F-35: Pentágono estima que faltam US$ 10 bilhões para cobrir custos até 2025
O plano orçamentário de cinco anos do Pentágono para o F-35 fica aquém em US$ 10 bilhões, concluiu a unidade de análise de custos independente dos militares, uma nova indicação de que o complexo caça a jato pode ser muito caro para operar e manter.
O plano do Departamento de Defesa para os próximos cinco anos fiscais exige a solicitação de US$ 78 bilhões para pesquisa e desenvolvimento, aquisição de jatos, operações e manutenção e construção militar dedicada ao F-35 construído pela Lockheed Martin Corp. Mas a unidade de análise de custos estima que US$ 88 bilhões serão necessários.
O déficit estimado foi estabelecido em uma revisão de quatro páginas datada de 17 de junho e marcada como “Apenas para uso oficial”. O documento, obtido pela Bloomberg News, fornece a primeira estimativa abrangente até 2077 para o programa de armas mais caro do Pentágono desde que ele passou por uma grande reorganização em 2012.
O custo total do “ciclo de vida” do F-35 é estimado em US$ 1,727 trilhão em dólares atuais. Desse total, US$ 1,266 trilhão são para operações e suporte do avião avançado que é um supercomputador voador.
“Como os números de cinco anos são estimativas, não temos uma reação”, disse Brandi Schiff, porta-voz do escritório do programa F-35 do Departamento de Defesa.
O déficit projetado é “um problema a ser resolvido” durante a preparação do próximo plano de orçamento de defesa de cinco anos, disse o porta-voz do Pentágono Chris Sherwood por e-mail. “O departamento tem uma gama de opções em relação ao programa F-35 e irá considerar essas questões.”
O déficit “inclui pesquisa e desenvolvimento, construção militar, aquisição e operações e manutenção do sistema”, disse Sherwood.
Ele acrescentou que o aumento de custo projetado não é devido a qualquer grande aumento esperado no custo unitário da aeronave. Na verdade, o escritório de análise de custos projeta que o custo médio de aquisição de um F-35, incluindo seus motores, está caindo de US$ 109 milhões planejados para US $ 101,3 milhões em valores de 2012. Em contraste, descobriu que os custos estimados de suporte depois que os aviões são construídos aumentaram cerca de 7% em relação à estimativa de 2012.
Isso representará um desafio orçamentário assustador para o próximo presidente, seja Donald Trump reeleito ou derrotado pelo democrata Joe Biden.
O Pentágono prevê um orçamento fixo com praticamente nenhum crescimento pelo menos até o ano fiscal de 2023. Ao mesmo tempo, está acelerando a custosa modernização dos sistemas de armas nucleares, intensificando a construção naval e colocando o programa F-35 em produção plena em março próximo. O plano atual de cinco anos exige a solicitação de financiamento para 96 jatos até 2025, contra 79 solicitados para o ano fiscal de 2021.
O programa F-35 “teve um bom trecho onde ficou dentro de suas estimativas de custo revisadas, mas isso mostra que os custos dos programas estão mais uma vez crescendo mais rápido do que o esperado”, disse Todd Harrison, analista de orçamento de defesa do Center for Strategic and International Estudos. Ele disse que ressalta “que o DoD está enfrentando sérios desafios orçamentários nos próximos quatro anos, independentemente de quem ganhar a Casa Branca”.
Byron Callan, diretor administrativo e analista de defesa da Capital Alpha Partners LLC, disse que “algo terá que acontecer. Se a estimativa estiver correta, o DoD pode ter que encontrar financiamento de outros programas ou cortar suas compras do F-35.”
Entre outras descobertas da unidade de análise de custos do Pentágono:
- “Permanece a incerteza” sobre os custos de longo prazo do F-35 porque até agora os aviões voaram apenas cerca de 2% do total de horas de voo necessárias ao longo de seu ciclo de vida.
- As razões pelas quais os custos de aquisição de aeronaves caíram “notavelmente” desde 2012 incluem a inflação que tem sido menor do que o esperado, um aumento nas vendas externas de 138 aviões, ou 18%, e taxas de contratação da Lockheed que foram menores do que o projetado.
- O “governo deve tomar medidas para corrigir” a falta de dados suficientes para compreender os custos de manutenção dos motores Pratt & Whitney do avião.
