O mês de julho é simbólico para a Força Aérea Brasileira (FAB). Comemora-se o nascimento do precursor daquela que seria considerada uma das invenções mais extraordinárias da história da humanidade e que impulsionou a indústria aeronáutica: o avião. Alberto Santos-Dumont, brasileiro, nascido em 20 de julho de 1873, inventor do avião, é motivo de orgulho para o País.

O Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira deixou para a humanidade a certeza de que todo sonho pode ser realizado, basta possuir vontade para conquistar feitos tidos como impossíveis. Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação. Foi o primeiro aeronauta a alcançar, definitivamente, a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria.

Devido ao período da pandemia do novo Coronavírus, as comemorações do nascimento do Patrono da Aeronáutica estão suspensas. Porém, o Museu Aeroespacial (MUSAL) disponibilizou uma viagem ao tempo, de forma virtual. A Exposição Santos-Dumont apresenta sua história permeando a vida pessoal, inventos e curiosidades.

No acervo, a maquete com formato de asa delta, feita por Santos-Dumont no início do século, permite uma comparação com a atual configuração dos modernos jatos, além de valiosa coleção fotográfica retratando, com detalhes, sua obra e sua vida social. O coração do inventor encontra-se preservado numa redoma de metal. Para visualizar a exposição, acesse o site do Musal, e clique na aba exposições, localizada na lateral esquerda.

HOMENAGEM EM PARIS

Santos-Dumont morou por 22 anos em Paris. Desde a sua primeira ida, aos 19 anos de idade, o brasileiro impressionou a França ao construir e pilotar vários balões dirigíveis. O apartamento onde morou, na famosa avenida parisiense Champs-Élysées, nº 114, está identificado com uma placa afixada, em 2006, pelo então Adido na França, Coronel Aviador Antonio Carlos Moretti Bermudez, atual Comandante da Aeronáutica.

FONTE: Força Aérea Brasileira

Subscribe
Notify of
guest

94 Comentários
oldest
newest most voted
Inline Feedbacks
View all comments
Rui Chapéu

Força Aérea Brasileira espalhando fake news.

Santos Dumont foi um grande aviador e inventor. Mas ele não inventou o avião e já está provado por várias e várias vezes.

Seria mais sincero e orgulhoso colocar que ele foi um dos pioneiros e que ajudaram no começo da aviação mundial.

Camargoer

Caro Rui. Ninguém dúvida que o avião foi o resultado de um esforço coletivo, de inúmeros pioneiros trabalhando na mesma época, um influenciando o outro. Contudo, foi Santos Dumont que venceu o desafio do voo controlado ao contornar a Torre Eifel e foi ele que fez o primeiro voo documentado com um aparelho autopropulsado. As duas coisa são públicas, documentadas e amplamente registradas. Poderia ter sido um francês, poderia ter sido um russo ou polonês, até mesmo um cidadão dos EUA ou nos EUA. Contudo, nesse caso foi um brasileiro na França. Talvez a gente possa discutir que a fortuna… Read more »

André

Vale a pena falar que o 14 bis, decolou com seus próprios meios, não foi catapultado, e estamos falando de vários feitos deste homem não só do avião por isso a homenagem a Santos Dumont como pai da aviação e inventor do avião documentado, desculpa colegas contrários, mas como dizia zagalo; a história não pode ser mudada, apenas contemplada.

ALEX TIAGO

Boa tarde amigos acho que quanto mais o tempo passa mais aprendemos e respeitamos as informações eu sempre aprendi que Santos Dumont foi quem inventou o avião como sei que não detenho todas as informações por gentileza alguém apresente tais provas que não foi o primeiro voo de um objeto mais pesado que o ar ou no caso um avião com propulsão propria e controlado pelo homem onde sobe e onde desce por favor filmagens ou provas porque falar todos falam.

Alex Tiago

Nicholas

É incrível ver um brasileiro mesmo diante de provas materiais, querer insistir e esfregar na nossa cara que não foi um outro brasileiro o criador do avião autopropulsado mas sim um estrangeiro.

