Egito compra caças russos Sukhoi Su-35 apesar da advertência dos EUA
CAIRO — O Russia Today citou fontes militares de 27 de julho dizendo que os militares egípcios vão adquirir o caça russo Sukhoi Su-35, uma inovação no Egito, depois que surgiram fotos de cinco deles indo para o Egito. Nem o lado russo nem o egípcio fizeram até agora qualquer comentário oficial sobre a alegada aquisição, enquanto os Estados Unidos se opõem a tais acordos.
De acordo com o Russia Today, “as fontes indicaram que esses caças pesados e de longo alcance dariam aos militares egípcios superioridade no céu regional, razão pela qual os EUA objetaram veementemente”.
O site Top War da Rússia, que se concentra em assuntos de defesa, informou em 23 de julho que o primeiro lote de caças Su-35 decolou da fábrica de aviação Komsomolsk-on-Amur e se dirigiu para o lado europeu da Rússia, de onde serão entregues Egito.
A reportagem dizia: “Apareceram na web fotos dos primeiros cinco caças Su-35 construídos para a Força Aérea Egípcia, que fizeram uma escala no aeroporto de Novosibirsk Tolmachevo durante um voo para a parte europeia da Rússia. Como pode ser visto nas fotos, não há marcas de identificação nos aviões, mas os números da cauda são marcados de 9210 a 9214. ”
Em 18 de março de 2019, a Força Aérea Egípcia fechou um acordo de US$ 2 bilhões para comprar 24 caças Su-35 de fabricação russa, incluindo equipamentos relacionados, de acordo com o Serviço de Informação do Estado do Egito (SIS).
FONTE: Al-Monitor
Evidente que dão superioridade aérea ao Egito.
São caças pesados e muito poderosos.
Israel que o diga sobre essa superioridade de caças russos.
Do jeito que as coisas estão indo, é melhor Israel ficar quieto para não sobrar para ele.
Tipo seu Joselino Barbacena.
Você tem razão.
Seria muito chato Israel ter que destruir novamente a força aérea egípcia com seus fantásticos e invencíveis caças russos.
Israel eh superior em doutrina, treinamento, taticas, estrategias…o armamento em si faz parte da receita, mas o que dita o resultado final eh o conjunto da obra.
Fazem décadas que as relações entre Israel e Egito estão normalizadas, a questão atual por lá chama-se Turquia.
Excelente aeronave. Top de linha!
Ótimo para um país com dimensões continentais como o Brasil.
Oi Lucianno,
Seria uma sonho no Brasil!
Att.
Alguém avisa aos estadunidenses que soberania é conceito antigo e pacificado. Egito e os demais países podem comprar o que quiserem e não cabe a ninguém dizer se pode ou não…
Na verdade, soberania precisa de lastro.
Soberania quando se recebe bilhões de dólares dos EUA a vários anos?
É muito bom ter soberania dessa forma. Ou prioriza a soberania, ou a continuidade do recebimento de todo esse dinheiro.
Arabia Saudita tem bancado essa soberania egípcia, só ver os navios que eles andaram comprando na Itália e França com dinheiro saudita…
Ok, a Arábia Saudita de certa forma subsidia em parte as forças armadas do Egito, mas o Egito continua recebendo os bilhões de dólares dos EUA, e à muitos anos.
É uma questão complexa, e os EUA tem suas razões, pois o investimento feito no Egito é muito alto.
Essa “ajuda financeira”, que estava na casa dos milhões e não bilhões, foi cortada quando o ditador Mubarak foi deposto, durante os eventos que ficaram conhecidos como “primavera árabe”.
A questão é apenas grana, pois o que interessa aos EUA na sua relação com o Egito é ter exclusividade na venda de equipamentos militares. Considero que o Egito agiu de forma correta ao diversificar seus fornecedores. Além disso, o SU-35 é um belo caça.
Que exclusividade? O Egito comprou fragatas italianas, caças franceses, porta helicopteros francês, etc… etc… etc…
quando teu suggardaddy manda vc fazer algo, então é melhor obedecer, mas acho que o Egito trocou de suggar.
Então o suggardaddy americano vai cortar seus presentinhos…
Pelo jeito eles não tem queda para countryusaboy. rsrsrsrs
Podem comprar o que quiserem e de quem quiser.
Os EUA podem ajudar financeiramente quem quiserem.
Sendo que o Egito é o segundo país que mais recebe ajuda financeira dos EUA, atrás apenas de Israel, cabe ao Egito escolher: Su-35 ou ajuda financeira americana. Mais ou menos como aconteceu na Turquia: os EUA avisaram, ou S400 ou F35.
