Queda de A-4AR Fightinghawk na Argentina
Um avião McDonnell Douglas A-4AR da Força Aérea Argentina caiu no sul de Córdoba e o piloto faleceu após ejeção
Um caça A-4AR Fightinghawk pertencente à Argentina caiu nesta quarta-feira na província de Córdoba, em Villa Valeria, na fronteira com San Luis, em meio a exercícios de combate.
A Força Aérea Argentina (FAA) confirmou que o piloto Gonzalo Fabian Britos Venturini, após ter ejetado do avião, foi encontrado morto.
“A Força Aérea lamenta informar que, após a ejeção realizada nesta manhã, o relatado piloto do A-4AR foi encontrado morto nas proximidades da cidade de Villa Valeria (província de Córdoba). As causas da morte do aviador militar ainda são desconhecidas”. informou a FAA oficialmente em sua conta no Twitter.
Por razões que estão tentando ser determinadas, houve uma falha em voo, o piloto alertou a torre de controle, tentou controlar a aeronave e, quando não havia nada para fazer, o oficial teve que ejetar.
Sobre os motivos da falha do avião, a FAA disse que “até agora as causas que produziram a ejeção são desconhecidas, e foram ativados os protocolos estabelecidos para sua determinação e investigação”.
“A Força Aérea lamenta profundamente a perda de um de seus jovens falcões e acompanha a família do capitão neste momento difícil”.
Meus sentimentos a família.
Esse aparelho em específico é um dos que sobreviveram à guerra das Malvinas!?!
Sei que foram atualizados por Israel!
Não, este não é da época das Malvinas, foi adquirido em meados dos anos 90. Foram 36 caças A-4M ex-USMC que foram modernizados no padrão A-4AR, com aviônica de F-16.
Obrigado Galante
Seria uma perca inestimável pelo valor histórico!
Em primeiro lugar a vida do piloto.
Um piloto morreu! A aeronave é o de menos!!
Originalmente eles queriam comprar os F-16, mas devido as pressões britânicas os Estados Unidos empurram essa gambiarra aí.
NÃO era e não são gambiarras!
A-4 com eletrônica da caça multifuncional que se presta a fazer superioridade aérea, em que outro lugar do mundo um A-4 tem ou teve essas obrigações?
O avião em si não é uma gambiarra, porém as funções que ele se presta a fazer lá são completamente inadequadas.
Lembre-se, desde a saída dos Mirage, os A-4AR são os faz tudo deles.
Se FAZ tudo, Colega, não é gambiarra.
Qual míssil BVR é usado para interceptação e CAP ? Consegue interceptar um F-16 chileno, MiG 29 / Mirage 2000 Peruano ?
É o melhor que eles têm, mas não é um caça concebido para CAP/ interceptação
Nova Zelândia?
À parte a negação da intenção de compra dos F-16, a venda e modernização desses A-4 foi uma das “compensações” dadas pelos EUA em troca do desmantelamento do programa de foguetes Cóndor.
só digo uma coisa:
se não foram adiante com o foguete condor por causa do A-4 ,trocaram 2 duzias por 1/2 .
EUA forçou a Argentina a não prosseguir com aquele projeto. Em troca, dentre outras coisas, estava a facilidade no fornecimento desses A-4 que, como dito aqui, tinha aviônica de F-16. O radar dele, por exemplo, teve sua antena modificada para caber no radomo do A-4.
Mas, realmente: em termos de tecnologia e autonomia em áreas diversas, Argentina deu um passo (forçado) atrás.
Meus sentimentos a família. A perda de uma vida é insubstituível. A situação da força aérea argentina esta complicada pelo que se fala apenas 6 A4R estavam em condições de voo e mais de 30 parados, com essa queda perderam 30% dos A4R que estavam em uso.
Em outro lugar disseram que eram apenas 5 voando. Agora, então, apenas 4.
1 aeronave é 30% de 6 aeronaves? Humm…acho que a matemática mudou….
E ainda sonham em retomar as Falklands
Geralmente quando não há investimento para se ter algo decente, esse é um grande risco que se corre. Mais uma vida perdida igual as vidas dos submarinistas.
Como disseram nas postagens das quedas do F-35 e F-22, para cair tem que estar voando; então riscos existem sempre e sim, sejam considerados decentes e ou indecentes……..Sinto também pela vida do piloto.
