Futuro avião de combate SCAF/FCAS europeu será caro, muito caro
Segundo relatório do Senado francês, o jato de combate europeu SCAF (Système de Combat Aérien du Futur) ou FCAS (Future Combat Air System) – sistema de combate aéreo do futuro será muito caro.
Desenvolvido pela França com a Alemanha e a Espanha, o avião deve custar de 5 a 8 vezes mais caro para desenvolver do que o Rafale, devido à sua complexidade tecnológica.
Ou seja, um custo do programa estimado entre 50 e 80 bilhões de euros.
O objetivo principal é projetar um jato de combate que irá substituir o Rafale e o Eurofighter até 2035.
O sistema completo de aviões de combate e drones deve entrar em serviço com as forças armadas em 2040.
No início de 2019, a Safran e a MTU Aero Engines assinaram uma parceria industrial para projetar e produzir um motor para o SCAF/FCAS.
FONTE: L’USINENOUVELLE.com
Eu pensava que com o avanço da tecnologia, projetos militares em geral (como esse, um novo avião de caça multifunção) seriam mais baratos e rápidos para desenvolver. A realidade no entanto é totalmente diferente.
Tecnologia de ponta custa caro meu filho.
Ou é tecnologia no estado da arte, ou é barato. Os dois não dá.
O avanço tecnologico não deveria facilitar os projetos e baratear os custos?
Essa lógica serve geralmente pra bens de consumo, por causa da grande quantidade produzida. Pra equipamentos militares, que são feitas sob encomenda e personalizadas pra cada “cliente”, geralmente essa lógica não funciona.
Ele facilita para todos, a questão é que assim como na evolução das espécies(corrida da rainha vermelha, google it), a tecnologia militar também precisa correr muito para continuar no mesmo lugar.
Barateou pra você ao mesmo tempo que barateou pros concorrentes? Já era, não barateou pra ninguém e todos vão continuar escalando os gastos.
Você e o Willber Rodrigues estão corretos, e ainda podemos colocar mais uma perspectiva nesse assunto, pelo avanço tecnológico e barateamento de alguns processos é que é possível realizar esses projetos de ponta. As tecnologias que temos hoje na linha de produção já existiam antes mas não de forma que fosse viável a sua implantação, então hoje ela é cara mas realizável.
Muitas dessas tecenologias não podem ser nem tão caras assim, mas tudo que envolve armas se torna caro por ser uma defesa… é feito remédio: gastam para fazer um comprimido 1 real e vende por 50
Acho que essa ideia então se aplica a diversos ramos, não apenas na defesa.
Está em tempos deles se arrependeram e migrar para o Gripen NG
Nada mais natural, quer desenvolver coisa nova com valores de coisa velha. Ai não dá.
Pior que se houver um segundo e terceiro lotes, é justamente lá para 2035 que os últimos estarão sendo entregues. Serão caças 0 km mas tecnologicamente já não serão páreos para a 5ta e 6ta geração.
Mas precisamos de caças que sejam páreos para caças de 6g ? O que a FAB faz mais hoje é interceptar teco teco de traficantes na Amazônia. É pra isso não precisamos de caças de 6g. Se olharmos o histórico de operações da FAB, o Gripen vai dar conta muito bem do recado! Vejamos: quantas vezes os Mirage e F-5 foram acionados em missões reais de interceptação nesses últimos 40 anos? Umas 10 vezes? Para interceptar UFOs, bombardeiro inglês vindo das Malvinas, avião cubano civil que invadiu espaço aéreo…… E mesmo falando de um hipotético cenário futuro contra uma Venezuela,… Read more »
Marcelo vc pensa pequeno de mais. Eu como pagador de impostos quero o melhor pra força aérea que me protege. No futuro ninguém sabe o inimigo, estar pronto é dever.
Correto em termos de América do Sul, com os Gripens a FAB estará em um patamar muito acima dos demais. Por exemplo a Argentina nem caça tem e os Su-30 venezuelanos estão sucateados.
