FOTOS: Entrega de caças Gripen por navio
Alguns leitores ficaram espantados pelo fato do primeiro caça Gripen da Força Aérea Brasileira ser entregue por navio e não em voo de translado.
Mas não é a primeira vez que os caças Gripen são entregues dessa maneira.
Os primeiros Gripens a visitarem o Brasil na época do F-X1 também foram de navio e depois circularam por ruas do Rio de Janeiro até chegarem à Base Aérea de Santa Cruz.
Os Gripens da África do Sul (nas fotos deste post) também foram transportados por navios mercantes e depois do desembarque seguiram por rodovia até a base aérea.
Como já foi dito pelo comentarista Fernando EMB, muitas vezes a decisão de transportar aviões de combate por navio “se baseia em risco, sigilo, permissões de sobrevoo de avião militar, etc. Um translado é complexo, exige inúmeras autorizações de sobrevoo, e se o avião for armado, é mais complexo ainda.”
Por isso o transporte por navio se torna mais viável em algumas situações.
Qual a data prevista de chegada no Brasil ?? O pessoal poderá ver o desembarque ??
Opa, deve chegar no brasil dia 22 deste mês.
Da pra acompanhar em tempo real o navio pelo MarineTraffic.
https://www.marinetraffic.com/en/ais/home/shipid:361922/zoom:10
A Data prevista não sei até agora, talvez seja porque o navio MV Elke que o transporta possa ter que mudar a rota se encontrar mal tempo. Fiquei sabendo que esta previsto desembarca-lo no porto de Navegantes em Sta. Catarina, sera transportado até o aeroporto Ministro Victor Konder no mesmo municipio, de onde alçara vôo até a Embraer em Gavião Peixoto. Espero que essas informações sejam confiaveis, também não descarto poderem mudar o que esta previsto. Segunda feira 7 de setembro, esta previsto sobrevoar Brasilia em comemoração ao nosso dia da Independência. Só alguns catarinenses e brasilienses poderiam ver “in… Read more »
Previsão de chegadao só em 22 de setembro, dai já mudou a previsão de vôo em 7 de setembro em Brasilia. Como escrevi acima, era previsão pelo jeito as coisas vão mudando.
Previsão nunca foi sobrevoar Brasília no 7 de setembro, mas sim 23 de outubro, no dia do aviador.
Fico imaginando esse operador de guindaste, com uma carga de R$ 810.000,00 levantada de uma vez só e extremamente frágil!
Digo R$ 810.000.000,00.
Tanto zero que até confunde!
Continua errado, R$ 810.000.000,00 são 810 milhões, simplifica e escreve R$ 81 milhões.
Marcelo
Não seriam US$ 81.000.000 por unidade?
Aí sim, pode ser.
Até lembrei de uma piada parecida com essa. Ohhh pátria educadora… Ahaha
Não são R$ 81 milhões. São US$ 81 Milhões… Faz muuuiiita diferença!
kkk
trocaram 6 por meia dúzia.
kkk
Na verdade, são 5,4 bi de dólares para 36 aeronaves, ou 150 milhoes de dólares para cada aeronave.
Considerando que um dólar vale 5,4 reais, daí chegamos a 810 milhões de reais. E não 81.
Claro que, nesse valor, estão incluídas peças e serviços. A aeronave, em si, deve valer um pouco menos. Não sabemos o quanto, todavia.
Na verdade o contrato foi assinado em coroas suecas no valor de 39,3 bilhões de SEK.
Hoje a conversão daria R$ 24,3 bi ou U$ 4,3 bi
Dividindo por 36 aeronaves daria uma média de R$ 675 mi ou U$ 119 mi.
Na tomada de decisão o valor em coroas suecas correspondia a U$ 4,5 bi. No dia da assinatura do contrato o valor correspondia a U$ 5,4 bi.
Mas logo em seguida a coroa sueca desvalorizou em relação ao dólar, e estamos pagando um valor bem próximo dos U$ 4,5 bi previstos e bem menos que os U$ 5,4 bi que era a cotação no dia da assinatura.
Mais na verdade ainda, o valor unitário de cada aeronave deve estar na faixa de US$ 90-95 milhões. A divisão do valor do contrato pelo número de aeronaves vai dar um valor unitário maior, pois há vários outros custos no contrato, além das aeronaves.
Continua errado.
R$ 810 milhões não são R$ 81 milhões.
820 milhões um avião só ???
Tá louco.
não tãooooo frágil assim né….
Que bom que desenharam para os contra!
Interessante é o pessoal sentado na ponta das asas, provavelmente para garantir que não vão bater em nada.
