FOTO: AMX espetado na Praça do Avião, Ilha do Governador – RJ
A aeronave AMX da foto está espetada na Praça do Avião, Ilha do Governador – RJ.
Embora tenha a designação A-1M na cauda, o avião não possuia as modificações feitas nas células modernizadas.
A matrícula 5530 adotada corresponde à do primeiro AMX modernizado no padrão A-1M, mas a célula provavelmente deve ser de uma do primeiro lote, que teve várias aeronaves encostadas devido à corrosão.
FOTO: Cláudio Barreto, via Twitter
Creio que deveriam estar num museu, não á céu aberto para não sofrerem com intemperismo e vandalismo. O que não falta é aeroporto e clube aéreo no país apara recebe-los e exibi-los em condições menos desfavoraveis como numa praça
Olá Filipe. Discordo. Temos um Xavante em uma praça aqui em minha cidade. Superbacana. Ficou referência. Em Olímpia (onde nasceu um ex-comandante da FAB) também tem um Xavante espetado bem na entrada da cidade. Fica bonito.
Tudo vai depender do grau de civilidade do povo que vive na localidade.
Moro a 500m de uma praça onde estão equipamentos utilizados pelas Forças Armadas na Segunda Guerra Mundial (Praça dos Ex-combatentes, em São Gonçalo-RJ) e fico bem triste com o tratamento que o povo dá a esse material histórico.
Já critiquei muito as autoridades pelo falta de manutenção no local, mas cheguei a conclusão que fazer limpeza e manutenção ali é o mesmo que enxugar gelo.
Olá Rafael. Eventualmente, você e alguns colegas podem ser organizar e fazer uma feaxina nas peças de tempos em tempos. Depois, um churrasco de confraternização. Meu cunhado participou de um grupo desses para fazer um playground em uma praça perto da casa dele…ficou super legal. Todo mundo vai lá no domingo… serviu para estreitar os laços de amizade
nem rola. sou de São Gonçalo e sou testemunha do vandalismo que fazem com o material da praça. Essa sugestão já até foi feita no passado mas em pouco tempo… tudo sujo de novo e ao lado há um clube dos ex-combatentes todo sujo de pixação.
a prefeitura independe do prefeito sempre agiu com descaso.
Se a Fazenda histórica do Columbandê não tivesse abandonada também seria uma opção transferir os materiais para lá.
por mim seria melhor fazer um museu do que deixar material exposto ao descaso
É uma boa idéia, porém o mal infelizmente predomina e as autoridades municipais não dão apoio. A Pracinha gonçalense do bairro Venda da Cruz, era denominada Sgt Ciber Mendonça, ex-combatente da FEB . Porém um vereador retirou o marco que homenageava o militar.
Já morei em Niterói e São Gonçalo. Nos últimos 30 anos agravou o vandalismo nesta Praça. Talvez fosse melhor levar os materiais para um dos Fortes ou Fortalezas de Niterói que são administradas pelo EB.
Aqui na cidade temos um TEXAN da FAB. Volta e meia restauram ele, mas o tempo e clima são impiedosos com o avião! Até que não tem muito vandalismo, já um tanque do EB, mais acessível, sofre com pichações e gente subindo em cima, mesmo proibido. Eita civismo!
“Muitas vezes confundido com o aeroporto, a área que abriga a Estrada do Galeão corresponde, no total, a 51% de toda ilha! A área abrange, ainda, as principais instalações militares como, por exemplo, a Base Aérea do Galeão, Hospital da Aeronáutica, Hospital de Medicina Aeroespacial, além das Vilas Oficiais dos Militares e três imensas reservas ecológicas.”
Fiquem tranquilos, não haverá vandalismo. Se não me engano, um Xavante ficou exposto por muitos anos ali…
Sou da ilha do Governador e conheço bem a praça, será impossível o avião ser vandalizado pois está numa área da FAB, inclusive com uma guarita operacional na frente do mesmo.
Antigamente o avião espetado era um Gloster Meteor!!!! O Xavante fica espetado na HFag, Ainda há dois F-5B espetados pela região e um Viscont em frente a Base Aérea do Galeão.
Me lembro de uma avião espetado na década de 70 na Ilha do Governador. Salvo engano era o Meteor. Que fim levou ele ?
Foi para o MUSAL!!! Era um Meteor sim!!!
“Espetado”? É linguiça ou picanha? kkkkkkkkkk!!!!!!!
Acho que nao faltarao unidades para o MUSAL. Assim fica mais acessivel tambem. Os 2 tipos de preservacao da memoria aeronautica sao importantes.
Caro, Marcelo.
O Musal já possui um AMX, daqueles que a gente entra no cockpit para bater fotos.
Fui ano passado e bati várias fotos de fora. Como as filas eram grandes, dei preferência a tirar fotos de dentro somente do cockpit do Mirage 2000.
Abs.