Todos nós sabemos que as forças armadas argentinas estão “esquecidas”, portanto essa negligência do governo argentino favorece muito para fatos como esse acontecerem.
Verdade. Mas também proponho aqui que o A-4, seja ele em que força aérea estiver, já deuo que tinha que dar. Recachutações, reformas, modernizações e etc, não mudam o fato que esses aparelhos, pela idade representam um risco inaceitável para os pilotos.
Abs
Depende, se tu for olhar o A-10, quando for aposentado em definitivo, provavelmente será bem mais velho depois de tantas modernizaçoes em relaçao aos mesmos A-4.
A diferença e a falta de investimento do governo argentino.
O A-4 foi introduzido em 1954, e aqui só existe em museu, aonde é sempre um dos modelos mais belos em display.
O Warthog por exemplo, foi introduzido em 1977. A frota existente recebeu um corte grande nas suas fileiras, e os que continuaram estão recebendo asas novas em folha da Boeing.
Recauchutados
Sem dúvida o A-10 tem maior espaço para atualização do que qualquer a A-4.
Concordo com o sr. João Moita Jr. Os F5 também foram modernizados aqui e de certa forma os pilotos correm o mesmo risco. Lembrando que tivemos uma perda de um piloto o A-4 da MB que foi recentemente modernizado. Até hoje o piloto não foi encontrado. Fazer o que? dinheiro de nós contribuintes sempre para compras de alguns equipamentos militares obsoletos. Grande abraço…
Esses riscos ocorrem no mundo todo, inclusive nas maiores forças aéreas do mundo!
Na usaf até hoje os B-52 voam, sem contar os A-10 e outras versões mais antigas do F-15, na Rússia tem aviões da época da União Soviética.
A diferença é o investimento nos equipamentos, como mencionei antes, a Argentina esqueceu as forças armadas a muito tempo!
Os caras querem mesmo comparar os EUA com a Argentina… se a USAF estiver voando um avião de 70 anos, pode ter certeza que esse avião é moderno, está com a manutenção em dia e ainda tem muito o que dar; já quando se vê países como o Brasil e a Argentina operando aeronaves com a mesma idade, é pq não podem ter outra e vão continuar voando até cair
Mas pelo que sei, nossos F-5 são bem manutenidos.
Bater por colisão é uma coisa…cair por mal funcionamento é outra…
Olá amigo, o que conta na questão segurança em relação à aviões não é a idade do aparelho, mas sim horas de voo que o mesmo possui. Mas concordo contigo, que determinados aparelhos de concepção muito antiga, como no caso do A4, deviam ser retirados de serviço, pois por mais atualizações que venham a sofrer em termos de aviônica, mesmo assim ainda são defasados no cenário de combate com caças mais atuais, pois as evoluções são constantes em termos de aerodinâmica, eletrônica embarcada, consumo de combustível e tantas outras tecnologias, que fazem muita diferença na performance como um todo. Fora… Read more »
Tai um sujeito que entende de palpite, parâmetro bem similar, só falta agora comparar 707 com A300
isso mesmo , no brasil já cairam alguns AMX e mirage lll quando esse segundo era operacional .
Então ele caiu pq era um A-4? E qdo um F-35 ou outro aparelho novo cai, é por qual motivo?
Acho bom tu ler meus comentários!
Meus sentimentos a família da vítima. Mais uma vítima do descaso, igual os submarinistaa do San Juan.
Curiosamente, eu tinha acabado de ler que a Argentina continua a insistir que “las Malvinas son Argentinas…”
Que esteja em alta conta com o nosso criador.
Condolências à família.
Uma perda para a aviação de caça Argentina.
Não sei como alguns podem dar dislike em um comentário de condolências à família de um aviador falecido. ?
Quero crer que seja o algorítmo desse sistema que faz isso.
tenho certeza que é robô de um frustrado que negativa absolutamente qualquer coisa publicada.
João, desconfio que tem algum indivíduo que só entra nos comentários para negativar! Alguma frustração passada!
Acabou a FA Argentina.
OFF – AERONAVE MILITAR É INSTALADA NA ORLA DE SÃO PEDRO DA ALDEIA PARA EXPOSIÇÃO PERMANENTE
http://pmspa.rj.gov.br/aeronave-militar-e-instalada-na-orla-de-sao-pedro-da-aldeia-para-exposicao-permanente/
Bela aeronave, pena que no Brasil não foi muito útil, gasto enorme com modernização e pouquíssimo uso.