Orgulho nacional!
Orgulho nacional da Suécia.
Do Brasil também. É o primeiro avião de combate da FAB no estado-da-artr desde o P-47D Thunderbolt!
Na verdade, os mirage 3 tambem eram do estado-da arte quando foram comprados.
Caças no estado da arte são os de quinta geração.
Caça no estado de arte é aquele que pode se contrapor a qualquer ameaça atual e sim o nosso GRIFO é um dos…
Então so EUA e China têm caças em estado da arte…
Melhor do que ser moderno é ter transferência de tecnologia verdadeira através de comprar um número decente deles e parque industrial LOCAL para absorver a tecnologia. Duvido muito da primeira e idem da segunda. Logo apesar de meritória a intenção da FAB a real é que vamos pagar um preço fabuloso pela unidade deste caça para não gozar dos benefícios que este valor traria caso o Brasil fosse uma nação realmente séria. Deste forma teria sido melhor comprar um vetor como o F 15 ou o F 16 de prateleira e ficar como os países africanos e do oriente médio… Read more »
Foi bom saber que a entrega dos Gripens sul-africanos foram feitas por navios, num deslocamento tão grande o planejamento e a burocracia não devem ser pequenas para executar o transporte voando e levar de navio pode simplificar a logística.
Embraer faz isto corriqueiramente. KC390 e E2 voaram meio mundo sem homologação. Avião terá que voar para homologar, porque não veio voando, em 2 dias estaria aqui, no máximo 3 seriam umas 12 horas de voo ( 10900 km). Seria uma bela demonstração capacidade.
Salim, incrível é esse seu mimimi.
O fabricante analisou e achou melhor trazer de navio. Qual o problema nisso meu Deus.
As únicas preocupações aqui, entre os leigos é: porque veio de navio, cadê o IRST, e mimimi sobre a pintura. Que nível!!!!
Um avião voar é demonstração de capacidade? Mas isso não é o mínimo que se espera de qualquer avião? Ou você tem dúvida que os Gripens entregues de navio poderiam ter ido voando?
Alguém poderia até questionar se o protótipo do Gripen já está apto a voar em supercruise ou executar manobras de alto G. Mas voar eu acho que ele voa, e não seria “demonstração de capacidade”, seria o óbvio
Gostei dos dois “seguranças” sentados nas extremidades das asas.. o famoso “vai baterrrrrrrr”…. garantia pra não dar nenhuma “zerda” né…. rs
O que me surpreende é como o Gripen é pequeno, é do tamanho de uma HR.
Esse é o Gripen C com 14,10 m.
O Mirage 2000 possui 14,36 esta ligeiramente mais comprido.
O Gripen E possui 14,90 m de comprimento e com o tubo pitot chega a 15,2m praticamente raspando no Rafale que possui 15,26 m.
Já o Gripen F Biplace será mais comprido que o Rafale, ainda que no geral o Rafale é maior devido à envergadura, altura, volume interno, peso, etc.
Mas o Gripen F Biplace terá 15,6 m de comprimento e com tubo pitot 15,9 m.
Bem lembrado, obrigado.
esta sobreposição é do Gripen E?
Gripen C.
Obrigado
Legal a arte. Queria ver isto na comparação da Tamandaré com a Niterói.
navio= sea gripen kkkkkkkk
Único Sea Gripen real kk
Um translado é complexo, exige inúmeras autorizações de sobrevoo, e se o avião for armado, é mais complexo ainda.”
Lembrar que o Gripen que está vindo está completo. Inclusive com o seu canhão interno.
Guilherme, está vindo completo mesmo? Ele já vai chegar com o IRST instalado?
Posso parecer chato nessa questão do IRST, mas é que me incomoda o fato desse simples equipamento ainda não estar instalado na aeronave brasileira.
O IRST pode ser instalado posteriormente, no momento em forem feitos os testes com sistemas. Não é necessário agora.
Alexandre, te entendo, mas se a aeronave não vier com o IRST já instalado, a aeronave não vai vim completa como o Guilherme afirma, completa, completa mesmo, só com o IRST.
Olá Mauricio. Creio que o Gripen vira armado com Phalanx.
Sim Camargoer, ouvi por aí que o Phalanx será instalado na versão biplace, vai ocupar o lugar do segundo piloto…
Sera Goalkeeper pois conforme alguns Phalanx e vetado para Brasil.
Não, Maurício, o segundo ocupante é necessário pra operar o radar Artisan que virá instalado no dorso do avião.
O Phalanx será instalado num pod debaixo de uma das asas.
Debaixo da outra estará um lançador de Astros 2020 antiaéreo.