Quando mencionam Estados Unidos, na realidade estão se referindo ao poder politico vigente no pais. Acho certo, um pais pode ser aliado ou considerado amistoso, mas país que não é submisso compra o que lhe interesar, quando quiser.
A. S. S. N.
Patria Amada Brasil
Geopoltica meu amigo.
Deixando de lado se isso é certo ou não, mas acho um tiro no pé os EUA saírem “ameaçando” qualquer um que não compre armas “made in USA”.
Dia desses eles ameaçaram a Índia por caisa disso. A Índia sempre comprou de todo mundo e sempre foi cliente russo, e não vai ser o Tio Sam falando grosso que vai mudar isso.
Esse tipo de ameaça funciona pra certos paisecos subversientes de terceiro mundo, e não pra países como India e Egito, por exemplo.
Se eu não tô muito louco, Egito ganha ou ganhava ajuda militar($$$) dos EUA, então né.
Não tá louco não. É um dos paises que mais recebe ajuda militar em forma de $$$. Como dizem e bem os comentadores aqui do site, o Egito pode comprar de quem quiser
Mas como digo eu, se eu tenho um banco,empresto $$$ e tenho um stand Ford, posso deixar de emprestar se voce for comprar Toyota…
Sim, o Egito é um dos países que mais recebem $$$ norte-americano.
Mas isso foi um dos pré-requisitos que o Egito deu pra aceitar a paz com Israel e reconhecer a existência desse país.
Os EUA vão cortar esse “benefício”, com todas as implicações que isso traria?
Totalmente? Provavelmente não. Em parte? Provavelmente sim… O Egito de hoje não tem qualquer problema com Israel e tem mais com que se preocuapr nas outras fronteiras. Os interesses de Egito e Israel para a exploração de gás no Mediterrâneo são semelhantes. Fundamentalismo não paga as contas
Sim, pelo menos o Egito de hoje é pé no chão, e sabe que não tem nada a ganhar caça lndo treta com Israel.
Quem dera se os outros países do OM pensassem assim….
depois de 3 cacetes, apoiados pela URSS, acho que o Egito aprendeu a lição. Israel está melhor preparada do que nunca, e os possíveis aliados egípcios minguaram.
A Síria virou um buraco. O Iraque uma colcha de retalhos tribais. A Arábia Saudita e a Jordânia estão mais alinhados com o ocidente do que nunca.
Se em 1973 mal deu para aquecer, hoje não duraria uma semana.
O colega poderia informar o valor e quando foi? Obrigado.
Vc tem países como Paquistão, Indonésia, Vietnã, Irã, Turquia, Egito, Filipinas, Tailândia e outros, todos países grandes e com dezenas de milhões de habitantes comprando armas russas e chinesas.
Aí, os EUA ficam ameaçando com sanções.
Daqui a pouco, os americanos vão ficar vendendo armas para quem?
Eslovênia? Bulgária? Polônia?
A Tailandia usa F-16 e Gripen, as Filipinas usam KFA-50 na Força Aérea , velhos cutter da US Coast Guard na marinha e comprou fragatas novas à Coreia do Sul. O Egipto possui no activo quase 200 F-16 e 50 Apaches. Para alem de Rafale e as recem comrpadas FREMM. A Indonesia tem mais Super Tucano que Su-30 e a força principal são F-16. A Turquia bem pode começar a comprar rápido pois com o F-35 cancelado e os F-16 a envelhecerem… Irão acho que que os EUA já sabem que não vendem nada para lá desde 1977. Listar paises… Read more »
Sem contar que as Filipinas são extremamente alinhadas com os EUA, talvez mais que o Canadá. Lá o esporte mais popular é o basquete, o meio de ensino é o inglês e a terceira maior populações nos EUA é de filipinos. Seu atual presidente baba mais ovo do Trump que o nosso presidente.
Eu me pergunto se ele simplesmente inventa essas coisas na esperança de parecer que sabe ou mentiram para ele e ele acreditou.
Particularmente acho uma zona quem já tem rafale adquirir su-35 ou vice versa.
Estou chocado! Falta de respeito!
Difícil de entender é como um país compra um caça, e ele já é entregue em breve. E o Brasil compra um caça e tem que esperar de 8 a 12 anos para chegarem aqui…
Simples: o Brasil adquiriu um projeto e não um caça pronto, o mesmo ocorreu com os paises participantes do projeto F-35.
