Israel vai se opor a qualquer venda de F-35 dos EUA ao Catar
JERUSALÉM — Israel vai se opor a qualquer venda dos EUA de aviões de combate F-35 avançados para o Catar, disse o ministro da inteligência de Israel no dia 11 de outubro, citando a necessidade de manter a superioridade militar israelense na região.
O ministro da Inteligência, Eli Cohen, fez os comentários em resposta a uma reportagem da Reuters de que o Catar – cujas ligações com o Irã perturbam Israel – apresentou um pedido formal a Washington para comprar o jato furtivo da Lockheed Martin Corp.
Os Estados Unidos consultam Israel sobre as propostas de vendas de armas avançadas para outros países da região, sob o princípio de preservar a “vantagem militar qualitativa” de Israel. Algumas dessas vendas avançaram mesmo com objeções israelenses.
Questionado sobre se Israel se oporia a uma venda de F-35 para o Catar, Cohen disse à Rádio do Exército: “A resposta é sim. Nossa segurança e superioridade militar na região são as coisas mais importantes para nós. Nossa região ainda não se transformou na Suíça.”
FONTE: Reuters
Estão mais do que certos! Quero quem vai mandar nessa: dinheiro ou Israel!
Ainda precisa perguntar??? Israel!!!!!
Deve ser porque Israel, que já testou o F35, acha que o avião é muito ruim, muito caro, que suas capacidades não são muito superiores a qualquer avião de 4° geração, que só comprou o avião por pura pressão dos EUA, exatamente como alguns colegas tanto repetem aqui, e quer proteger os contribuintes do Catar.
Bom, ninguém diz que o avião é ruim mas que tem muitos defeitos. Talvez defeitos demais. Uma questão é quanto esses defeitos; que toda aeronave nesse nível possui; irá afetar sua missão. A outra e óbvia questão é que um adversário poderá ter acesso tanto aos defeitos quanto as virtudes do F-35.
Exatamente.
Os árabes terão, no mínimo, acesso às mesmas armas que Israel tem.
Essa é a questão.
O US Congress acaba de aprovar legislação que requere que os Estados Unidos peçam permissão a Israel antes de efetuar qualquer venda de armas a países da região. Aqui está a matéria no Haaretz, jornal israelense.
A relação EUA-Israel hoje mais se parece à Brasil-Portugal pré 1822.
https://www.haaretz.com/amp/opinion/.premium-why-is-the-u-s-playing-along-with-israel-s-veto-over-american-weapons-sales-1.9086026
O que é vergonhoso.
É sério isso? Kkkkkkkkk e eu achando que o Brasil era vassalo, EUA agora se superou na vassalagem, e pior, para um país que no cenário mundial não tem a importância nem de uma ameba na natureza kkkkkk
Isso é culpa dos evangélicos que acham que tem que puxar saco de Israel para entrar no céu.
Se isso virar uma lei de fato, vai basicamente alienar os outros aliados dos EUA na região e atira-los nos braços da China e da Rússia.
Olá Andre. Pois é. Além disso, tivemos uma longa discussão sobre a vantagem ou desvantagem do F35 no contexto da FAB, das limitações de contrato de vendas (como não ter acesso aos códigos-fonte) ou das condições de venda (como ausência de OffSet ou impedimentos de produção). Pacientemente explicamos isso sempre. Pacientemente continuaremos explicando, né?
É muito diferente do avião ser ou não adequado para nossas necessidades, e concordo que não é, e dele ser um fiasco apenas adquirido por lobby do governo americano como nossos colegas novamente repetem.
O Catar opera o lendário f15 e talvez o melhor 4° geração Rafale. A Israel agora se opôs ao f35 é porque sabe que o avião é muito superior a qualquer 4° geração. Se Israel tivesse comprado o f35 apenas por lobby, não iria se opor a venda ao Catar.
Correto, caro Camargoer!
Olá Andre. De vez em quando eu acerto uma … riso
A perfeição só existe em nossas mentes. As notícias vindo dos usuários do F35 mostram que suas virtudes são muito mais significativas que suas falhas.
A grande questão é a quantidade de colegas que pintam o F35 como se fosse um fracasso e que ele só está vendendo o quanto está por pressão dos EUA. Está notícia mostra mais uma vez que o F35 está entregando o que prometeu e que seus usuários estão comprando porque ele é bom.
André, como você pode ver, dizem sim que o avião é ruim, dizem inclusive que ele é um fiasco. Você pode não dizer, o de camargoer pode não dizer, mas dizem….
O fato de Israel se opor ou não à venda não tira o título de fiasco que o caríssimo avião ostenta.
Além do mais, é o que ele pode fazer.
Porque não vai poder se opor à venda de Su-57 ao Irã, Iraque, Argélia e outros ou J-20 ao Paquistão, por exemplo.
Venda do su57? Que venda do su57? Como vai se opor a uma fantasia que só existe em sua imaginação?
Mas se tem cliente querendo comprar, porque é fiasco? Você tem que se decidir!
engraçado que não lembro de ter lido nada sobre os aviões de Israel darem problemas
E nem vai ler.
Vc vai ler que eles destruíram 20 sistemas anti-aéreos, 50 tanques, e mataram mil iranianos.
Antoniokings: ” destruíram 20 sistemas anti-aéreos, 50 tanques, e mataram mil iranianos “, na manhã de cada dia, porque os pilotos ainda estão com um pouco devagar. Nos outros turnos as quantidades dobram ou triplicam, certamente … Realmente, agora que mencionaram, não lembro de ter lido nada de problema nos F35 israelenses.
O fiasco já tem mais unidades que o J20 e o SU 57
Como eu disse no comentário inicial, Israel só quer proteger o contribuinte do Catar deste fiasco, não?