E o trem de pouso terá as mesmas rodas do futuro Guarani 8×8, pra padronizar.
Ainda não encontraram espaço pro reator do Labgene, infelizmente.
Nunão, você esqueceu de mencionar o pod com o canhão GAU-8A Avenger, que também fará parte do leque de armamento do gripen…
¨Vir¨, não ¨vim¨….
Vish Rinaldo, se você for corrigir todos os erros de português aqui do blog, tu nem vai mais comentar, vai ficar só corrigindo…
Maurício. É preciso compreender que uma aeronave utilizada para ensaios em voo não é exatamente uma aeronave operacional. O que eu quero dizer com isso? Uma aeronave como essa necessita transportar diversos sensores e equipamentos exclusivos para isso (telemetria) e sendo assim não há espaço para tudo a bordo. . Além disso, o fato do projeto estar maduro não significa que está completo. Com certeza alguns sistemas não foram instalados. Quando estive na Suécia no ano passado os Gripen ainda não tinham os sensores MAWS instalados. Posso imaginar que este também seja o caso dos equipamentos ECM carregados na ponta… Read more »
Olá Guilherme, então a aeronave não vira completa, eu dei uma olhada no Instagram da saab e lá tem uma foto do 39-10 do dia 26 de julho, onde esse estava testando seus sensores como radar e esse estava com o IRST instalado.
Esse é o meu ponto, se ainda falta alguns sistemas, a aeronave não vira completa.
Oh jovem, nenhum Gripen E/F está completo.
ESTÃO ESCREVENDO E CONFIGURANDO OS CÓDIGOS AINDA.
O caça NÃO está pronto!!! Como um protótipo/pré-série que está chegando no Brasil agora iria vir pronto?
Até os A29 Super tucano das Filipinas foram em vôo saindo dos EUA, KKKK
Os das Filipinas saíram do Brasil.
Super Tucano foi voando Asia e não tem capacidade reabastecer em voo. Misterios.
Mistério é essa sua obsessão sem sentido.
Já desenharam, pintaram, explicaram o desenho..
O que tá faltando?
Salim, a técnica diz que podem vir voado? Sim, podem!
O marketing diz que é bom vir voado? Sim, é!
A logística diz que os custos e os riscos são altos caso venham voado? Sim!
Qual vc, em sã consciência, levaria em consideração?
Eu, na minha humilde opinião, escolheria ouvir a logística, que por sinal, são pagos para fazer esta analise.
Báh! É muito mimimi!
Se vem em navios reclamam!
Se vem em voando não é zero!
Se está na Suécia, está demorando!
Seja lá qual caça for, alguns “brasileiros” merecem aviões em peças lego.
.
Olá Marcelo. Lembrei do “gato gago” do Cel.Nery.
A inclusao digital também causa isso.
Mimmimm e aceitar tudo, que eu saiba o site e para isto mesmo, discutir e as vezes dar sugestões construtivas para melhorar nossa situação anacrônica. Alem de tirar duvidas.
É mimimi quando se questiona decisões sobre as quais existem muitas variáveis das quais não se tem conhecimento…. e insiste como que querendo dizer que algo está errado, que o avião não é capaz, que centenas de engenheiros e administradores suecos e brasileiros são burros. Espertão é vc não é.
Claro que isso depois de muitos argumentos serem apresentados…
Alguém tem noção do custo deste transporte?
Deve ser mais barato do que vir voando.
É mais barato do que vir voando
Sinceramente, qual a diferença se a entrega é voando ou de navio, o importante é que chegue, precisamos urgente dos aviões e isso é o essencial, o resto são especulações!!
Parabéns pela sensatez !
É mesmo, nada importa que viessem nadando, que fosse … Pgusmao: ” … o importante é que chegue, precisamos urgente dos aviões e isso é o essencial, o resto são especulações!! “
A diferença é que assim não vai chegar a tempo para o 7 de setembro
Para quem já esperou 26 anos, o que são alguns dias?
Não haverá desfile esse ano em razão da COVID-19.
Não será o primeiro 7 de setembro sem o caça do FX/FX-2
Não sei por que o povo reclama tanto? Vir voando serviria apenas para testes, exibição e gastos desnecessários, fora os riscos que mesmo que mínimos existem (não que não existam na forma de transporte naval). É até melhor vir dessa forma, que vem o mais novo possível. Brasileiro é mesmo um povo complicado…
É a maneira menos arriscada e inteligente de fazê-lo
Correção : A menos arriscada e a mais inteligente
Estranho não vir voando! Talvez perna curta d+ e seria necessário muitos revos? Pq é uma aeronave que só irá passar por países da UE e OTAN, oque seria longe ser um impedimento ou em espaço aéreo internacional. Não maduro o suficiente pra um translado desse porte? Vemos aviões russos,americanos, franceses sendo entregues por vôo.