São antigas (e não velhas), quando compraram tinham menos de 1800h – assim escreveram – voaram muito pouco aqui, poucas foram reformadas e agora espetam em praças……….é megalomania, falta de responsabilidade, estupidez ou tem outro nome (pois o meu e o seu dinheiro foi gasto neles).
Comentário lúcido e perfeito. Pelo menos a modernização foi feita pela Embraer e ajudou a indústria nacional. MB o resultado da má gestão né megalomania está aí, não tem fragata que não tenha uns 50 anos nas costas.
Quem disse que essa aeronave que virou monumento, o AF-1A N-1005, foi modernizado?? Essa é uma das células não modernizadas!!
Concordo com o Sr. Miguel Felício. Nosso dinheiro. Muitas vezes a ganância fala mais alto; dinheiro nosso (do contribuinte) e não deles.
A MB tem sido campeã em projetos megalomaníacos e sem nenhum fundamento: Os AFs, Trackers, NA São Paulo, e por aí vai….
Enquanto isso, as fragatas já estão no osso e a patrulha oceânica vai de mal a pior.
Falou e disse. E pode adicionar o sub nuclear nessa conta. Provavelmente não será construída mais que uma unidade… É como sempre falo: é melhor ter um gol andando do que uma Ferrari na garagem. A megalomania e má administração não são exclusividades das Forças Armadas, mas da cultura brasileira. Toda a gestão pública segue o mesmo padrão.
Não faz parte das modernizadas.
Este A-4 ainda está em condições de voo?
Olá Daniel. Os aviões espetados geralmente são aqueles que foram canibalizados e não teriam mais condições de vôo.
Salvo engano na entrada da Base de São Pedro da Aldeia tem um espetado há muito tempo. De certo no futuro vão colocar um igual a este da Praça na capital – Praça XIV onde já tem : Seaking, o navio Bauru, o blindado Cascavel e outras atrações.
Mas que cazzo?? Modernizou há poucos anos atrás… que jestão, hein?
Talvez seria mais óbvio imaginarmos que esse em particular não passou pela modernização…
Essa célula não foi modernizada!!! Gestão com j ??
Ainda bem que a Base é perto e a Marinha fará a manutenção. Sol, grande variação de temperatura, ventos fortes carregados com partículas de sal vão castigar o avião. Mas será uma ótima atração.
Impressionante que tem pessoas q negativam as condolências! Deve ser um bom cristão, homem de bem, que até nesses momentos vê o mundo como “nós x eles”. Parabéns, senhores, vcs são um exemplo do que não deve ser feito.
…
Minhas condolências aos familiares. Que fase horrível essas das FAs argentinas!!
Se vc for dar importância a isso, está perdido. Negativam até agradecimentos. Até o final da semana este meu comentário deve ter alguns Deslike também. Eu já conto com uma legião de fãs.
KKK
Olá Luciano. São fariseus.
Primeiramente os meus sentimentos ao familiares do piloto que veio a óbito.
Que situação lastimável vive a FAs da Argentina.
RIP, Sir.
Minhas preces ao piloto e à sua família. Desnecessário comentar sobre as causas. Apenas como reflexão: a perda de vidas em relação à quantidade de horas voadas, lá como cá deve se elevada em relação a outros países que realmente possuam forças aéreas representativas e minimamente adequadas às suas respectivas necessidades.
Correção: “ser elevada…”
Meus sentimentos aos familiares do piloto. A coisa tá tão difícil pra eles, que se nada for feito uma China da vida pode se aproveitar da situação a empurrar equipamentos militares pra eles em troca sei lá de comodites ou até mesmo expandir sua influência nós mares da América do Sul. Um FMS bem amigável agora pode impedir isso!
Sem os Gripen, esse seria o futuro da nossa FAA. F-5 com 45 anos, A-1 com 35 anos, mesmo os A-29 já tem 15 anos…
Manutenção tem limite, mesmo porque ela vai ficando cada vez mais cara, mais demorada.
E cada vez mais aeronaves no chão e ou canibalizadas para manter meia dúzia voando e arriscando tripulações.
Esse projeto, da decada de 60 não tem mais condições de combate. Treinamento, e, olhe lá. Não se sabe se o custo compensa. O triste resultado é a perda de valiosos pilotos.