Camaergoer

Olá Rui. A FAB tem vários problemas que precisam ser criticados, como por exemplo o tamanho do contingente, a falta de sinergia com as outras forças, o seu envolvimento político na crise que levou ao suicídio de Vargas, a tentativa do brigadeiro Burnier em envolver o Para-Sar em atividades terroristas durante o regime militar. Contudo, tem momentos importantes coma a campanha na Itália, a resistência do Para-Sar em se envolver nas atividades terroristas, o apoio que deu por décadas para as comunidades isoladas na Amazônia. A homenagem que a FAB faz á Santos Dummont como “Pai da aviação e patrono… Read more »

Rinaldo Nery

Camargo, Vargas era um ditador.

Camaergoer

Olá Cel.Nery. Acho muito difícil definir Vargas com apenas uma palavra. Ele chega ao poder por meio de uma revolução para logo em seguida enfrentar uma contra-revolução (apesar de ser paulista, o movimento de 32 foi uma contra-revolução comandada por aqueles que perderam o poder com a revolução de 30). Vargas comandou uma ditadura de inspiração fascista (quando todos achavam que apenas um estado fascista seria capaz de vencer o movimento comunista que fora bem-sucedido na URSS). Também foi Vargas quem comandou o governo durante a grande depressão de 30. Teve sucesso em obter um financiamento dos EUA para instalar… Read more »

Flanker

Esse brigadeiro Burnier tem alguma coisa a ver como brigadeiro Burnier que comandou, entre outras inidades, o esquadrao Pampa? É parente?

Camaergoer

Olá Flanker. O nome do brigadeiro era João Paulo Burnier. Ele queria que os soldados do Parasar explodissem o gasômetro na cidade do Rio de Janeiro (1968). Diriam que foi um ataque de comunistas para tornar o regime mais fechado. Um oficial do ParaSar se negou e denunciou a ordem para seu superior. A FAB abriu um inquérito e várias testemunhas confirmaram a ordem. O brigadeiro negou, foi inocentado, e os militares do Parasar penalizados.

Flanker

Obrigado!

GILMAR FERREIRA

Santos Dumond é reconecido como inventor da mais pesado que o ar, autopropulsado a levantar voo desde a década de 20, bem antes da ditadura. Este seu comentário não tem fundamento histórico, nem provas documentárias. Fala sem conhecimento de causa. Leia o meu comentáriobaixo para se informar melhor.

Cristiano GR

Puro complexo de vira-lata seu.

JuggerBR

Algum dia haverá resposta pra essa polêmica sobre quem é o ‘inventor do avião’?

Camargoer

Olá Jugger. Acho que não existe polêmica. Dummont ganhou o prêmio por contornar a Torre Eifel com um balão e o voo do 14 bis foi feito com testemunhas e gravado em um filme que pode ser visto na internet.

Gutex

Exatamente. Não existe polêmica alguma. TODO o mundo reconhece os irmãos Wright como inventores do avião, exceto o Brasil…

Camaergoer

Caro Gutex. Em outubro de 1901 Dummont contorna a Torre Eifel com um balão dirigível e ganha o prêmio por realizar o percurso definido em 30 minutos (o desafio era fazer isso dentro do tempo estabelecido). O prêmio foi outorgado pelo aeroclube francês (o governo brasileiro dobrou o prêmio). Em novembro de 1906 Dummont recebe outro prêmio concedido pelo aeroclube francês para o primeiro voo de um objeto pesado e autropropulsado, algo que contou com testemunhas e foi gravado. Por outro lado, o mito da criação do EB em Guararapes é bem mais complicado.

Caique

Fácil é catapultar uma vaca, difícil é fazer ela voar sozinha.

Camaergoer

Olá Caiaque. Também e possível colocar um balão de ar quente e fazer a vaca flutuar. O difícil é impedir que o vento a leve para o pasto do vizinho.

Marcos10

Testes em túnel de vento comprovam que a aeronave dos Irmãos Wright não tinha capacidade de vôo. Sinto muito.

Camaergoer

Olá Marcos. O fato é que os Write incapazes de documentar um voo nas condições estabelecidas pelo aeroclube francês. Quem fez isso primeiro foi Santos Dummont.

Vini

Sim. No dia em que EUA foram comemorar os 100 anos da invenção do avião como o pai da aviação segundo eles os irmãos wright a réplica deles não voou, foi um fiasco. Na comemoração brasileira a réplica do 14 bis voou.

Rinaldo Nery

Com a presença do Bush….