Esquece. Nesses sites da trilogia é impossível comentar de forma racional. Aqui a maioria é Pro-Bolsonaro e ignoram todo o resto. Eles acham que equipar as forças armadas tem que ser prioridade por conta de sabe-o-lá pode acontecer no futuro. É trocar a incerteza de uma futura ameaça pela certeza de que nosso país falhou com os nossos mais necessitados. O Brasil tem muitos problemas urgentes e ameaças que precisam de atenção. Uma guerra com outras nações não é uma delas. Eu sei que equipamentos militares são “maneiros” e que vocês adoram games de guerra. E claro, temos sim que… Read more »
Amigo, não concordo com seu comentário, Não é uma é uma questão de ser pro a este ou aquele, nosso pais tem varias necessidades, temos que investir tanto em Saneamento básico quanto em tecnologia de ponta seja militar ou não, Não se pode pensar que temos que deixar nossa defesa de lado em pró de saneamento básico por exemplo o investimento tem que ser nas duas áreas , as duas trazem benefícios para o pais, Agora se quiser discutir politica e governos também podemos, Os governos do PT por exemplo ficaram mais de 13 anos no poder e não resolveram… Read more »
Sou contra o Bolsonaro, mas totalmente a favor de melhor planejamento, gestão e equipamentos para nossas forças armadas. Principalmente a Força Aérea e Marinha. É leviano quem desconsidera que o Brasil pode se envolver em um conflito armado de média ou grande escala nos próximos anos. O Covid-19 provou que diversas ameaças externas, não necessariamente provocadas propositalmente por humanos, podem mudar completamente o cenário mundial economicamente, elevando tensões e possíveis conflitos. Além das ameaças a nossa fauna e riquezas em nossa costa, contrabando, terrorismo e afins. Sim, precisamos investir em saneamento básico ao mesmo tempo que nos capacitamos para defender… Read more »
E, claro, seu comentario sera negativado por muitos.
Oras, se não precisa, pra que o Gripe? É melhor ficar só no A29, porque esse sim serve para interceptar teco teco. Para que ter forças armadas, então? Vamos acabar com tudo e usar o dinheiro para outra coisa. As forças armadas servem para defender o país de uma invasão estrangeira, seu planejamento é feito a longo prazo, onde nenhum cenário geopolítico pode ser definido. Justamente por isso o preparo deve buscar a vanguarda tecnológica. O que impede que em 2035 um país use caças de sexta geração (se é que isso vai existir até lá)? Pela sua lógica é… Read more »
Exatamente. Mesmo que tivéssemos caças de sexta geração quantos seriam necessários para fazer frente a outro inimigo com aeronaves no mesmo patamar? E mais, quantos outros projetos estratégicos seriam comprometidos para comprarmos e mantermos (!!) por exemplo 100 caças assim? O Gripen vai colocar nossa FAB num patamar incrivel! Precisamos de mais aeronaves dessa agora!
Nesse ponto tiro meu chapéu para os russos. Com uma economia menor que a de alguns países europeus, são capazes de desenvolver caças (e tudo mais) de ponta, comprar em quantidades adequadas e são ainda um player global do ponto de vista geopolítico. Não sabemos ainda em que nível de desempenho o SU-57 se encaixa, mas não acredito que será incapaz de lidar com as ameaças atuais e tenho certeza que foi desenvolvido com uma fração do orçamento gasto no F-35. Esse caça europeu vai mesmo custar uma fortuna, pois precisará de tecnologias 6G, sendo que nem mesmo um caça… Read more »
O Super Faturamento não é exclusividade do Brasil. Se tudo fosse calculado como realmente deveria, projetos como esse cairiam de preço no mínimo pela metade.
até escrever em seus próprios idiomas eles sabem
Não se iluda.
Em termos de paridade de poder de compra, a economia da Rússia é equivalente à da Alemanha.
Kkkkkkk. Tá certo e o Papai Noel é o ministro da economia na Rússia.
E os outros, é que se iludem????
A Alemanha é a 4 maior economia do mundo e nesse projecto está junto com a 6 maior.
Esse conceito de 5G foi criado pelo lobby americano e está basicamente relacionado á furtividade.
O Franceses têm que pular fora dessa canoa furada
A França pode e deve desenvolver seu caça com tecnologia própria , um caça genuinamente francês é o ideal!
A França talvez tivesse condições tecnológicas para uma empreitada dessas, mas não tem condições financeiras de bancá-la sozinha. E se hoje afirmam que esse avião será caro, em parte é pela participação francesa, que historicamente produz aeronaves caras de produzir e operar
Se associar aos alemães é furada. O parlamento alemão atrasou e encareceu tanto o Typhoon quando o A400. Os ingleses aprenderam e saíram fora dos alemães. A Airbus é especialista em superfaturar tudo o que faz. O senado francês é dominado pelos globalistas do Macron e querem criar uma indústria comum europeia de defesa, e pasmem, privilegiam sempre a Airbus europeia em detrimento da Dassault que é francesa. Duvido que custe tudo isso, o objetivo é tocar o terror para forçar uma parceria europeia. O melhor para França era fazer o caça sozinha como sempre fez ou compor com os… Read more »
Realmente, uma coisa é a teoria, mas na prática com a Inglaterra sendo governada por conservadores e a França por progressistas, fica impossível mesmo.