Vai além disso: o Brasil não só comprou um projeto como também comprou a fabricação local.
Compras de prateleira, com grana na mão, tu faz dentro do mesmo ano até. Se você tiver o bolso, consegue literalmente tirar vetores da força armada do país exportador, como as FREMM italianas, por exemplo.
Quando não se tem informação fica muito difícil ter compreensão.
E hoje, às portas da terceira década do séc XXI, com toda informação amplamente disponível, é pura falta de vontade.
Pior para a França já que vão poder explorar possíveis pontos fracos do Rafale e passar a informação para os russos
e vice versa nao eh mesmo? Quem quer vender nao pode se preocupar com isso, ou entao tem que fazer como os EUA com o F-22 e os chineses com o J-20 (ate agora pelo menos).
Oi Roberto,
Adicionando seu comentário, os Flankers também possuem vetoração de motor 3D.
Acredito que no dogfight sejam mais ágeis que o Raptor!
Att.
os Flankers também possuem vetoração de motor 3D. Não. Esse é um dos maiores mitos que existe sobre os Flankers na Internet. O único caça russo com verdadeiro e total TVC 3D é o MiG-29OVT (e este é só um demonstrador de tecnologia): https://youtu.be/BdVJPZAKAQE?t=59 https://youtu.be/Ai7eaDeRlDs O TVC em todos os caças Sukhoi que possuem TVC, é 2D também. As grandes diferenças entre o TVC do Raptor e o TVC dos Sukhois são apenas: 1) O fato de que nos Sukhois cada bocal pode se mover em movimentos opostos (um para cima, outro para baixo). 2) O TVC dos motores F119 do… Read more »
Aí vem DSC com essas coisas de thrust/weight, carga alar e valores técnicos de ângulos de vectoração… Daqui a bocado vai falar de RCS.
Isso não interessa! SU-35 faz Pugachev nos shows aéreos!
Você não viu que o SU-35 botou o F-22 para correr??
Dogfight são feitos em baixa velocidade.
Att.
Pessoal,
Sobre o thrust vectoring, segue os gifs comparativos entre Flankers (3d) x Raptors (2d):
Flanker(3d):
Raptor(2d):
Esse gif só prova o que eu disse.
Claro, DSC. Você está COBERTO DE RAZÃO.
#sqn
LOL lmao ? #SQS Essa imagem também é mais uma prova de como eu estou certíssimo. Como eu disse no meu primeiro comentário… O TVC dos Sukhois funciona num movimento em “V” quando se move para cima e para baixo. Ou seja, quando os bocais se inclinam para cima eles apontam para fora também. E quando os bocais se inclinam para baixo, eles apontam para dentro também. E é isto que podemos observar nessa imagem também. No canto superior esquerdo, onde está escrito “Happy Flanker”… Essa é a posição máxima dos bocais dos motores quando o piloto puxa o manche… Read more »
Toda imprensa especializada diz que é TVC 3D. Mas você é que está certo.
Não, não leva vantagem porque não haverá dogfight, só em filme da Globo.
Antes dele ver um Raptor, esse já lançou seus mísseis e voltou pra casa sem ser visto. Depois o SU-35 vira uma bola de fogo.
SIm, essa maquina formidavel nunca se curvaria diante de misseis russos.
Emmanuel, só que não.
“Su-35S russo colocou F-22 para correr na Síria.”
https://www.aereo.jor.br/2017/12/09/caca-su-35s-russo-colocou-f-22-para-correr-na-siria/
Pronto, temos mais um troll por aqui… ?
Sim sim…
E um Su-24 paralisou um destroyer da USN, classe Arleigh Burke no Mar Negro em 2016…
E o Homem nunca foi à Lua…
E a Terra é plana…
E todos os marinheiros do destróier se renderam aos russos e afundaram o navio devido ao grande terror que passaram.
FONTE: Sputinik.
Pois é ivanmc contra fatos não há argumentos.
“…contra fatos não há argumentos.” Concordo 100% Uma pequena amostra de como os F-22 operavam com impunidade na Síria: https://drive.google.com/file/d/18shc1ncUFg-PTxt6tgDGDHT3Cd7O81ty/view?usp=sharing “…Os problemas são mais do que relacionados ao hardwareNo geral, o desempenho russo na Síria aponta para fracas capacidades de comando e controle, resultando em fraca consciência situacional e fraca eficácia de combate. Produtos negativos deste sistema foram claramente ilustrados durante o primeiro encontro relatado entre dois F-22 Raptors da USAF e dois Su-30SMs da VKS sobre a Síria no final de outubro de 2015. Os Raptors se aproximaram dentro de uma milha e meia (2.41km) da formação russa antes… Read more »
O Egito é localizado numa região complicada e esta com risco de se envolver em vários conflitos, fora a questão da Líbia que pode levar a ter uma guerra com a Turquia ainda tem a questão da represa da Etiópia que também tem o risco de virar uma guerra e ainda tem um grupo ligado ao ISIS atuando no deserto do Sinai, os egípcios estão investindo pesado em defesa por conta de tudo isso.