Camaergoer

Olá Cel. Bush é um pé-frio.

Marcos10

Até a SG os próprios americanos não reconheciam os Wright.

GILMAR FERREIRA

Americanos e seus países de influência. Europa, incluindo a França e Inglaterra, apesar da influência americana reconhecem Santos Dumond como o inventor do mais pesado, autopropulsado a levantar vôo. Antes de nos colocarmos contra algo, temos que ter base para tal. Os irmão Wright nunca conseguiram comprovar seus feitos pois trabalhavam em sigilo para, posteriormente patentear, Santos Dumond comprovou através de vídeos e fotos. Como coloquei abaixo, pelas provas apresentadas e pelos estudos comprobatórios, Santos Dumond pode não ter idealuzado o primeiro modelo de avião, nesta ótica foram os irmãos Wright mas, ele foi o primeiro a fazê-lo voar com… Read more »

KaPa

Muito bem colocado Gilmar. Fiz um outro post que pode enriquecer seus estudos. Trazendo a ótica da França sobre a aviação

André

Exatamente. Não existe polêmica alguma. Todo o mundo conhece a historia documentada, que Santos Dumont é pai da aviação e inventor do avião, do balão, e do balão dirigível, mas não fiquem tristes tem vaga para a mãe da aviação, “mas infelizmente não tem nada pior que brasileiro que coloca a camisa com bandeira do brasil e se diz brasileiro”.

Flanker

Quantas vezes vc já foi catapultado ao decolar? E quantas vezes pousou em um avião com esquis?

KaPa

Caro Gutex, sua afirmação mostra desconhecimento/ignorância sobre a causa. Não existe unanimidade. Na França por exemplo Clément Agnès Ader é considerado o pai da aviação. Segue referencia:. https://fr.wikipedia.org/wiki/Histoire_de_l%27aviation#Les_pionniers_du_%C2%AB_plus_lourd_que_l'air_%C2%BB Vários outros inventores são mencionados por registros históricos. Mas apenas A. Santos Dummont teve seu voo autopropulsado devidamente registrado publicamente. É normal os países quererem “puxar a sardinha” para seu lado. Sua colocação com viés ocidentalizado do ponto de vista americana é similar a algumas comparações atribuindo a vitória da 2 guerra mundial aos EUA, não levando em conta outros frontes e atores igualmente importantes ou mais. Compartilhei esse referencia em francês… Read more »

Rui Chapéu

Nem a placa em homenagem a ele ali que colocaram a foto está escrito que ele foi o inventor do avião.

“Morava neste prédio em frente ao qual, em 1903, ele pousou sua dirigível/aeronave n9”

Se fosse mesmo o inventor do avião considerado pelos franceses e outros, estaria escrito que ele era o inventor do avião.

Camaergoer

Caro Rui Chapéu. O desenvolvimento do avião foi um esforço coletivo de pioneiros. Eles conversavam, copiavam, trocavam informações. Santos Dummont ganhou os dois mais importantes prêmios outorgados pelo aeroclube de Paris no início do século. Você não encontrará uma placa dizendo em Paris dizendo Dummont inventou o avião assim como não encontrará uma placa dizendo que qualquer outra pessoa o inventou. Contudo, você encontrará nos jornais franceses da época o registros dos dois prêmios que ele ganhou.

Flanker

Tá certo….é a sua opinião…..discordo totalmente!mas é uma opinião….

Heitor

Que comece o barraco… hahahaha

MFB

Pessoal não superou ainda o fato dele não ser o pó da aviação.

Camaergoer

Olá MFB. Acho que de um lado, a FAB tem a liberdade de escolher o seu patrono. A FAB escolheu Santos Dummont, um civil. O EB escolheu Caxias e a MB escolheu Tamandaré. Dois militares. No livro “Maldita Guerra”, Caxias teve um papel destacado na Guerra do Paraguai enquanto Tamandaré era muito criticado pelos argentinos por manter os navios na MB a jusante de Humaitá, o que atrasou o fim da guerra e custou a vida de muitos soldados (principalmente brasileiros).A PM de SP tem Tobias de Aguiar como patrono, um político que liderou uma revolta (e foi casado com… Read more »

Rinaldo Nery

Camargo, li o livro Maldita Guerra. Excelente. Conversando com um amigo, CMG Intendente, falei ao mesmo que achava que Barroso tinha mais méritos que Tamandaré. Mas o mesmo me explicou que Tamandaré teve méritos na reorganização da MB, à época, por isso foi escolhido.

