VÍDEO: Treinamento para pilotar o Gripen – parte 2
Você tem ideia de como seria estar à deriva em alto mar, durante uma tempestade? O piloto de testes da Força Aérea Brasileira sabe!
Major Abdon está passando por uma série de treinamentos, na Suécia, para pilotar o Gripen.
Dentre as etapas do curso está a simulação de ejeção na água e os testes na centrífuga para suportar a carga de 9Gs. Saiba mais sobre seu treinamento neste vídeo.
Boa notícia e vamos em frente!
Não basta resistir a força G, precisa resistir e continuar pilotando e isto parece ser simulado também.
Prezados, alguém tem o conhecimento se a FAB possui uma estrutura como essa para dar esse tipo de treinamento, como o que foi demostrado no vídeo? Pois o aviador mencionou que é a primeira vez dele nesse curso. E se não tem, será que terá para treinar os futuros pilotos de Gripen. Porque foi realizado obras de novas estruturas em Anápolis. Abraço.
Com certeza se não tem terá que ter pois para este equipamento gripen não há como operá-lo sem todos esses pré-requisitos e com certeza sairia mais caro ficar mandando cada piloto para a Suécia treinar. Minha opinião.
Não tem centrífuga no Brasil. Uma foi adquirida da França há muitos anos atrás, e NUNCA foi montada. Venceu na caixa.
Não acredito….. Meu cacimba!
Minha nossa… Que incompetência…
Esse é o Brasil que conheço. Compra, paga caro, não usa, deixa estragar e depois corre atrás para comprar outro e o ciclo continua.
Obrigado pela contribuição comandante, mas acho que como o forista Joao Argolo mencionou, acredito que nas novas instalações de preparação para receber os Gripens em Anápolis haja plano para haver um equipamento como esse. Ai está um gancho para nova matéria sobre o tema e esclarecer essa questão. E como nossa gloriosa MB tem pretensões de possuir caças embarcados, e hoje possui os A-4, essas instalações poderiam ser usados pelos aviadores das duas forças, pois tem treinamento de queda no mar. Mas isso é um achismo meu. Abraço.
O Grau de CONHECIMENTO que a FAB está ganhando com essa aquisição dos Gripens, acredito que seja algo inédito em toda a sua história, pois pelo que eu entendi na entrevista do Major, a FAB não tinha nada parecido com isso em seus treinamentos.
Brasil terá uma força aerea de primeiro mundo.
Longe ainda de ser primeiro mundo, mas certamente será uma Força mais uniforme e isso é muito importante.
O Mirage 2000 também chegava aos 9g positivos igual o Gripen. Não será novidade para os pilotos da FAB.
Juvenal, para muitos pilotos será novidade sim, pois o Mirage 2000 só equipou um esquadrão (ou seja, apenas uma parcela dos pilotos atuais voou a aeronave) e deu baixa há quase sete anos (muitos pilotos de caça foram formados desde então).
e muito showww neeeegooo haha