*Até o ST da Embraer.
** Fora o risco de transporte naval e mau tempo, e outras adversidades. Teve o caso dos S400 que foram por navio pra China e foram danificados.
Por sinal as fotos são só do gripen. Não tem foto de outros!
Tenho foto de Super Tucanos sendo entregues de navio…
É muito mimimi. Tem um povo aqui é chato, muito chato.
Será que ele perguntou se o carro que comprou veio rodando ou na cegonha da fábrica???
E esse negócio do IRST??? NOSSA, que chatisse, que insistência!?!?
Calma que logo logo mencionarão a “pintura”
Prezado Araribioa, cite o número de pilotos de Gripen E na configuração M 1:6 devidamente treinados e capacitados em REVO no mundo?
Volta pra aldeia Arariboia!
Salvo engano, os Su-30 venezuelanos vieram desmontados dentro de An-124. E alcance é algo que não falta à família Flanker.
Show… Lindo o gripen, qdo voar dia 07 de setembro, será uma emoção ímpar, que venham mais uns 72 fora os 36 já adquiridos… Sonhar não custa nada !
Parece que vai chegar no porto de navegantes SC, no qual eu trabalho muito orgulho.
Manda umas imagens pra galera
Pois é, sua missão agora.
Desculpem a ignorância mas ele não poderia vir voando?
Ou é questão de custo mesmo a opção pelo navio?
muitas vezes a decisão de transportar aviões de combate por navio “se baseia em risco, sigilo, permissões de sobrevoo de avião militar, etc. Um translado é complexo, exige inúmeras autorizações de sobrevoo, e se o avião for armado, é mais complexo ainda.”
Por isso o transporte por navio se torna mais viável em algumas situações.
Toda noticia que sai e os comentarios parecem uma discussão de papagaios com velhos gagás.
Só repetem as mesmas perguntas.
Não e que seja papagaio, o pessoal não lê, já foi falado um monte de vez os motivos. Explicado e reexplicado.
Eu sei Pampa.
Eu disse isso porque tem páginas e páginas de discussão respondendo sobre IRST, Translado, armamento.
O bicho já foi destrinchado e redestrinchado mas sai alguma noticia e pessoal vem perguntar as mesmas coisa só repetindo igual papagaio.
Não são papagaios, são outros seres, uns latem, outros relincham …
Trouxeram o combustível? Imagina total flex.
Se vier voando demora tres dias rissssssssssss, e vai que cai neeeeeee, mais seguro por navio, risssssss
Lembrar dos F-35 que iriam se apresentar na Finlândia. Dois ficaram pelo meio do caminho porque não havia condições meteorológicas para REVO. E olha que estamos falando da USAF.
https://www.aereo.jor.br/2020/02/10/f-35a-na-finlandia-prontos-para-as-avaliacoes/
Gostei da escolha do Gripen,mas é um caça muito pequeno.
E daí?
Tem as mesmas capacidades, por exemplo, de um Su-35 que é muito maior.
Tamanho não é documento.
Tão pequeno que parece brinquedo.
Desde que cheguem podem vir até de jangada. Mas, pelo amor de Deus, no Brasil, não deixem sentar assim na ponta da asa!
Hahahaha! Acho que ela aguenta. Não pode é bater num poste!
Gente, qual é a dificuldade de entender que isso não é a entrega de um avião de produção, mas de um protótipo! Os suecos são conservadores e preferem minimizar riscos nesse estágio do desenvolvimento. Certo eles. Não é um tour de demonstração, o avião já está vendido. Ele não precisa mostrar que voa, já voou até supersônico. Mas é um protótipo complexo e um eventual acidente de qualquer natureza pode impactar muito o cronograma do projeto e implicar multas contratuais à Saab.
Ai cai nas mãos de alguma facção do tráfico numa favela kkkkk
O correto : TRASLADO
Acredito que sai um novo lote até 2022.
Acho que a chegada em Itajai pegou até a Infraero Navegantes de surpresa! Fiz uma inspeção há alguns anos e não lembro de um acesso possível para uma aeronave com quase 9,00 m de envergadura. Depois li que o Gripen vem “parcialmente” desmontado e será remontado no próprio aeródromo.
O que me deixa contente de tudo isso é a transferência de tecnologia. Espero que saibamos usar todo know how adquirido para alavancar projetos nossos. Exclusivamente nossos.