Camaergoer

Olá Cel.Nery. Entendi. Obrigado pelo comentário. Li há pouco um livro chamado “A grande gripe” (comprei na Amazon). Acho que você irá gostar também.

GILMAR FERREIRA

O problema é que os irmãos Wright construíram os primeiros modelos com os três controles básicos de direcionamento da aeronave mas, não conseguiram realizar o vôo autopropulsado, dependiam de uma catapulta para lançar o seu invento. Santos Dumond, após ficar sabendo da tentativa dos irmãos Wright, usou seu conhecimento de engenharia, o qual já havia aplicado na dirigibilidade de balões, para construir um avião que levantesse vôo por seus próprios meios sendo, por este motivo, considerado o pai da avição e inventor do vôo autopropulsado mais pesado que o ar. O fato é reconhecido pela europa pois exitem provas em… Read more »

Last edited 4 anos atrás by GILMAR FERREIRA
Nicholas

E ponto final…

Farroupilha

Caro Gilmar, acredito q vc está numa linda aventura histórica de tentar revelar (melhor possível) o que há por trás das neblinas opacas do passado. Minha humilde colaboração: Pesquise sobre a fraca linha testemunhal dos irmãos Wright, que era composta de parentes, amigos e vizinhos (puxa-sacos). Zero imprensa, zero material cinematográfico, zero olhos isentos.
Há mesmo FATO histórico corroborando o podium, mais alto, dado (pelos americanos) aos Wright?
Por que só depois do 14 Bis eles emergem? (Eis o X da questão)

Gilberto Nedel Junior

Tem aqui do rio grande do sul a otária aquela, professora Paula Mariza, que teve tentando enfiar na cabeça de nossas crianças que Santos Dumont não inventou o avião. A figurinha já foi demitida de cinco escolas. Fora a trupe de canalhas que estão juntos tentando diminuir Dumont e jogar pra cima irmãos wright, como: Ronnie von, Leandro narloch e outros vigaristas.

Gilberto Nedel Junior

Parabéns, Gilmar, e tem dois monumentos em paris, um em Bagatelle com a inscrição “FIRST AVIATION RECORD OF THE WORLD,” Isto incomoda que deus o livre! os americanos. E outro referente a 1901, pioneiro da dirigibidade aérea, na praça Santos Dumont em Paris. Um de 1910 e outro de 1913. Gostei de sua explanação e se quiser trocar informações comigo te agradeceria, pois sou fanático pelo assunto. E se tiveres alguma foto do registro original da FAi onde aparecem estes primeiros pioneiros do vôo e aparece a triste oitava colocação dos Wright! eu aceitaria. Um abraço.

Marcos10

A mesma turma que contesta Santos Dumont, é a mesma que contesta que a Amazônia seja nossa.
Depois acusam os outros de serem submissos aos EUA.

Marcos10

Prova que os Wright foram os primeiros a voar:

https://www.youtube.com/watch?v=povGggaIK2A&feature=youtu.be

Last edited 4 anos atrás by Alexandre Galante
Camaergoer

Olá Marcos. Que vídeo legal. Só faltou um trecho com a Demoiselle no fim. Lembrei daquele filme “Esses homens maravilhosos e suas máquinas voadoras”.

Jagderband#44

Inventor é quem patenteou.
Wright Bros patentearam o avião, simples.

GILMAR FERREIRA

Onde você viu que os irmãos Wright patentearam o avião? Me mostre o documento pois eu desconheço. Vamos falar o que conhecemos e entendemos, por favor.

Farroupilha

Há patentes roubadas.
Há espionagem industrial.
Há inventores que doam suas criações à sociedade, não se preocupando com direitos econômicos.

Patente, por si só, não descrimina tudo o que “Há” por trás dela.

Farroupilha

Esse comentário (patentes) era para o Jagderband#44

Jagderband#44

O fato de patentear alguma coisa significa que você é o inventor. Assim diz a lei da propriedade industrial.

Flanker

Pensamento mais reducionista, impossível….

