence).
As linhas de energia partidas iniciaram um incêndio e privaram cerca de 300 moradores de eletricidade por horas. O fogo foi extinto por bombeiros e não foram registradas vítimas.
Os dois Rafales haviam decolado da base aérea Orange/Caritat (BA115) em Vaucluse para um exercício de treinamento de baixa altitude.
Embora ambas as aeronaves tenham pousado com segurança, uma delas sofreu danos consideráveis, como mostram as imagens divulgadas.
FONTE: Scramble Magazine
Ainda bem que foi só danos materiais, o prejuízo foi considerável, mas ainda bem que ter conseguiram pousar pois voando a baixa altitude e grande velocidade se caísse não sei se daria tempo de ejetar!
Sim, há algum tempo um piloto de AMX em acidente similar aqui no Brasil infelizmente não teve a mesma sorte.
O acidente com o A-1 ocorreu em dezembro de 2012 na divisa de SC com o RS. A aeronave 5540, do esquadrão Poker, colidiu com uma linha de transmissão de energia da usina de Machadinho, e caiu na barragem., matando o piloto, o capitão Halmenschlager.
Deu pt no rafinha agora cabeças vão rolar…
PT? Acho que não.
Em menos de 6 meses estarão voando novamente.
Interessante essa parte do Rafale feita de material composto.
Sim.
Interessante mesmo. Parece aqueles móveis de MDF.
Ri muito….
2!!!!!!!!
Me pareceu a mesma coisa quando vi a primeira foto
Uai, pensei a mesma coisa. Esse trem de material composto é madeira com cola e depois fazem laminação. Isaque meu sobrinho faz também!
Realmente.
A maior parte das superfícies externas são feitas de material composto.
Esses materiais compostos ajudam a diminuir o RCS do caça?
Sim.
Materiais metálicos refletem mais ondas de radar.
Compósitos menos.
O problema é que tem lugares que não é possível usar compósitos, como o Motor por exemplo.
Compósitos não gostam muito de altíssimas temperaturas e Raios UV, degradam com o tempo.
Sim mas sua principal função é reduzir o peso do avião. Quanto a suportar corte por cabo elétrico de alta tensão aí tenho lá minhas duvidas de qual é mais resistente, por que a estrutura em aluminio deforma menos e dependendo da “geometria de corte” é capaz até de ser pior. A estrutura do AMX que foi acidentado também numa linha de transmissão (perto da UHE Machadinho no Rio Grande de Sul) possui uma estrutura toda em aluminio. Se olhar para o bloco que contem a turbina é uma parte muito rígida (para ter uma idéia é usinada a partir… Read more »
Olhando a segunda foto dá para perceber que o Rafale atingiu o cabo eletrico “de raspão, à esquerda do piloto. A laçada do cabo rasgou parte da fuselagem à esquerda do piloto e o tanque de combustivel externo; imagino que atingiuo eixo de giro do canard e se rompeu ali ou mesmo antes de atingir mais criticamente a estrutura. Se fosse aluminio acho que deslizaria plea estrutura e provavlemente teria arrancado o canard ou algo assim.
Vamos ver também que tipo de cabos foram cortados. No caso do Rafale, eu duvido muito que tenha sido cabos grossos de linhas de transmissão de longas distâncias.
Uma vez eu chutei uma pedra, meu dedão abriu igualzinho.
Pensa no susto, uma vez eu voando uma linha de pipa enroscou no meu rotor de cauda.O cara fica alguns meses pensando no pior
Quem mandou você não instalar uma Antena de Cortar Linha de Pipa.
esta foi ótima… kkk kkkk kkk
Não sou o dono hahahah
Mas veja, falando sério, que muitos helicopteros tem aquele dispositivo para cortar linhas de transmissão na região da conexão do eixo principal com o rotor. Aliás, foi este dispositivo que serviu de inspiração para o dispositivo, obrigatorio por lei que ninguem obedece, para todas as motos… Mas também quem viu alguem cortado por linha de pipa revestida com cerol não deixa de ter a antena corta linha na moto…que nem os americanos no Vietnã cujos jipes tinham um dispostivo deste tipo, certo? Se o seu helicoptero for um simples R22 da vida pode comprar esse aparato e mandar instalar…vai que… Read more »
As leis no Brasil são formuladas de uma forma curiosa. O cerol na linha é proibido desde um tempão. Aí ninguém liga pra coibir isso e como o Estado não faz sua parte, sapeca uma lei obrigando o motociclista a ter as antenas…
A Cartografia das cartas eletrônicas falhando aí….
Precisam atualizar as cartas WAC da França.
1 : 250.000 ou 1 : 500.000. Não se navega a baixa altura com WAC (1 : 1.000.000).
Correto CAP, CNAM pra navegação militar
…
Ainda bem que ninguém se feriu .
O duro é que toda organização ou empresa de grande porte sofre com um percentual de acidentes e a luta diária é administrar o risco de maneira a não perder vidas e minimizar danos materiais.
Além de eficientes, provaram ser robustos. Se fossem F35 (muito mais caros) teriam explodido, já que caem sozinhos.
Essa conclusão é sua, apenas.
Baseado em quê vc afirma isso?
Nas vozes da cabeça dele ué rsrsrsrs
Mas em questão de letalidade é muito superior ao rafale , já que argumentou sem baseamento, eu também posso . Questão de opinião
Perdão “embasamento”
O piloto era o Joe Mirolha do Casseta & Planeta?
Muita mas muita sorte!
A parte aparente do tal material composto parece fibra de vidro misturada com madeira. kkk
Este tipo de acidente serve para chamar a atenção sobre como estão desleixando para o cuidado com luzes de sinalização de antenas, notei que muitas antenas de comunicação estão ficando sem a tradicional luz de sinalização na ponta e isto não é exclusivo do Brasil.
No passado um AT26 Xavante teve um acidente levemente similar em Fortaleza, quando um alvo de treino rebocado saiu levando alguns fios de alta tensão juntos… uma galera ficou sem energia durante alguns dias!