Croácia recebe ofertas melhores e finais de caças
A Croácia recebeu as ofertas finais de quatro equipes governamentais na esperança de garantir a exigência do país de substituir seus caças MiG-21 ‘Fishbed’ da era iugoslava
O Ministério da Defesa (MoD) anunciou que as ofertas BAFO (best and final offer) dos Estados Unidos para o Lockheed Martin F-16V Block 70/72 Fighting Falcon, de Israel para as aeronaves excedentes Block 30, da França para o excedente Dassault Rafales e da Suécia para o novo Saab Gripen C/D foram todas recebidas.
O governo croata recebeu ofertas de cada concorrente no início de setembro, mas deu a cada licitante a oportunidade de apresentar sua melhor e final oferta até 11 de novembro.
“O processo de tomada de decisão a nível estatal terá início no início de 2021 e inclui o parecer do Comité de Defesa do Parlamento Croata e do Conselho de Defesa e a decisão do Governo da República da Croácia sobre a oferta mais favorável de um aviões de caça multiuso”, disse o Ministério da Defesa. “Os dados são tornados secretos por nós e pelos licitantes. Durante o processo de avaliação e seleção da melhor oferta, não podemos ir a público com dados detalhados.”
A Croácia está procurando 12 caças para substituir seus antigos MiG-21s em uma base um por um (embora apenas entre três e seis ainda estejam operacionais, apesar da frota ter sido revisada na Romênia em 2003-2004 e recebendo uma pequena atualização na Ucrânia entre 2013 e 2015.
FONTE: Jane’s
Adivinha quem vai ganhar? Adivinha…
Com certeza algum lobista e algum político no meio. Quanto à aeronave, um mistério ainda
A Croacia não é Brasil…capiche1
Informe-se mais sobre a Croácia. Em geral, os países da antiga cortina de ferro estão entre os mais corrúptos do mundo (Rússia incluída).
Editado.
Informe vc melhor do que pelo jeito nada sabe sobre a Croácia. a Dalmácia não é teu Rio de Janeiro não meça a terra de outros pela tua!
Talvez você pode discordar de um comentário de um ou outro amigo, mas você perde toda a razão a usar em sua defesa uma ofensa a todos os cariocas, que em maioria são trabalhadores,e vítimas da ganância humana causada por diversos fatores, entre eles a corrupção. Por fim na minha terra este tipo infeliz de comentário em que se defende ofendendo terceiros que não tem nada a ver com o fato se chama no mínimo falta de educação.
Quem fala o que quer ouve o que não quer.
A Croácia também tem:
Não venha querer convencer-nos que o este pequeno país da antiga República Soviética é referência em gestão limpa e combate à corrupção, por que não é.
“pais da antiga Republica Sovietica”…então tá…sabe muuittooo! kkkkkk
É que ele ainda esta no século 19 quando existia a Iugoslávia.
pra que isso amigo… calma… pega leve … desnecessário ..acompanho essa página desde 2009 , debates acalorados , vai por mim , pega leve a turma aqui é do bem…fica de boa.
A Croácia está em 55° pelo índice de percepção de corrupção, com 49 pontos. Cuba está em 60° com 47 pts, o Brasil está em 79° com 40pts, mesma pontuação da China, o México em 123° com 30 pts e a Russia em 131° com 29 pts.
Estonia em 22°, Polonia em 29°, Eslovenia em 31°, Lithuania em 38° e por ai vai….
Corrupção é universal, tudo bem que nessas terras ela é endêmica, mais ela é universal, um dos poucos países que não existe mais corrupção é na Venezuela, a inflação é tão alta, que colocar na cueca é impensável, para 1 milhão de dollar são necessários 2 carretas do dinheiro deles.
Vendemos lote de 100 cuecas com bolso estratégico, capacidade 100 notas, oferta especial para clientes de Brasilia, enviamos para qualquer capital, moldamos bolsos imperceptiveis em forros de paletós, capacidade 120 notas, sigilo absoluto. kkkkkkkk
Foi pra isso que a Venezuela lançou a criptomoeda Petro!
Saudações Ivan! Eu não conheço a Croácia e concordo q não é o Brasil, porém, a corrupção é do ser humano. Recentemente eu li sobre um processo de corrupção envolvendo aquisições de aviões pela Garuda, da Indonésia (18 jatos CRJ 1000). E as acusações, já com prisão do ex-CEO da garuda, envolvem o Reino Unido, Canadá, França e a própria Indonésia, num único pacote. E o pagamento foi feito pela Air bus Sem falar ainda nis casos de corrupção envolvendo Os rafales para a Índia. Em resumo, a Europa não é tão limpa assim… A transparência reduz a corrupção, mais… Read more »
Caro Ivan. De fato a Croácia não e o Brasil… Nem e a Argentina nem a Finlândia. O que você queria dizer sobre esse comentário geográfico? Aliás a Croácia também não d nem o Rio de Janeiro nem São Paulo.
Se eu tivesse o poder da adivinhação estaria pensando nos próxmos numeros da Mega sena KKKKK
E como tem se acumulado, cada loucura de números.
Eu chuto os F-16V israelenses…
O texto e confuso, más os F-16V sã a oferta da fabricante americana, a oferta Israelense e o F-16 block 30, a da fmFrança os rafales e da suécia o nosso gripen.
Cristiano, não seriam os nossos Gripen, que são versão E, mas sim os da versão anterior, que são os C.
