FOTOS: Passagem dos A-29 Super Tucano das Filipinas por Recife (PE)
Os seis aviões de ataque leve Embraer A-29 Super Tucano, destinados à Força Aérea das Filipinas, foram fotografados ontem chegando ao aeroporto de Recife (PE) pelo nosso colaborador Valter Andrade.
As matrículas da Embraer são: PT-ZZO, ZZS, ZZQ, ZZM, ZZN E ZZU.
Os aviões devem cruzar pelo Saara, passar pelos Emirados Árabes, Índia, Singapura, Malásia e finalmente Filipinas, em cerca de seis dias de viagem.
A compra dos A-29 pela Força Aérea das Filipinas foi anunciada em 30 de novembro de 2017 e a entrega estava prevista para o final de 2019.
A escolha do A-29 ocorreu após um abrangente processo de licitação pública, que contou com a participação de vários fabricantes de todo o mundo, cumprindo os mais rigorosos processos de avaliação.
A aeronave será utilizada em missões de apoio aéreo tático, ataque leve, vigilância, intercepção e contra-insurgência.
E de Fernando de Noronha em diante, onde eles irão reabastecer? Ascenção? Cabo Verde?
Provavelmente irão reabastecer na Ilha do Sal.
Estranho avião da FAB (governo) dando apoio a aviões da Embraer (empresa privada ) , de onde sai o dinheiro ?
Os Rafale indianos na sua viagem para a Índia foram apoiados por aviões de reabastecimento da França. Esses aviões são aviões comprados por um país amigo e existe um interesse diplomático para mantermos boas relações entre os países isso envolve diplomacia e comércio internacional, não é uma compra de um particular, os aviões da Embraer vendidos a particulares não contam com esse apoio.
Embraer deve cobrir os custos da viagem, nada de errado aí não…
Olá Boa pergunta. Talvez os filipinos ou a Embraer deve restituir a despesa, assim como os clubes de futebol pagam uma taxa para a PM pela segurança nós jogos ou as empresas que transportam grandes máquinas pela cidade de São Paulo pagam uma taxa pelo apoio da CET.
A Embraer paga por este serviço. Ela contrata a Fab para prestar apoio SAR na travessia.
Deixa eu fazer uma pergunta: suponhamos (e queria Deus que não) que uma dessas aeronaves vendidas pela Embraer tenha uma pane e se acidente no Atlântico. Não seria a FAB a iniciar a busca e o resgate? O que eu vejo aí é um procedimento que me parece comum entre nações amigas, fornecedores de material de defesa, etc. Mais além, pensando em termos exclusivamente econômicos – fora os políticos e diplomáticos, por exemplo – é do maior interesse da FAB que o AT-29 seja mais do que vitorioso no exterior. Assim, uma ação dessa é também um certo marketing: a… Read more »
Pois é. Concordo. O que eu acho engraçado é alguns falarem aqui, como se o pessoal que estudou anos e anos a fio, montou toda a estratégia de logística, e não pela primeira vez, fossem um bando de aventureiros, que irão arriscar fazer uma entrega dessas por meios duvidosos. Somos leigos e tratamos profissionais como se fossem leigos também??? Para uma empreitada dessas existe uma cadeia enorme de processos e pessoal, todos exaustivamente estudados e considerados por quem entende, com certeza. Abrçs
Acho que você fez uma pergunta legitima, mas isso é compra de material de defesa, tem características diferentes. E não se esqueça que cada venda de A-29 a FAB ganha também em forma de royalties.
Reabastecerao na Ilha do Sal.
Nao sou piloto, por isso nao entendi direito, parece que vão decolar de Recife e voar ate o Saara Ocidental sem reabastecimento ???
Me parece uma distancia enorme, mesmo com tanques extras … …
Parece que vão reabastecer na Ilha do Sal.
Ontem(30/8) pousaram aqui no meu quintal.(kkkkkk), em Fernando de Noronha. Estariam aguardando outras aeronaves de apoio, para reabastecimento e preparativos para voarem um percurso mais longo na terça feira. Acredito que devem reabastecer em outras ilhas ou território africano.
