VÍDEO: Exibição do Saab Gripen C no Kauhava Air Show
Caça Saab JAS 39C Gripen da Força Aérea Sueca em voo de exibição em Kauhava, Finlândia.
No final do vídeo aparece um JAS 39D partindo para a Suécia.
O Kauhava Air Show ocorreu nos dias 29 e 30 de agosto de 2020. Devido à COVID-19, este é provavelmente um dos poucos shows aéreos realizados em todo o mundo.
O Kauhava Air Show deste ano incluiu, entre outros, os jatos BAE Hawk e F/A-18 da Força Aérea Finlandesa, NH-90 do Exército Finlandês, Rafales da Força Aérea Francesa, Gripens da Força Aérea Sueca, Typhoon da Força Aérea Alemã e os Red Arrows da Força Aérea Real.
Falando em Finlandia : Sera q nao sobra uns F/ A 18 C/D Hornet para a MB ?
Pelo amor de Deus!! A Marinha nem navios tem, nem seus submarinos consegue manter e você pensando em F-18? O mais sensato seria acabar de vez com o AF-1
E aí passaríamos a ser uma marinha sem capacidade de manter doutrina de aviação de asa fixa embarcada. Grande Ideia.
Do jeito que a coisa vai, em breve não teremos doutrina nem de navegação em vasos de guerra… E pra que A-4M sem misseis anti navio?
Aviação com qual avião e embarcada em quê? Não tem previsão nem de escolta, que dirá de NAe. Até lá, se um dia acontecer, a doutrina atual valerá o mesmo que papel higiênico usado.
Já somos uma marinha sem capacidade de manter doutrina de aviação de asa fixa embarcada!!!
Acorda!!!
Acabar com o AF-1 é o pior dos cenários, seria jogar os milhões que já foram investidos no lixo.
Na verdade acabar com o AF1 é o melhor dos cenários.
Economizariamos milhões com gastos desnecessários.
Afinal um AF1 tentando uma aproximação contra navios de guerra a lá Malvinas seria muito sensato mesmo em “manter doutrina”.
Nos dias de hoje…. a doutrina aplicável por um AF1 no corrente emprego brasileiro é de facto de pouca utilidade. Navios hoje, mesmo os apenas minimamente modernos, contam com melhores e mais eficientes armamentos e sensores, com uma variedade de opções para neutralizar uma aeronave em aproximação cujo emprego de armamento é essencialmente “burro”. Arrisco dizer que tal sendo do conhecimento do inimigo, este poderá ate optar por poupar o dispendioso míssil e fazer uso dos seus sistemas de último recurso, como um phalanx ou armamento de semelhante função. O AF1 na corrente situação é por mim visto como um… Read more »
Se vc estiver no minimo 12 F/ A C/ D Hornet armados com misseis antinavio mesmo baseados em terra e uma frota vier se aproximando do seu litoral , o poder de resposta sera muito mais rapido do que navios ou submarinos pode ter certeza ., ja q infelizmente nossas forcas Armadas sao somente defesa e nao ataque .
Pra isso não precisa Hornet. Muito melhor Gripens operando em parceria com a FAB
Pelo seu entendimento, então não precisamos de asa fixa na Marinha ? A FAB resolve ?
Pode ser Marinha, Aeronáutica, tropa do seu zé, o nome que você quiser. Desde que tenham os meios pra fazer a defesa…
Prezado. Lê de novo por gentileza. Podem ser da MB mas não faz sentido serem especificamente navais pois não temos a menor previsão de dispor de meios ou grana pra ter meios navais. Doutrina por doutrina, valeria muito mais a MB ter doutrina de combate moderno com mísseis bvr e anti navio que essa que ela diz tentar manter.
Não precisamos de asa fixa, na MB.
A MB nem tem navios…
A MB sem navios não serve pra nada…
E mesmo com a classe Tamanduá ( by M.O/ÍDOLO).
CONTINUAMOS FRACOS
Maquina formidável, sorte que seremos defendidos pelo melhor caça do mundo!
Padrão CAOA de propaganda… heheh
Amigos, até onde sei, baseado nas informações que leio na Internet, o Gripen E só seria superado objetivamente em termos de letalidade — e mesmo assim nem sempre, pois diversos fatores podem alterar o resultado — por caças de quinta geração, como F-22, F-35, Su-57 e J-20. Sendo que os 3 últimos, assim como o Gripen NG, ainda precisam mostrar serviço… Ou seja, o Gripen E está no mesmo nível e pode ser até superior a caças concorrentes (mesmo que em categorias diferentes, porém da mesma geração) badalados, como Su-35 e Rafale; os quesitos que definiriam um vencedor num imaginário… Read more »