Melhor resposta que eu li…
os super entendidos que sempre repetem o “fiasco do F35”
Pois é, entendem mais do que os líderes das forças aéreas de Israel, do Japão, da Coreia do Sul, agora do Catar….
Triste mesmo, ispicialistas aqui achando que devemos ficar na pré historia. Temos que ter o melhor, independente ameaças. Só fossemos coerentes estaríamos com caca nativo de quarta geração e produzindo/desenvolvendo caca quinta geração. VerBA tem, USS 25bi entre as dez maiores mundo. Vão continuar discurso que gasta tudo com pessoal e Paraguai/ america sul e fraca.
Boa, mais ou menos isto. Fanboy e complicado.
A maior potencia do mundo abaixando a cabeça pra Israel…
Depois falam que o lobby Israelense no governo Americano não existe.
Acho que falta ai alguma interpretação do texto
O que diz é que Israel se vai opor a qualquer venda se o Qatar quiser comprar F-35. Depois disso, se os EUA não venderem F-35 por pressão de Israel, voçê pode dizer algo parecido
No entanto, sabendo da relação do Qatar com o Irão e de algum forcing dos aliados árabes dos EUA na região… duvido que vão ter F-35. Seria meio caminho andado para o Irão ter acesso ao avião.
Percebe porque uma possivel nega não significa “abaixar a cabeça a Israel”?
Se você fosse o vendedor e tivesse que escolher entre um de seus maiores clientes e outro, que eventualmente compra algo, quem você escolheria?
Exato, vejam fiasco venda armamento ponta Ira no passado. Pessoal tem memoria curta. Erro quase se repetiu com Venezuela.
Faltou aulas de interpretação caro amigo.
Irão fazer oque?! Boicotar e sancionar os ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA?!
Duvido…
kkk, não dá para duvidar.
tecnicamente Israel tem condições de disputar com EUA venda militar. Os EUA mantem Israel em rédea curta visto esta condição de superioridade e suporte segurar vendas israelenses. Em jogo bilhões de dólares e empregos. EUA e Israel náo são bobos, jogam jogo lado a lado.
Wag the dog.
Olá Smichtt. Lembrei de um filme do Robert de Niro e Dustin Hoffman com este título….. “wag the dog”
Certamente.
Desculpe, li sem óculos. Pensei que perguntara se eu conheço o filme.
Mais é muito amadorismos desesperado dos americanos isso! Vai lá, vende para o Catar. Ai misteriosamente sem quere os iranianos tem todas as informações importantes do F35. Essa tentativa de venda ao Catar é tão fora da realidade que não acredito nela e acho que não passa de Fake news!!! como diz o homem.
É a extrema necessidade de fazer dinheiro em um momento de crise aguda.
Pode ser ate jogo cena, eu venderia mais lobby israelense náo deixou. Já citei acima. EUA e Israel jogam juntos. O resto e romantismo de certos comentaristas.
Jacó manda nos bancos do mundo, em especial os dos EUA, então última palavra é de Jacó.
Quem manda nos bancos do mundo é o crime organizado! Alias o sistema financeiro como um todo é um braço das organizações criminosas.
Você ta meio ultrapassado pensamento. Querendo arrumar desculpa pelo fracasso nos outros. Deve ter um Jaco de baixo sua cama, toma cuidado.
O Catar é acusado de financiar o Estado Islâmico.
AS também, mas ninguém liga para quem financia o EI.
Caro Groosp. Pois é. O Catar e os sauditas. Aliás, foram os sauditas que financiaram Bin Landen e os EUA que armaram o Talibã. Alás, os EUA negociaram com traficantes e furaram o próprio bloquei imposto ao Iran.
Eu admiro Israel, sem brincadeira:
Além de ser sustentado ainda impõe as condições para ser sustentado, kkkkkkk
Malandro é malandro…
Qatar ajuda a finaciar a Turquia e o Irã, então duvido que eles tenham o F35
Na minha humilde opinião, esta venda não acontece.
Os EUA farão oferta de alguma outra aeronave para tentar manter o negócio ou, não haverá venda de F-35 ao Qatar ou a qualquer outro país árabe.
Se os israelenses tivessem insistido em projetos de aeronaves 100% nacionais e não se colocado de joelhos aos EUA com certeza teriam uma aeronave de 5ª geração superior e exclusiva sem preocupação de equiparidade com as nações vizinhas!
israel ta sendo o porta voz da Arábia saudita e dos emirados árabes unidos que tbm não querem essa venda.
Se fosse tanto defeito assim Israe não ia se opor as venda dos f-35 para o catar ..
Caro Slow. São três fatos inegáveis. 1. O F35 é muito superior aos caças em operação em diversos países. 2.O desenvolvimento do F35 tem apresentado muitos problemas. 3. O aparelho é caro de comprar e caro de manter.
Caro de comprar, equivalente ao preço que pagamos gripen, esta com preço bem competitivo em relação caças quarta geração. Agora querer equipamento de ponta mais barato que F5 estais brincando. Como VC sabe tecnologia custa bastante, compara qualquer produto de tecnologia, isto e básico. Segurança de ponta custa caro, náo se iluda. Na hora pega, vale treinamento, equipamento e sustentar combate. O resto e desculpa de pensamento terceiro mundo.
E isto, tecnologia de ponta custa em qualquer campo. Com segurança náo se brinca, tem que ter melhor, em quantidade, capacitar pessoal e manter bem treinado e capacidade sustentar combate. E por fim trabalhar muito e rezar para nunca ter que usar.
Livramento para o Catar. Esse caça é B.O. Cheio de problema. Qua o anãodo mal faça bom proveito.