Foi só eu que reparei que o caça não tem insígnias ?
Pode ser um caça de demonstração do fabricante ou um caça que esteja em teste antes de ser entregue ao comprador e o número de licença seja um provisório!
Livre mercado que fala né Trump? ?
Os EUA chegaram a esse ponto.
Ameaçar com sanções que ninguém liga.
Tá difícil a vida para eles, a descentralização da produção de tecnologia está transformando os EUA em trator, só tem arranque e a roda grande.
E vc acredita nisto ?? É sabido que as compras egípcias tem patrocínio da Arabia Saudita, principal parceira dos EUA na região…isto que os americanos estão fazendo é jogar para a galera, no final das contas, quando os primeiros Su-35 chegarem no Egito, vai ter um monte de técnico americano analisando a aeronave, isto se alguns deles não pararem secretamente nos EUA….
Livre mercado para os produtos deles, apenas isso.
Quem age assim é a China
ótimo caça, devia ser mais um lote de rafale, mas lacron melou tudo
Não, não leva vantagem em combates BVR, porque ele é grande demais.
Vai ser visto antes que veja alguém.
Caça maravilhoso.
Pena que brilha como uma árvore de Natal num radar inimigo.
Acho que os militares egípcios tiveram uma aula com os hindus… só pode… rsrsrsrs
Cuidado, quem não escuta conselho dos EUA se da mal!
Muito mal!
Com isso eles tem em estoque/encomendado, salvo engano meu,
F-16
Mig-29
Mirage 2000
Rafale
Su-35
É uma cauda logística complicada…
É provável que comecem a aposentar os caças mais antigos, como o Mig-29 e talvez os F-16 e Mirage 2000 são caças que já devem estar precisando de modernizações e no caso do Mig e do Mirage podem ser bem caras.
Os Mig-29 são novos em folha, nem sei se já foram entregues. Os mais “velhos” são os Mirage 2000 e os F-16, mas os F-16 formam a espinha dorsal (+ de 200) da força aérea deles.
Um lote de 18 destes caças para Anápolis, já teria sido entregue e estaria operacional.
Enquanto se substituiria A-1 e F-5 pelos Gripens.
É isso mesmo, Fábio Max.
Su-35 pra quem já tem Rafael,Mirage-2000, F-16 de diferentes variantes, comprou Mig-29M/M2 e quer também o Mig-35. Salada bem interessante a do Egito , não querem ficar na mão de ninguém e estão certos. Pode estourar um conflito a qualquer hora com a vizinhança que eles tem.
Me veio a cabeça a experiência dos egípcios com caças soviéticos, eles levaram duas surras dos israelenses usando caças ocidentais, vai ver que por isso mesmo tendo caças russos de ponta querem também ter caças ocidentais de ponta!
Concordo em parte, pois nesses conflitos teve outras influências além do simples equipamento. O Mossad teve uma grande participação apesar de não ser tão propagado, inclusive tem um livro bem interessante “The Angel” que conta a história de um espião Egípcio para Israel e como isso influenciou na guerra do Yom Kippur. É bem documentado também que o nível de treinamento dos Árabes era muito inferior ao praticado pelos Israelenses, então é bem provável que os Israelenses ganhariam mesmo que o equipamento fosse idêntico.
Agora os EUA mandam na casa dos outros?!? Se o Egito quer comprar caças da Rússia isso é problema dela… Israel já tá se armando com o F-35… Querem mais o que?!?…
Não sei o porque da surpresa, o Egito sempre teve uma grade proximidade com os soviéticos e agora com os russos e seus equipamentos fazem parte do inventário e não é de hoje. Por mais que os EUA queiram bater o pé e ameaçar das mais variadas formas o Egito não vem dando atenção a isso e colocando as suas necessidades e soberania acima de qualquer coisa, querem sinal maior que a compra dos dois navios classe Mistral que seriam destinados aos russos mas que tiveram a entrega cancelada por conta do conflito na Ucrânia? Onde foram parar e as… Read more »