IMAGENS: Caça F-39 Gripen da FAB é rebocado pelas ruas até o aeroporto
O primeiro caça Gripen da FAB, que chegou de navio ao Porto de Navegantes em Santa Catarina no dia 20 de setembro, foi rebocado pelas ruas da cidade na madrugada desta terça-feira até o aeroporto Internacional Ministro Victor Konder.
A decolagem do avião está prevista para o dia 25 de setembro, quando ele voará até as instalações da Embraer em Gavião Peixoto no interior do estado de São Paulo.
As imagens são do spotter Lean Moraes.
So no aguardo do primeiro voo em ceus brasileiros
Quando vc e criaça e quer muito brincada com seu brinquedo novo
Lembro quando era criança e esperava meu irmão mais velho chegar da locadora com umas fitas de Nintendo na sexta feira. A sensação é parecida hahaha
Previsão de testes essa semana, quarta ou quinta.
Fiquei meio emocionado.
2,
3
Parabens Brasil
Que inveja do cara que esta no cockpit do Gripen hein!
Pensei exatamente nisso, vai ter história para contar.
Esta chegando a hora do primeiro voo no Brasil!
Que beleza e que segurança é essa? Cuidado com a criança aí e aguardando o primeiro vôo!
Que loucura! Imaginem nós desde o FX acompanhando cada passo, cada notícia sobre o novo caça da FAB, aguardando ancioso para ver ele em fotos em território brasileiro e eis que algumas pessoas, que nem sabiam de nada, nem imaginavam que veriam um caça da perto, passam por ele na rua. Aafff…
Verdade cara la se vão muitos anos, sou um viúvo do su 35, mais vendo as ultimas simulações do caça,e todo o resto na net, tenho que reconhecer que foi a escolha mais acertada sem duvidas
SHOW!
Pensei que seria levado por uma carreta, como são feitos con os F5 de Guarulhos até o PAMA-SP.
Deve ser preferencia da SAAB fazer assim, já que todas as outras fotos dos Gripens sendo entregues para outros países foram assim tbm.
De Guarulhos até o PAMA a distância é bem superior ao que fizeram com o Gripen rodando…
olhem o mapa, do porto ao aeroporto são 4km
Muito bem observado… na verdade eu moro na região… e existe um terminal portuário do mesmo lado do aeroporto, então fica menos de 1 km até o aeroporto.
grato.
Ate ia pesquisa isso, era minha dúvida. Grato.
Também pensei mas ao ver as avenidas curtas aí, esse tratorzinho foi o melhor!
Pelo jeito o asfalto é impecável!!
Mas é uma temeridade esse deslocamento!
metade do trecho é asfalto novo feito semana passada
inclusive foi feito um novo portão no muro do aeroporto exclusivamente para encurtar o caminho
Por que? Isso é feito em muitos países. O piso estando em condições, o deslocamento sendo feito em horário sem movimento, com escolta e segurança, não há problema algum…
Olá Sergio. Foi tudo bem planejado. Inclusive as rodas traseiras vieram junto com o avião.
Um pouco off topic, Pergunta de leigo: Faz sentido alocar todos os Gripens em Anapolis? Porque?
Manutencao mais facil, e esta num ponto central do pais.
Jowzis, Faz sentido nos primeiros anos de operação sim, pela facilidade logística e de manutenção e de otimização dos custos no início de implantação da aeronave. Se a opção para estes 36 iniciais for realmente por dois esquadrões de 18 aeronaves cada – no caso serão o Jaguar e o Adelphi (este último sendo reativado), continuará fazendo sentido caso sejam encomendados novos lotes para reequipar os outros 4 esquadrões que atualmente voam jatos de combate na FAB, em Santa Cruz, Manaus e Canoas (F-5M) e Santa Maria (A-1 / A-1M). Sendo que idealmente, na minha opinião, apenas uma destas duas… Read more »
Aceito o seu argumento Nunão, no curto prazo pode fazer algum sentido, apesar de notar que serão no mínimo 6 anos pra ter os 36 aqui, tomara que o curto prazo da FAB não se estenda muito além disso. Imagino que um dos sentidos da descentralização é ter meios disponíveis para responder a eventos imprevisíveis, um evento terrorista, um sequestro de avião (como já aconteceu no Brasil), uma invasão de espaço aéreo não autorizada, um avião com pane total nos seus instrumentos de navegação que precise de apoio rápido, etc. Se fosse apenas para um conflito declarado, em que as… Read more »
As bases no EUA tem em media 75 caças, Santa Cruz pode até ser pelo fato da proximidade com os complexos tecnológicos, as outras ficaram com amx e f5, super tucano.
Que inveja poder ver de perto o Gripen e de “graça” sem precisar ir até uma base aerea ou show aereo.