Caro FP,
Essa praça é bem antiga, ficando perto do Galeão e numa área bem militarizada. Desde que me entendo por gente, sempre teve um Gloster Meteor exposto ali, mas há algum tempo, não sei quando exatamente, substituíram por esse AMX.
Desconheço se a praça é “adotada” pela comunidade ou alguma instituição.
Abraços.
Em 99 eles puseram um mockup de amx no lugar do meteor e dessa vez puseram um de verdade
Sim, um mockup horroroso! Esse aí ficou muito bonito!!
Sim, era um mockup em escala menor que o AMX de verdade. O engraçado é que ele tinha luzes e sons que eram ativados lá da guarita. O pessoal de guarda provavelmente ria MUITO com o susto que davam em desavisados hehehehehe
GFC, a Praça fica em frente a Prefeitura de Aeronáutica do Galeão e à Vila Militar da Aeronáutica, que conta com vigilância dia e noite (servi na BAGL e tirei serviço ali) . Antes havia um Gloster Meteor que deu o nome de “Praça do Avião” que era referencia e ficou. Depois que tiraram o Gloster colocaram uma escultura horrível de um AMX com as asas tortas. Este modelo aí ficou show!!! Passo toda semana ali em frente!
Saudações ! Em Anápolis possui tres Mirage 3 (F103) ‘espetados’ Em diferentes pontos da cidade. Todos em bom estado de conservação, e olha que fazem mais de 7 anos espetados.
Boa Tarde,
No Musal já têm uma aeronave AMX em exposição.
Basta um cracudo achar que uma deriva desta aí vale uns 50 conto em ferro velho/desmanche cladesti o pra ele comprar umas cinco pedra de crack.
Mas o MUSAL já tem o prototipo brasileiro
A praca do Aviao é uma prac na Estrada do Galeao na entrada da Ilha do Governador, proximo ao aeroporto internacional do Rio e da Aeronautica e ela fica em frente a vila militar, e é tradicional ter algum aviao na praca, por anos ja ficaram varios avioes, lembro do Gloster Meteor e por anos ficou um Xavante…
Bom dia! A aeronave está na entrada da vila dos oficiais da FAB…
Já tem duas células no MUSAL… Achismo meu, pegava o São Paulo, fazia uma parceria entre a Marinha o exército e a aeronáutica e fundava um Museu da Guerra no Centro do Rio. Reunia acervos contando a história da invasão francesa até a intervenção federal do RJ (conflitos de 4a geração). Muitos aviões no São Paulo, simuladores para as crianças.
Agora, acreditar que alguém consegue visitar com tranquilidade o MUSAL lá nos Afonsos… Não dá… Só milico vai para Realengo e Afonsos por relevância histórica.
Fiz a prova da EPCAR em 96 incentivado por um Gloster Meteor que ocupava o lugar desse A-1. Já se passaram 23 anos na FAB. Às vezes pequenas coisas fazem a diferença.
Vai ficar fixo aí ou é só para demonstração? Se for fixo, não dou 6 meses pro bicho aparecer pinchado.
É cada ideia…
A praça existe desde a década de 60 com um avião espetado
Duvido pois está em frente à Vila Militar da Ilha, com vigilância 24 hs
Obrigado pela informação, amigos.
Quero um na minha cidade também, o povo aqui no interior da Paraíba ia adorar.
Ontem mesmo, a página noticiava a entrega do 8º A1-M (num programa de 17 anos), agora, noticia um A1-M espetado numa praça. Será que só há 7 operacionais? O Brasil definitivamente é o país da piada pronta, moderniza avião para espetá-lo na praça! E leva 17 anos para entregar 8 aeronaves, em um programa que queria modernizar 43, mas no meio do caminho resolveu que somente 14 seriam objeto. Numa aeronave que foi apelidada de F-32, porque cada unidade custou o dobro de um F-16. Sendo que o Brasil pretendia adquirir no mínimo 76, mas… Read more »
esta pintado A-1M e 5530 na cauda, mas nao eh essa aeroanve. Deve ser uma das celulas que estavam com problema de corrosao. Porem achei equivocado isso…soh gera confusao. deviam ter pintado A-1 apenas!
2!!!!!!!!!!!!
Por esses motivos e inquestionáveis exemplos históricos é que fico impressionado quando falam em segundo lote de F39. É piada ou completo desconhecimento de como as coisas (não) funcionam em Banânia. Parece que não lêem o passado, ou se lêem não entendem.
Verdade venho pensado nisto também. O início do projeto AMX se pranejava cerca 90 aeronaves, foram entregues 56 em três lotes bem atrasados ( último em99)
Então temos que torcer primeiro para o lote de griphens chegar completo aos 36 antes de pensar em um segundo lote . Ainda mais com os oficiais brasileiros das 3 forças querendo viverem como marajás com a verba quase toda destinada a salários e benefícios e pensões e a enorme e duradoura por anos recessão que vem aí.