FONTE: Star and Stripes
Quando vejo este tipo de materia falando da voracidade do programa F-35 em consumir dinheiro, me vem à mente aquele monstro que habita os centros das galáxias, chamado buraco negro, que devora tudo à sua volta.
KKKKKKKKKKKKKK esta foi ótima Gilmar !!!!! Todo mês eles pedem Bilhões para manter o projeto…..
…..acho que é uma situação “conveniente”……….
“Don’t worry guys. This money will come from our brand new customer UAE.”
Todo vendedor acha bom quando vende seu produto, mas se o estimado da produção do F35 for mais de 2000 unidades a venda para os EAU corresponde a 2% do total, ajuda mas não resolve. A Inglaterra a todo momento revisa seu orçamento e nas últimas semanas o F35 apareceu como item de restrição orçamentária e provável corte no número total de aeronaves. Ganha ali, perde acolá…
Tudo que envolve defesa nos EUA é gigantesco.
Inclusive o rombo nas contas públicas para cobrir esses gastos.
Nisso, os EUA são insuperáveis.
America first !
Inclusive a corrupção!
E com isso aumentam os relatórios subestimando a força dos EUA e superestimando a força dos adversários para conseguirem mais grana. Aproveita que todo mundo esta vendo a força militar chinesa crescer e os russos apresentarem novos armamentos para exagerar um pouco para evitar cortes e conseguir grana extra para os novos projetos!
Sem falar nos projetos secretos que vão sendo financiados pelos alegados buracos no orçamento do F-35.
Também acho!!
Fabio Araujo
É de conhecimento geral que a China se tornará (ou já é) a a maior potência econômica do Mundo.
Dessa forma, historicamente, é comum a potência decadente tentar evitar essa ultrapassagem por qualquer meio, inclusive com uma guerra.
Está na moda o termo ‘Armadilha de Tucídides’.
China e Rússia estão apenas assegurando que isso não vá ocorrer.
Ou seja.
Ou os EUA aceitam sua decadência e a ascensão chines ou serão pulverizados da face da Terra.
Dizem que o PIB chinês passará o americano entre os anos de 2030 e 2032. Eu acredito que será antes, tendo em vista o plano Made in China 2025, que visa colocar a China como uma superpotência no quesito tecnologia. Quem quiser ter o controle sobre o mundo ou pelo menos estar entre as cabeças, precisa dominar a tecnologia. O país que apenas pensa em exportar commodities esta fadado a ser uma mera colônia de exploração!
Agressor’s.
A única opção de se considerar os EUA a maior economia é pelo câmbio.
Até as pedras sabem que a moeda chinesa é extremamente desvalorizada.
A China já é o maior produtor, consumidor ou importador de praticamente todos os produtos.
Já tem 25% da base industrial do Planeta.
E ainda, com essa pandemia, os números mais recentes mostram que as economias ocidentais vão cair cerca de 9% e a chinesa vai crescer cerca de 3%.
Teremos novidades pela frente.
E logo.
Só falta o principal na sua análise: PNB…saber a quem pertence o PIB e não quem faz o PIB.
Se a moeda chinesa é desvalorizada é porque os chineses estão fazendo alguma manobra para isso e isso tende a explodir…qualquer pais que segura a sua moeda uma hora explode.
Quem são os donos da fabricas na China?
Essa é a questão.
Em que pese a China já ter a dominância em vários setores, algumas empresas não são de capital nacional.
O problema para as matrizes dessas empresas transnacionais é que elas não podem simplesmente sair da China e muito menos prescindir do mercado chinês.
Agora, temos como complicador esse processo de ascensão das empresas genuinamente chinesas que estão dominando vários mercados.
E ainda, mesmo as empresas transnacionais que necessitam da China são fontes de imensos superávits comerciais para os próprios chineses.
Ou seja: ‘Se correr o bicho pega. Se ficar o bicho come’
As empresas estrangeiras não pretendem sair da China porque as margens lá são enormes e porque acreditam no mercado interno chinês. Não tem nada de governo nisso, apenas capitalismo. Várias empresas genuinamente chinesas tem capital estrangeiro, basta ver hauwei, aliada, tencent etc. Aliás, olhe as cidades chinesas, sua cultura no ano de 2020 e verás que na guerra cultural eles já perderam, o único ponto a ser superado é a democracia. Não existe esse discurso político, existe só dinheiro. A nata chinesa massacra sua população em nome do seu próprio bolso. O resto é resto…pergunte a um trabalhador chinês que… Read more »
Esses aspectos culturais subjetivos, eu não posso avaliar.