Vou ser malhado aqui, mas isso é uma realidade. Caças 6G com IA, atuando em conjunto com drones, etc, serão uma realidade daqui 15 ou 20 anos. Os suecos sabem disso e não vão comprar o Gripen E em grande quantidade. A última versão do Gripen é na verdade um gap filler a espera do caça de 6G em cujo desenvolvimento os suecos já estão embarcando. Isso não quer dizer que o Gripen E não seja bom para o Brasil hoje. Acho que é. Mas realmente significa que não conseguiremos opera-lo na linha de frente por 40 anos, como alguns… Read more »
Será malhado, não.
Pelo contrário.
Vc tem razão.
Os caras querem fazer um caça com tecnologia de 6° geração…é óbvio que vai custar os olhos da cara pro P&D e fabricação do mesmo.
Uma nova geração de caças ( ou de qualquer equipamemto militar ) jamais é mais barato que a anterior.
Utilizando o conversor de moedas do BC, temos um valor, em reais e na cotação atual do Euro, de 330 a 530 bilhões de Reais…
Eita lasquera… haja troco heim..
Abraço.
Apenas pra efeito de comparação, esses 530 bilhões que vc disse são quase metade do que o GF arrecadou em impostos ano passado.
Arrisco dizer que é mais que o orçamento BR em Defesa, Saúde e Educação.
Lembrando que esse é o valor previsto para investir no projeto diluído durante todos os anos do seu desenvolvento, ou seja, em torno de 15 anos. O que dá uma média de um pouco mais de 5 € bilhões por ano. É um baita volume de grana, mas está a altura de França, Alemanha e agregados.
Não é surpresa, não é a toa que os britânicos correram da parada e os suecos quando decidiram se juntar á um projeto foram atrás dos britânicos.
O projecto britânico, a menos que seja menos capaz, ou alvo da introdução de menos inovação, será tão ou mais caro.
Os suecos se juntaram para colher os frutos dos desenvolvimentos de tecnologias. Ou seja, vão trabalhar junto, desenvolver juntos para aplicar o aprendizado no próprio Gripen E e em um futuro caça sueco. Eles não firmaram intenção de adquirir o Tempest. Eles, provavelmente aprenderão as principais tecnologias, as que eles julgam que precisam saber e o resto eles irão adquirir de países parceiros, motores, etc. Eles provavelmente utilizarão o mesmo motor do Tempest, mas pagarão somente o valor de compra do motor, sem terem que gastar uma fortuna desenvolvendo um motor de nova geração. Ou comprarão um motor americano. Eles… Read more »
Nossa esses suecos são os caras mesmo! Quando crescer quero ser igual a eles! Vão conseguir o motor do Tempest sem pagar pelo desenvolvimento???? Que brilhante!
Tadinho dos ingleses são tão simplórios. Irão gastar bilhões do dinheiro do contribuinte britânico com o desenvolvimento do motor do Tempest para depois vender o motor bem baratinho para os concorrentes suecos poderem lucrar e roubar vendas do Tempest. Com certeza o governo britânico irá aprovar, afinal o projeto do Tempest com toda sua cadeia irá gerar apenas 100 mil empregos diretos e indiretos.
Lucianno, a Suécia é um país pequeno em poder economico. O orçamento militar deles é quase Metade do orçamento da Colômbia e cerca de 10x menor que o inglês ou francês. Eles sabem que não é economicamente viável para eles possuírem um caça nacional 100% sueco. Ao mesmo tempo eles não querem depender 100% dos aliados. Eles aceitam possuir um bom nível de independência tecnológica mas depender de países aliados para fornecer aquilo que eles não podem fazer sozinhos. Veja o Gripen, custou muitíssimo menos que o Rafale ou Eurofighter para desenvolver. Essa é a receita da SAAB para competir… Read more »
Os suecos não fazem parte do projeto do Tempest. Aliás não fazem parte de nenhum projeto de caça de 5 ou 6 geração.
Não tem como saber até onde o “caro” é resultado obra da natureza ou o do do desejo ardente o fabricante em lucrar.
Perguntinha básica, existe algum caça com tecnologia avançada barato? ou o senadores Franceses fazem um upgrade no entendimento do que é ter forças armadas modernas ou então vão fazer coisas mais uteis como proteger o queijo Frances.
Mas aí vem a questão…
Caro/barato, em relação a quê?
Japão e Israel compraram/comprarão centenas de F-35.
Já o Brasil, nem pode sonhar em manter uma aeronave dessa.