E ainda querem aposentar os F5 e os Amxs. O 1° lote vai até 2025, numa média de 4 aeronaves por ano.
Bicho, leia a reportagem! É um A-1 dos primeiros lotes. Só pintaram o M para exposição. Só a fuselagem, não tem motor, sistemas, assento, etc
Leia o texto com atenção e verá que essa aeronave representa um A-1M, mas não é um, de fato.
Leiam a matéria antes de comentar. Ajuda bastante.
Apesar de não ser a aeronave remodelada, concordo contigo sobre a falta de valorização de um produto nacional,que foi subutilizado e sem projetos futuros.
Melhor caça bombardeiro da América Latina.
Verdade amigo!
Sim e com eficiência comprovada lá fora
Ficariam melhor protegidos se colocados em praças perto de instituições militares, assim teriam alguma vigilância e manutenção da pintura.
Essa praça fica de frente para a guarita da vila dos oficiais na Ilha do Governador.
“…mas a célula provavelmente deve ser de uma do primeiro lote, que teve várias aeronaves encostadas devido à corrosão.” Poderiam explicar melhor sobre essa situação? Local da corrosão, falha na peça inteira, etc…
Tradição da Ilha do Governador! A praça se chama “Praça do Avião” pois antes já existia um Gloster Meteor espetado a muitos anos. Além de outras aeronaves também espetadas em vários quartéis da Ilha. Xavante no CEMAL, F5-B no Depósito de Material Bélico, mais um Xavante ma entrada do Quartel do Galeão, um Avro em frente a entrada da Base Aérea do Galeão e outro F5 na entrada do Aeroporto antigo.
Ainda tinha o DC-3 da Varig na Área Industrial, nas este, infelizmente virou sucata.
Sds
O Xavante do CEMAL e o F-5 do CEA estão – ou estavam até a pouco tempo – com a pintura totalmente desgastada. O F-5 do Can Galeão estava com uma pintura horrível que parecia o Fredie Mercury do Pânico na TV…
Para ter estes monumentos ao ar livre é preciso um mínimo de manutenção.
Até a década de 70 (ou 80?) no aterro do Flamengo tinha um DC-3 da VARIG em exposição estática.
Tem um também em frente ao Clube da Aeronáutica na Barra da Tijuca.
Fiquei surpreso ao ver como o avião é relativamente pequeno.
Vai ver é o antigo mockup que ocupava o lugar onde o avião da matéria agora ocupa. É menor que a aeronave de verdade e apita, faz sons, tem luzinhas, etc.
Que triste, poderiam ter doado para qualquer centro de P&D ou empresa aeronáutica nacional que teria melhor uso!
Grande avião nacional que merecia e muito uma evolução aos moldes de um Tejas, Yak-130 etc.
Cara, você só fala besteira! Ali só tem a casca!!!
Se liga no comentário final do rapaz…
Tiraram a carga propulsora do assento ejetável?
Teve um caso – o pessoal antigo daqui pode confirmar – com um F-80 espetado como monumento onde deixaram a carga (já vencida) no assento. Um funcionário da prefeitura que estava fazendo a limpeza do monumento teve a brilhante idéia de entrar no cockpit e a idéia mais brilhante ainda de puxar a alça do assento ejetor.
A carga, teoricamente vencida, funcionou…
E o pobre faxineiro foi lançado a uma altura de mais de 15 metros, morrendo na queda.
Seria cômico, se não fosse trágico…
O A-1 está sem o assento ejetável
Que loucura…
Antes espetado na praça do que virar latinha de cerveja… Tem um A-1 com pintura antiga espetado na praça em frente a portaria da EEAR em Guaratinguetá, impressiona o tamanho do avião, muito bonito.
Aqui em Salvador, um Gloster Meteor, foi colocado em frente a antiga Fonte Nova, foi depredado, depois o levaram para a entrada do Aeroporto 2 de Julho, foi depredado…acho que aeronaves assim devem ser colocadas em praça pública, mas somente onde houver algum quartel, como fizeram com o Mirage III, foi postado em frente a Prefeitura da Aeronáutica na Ondina, lá está conservado e preservado….
Madonna! Já tão espetando AMX rss rss Considero jovem, já que foi concebido para 20-30 anos mais modernização. Que eu saiba os últimos saíram do forno lá por 1997-1999. Esse deve ser da primeira série?
Mas a FAB é rica e aqui é o 1° mundo!!!!!!
Referência na Estrada Do Galeão, fica na entrada da Vila Dos Oficiais, com sentinelas da Aer 20 metros dele. Ninguém chega perto.
Porque tem tanto AMX virando monumento? Tem em Santa Cruz, Santa Maria esse ai…quantos ainda estão operacionais??? o que faltaria para esses avioes voarem até os 40 anos como os xavantes?…