Camaergoer

Olá Jagder. Concordo parcialmente. Alguns inventores abriram mão da patente, preferindo tornar o seu conhecimento de domínio público (cientistas fazem isso o tempo todo publicando os resultados em revistas científicas ao invés de depositar patentes). Há também os casos das patentes serem apenas sobre algum detalhe ou melhoria de um grande invento (pelo que li na patente dos Write, era esse o caso). Outros inventores simplesmente fazem, talvez por não terem recursos para depositar uma patente (é caro). Há um caso de um cientista indiano da década de 30 que descobriu um efeito de espalhamento de luz (que ficou conhecido… Read more »

Marcos10

Os Wright conseguiram notoriedade depois que a família doou o Flyer ao Smithsonian, com a condição de que nenhum outro fosse reconhecido.

GILMAR FERREIRA

Quero desafiar qualquer um aqui a me provar comprovadamente com documentos que os irmãos Wright são os inventores do primeiro avião autopropulsado. Nada de achismo, quero provas documentais.

jagderband#44

Desafio aceito: patente US821393A, de 1903.https://patents.google.com/patent/US821393

Wilson

Não consegui achar ainda a patente, mas a primeira patente é de William Samuel Henson, sendo concedida em 1843.
http://www.flyingmachines.org/hens.html

Aqui está a carruagem voadora, como ele dizia:
https://www.meisterdrucke.pt/impressoes-artisticas-sofisticadas/Unbekannt/798711/.html

O numero de pessoas que possivelmente teriam voado antes de 1903 é bem grande e a maioria não tinha boa controlabilidade, sendo que o mesmo vale para o Flyer, somente depois de 1906 é que ele se tornou um aparelho controlável.

GILMAR FERREIRA

Patente de um avião lançado de catapulta. Não mostra que foi o primeiro a voar, nem que decolou por meios próprios. Vamos ler o que publicamos. É a patente da invenção deles. Não um reconehcimento que voou autopropulsado antes do 14Bis. Você visualizou o desenho? Tem esquis para lançamento. Quero provas de um que tenha decolado e voado por seus próprios meios. Não vai conseguir porque não existe. Você não está falando com alguém leigo ou que esteja emitindo opniões próprias.

Welder

Voo teste de replica de 1903.
https://www.youtube.com/watch?v=o1mscspl-VU

Não voa.

Camaergoer

Olá Jagder. Obrigado pelo link. Acho que a gente sempre precisa ler os trabalhos originais para entender o período. Achei revelador o primeiro parágrafo da patente, onde eles escreveram que “have invented certain new and useful Improvements in Flying-Machines”. Portanto, a patente é sobre melhorias no modelo de máquina voadora, não sobre a “invenção de uma máquina voadora”.

Flanker

Hehehe….vc vai usar patentes para sustentar sua opinião??…..Tá certo….hehehe

FERNANDO

Na realidade existe muita polêmica de quem inventou o avião, alguns preferem os Irmãos Wright, até pelo direcionamento ideologico, sem embasamento científico nenhum. Pura puxação de saco mesmo!! Mas, a verdade é que Santos Dumont, não copiou a tecnologia dos irmãos Wright, o avião era totalmente diferente, e nem tinha como copiar, pois os dois irmãos eram loucos por segurança, tanto que o mundo só tomou conhecimento deles, quando eles foram para Europa! Mas, daí, uma sociedade francesa da época já tinha elegido o brasileiro como inventor do avião. Estava lendo sobre isso no internet e encontrei um trabalho realizado… Read more »

Camaergoer

Olá Fernando. O History Channel também exibe “Alienígenas do Passado”…

FERNANDO

Sim, bom, dizem que os militares brasileiros recuperaram certa vez um UFO.
Mas, o que foi feito com ele eu não sei.

Rinaldo Nery

Deve estar no MUSAL… Meu Deus…

Camaergoer

Olá Cel.Nery. Creio que estes objetos alienígenas estão naquele laboratório subterrâneo embaixo do ITA. Nem o presidente tem autorização de entrar lá. Um colega de um colega já ouviu falar desse prédio secreto.

E.d

Santos Dumont foi uma grande personalidade e um dos partícipes do nascimento da aviação, contudo, forçar uma reconstrução historiográfica como se faz aqui no Brasil, inclusive pela FAB, atua contra a imagem do próprio homenageado.