Quem é de região e tava acordado se deu bem
Em qual hangar ele deve estar, alguém saberia informar? Pois a FAB, ao que consta, não possui instalações próprias de hangaragem no aeroporto de Navegantes
Tecnicamente a aeronave está sob os cuidados da EMBRAER/SAAB, que devem ter alugado as instalações no local.
Quanto a infraestrutura, toda a área de um aeródromo público é de propriedade da União, administrado por uma Empresa (pública ou Privada) e seus hangares concedidos (posse) à terceiros. Tenho certeza que, com o apoio da FAB, não houve dificuldade na hangaragem da aeronave. Alem disso trata-se de uma questão de segurança nacional.
Não duvido que seja o hangar da Havan.
Olá Cel.Nery. Se a FAB usou o hangar da Havan, o pessoal civil vai ter que usar terno verde e gravata amarela.
Nada mais patriótico!
Olá Cel.Nery. Nada mais, patriótico.
Que p***a de logística é essa?! Fizeram isso pelo fato de ser o primeiro e para querer mostrar o brinquedo?
O trajeto foi de pouco mais de 1,5 km e a operação durou cerca de 30 minutos.
Realmente, Galante. Eu não sei qual o problema que muitos veem nesse tipo de deslocamento. Algo normal, feito com toda a segurança, organização prévia e profissionalismo. Outros países tb fazem o mesmo….basta procurarem na internet outros exemplos.
Olá Flanker. No documentário Fahrenheit 9/11 de 2004, o Michael Moore mostra o translado de misseis intercontinentais pelas ruas de uma cidadezinha até a empresa que faz a manutenção dos foguetes. Imagino que, ao contrário do filme do Superman de 1978, a marinha e a força aérea dos EUA transportaram os mísseis equipados com suas ogivas nucleares, o que permitiu ao Lex Luthor rouba-los para explodir a falha de San Andres.
Tanto tem logística, que escolheram Navegantes, porque a distância entre o porto e o aérodromo é de 1,5km. Se escolhessem Santos, Rio de Janeiro, Vitória, Paranaguá, etc… certamente seria mais dificil.
Que p***a de comentário é esse? Desinformado e cheio de inveja?
No Foicebook o lar da ignorância, a gente até entende esse tipo de comentário.. Mas aqui???
A que nível descemos..
Relaxa jovem. Logística super adequada, deslocamento super curto, asfalto novo, combinação perfeita. Tudo certinho. Pare com esta mania de se achar inferior em tudo.
Já que não teve desfile de 7 de setembro aki em SC esse ai compensou…
Não entendi e acho que só a FAB pode explicar a decisão de desembarcar em Navegantes. O aeroporto de navegantes tem uma boa pista de 1700 m (com folga para o Gripen), OK. Fica perto do porto, também OK. Mas é um aeroporto civil com instalações modestas. Não seria melhor a Base Aérea de Florianópolis?
Mas o Gripen tem essa vantagem, opera com pouco infraestrutura. E ele não vai ficar lá por muito tempo, a maior dificuldade é justamente o transporte do porto para o aeroporto, e Navegantes é o que mais facilita isso. Qual seria a logística para fazer um transporte do caça para a Base de Florianópolis?
Meia hora de deslocamento, sem problemas, aeroporto com estrutura. Por que mandar para Florianópolis que esta a 100Km do porto? Para o caminhão correr o risco de bater na estrada, atrapalhar o transito. Ser racional ajuda as vezes, fica a dica.
Precisamos de ao menos 72 desse brinquedo para ficarmos minimamente protegidos!!
Olá Leonardo. Eu não sei. Talvez a FAB precise de 60, ou 90. Além disso, será preciso determinar quantos serão da versão F ou da versão E. Esse número só poderá ser estimado com mais exatidão após a avaliação do desempenho da versão F. Acho que por enquanto qualquer número
eu queria saber a hora da decolagem, moro aqui perto e gostaria de ver ao vivo.
Informação “ultrassecreta” da FAB!!!
Eu que filmei
Já que ele pode decolar de pistas curtas, já poderia ter taxiado no final da rua, ligado o motor e mandado bala no GE.
Sairia rasgando pelo asfalto e ao levantar voo levaria consigo uns “Kichute” e linhas de pipas espalhadas nos fios. O único risco seria não ver uma lâmpada pública apagada por já ter queimado a uns 5 anos ou mais e daí bater uma asa ou mesmo o bico do nariz na dita cuja.
Brincadeiras a parte. Que venham todas as “crianças” acompanhadas de mais um ou dois lotes.
Pelas imagens, acredito que ele tenha passado em frente a casa da minha ex sogra, que pena que ainda não esta armado e operacional, poderia descarregar em cima da bruaca.
Todo país transporta assim,seja em cima de um caminhão ou puxado por um tratorzinho…
Depender de brasileiro,ele deveria ter levantado voo de dentro do porto.
Para quê complicar se o aeroporto fica próximo ao porto?!