O que eu sei, e que foi publicado essa semana, é que o investimento estrangeiro na China esse ano, até agosto, é maior que em igual período no ano passado.
E isso em plena pandemia.
Se os EUA e Trump (por enquanto) não sossegarem o facho, ficarão de fora da nova onda de prosperidade mundial que virá do Oriente.
Chinês comum próspero é o que trabalha no Japão!A vida real como ela é!
Isso confirma o que eu disse! Eu não estou falando de bandeiras, estou falando de dinheiro. Os chineses são escravos do dinheiro e a sua cultura praticamente não existe mais como há 40 anos.
Q?
“serão pulverizados” enquanto pulverizam China, o que restou da URSS em forma de Rússia e qualquer outra coisa que for colocada pelo caminho… Deprezar o poder militar americano é um erro que você está cometendo tratando como um cachorro morto que não reagiria!
.
Sds
Muito provavelmente haverá destruição mútua.
Mas os EUA têm de saber que isso ocorrerá e que qualquer aventura não sairá impune.
É cilada, Bino!
É tao cilada que os chineses e russos estão gastando verdadeiras fortunas para ter a mesma CILADA. Ou tu acha que vai sair barato ter essas armas?
Cara!
Se vc não reparou, quase nenhum País quer operar o F-35.
Muito menos dezenas.
Que mundo paralelo você vive?
Japão já está operando dezenas e vai operar centenas!
Se quase nenhum país quer operar o f35, nenhum país consegue operar o su57…
Alguém mais já parou pra pensar na possibilidade alguma parte do custo dos programas e projetos de defesa dos EUA ser simplesmente superfaturamento das empresas envolvidas? O lobby dessas companhias lá é muito pesado e o “tomá lá dá cá” na política deles também é mais forte do que a gente imagina.
Como pode esse contrato terrível com a LM nunca ser revisto? Mudar pra compra por preço fixo, sem esses reajustes sempre que surge um novo ´problema…
Esse canopi rosado ñ me engana!
Então quer dizer que o preço da aeronave caiu,mas em compensação o custo operacional aumentou?!
Podem dizer oque for mas escolher o Gripen-E foi uma boa decisão da FAB/ COPAC…
Com esses custos astronômicos do F-35 “Aadvark II”, acho muito estranho essas novas vendas. Fico me perguntando se o governo dos EUA não estaria condicionando a compra do F-35 a manutenção do seu apoio militar . . . . .
Muito estranho, não?
“Quando vão solicitar verbas para novos projetos, a USAF apresenta as armas Soviéticas como modernas, letais, sofisticadas e quase insuperáveis. Quando os Congressistas, reclamam do preço real absurdo das novas armas da USAF, em comparação ao que foi orçado, afirmam que elas mais caras por que as dos Soviéticos na verdade são toscas, quase feitas a martelo e as nossas são verdadeiramente modernas. É o preço a pagar pela superioridade aérea e pela segurança do país.” Bill Gunston escreveu em um livro sobre Aviação da URSS. O texto não era este exatamente, mas o sentido é. Dá para ver que… Read more »
Para a realidade da maioria dos países do mundo, padronizar com o F-35 é impraticável.
Só para aliados!
Como assim,Paulo? Se nem os americanos estão conseguindo manter o projeto no orçamento, imagine outros compradores aliados? Sem falar que vendas desses aviões são somente para aliados “de confiança”…
O F-35 é a prova viva de como o lobby militar norte-americano, pode trazer enormes prejuízos ao contribuinte americano, tenho pena dessas pessoas que acham que o EUA é “incorruptível” !
Japão e Israel!
Itália, Polônia, Reino Unido, Coreia do Sul….
Tudo dentro do seu tempo!O Japão já liberou a compra de mais de uma centena para se juntar as dezenas já existentes!Se liga!
Custos militares não é problema para economia japonesa quando se tem um vizinho ameaçando suas fronteiras!
É um excelente avião, mas seus custos de operação são proibitivos para países como o Brasil
Pelo visto, para outros países também…
Tirando Japão, Coréia do Sul, israel, Reino Unido, Itália, Polônia….
O avião que nenhum país consegue operar, nem uma dúzia de unidades, é o su57
que bom que faltam só 10 bi. troco de pinga