Israel lança satélite de reconhecimento Ofek 16
A Administração Espacial na Direção de Pesquisa e Desenvolvimento de Defesa (DDR&D), do Ministério da Defesa de Israel (IMoD) e as Israel Aerospace Industries (IAI), lançaram com sucesso o satélite de reconhecimento “Ofek 16” ao espaço em 06.07. 2020 às 04:00. O lançamento foi realizado em um local de lançamento com base no centro de Israel, usando o lançador “Shavit”.
O satélite começou a orbitar a Terra e a transmitir dados, de acordo com os planos de lançamento originais. Os engenheiros do IMoD e IAI iniciaram uma série de testes pré-planejados para determinar a propriedade e o nível de desempenho do satélite antes de iniciar suas atividades operacionais completas.
O Ministro da Defesa Benny Gantz disse: “O sucesso do lançamento do satélite ‘Ofek 16’ da noite para o dia é mais uma conquista extraordinária para o estabelecimento de defesa, para as indústrias de defesa como um todo e para as indústrias aeroespaciais de Israel em particular. A superioridade tecnológica e as capacidades de inteligência são essenciais para a segurança do Estado de Israel.
“O fato de Israel ser um dos 13 países do mundo com capacidade de lançamento de satélites não é algo dado, e foi possível pelas pessoas que investiram nesses sistemas e avançaram nas capacidades inovadoras ao longo dos anos. Continuaremos a fortalecer e manter as capacidades de Israel em todas as frentes, em todos os lugares”.
O “Ofek 16” é um satélite de reconhecimento eletro-óptico com recursos avançados. Seu desenvolvimento foi possibilitado pela grande experiência adquirida pelo estabelecimento de defesa na produção de satélites anteriores da série Ofek, produzidos e lançados desde o ano de 1988. O satélite foi lançado no espaço usando o lançador “Shavit”.
A Administração Espacial no IMoD liderou o desenvolvimento e a produção do satélite e de seu lançador. A IAI é a principal contratada, tendo atribuído o programa ao seu Grupo de Sistemas, Mísseis e Espaço, juntamente com a Divisão MLM, responsável pelo desenvolvimento do lançador. A Elbit Systems é responsável pelo desenvolvimento e produção da câmera e carga útil avançadas do satélite. Os motores de lançamento foram desenvolvidos pela Rafael Advanced Defense Systems e pela Tomer, uma empresa estatal. Empresas adicionais participaram do programa, incluindo Rokar e Cielo.
O diretor de segurança do estabelecimento de defesa supervisionou as disposições de segurança do programa. Por fim, vários funcionários das Forças de Defesa de Israel (IDF), principalmente do Corpo de Inteligência e da Força Aérea, também estiveram profundamente envolvidos no processo de desenvolvimento de satélites. Quando o satélite for considerado totalmente operacional, o Ministério da Defesa entregará responsabilidades à Unidade de Inteligência ‘9900’ das IDF.
FONTE: Israel Aerospace Industries