Manipulação do passado com eleição de ícones da nação como Tiradentes, Zumbi ou Vargas não apenas demonstra a pobreza do debate histórico brasileiro, mas também indica quem no presente se vale destes mitos construídos.

Camaergoer

Caro Ed. Recomento da biografia de Vargas em 3 volumes escrita pelo Lira Neto para entender seu papel na história do Brasil. Poderia ter sido outro, mas foi Vargas quem rompeu o modelo da elite latifundiária, permitindo uma industrialização tardia do Brasil.

E.d

Não preciso ler tal biografia pra ter opinião sobre quem foi Vargas e o que foi seu governo. É bisonha, pra não dizer infantil, a sugerida qualificação para o debate baseado em tua (alegada) bibliografia. Não me conhece, não sabe minha formação, não sabe o que sei. Finja ter um pingo de humildade, “dotor”.

Sobre Lira Neto e seu viés político nem me darei ao trabalho de debater, é o Pedro Bial biografando Roberto Marinho. Laurentino Gomes e Eduardo Bueno, também jornalistas, estão ao lado de Lira Neto como referência historiográfica dos Camaergoer da vida.

GILMAR FERREIRA

Existem manipulações históricas sim, caso de Tiradentes e outros mas, não no caso de Santos Dumond. Me apresente fatos comprovados relacionados. Até agora não consegui achar nada que realmente desabone o que é relatado historicamente sobre Santos Dumond. Só vejo achismos baseados em tentativas americanas de comprovar algo que eles não tem como comprovar. Quanto a Getúlio Vargas, existe muita controvérsia do ponto de vista da história quanto ao que existe e o que querem colocar atualmente sobre a vida dele. Mas, não cabe discussão sobre tal assunto aqui.

E.d

Eis um comentário típico de quem entende o quer, é a leitura freestyle. Aqui não dá nem pra culpar quem infla os feitos do grande Santos Dumont.

Sobre GV só há controvérsia pra quem quer limpar a barra de ditador e varrer pro esquecimento quem foi e o que fez. Na impossibilidade de defende-lo como herói querem ao menos defende-lo com dúvidas artificiosas que, na verdade, ninguém tem e livra-lo de críticas contundentes.
Como disse no comentário original, manipulam o passado para ter poder no presente, tantos até hoje são herdeiros do varguismo.

Pedro Rocha

Olá senhores! Somente um ponto de inflexão! A replica do 14 Bis decola e pousa a única limitação é à força dos ventos! Eu testemunhei isso varias vezes! A dos irmãos Wright não voa e todas as vezes que tentaram, com catapulta e tudo quase mata o piloto. Veja os vídeos do centenário de voo do irmãos Wright. Outro ponto de inflexão veja se os EUA tinham fabricado algum avião para combater na primeira guerra mundial. Vejam a grande semelhança entre os Spad, Fokker e Bleriot com o Demoselle. O Bleriot iria voar antes do Santos-Dumont e para nossa sorte… Read more »

Pedro Rocha

Em tempo: Vou dar uma dica do por que dessa controvérsia em relação ao feito de Santos-Dumont: Smithsonian Institution. Pesquisem que verão a verdade.

Rinaldo Nery

Vou dar uma outra dica sobre essa controvérsia: MUSAL e INCAER. ¨Pesquisem e verão a verdade¨.

João Adaime

Caro Pedro Rocha
Após construir o Demoiselle, Santos Dumont publicou todos os esquemas do mesmo num jornal paririense para quem quisesse copiar. Segundo sei, Fokker foi um dos que se aproveitou do projeto.
Abraço

Alexandre Pessoa
João Adaime

Não importa quem veio primeiro, se o ovo ou a galinha. Quando Blériot fez a primeira travessia aérea sobre o canal da Mancha, Santos Dumont mandou uma carta parabenizando-o. Em resposta Blériot disse: “Não faço mais do segui-lo e imitá-lo. Seu nome para os aviadores é uma bandeira. Você é nosso líder”. Na primeira Exposição Aeronáutica no Grand Palais, em 1909, o Demoiselle foi o destaque. A propósito, o projeto do Demoiselle foi tornado público por Santos Dumont no número 20 da revista Popular Mechanics em 1910. Foi o primeiro avião a ser produzido em série no mundo. Mais de… Read more »

Farroupilha

Não há discussão.
O ovo (cientificamente) veio primeiro.