Tio Sam não deixa se não fôr bem velhinho e de segunda mão, com sistemas israelenses não pode, estariam fora do contrôle dos E.U.A.N., o 70/72 pode, estaria sob contrôle, o mesmo oferecido na India.
É dificil para mim entender, mas pode-se desconfiar.
Israel NÃO tem F 16V.
“da Suécia para o novo Saab Gripen C/D”
E/F Talvez?
E/F muito caro para a Croácia.
O Poder aéreo poderia começar a fazer um bolão !! 😉
Hahahahaha !!
Se são muito caros para a Croácia, os C/D tem chance, tendo em vista a concorrência. Mas eu diria que os F-16 Israelenses tem muitas chances.
O Gripen C/D ainda é fabricado?
Sim.
O melhor aparelho seria o F16V 70/72, visto que o Gripen é da versão C/D.
Mas o preço…
Na minha opinião houve coisa estranha nesse processo, a Croácia estava negociando diretamente a compra dos F-16 Barak usados de Israel, os norte americanos impediram a venda. Foi feita então a concorrência onde além da França e da Suécia, os E.U.A.N. entraram com o F-16 block 70 (alguns publicam 70/72), teria sido uma tentativa norte americana para apresentar um preço imbativel no seu pacote de F-16, tendo em vista as tratativas anteriores da Croácia com Israel de venda direta? Pois bem, como não conhecemos muitos detalhes pelo sigilo, fica a dúvida, mas sera que a Saab não ofereceu também o… Read more »
Acredito no Gripen C/D.
Mig-21 croata na 1/100. Coleção recém lançada na Argentina. Só aguardando no Brasil. https://youtu.be/yoTZA3JnxLQ
Grandes saudosistas.
Gripen C/D, Bom, Bonito e Barato…. Gripen E/F?! Rsrsrsrs A SAAB sabe que os croatas precisam de algo operacional, para o mais rápido possível, a um custo aceitável… E se eles, croatas, quisessem um caça com AESA, IRST, etc… Muito provavelmente seria o F-16V quem levaria… Essa notícia só confirma o que a muito eu vinha dizendo, aos que acreditavam em Saci Pererê, a SAAB nunca deixaria de ofertar o C/D por causa do E/F… Os sonhadores de plantão viviam dizendo que a SAAB nunca mais ofertaria Gripens C/D novos… Que o futuro seria de mais e mais Gripens E/F….… Read more »
O engraçado é que, acompanhando a anos e anos as discussões por aqui, eu nunca vi esse tal papo de que a SAAB deixaria de produzir os C/D. Nunca.
.
Inclusive, a própria SAAB sempre deixou claro que existe mercado para os C/D, faz teeempo.
.
A única coisa que eu vejo, é você vindo em toda matéria de Gripen C/D falar que erramos ao comprar Gripen E/F ao invés de um Gripen C/D, pq isso deixaria aberta a necessidade de comprar um caça mais performance que os C/D: Rafale.
Posso quase afirmar que se tivessemos comprado os Rafale naquela época, hoje estariamos pagando as melhorias introduzidas depois (maior custo ainda), isso se a FAB optase por isso, caso contrario estariamos sem AESA, com um radar de curto alcance, Pod de designação inferior, um leque de armas possiveis menor.
Se só “quase pode afirmar”, então não soube depois o que foi divulgado… Tudo o que o Gripen E/F um dia pretenderá ter, talvez, na melhor das hipóteses, em 2023-25, o Rafael entregaria em 2013…. Ou seja, dez anos antes… Detalhe, capacitando técnicos de empresas brasileiras (nos mesmos moldes do que já temos com a AEL, por exemplo, já que não se questiona isso) para fazer os serviços no Brasil… Aliás, a Omnisys, por exemplo, exporta do Brasil radares e é fornecedora mundial da Thales (produtora dos sistema embarcados do Rafale)… Quem irá fazer o serviço de manutenção e fornecimento… Read more »
Na minha opinião também, mas vamos lá saber o que anda na cabeça dos militares daquele pais ou até no “toma lá da cá” possivel.
Croácia irá de Rafale.
Caças F-16 novos são muito caros. Os F-16 de Israel estão no osso e o Gripen C/D em desempenho é inferior aos demais concorentes.
A Argentina e Uruguai deveriam fazer o mesmo!
A França tem Rafale excedente, e o momento de negociar é agora.
Se a Croácia comprar o Rafale, vai acontecer o mesmo que aconteceu com a Áustria quando comprou o Eurofighter: vai ficar no chão.
A Croácia precisa de um caça que cumpra a missão e que seja barato de voar.
Deve fazer o que fizeram a República Tcheca e a Hungria: comprar o Gripen.
Existe uma regra que normalmente é aplicada ou que deveria, a relação custo benefício e existe a regra relação do quanto eu levo, segundo a Transparency International a Croácia da um banho no pais do bozo miliaciano, de 180 pesquisado, aparece na posição 63, então a primeira opção é mas provável.
vc viu que o país do bozo miliciano está junto com a china defensora das liberdades e muito, mas muito, a frente da Russia, defensora dos oprimidos?
O Nilton vive em um mundo paralelo, no qual as tabelas são vistas de baixo pra cima… Cada uma q pouco aqui…
O Gripen C/D oferecidos caso venha com a atualização MS20 é um forte candidato custo benefício.