O F-5 mais antigo tem 45 anos (na FAB), mas o 4856 e o 4858, que foram os primeiros F-5E fabricados no mundo, tem 48 anos. O A-1 mais antigo, o A-1A 5500, tem 31 anos. O primeiro A-29 entregue à FAB completa 16 anos em 2020.
Onde escrevi 4858, leia-se 4857
Concordo com o sr. JuggerBR. quando o automóvel velho dá o primeiro problema, o que fazemos? Vamos para o novo. Infelizmente nas Forças Armadas se faz modernizações e mais modernizações e não se compra o novo e quando compra usa até o osso e se moderniza e moderniza e assim vai….esqueci também sobre a ganância… outra …
RIP
Uma pena, Perda humana é sempre triste e lastimável… Mais se ele ejetou o que pode ter dado errado ??
Estava pensando a mesma coisa…
Ejeção, mesmo que nas melhores condições, é uma coisa muito arriscada. Os esforços à que todo o corpo é submetido são imensos. Qualquer probleminha, mesmo que indetectável em um exame, como um pequeno problema vascular, pode ter resultados mortais em uma ejeção.
A ejeção é um último recurso, e um processo cheio de incógnitas. Muitas coisas tendem a dar errado.
Lembro de um caso aonde um piloto da USAF ejetou, e acabou caindo justamente no meio dos escombros em chamas e foi encontrado carbonizado.
Ejeções são violentas e algo sempre pode dar errado. Depende de uma série de fatores como modelo do assento, ângulo, velocidade e altitude da aeronave, posição do piloto, etc. Como o Moita falou, é mesmo o último recurso.
Li em algum lugar, não me lembro onde que ejeções tem um taxa de sucesso de aproximadamente 70%, e lá no site da Martin Baker fala que os assentos deles já salvaram 7628 vidas.
De fato João, é algo extremamente violento, e com toda certeza é um item de último recurso.
É muito comovente…uma perda de um jovem piloto que arrisca a sua vida em pró da defesa da nação…é lastimável a situação em que se encontram as FAAs argentinas, carente de material compatível com suas necessidades…penso que a guerra das malvinas foi um divisor de águas lá, após o fracasso obtido as faas foram relegadas a 2 plano, com total desprezo de sua classe política quanto as necessidades minimas necessárias…
Muito triste a perda do piloto…meus pêsames à família e à Força Aérea Argentina!
Minhas condolências aos parentes e amigos.
Voar em equipamento velho e sem manutenção não é seguro.
A. S. S. N.
P. A. B.
Como pode afirmar que estava sem manutenção? Se os mecânicos da FAA o certificaram para vôo, é porque tinha condições, e a Fuerza Aerea Argentina tem bastante experiência com o A-4, inclusive em condições de combate. O fato de uma aeronave militar voar já infere que existe um grau de risco, ainda mais em treinamento. Sem saber maiores informações sobre o ocorrido, é muito achismo fazer qualquer tipo de afirmação sobre causa do acidente.
Ninguém voa sem manutenção. São pobres mas não são amadores.
Eu pensava que apenas os super etendards tinham sido comprados, bem uados pela Franca, apos a guerra de 82. 36 desses, ainda que poucos em condicoes de voo, na pindaiba da america do sul, os caras nao estao tao mal.
Na guerra das Falklands, a Aviação Naval argentina já possuía Super Etendard, tanto que foram esses que lançaram os Exocet naquele conflito. Nos anos 90, a FAA adquiriu 36 A-4M/OA-4M que foram modernizados com aviônicos e radar do F-16 de versões mais antigas. Atualmente, em torno de meia-dúzia dessas aeronaves estão operacionais. No ano passado, a Aviação Naval recebeu 5 Super Etendard modernizados (SEM) usados, da França. Junto, vieram sobressalentes e ferramental, o que irá permitir a reativação de alguns dos Super Etendard que a Argentina já possuía, mas que estavam todos estocados.
Obrigado pelo comentário. Eu sabia dos Super etendard usados em 82. Houve até uma disputa entre a marinha e a FAA sobre quem operaria os remanescentes, se e quando recuperados, e os adquiridos junto a França. Mas causou estranheza o Reino Unido não pressionar Washington sobre a aquisição de 36 A-4, junto aos EUA, cerca de uma década após o conflito.