A-29 Super Tucano
MAIS
IMAGENS
Caça de ataque leve. Executará Medidas de Policiamento do Espaço Aéreo. Permanecerá em Alerta em Voo a média altitude (15.000 pés ou 5.000 metros) durante os períodos de ativação das áreas de exclusão.FICHA TÉCNICAFunção:
Treinamento básico/avançado e ataque leve de precisão.Comprimento:
11,3mAltura:
3,97mEnvergadura:
11,14mPeso Máximo:
5.400 kgVelocidade Máxima:
590 Km/hAlcance:
2.855 KmAutonomia:8,4 horas
Também não sou piloto m mas dei uma olhada e a distancia até a ilha do sal
da +- 2900 Km com tanque extra da tranquilo.
Abraço
Teoricamente seria mais seguro decolarem de Natal, escalarem em Fernando de Noronha e dai cruzarem o Oceano Atlântico com o destino ao Arquipélago do Cabo Verde. Sem muito stress e com uma jornada de 6 horas pelo oceano (2.550km). Do Cabo Verde as possibilidades para chegar a Africa são inúmeras.
Dados Wikepedia (sei lá se é verdade):
Velocidade máxima: 593 km/h
Velocidade de cruzeiro: 520 km/h
Autonomia de voo: 4.820 km
Comprimento: 11 m
Custo unitário: USD 9.000.000–14.000.000 (2011)
Tipo de motor: Pratt & Whitney Canada PT6
Fabricante: Embraer
Espero que sejam os primeiros e que substituam os Bronco no longo prazo. Não faz sentido manterem dois tipos de aeronave para a mesma função.
Nessa rota o trecho do Saara vão atravessar quais países? creio que devam ter planejado uma rota desviando da Líbia, não é bom passar por um país em guerra civil!
Não atravessam o deserto. Normalmente ativem para a Espanha, depois Malta, Egito,…
Não seria mais adequado transportar as aeronaves desmontadas em cargueiros comerciais? É uma rota muito longa.
Olá Doug. Estava pensando na mesma coisa, mas talvez o comprador queria aproveitar o translado para dar horas de voo para seus pilotos e aumentar a experiência deles. De todo modo, há um custo envolvido no translado, seja voando ou no porão de um navio. As Filipinas é longe. Talvez a Embraer use este translado como propaganda do produto (dai o translado acaba custeado pela Embraer). Talvez o Fernando EMB saiba explica melhor como funciona esta questão do voo de translado.
Ola Doug, faço parte de teus questionamentos e replicado pelo camargoer. Um translado dessa magnitude, requer muito planejamento e sempre há os riscos envolvidos.
Todas as entregas dos super tucanos tem sido feitas em voo… Incluindo para Indonésia (a partir do Brasil), quanto para o Afeganistão ou Líbano (a partir dos EUA). A primeira remessa para o Afeganistão apenas é que foi de navio, com os aviões totalmente montados até a Espanha (snme), e de lá em diante em voo.
Agradeço os esclarecimentos.
Boa notícia para provar para alguns comentaristas daqui que os ST continuam sendo vendidos e produzidos pela Embraer.
Olá Fernando. Pois é. Eu fico feliz.
Não seria mais facil ter subido até a América do Norte e de lá para Ásia?
Há outros problemas envolvidos: temperaturas baixas, permissão de sobrevoo, autorização para pousos. Em certos países vc não pode pousar, mais por conta de restrições devido aos equipamentos críticos da aeronave.
Não.
Os pilotos sao brasileiros ou filipinos?
No caso dos Rafale indianos foram os pilotos da força aérea indiana que levaram os caças da França até a Índia, nesse caso não vi informações!
Todos os translados pelo Atlântico de aeronaves Super Tucano até hoje foram executadas por pilotos da Embraer. As aeronaves vão equipadas com tanques maiores que servem apenas ao translado, ou seja, não são vendidos a nenhum outro cliente.
Devem ser filipinos. Os tucanos vendidos ao Chile tinham pilotos chilenos.
Pode ser tripulação mista ou só de brasileiros. Não acredito que sejam filipinos os os mesmos ainda não estão suficientemente treinados posts um voo destes.
Pode ser cada aeronave com um tripulante brasileiro e outro filipino.
Se forem só pilotos brasileiros podem ser todos da Embraer, ou até Embraer com alguns “emprestados” da FAB.
Se a Embraer paga-se o transporte e a MB aceita-se poderiam ser transportados no conves do Atlantico.