Existe equipamento caro, ou equipamento que seu país não pode manter?
Eles têm forças armadas modernas, e tecnologia de ponta. E os políticos fazem só o seu papel.
Não é um pouco estranho a Europa desenvolver um caça 6G, sendo que eles ainda nem tem um 5G ?
Não têm porque até á pouco tempo, só os americanos tinham, mas agora decidiram que é importante e como só entrará em serviço em 2040, eles sabem nessa data e durante os décadas seguintes, a tecnologia evoluirá muito, por isso, o 6G.
pura propaganda. a engenharia e a eletronica avançam, mas dizer q vão sair de rafale e typhoon pra construir algo pulando uma geração, sem ter feito nem um avião-conceito de 5ª, apenas fabricando algumas peças do f-35 projetadas nos estados unidos é otimista/fantasioso/falacioso, mesmo porque uma geração além vai ser definida quando um caça real, desenvolvido, mostrar q tem tanta superioridade sobre os outros q pode ser considerado dessa forma, por enquanto são projetos e desejos. engraçado o esforço dos europeus para promover esse pretenso novo paradigma, enquanto os americanos já voavam o yf-22 e yf-23 há 30 anos atrás,… Read more »
Vão cometer o mesmo erro dos EUA com o F-22, gastar rios de dinheiro no desenvolvimento de uma aeronave megapoderosa pra depois ficar sem recursos para comprá-la na quantidade adequada e vão ficar esticando a vida dos velhos caças.
É impressão minha ou cada vez mais os 5G estão ficando mais finos, feito filha da papel?
Olhem a última foto.
As asas são uma casquinha de ovo.
Ma rapaaaaazzzz
Uma coisa é certa: custarão sim os olhos da cara! Outra coisa que é certa: continuarão fazendo o que os caças de hoje já fazem: jogar bombas no inimigo, voando rente ao solo, desviando de obstáculos e mísseis SAM! Pergunto; pra fazer as mesmas coisas, precisa de plataforma nova? Vai ser invisível, como o avião da Mulher Maravilha, vai ter IA a ponto de voar sozinho e decidir por conta própria o que fazer numa situação de combate? Vai ter hiper mega velocidade com baixo consumo de combustível ? No final, vai ser um avião com sim, um pacote tecnológico… Read more »
Se não for bem pilotado ou se não não contar com o necessário apoio “complementar” provido por outros sistemas.
Por isso eu penso que o projeto Gripen foi acertado más precisa urgentemente ser revisado justamente já considerando agregar estas aeronaves aos projetos 6G europeus.
Seja o projeto francês/alemão, seja o Tempest.
O objetivo da FAB não seria adquirir o total de 120 Gripens?
Que sejam adiquiridos 60.
Daí sim uns 120 6G para serem integrados como “Drones” trabalhando em conjunto.
Quem aqui se lembra de uma matéria a pouco postado aqui no PA sobre a análise da Inglaterra em repensar o Tempest para ser utilizado como apoio aos F35 e não como aeronaves embarcadas?
Dúvido muito, mas muito que compremos caças de 6ª geração antes de 2045~2050.
Já foi/está sendo uma dificuldade tremenda para colocar os 3 lotes de Gripens no inventário da FAB, imagine agora um caça que provavelmente custe quase o dobro do preço. E isso nem falando do preço da hora de voo.
Agora eu concordo em relação aos drones. A FAB tem que começar a mexer o pausinhos para com essa tecnologia.
Frederico. O meu ceticismo é o mesmo que o seu, ainda que eu tenha exposto minha forma de pensar mais como um desejo pessoal de um fã militar do que uma pessoa com olhos a realidade, como bem complementou o amigo.
ABS.
O pessoal fala aqui como se as FA tivessem nadando em dinheiro!
O Gripen foi escolhido num processo que levou 20 anos e atravessou 3 governos: FHC, Lula e Dilma!
Nossos navios de combate mais poderosos tem 40 anos nas costas!
Parem de sonhar! Dói menos!
Temos que ser realistas! E a realidade é que o Gripen tá bom demais pra grana que temos!
Antes de pensarmos em partir pra 120 Gripens, temos que torcer pra que a FAB compre os 36 originalmente propostos.
Muito sonho. O Brasil vai ficar somente com os 36 Gripens contratados, pelo menos nos próximos 50 anos.
Eu acredito em pelo menos mais um lote, más muito mais por lobby do que por planejamento.
Enfim.
Realmente. Eu acho que devem vir somente mais 12 para fechar 4 esquadrões de 12, em um total de 48 Gripens. Muito difícil ter orçamento para mais do que isso.