Camaergoer

Olá Farroupilha. Concordo plenamente. Existia uma ave ancestral, uma pré-galinha com DNA característico de algo que ainda não era galinha. Durante a fecundação, um dos ovos dessa pré-galinha teve uma mutação no DNA daquela ave que estava se desenvolvendo dentro do ovo. Quando essa ave nasceu, seu DNA era diferente da ave ancestral. Essa nova espécie era agora uma galinha e todos os ovos dessa nova espécie eram ovos de galinha. Então o ovo (com DNA mutante em relação á ave ancestral pré-galinha) foi o primeiro a ter DNA de galinha. Viva Darwin.

Gabriel BR

Viva Alberto Santos Dumont ! Viva a genialidade de nossos compatriotas brasileiros!

Farroupilha

Caro Camaergoer,
Assino embaixo seus comentários acima.

Camaergoer

Olá Farroupilha. Obrigado. Ás vezes a gente concorda… muitas vezes a gente discorda. O importante é o debate amistoso e bem humorado.

juscelino

Ninguém inventa nada sozinho. Mas na definição do que é avião, máquina capaz de elevar-se do solo usando meios próprios, sem nenhuma ajuda externa, podemos afirmar com certeza de que Alberto Santos Dumont, brasileiro, foi o primeiro a fabricar o verdadeiro avião. Não foi o primeiro homem a voar. Mas foi o primeiro a voar numa máquina que se elevou do solo usando meios de propulsão e sustentação próprios.

juscelino

Veja este site: https://tokdehistoria.com.br/category/historia-da-aviacao-no-rio-grande-do-norte/, ele é muito importante para quem gosta da historia da aviação.

juscelino

Embora os EUA reclamem para si a primazia deste feito, nunca ficou provado que os irmãos Wright inventaram o avião. Eles construíram uma máquina que se elevava do solo por meio de catapultas, nunca por meios próprios. E isso não é avião.

Luiz Floriano Alves

Vi foto em publicação americana que diz que Santos Dumont, com o Demoselle criou o primeiro avião prático, que poderia ser pilotado por um homem comum.(a man from fhe streets…). Para mim não existe definição melhor sobre quem CRIOU o primeiro avião prático.

Billy

Putz… os melancias pró-pequim tão apelando até pra isso?

Cristiano GR

Bela homenagem a um dos maiores brasileiros de todos os tempos.
Uma mente brilhante, um gênio.
O inventor do avião.

Fosse americano ou inglês imaginem o engrandecimento e destaque que dariam se com os irmãos Wright que fizeram uma engenhoca que não voou e que precisou ser catapultada para planar pouquíssimos metros eles se gavam de terem sido os inventores.

zézão

Um civil que deplorava a guerra, apesar da coragem e genialidade…perfeito pra “aeronáutica”. Da Força Aérea Brasileira?

ZZZ

Um civil corajoso e genial, mas que deplora a guerra é perfeito sim para a aeronáutica. Os militares não desejam nem amam necessariamente a guerra. A guerra para um militar é apenas um mal necessário. É sua missão. Coragem e genialidade sim são inerentes e admirados em um bom militar, assim como em um civil. Para um militar é uma honraria dar a sua vida por civis compatriotas com tais qualidades.

Ricardo da Silva

Quantas réplicas que reproduziram o projeto original voaram ? Do 14Bis e do Kittyhawk ? Alguem tem essa informação precisa ? Até onde sei, as réplicas do 14Bis ganham de levada . . .

Fulcrum

A versão dos wright é uma lorota complicada com unico fim de confundir. A unica prova é uma suposta foto tirada no “dia”. Os caras enrolam 3 anos pra revelar aos europeus e só depois que perderam a competição de um cara que vinha ganhando desde antes de 1901. Depois tiraram um papo que depois do primeiro voo desmontaram o avião pra não ter espionagem e já apareceram com modelo diferente e com updates da época do dumont pra se exibir. Os franceses foram logo lamber…os muricanos.

Ted

Uaí so! Mais um minero provando seu valor. Viva Santos Dumont.

Juan sanchez

Y LOS NORTEAMERICANOS DICEN QUE FUERON ELLOS EN VOLAR QUE LADRONES !!
SALUDOS DE ARGENTINA