Sera que o custo seria maior? Ou a salinidade do mar poderia prejudica-los, considerando que não são aeronaves para atuar em ambiente marinho?
A Embraer pagou um seguro de deslocamento?
Olá Kemen. Com certeza alguém pagou o seguro. Sei de uma caso de um senhor que comprou um carro zero na mesma concessionária que comprei o carro da minha esposa. Ao contrário de nós, ele achou que podia levar o carro para a casa antes da documentação do seguro ficar pronta. Bateram no carro dele duas quadras depois da concessionária. Acho que usar um navio militar para levar seus tucanos ficaria muito caro. Transportamos em um navio comercial seria o mais barato.
No final das contas quem paga o translado é sempre o cliente. O contato estipula quem paga o quê (combustível, seguro, etc), e tudo acaba fazendo parte do valor do contrato.
O translado significa confiança na qualidade do avião. A turbina PT6 tem ótima confiabilidade. Ela que precisa aguentar as pontas numa travessia destas. A Embraer deve ter executado todo tipo de verificação. É muito vento a cortar.
A decisão de comprar os Super Tucas veio log após a batalha de Marawi em 2017 onde os filipinos usaram Broncos e os T-50 contra os guerrilheiros do Abu Sayaf. Ironicamente os antiquados Broncos se sairam melhor que os T-50 que causaram ate mesmo um incidente de fogo amigo com uma bomba de 250 libras. Se a Filipinas comprou é porque estão precisando mesmo, é um país extremamente corrupto, uma bagunça cultural já foram colonizados por indianos,chineses, espanhóis, japoneses e americanos.Tem pelo menos duas guerrilhas ativas: uma de orientação islamica salafista e outra comunista.
Gostei da pintura, que venham mais vendas.
O porque os aviões estão sendo levados em voo??? Porque é mais barato. Simples assim, vivemos num mundo em que “rasgar dinheiro” não faz sentido algum.
Pergunta que não quer calar,
Por que o Gripen também não vem voando? Não engoli este papo de vir de navio por causa de custo.
Talvez porque o A-29 seja velho de guerra, tenha feito travessias assim muitas vezes, já o Gripen E é praticamente protótipo, pouco testado, e a perda de um aparelho representaria atraso na campanha de desenvolvimento.
A-29 é uma aeronave operacional com todos os seus certificados. O Gripen ainda é protótipo e não possui suas licenças para operar em certos espaços aéreos.
Mas o protótipo do KC-390 não rodou o mundo?
Fabricantes diferentes tem pensamentos diferentes…
Você está comparando avião de combate com um cargueiro que tem que comprovar robustez. E as licenças são bem especificas de permissão de voo para um avião de cargas e um avião de caça. E o KC já tinha as certificações provisórias da ANAC para operação de voo. E os objetivos da EMB são bem diferentes da Saab.
Off topic: treinamento do ¨aeroclube¨. Operação Tápio, em CG.
https://www.fab.mil.br/noticias/mostra/36237/T%C3%81PIO%202020%20-%20Operadores%20Especiais%20fazem%20treinamento%20conjunto%20em%20formato%20in%C3%A9dito%20no%20Exerc%C3%ADcio%20T%C3%A1pio
Apesar de tudo, a kombi tem estilo.
Lendo a matéria fico pensando : Se um Super tucano pode sair do Brasil até a Ásia,qual o problema de trazer nosso Gripen voando da Scandinavia?!
Eles fizeram isso ao irem para a RED FLAG…
E qual o grave problema de vir de navio. Meu Deus que tempestade vocês fazem por qualquer coisa!!!
Se está vindo de navio é porque acharam que seria melhor e pronto… Muitos motivos para isso já foram dados aqui.
Por falar nisso ele já deve estar embarcando né, afinal dia 15 está chegando.
Confundi as datas, kkkkk
Ele tem que sobrevoar brasília no dia 23 de outubro.
Sabe-se lá o porque, devem ter suas razões, talvez o custo ou ter os caças novinhos entregues com o cheirinho de novo, etc… mas de qualquer forma o melhor meio de transporte seria por teletransporte, onde desfazemos a materia na origem e a refazemos no destino coisa de um futuro bem distante, desculpe a minha brincadeira.