Eu vejo isso de forma diferente. Primeiramente acho esse prazo muito otimista. O F-35, um projeto de 5 geração tocado pela maior potência militar do mundo e primeiro país a projetar e colocar em serviço um caça desta geração mostra o tamanho do desafio.O FCAS deverá ser um programa ainda mais avançado, um caça de geração 5.5 ou 6, tocado por países com orçamento menor em comparação com os EUA e que ainda não possuem experiência no projeto e fabricação de aviões de combate furtivos. Acho que algo próximo de 2050 seria um prazo mais realista para a entrada em… Read more »
Eles querem o avião principal a servir dentro de 15 anos. Vai ser apertadinho o cronograma. Tudo nesse projecto vai requerer pesquisa e desenvolvimento, estudo de produção e finalmente produção… Etc… Cinco anos depois entram os parceiros autónomos do avião principal. Eu gosto da ideia, mas não sei se as economias francesa, alemã e espanhola vão conseguir abrir as torneiras como deve de ser. Por fim, introduzir o bicho vai ser dispendioso, 80 mil milhões para desenvolver, e para comprar quantos milhar de milhão serão necessários ? Perfeitamente realizável, sem dúvida, mas são países onde a opinião pública conta muito… Read more »
A Alemanha que usa os caças até o osso ainda vai comprar SH daqui alguns anos. Ou seja irão amarrar o dinheiro do FCAS. Duvido que esteja pronto antes de 2045.
A FAB escolheu o Gripen por causa das inovações, o Gripen NG têm uma electrónica muito avançada que é base para muitos dos projectos futuristas de 5G e 6G, a SAAB se associou a BAE System no projecto TEMPEST , o Gripen já utiliza IA, todo mundo sabe que a base dos caças 6G é a furtividade e o IA , o Brasil naturalmente estará associado a consorcio Leonardo + BAE + SAAB , quem sabe a EMBRAER.
A SAAB até tentou, mas não consegui entrar no projeto do Tempest.
Fiquei curioso em saber quais são os projetos de 5G ou 6G baseados no Gripen, será a nave espacial do Luke Skywalker?
A FAB comprou o Gripen porque era o mais barato. O principal critério na escolha era o menor preço.
Os europeus deveriam ao menos unificar o desenvolvimento, e trabalhar por motor, radar e sistemas em comum entre os dois projetos. Mas o Ego não deixa…
Esse padrão lembra um pouquinho um tubarão baleia…
É mesmo é?!? Não diga!!! O que como diria o falecido humorista Costinha… “Tais brincando?!?”
Nos foi oferecido no FX-2 e deu no que deu. Queria entender o que o pessoal tinha na cabeça quando escolheram um caça de quarta geração quanto já poderíamos estar na quinta. Se o Brasil tivesse aceitado o PAK FA, hoje já estaríamos incorporando os primeiros SU57.
A furtividade pode ser desenvolvida através de duas fórmulas. A primeira decorre do designe e tintas absorvedoras de radar. Esse método que atualmente é eficiente, talvez não dure 20 anos. Digo isso porque já estão desenvolvendo radares quânticos. A segunda forma pode ser feita atavés de sistemas de guerra eletrônica. Esse tipo independe do designe e pode ser muito mais eficiente, pois pode até mesmo impedir o travamento de mísseis por radar. Sou mais adepto a sistemas avançados de armas de longo alcance, um moderno sistema de guerra eletrônicas, que um avião stealth por designe que custa 60.000 dólares a… Read more »
Acho estranho, o FCAS mal esta saindo do papel de intenções, tem quase tudo indefinindo e já tem colega falando em 6a. geração. Não sei nem se o FCAS seria 6a. geração ou 51/2… afinal o que se propõe para 2035 pode virar 2040… 2045. É so ver a história do que ocorreu com o Eurofigther para não atrasar, temos Tranche 1… Tranche n, e os compradores que paguem pelos upgrades ou não os comprem.
Essas definições de 5G foram elaboradas pelo lobby americano..
Que novidade, eles só fazem coisas caras, inoperaveis e repletas de restrições.
A lista e grande, A 400, Tiffie, Tiger, NH 90, Rafale, Kombis…..e da para encher uma página com seus eurobambis.
Olá, e se surgir um radar viável capaz de detectar estes aviões? O F-35, por exemplo, fora a capacidade stealth, não tem muita vantagem sobre a geração de caças 4 ++.
Não vai. Na pior das hipóteses como o Super Hornet está para o F35, contra o qual tem várias vantagens. O Gripen E ainda receberá muitas atualizações. Foi feito para permitir isso!