VÍDEO: Dogfight de Mirage 2000-5 grego e F-16C turco
O vídeo abaixo foi filmado pela câmera do Head Up Display (HUD) de um dos dois caças Mirage 2000-5EG Mk2 pertencentes ao 331º Mira “Thiseas” durante um encontro com os jatos turcos F-16C Block 40 sobre o Mar Egeu.
De acordo com as reportagens gregas, o vídeo foi filmado no domingo, 3 de maio, quando os Mirages gregos foram enviados para interceptar dois F-16 turcos que supostamente estavam assediando um helicóptero grego NH-90 que transportava o ministro da Defesa Nacional Nikos Panagiotopoulos e sua equipe.
A simbologia do HUD está no modo de combate aéreo que deve permitir que o piloto use o canhão e o FOX 2 (míssil ar-ar guiado por IR): pode-se ver claramente a CCIL (linha de impacto calculada continuamente) do canhão, bem como o círculo estadiamétrico, enquanto se ouve o tom do buscador de IR.
A Grécia alega com frequência que os céus das ilhas disputadas do Mar Egeu são violados pelos jatos da Força Aérea da Turquia.
A Grécia reivindica 10 milhas de espaço aéreo em torno de uma cadeia de ilhas gregas alinhadas ao longo da costa oeste turca, parte delas está muito próxima do continente, enquanto a Turquia reconhece apenas seis milhas (ou seja, a extensão das águas territorias gregas).
Mas que enquadrada bonita!
Se a Turquia atacasse a Rússia por trás, será que os gregos ajudariam? ?
Vai depender do posicionamento da OTAN e isso vai depender do motivo do ataque, se a OTAN analisar e ver que tem que ajudar a Grécia como membro da OTAN vai ter que fazer a sua parte.
A Turquia também é da OTAN.
Por isso que eu disse que vai depender da OTAN, se a Turquia for atacada a OTAN tem que defender, mas se a Turquia ataca primeiro nesse caso o conselho da OTAN vai se reunir e analisar se a Turquia tem razão para atacar e se a OTAN vai apoiar ou não!
Hah!
Ajudariam os russos né?
Rússia é Grécia tem uma relação de séculos, ambos são herdeiros do império bizantino e já se meteram em muitas guerras religiosas juntos.
Já tiveram muitas guerras entre eles, também!
A Grécia é herdeira, a Rússia só se acha.
Não, meu querido, a Rússia surgiu do casamento entre o duque de Moscou e a Princesa bizantina. O império russo era como o império bizantino em exílio.
Adotar o alfabeto, religião e arquitetura não faz de você herdeiro de um império, do contrário o Brasil poderia reivindicar sucessão do império português. O fato de Ivan III ter se casado com Sofia Palaiólogina não fez dele herdeiro do Império Romano (“Bizantino”) do Oriente, principalmente porque houve um parente masculino de Constantino IX Palaiólogo que sobreviveu à invasão turca e que tinha preferência no título sobre qualquer mulher. Ele sim, era herdeiro. Curiosamente, ele vendeu o título a Carlos VIII, rei francês, e a França também se declarou Terceira Roma… A história russa da Terceira Roma foi mais uma… Read more »
Por herança genética, são os gregos mesmos. Infelizmente eles ainda continuam sem sua capital histórica…
Sobreviveram dois irmãos, Thomas e Demétrio. Este último foi executado com todos os filhos, menos um, pq se encontrou com Davi Comeno e Maomé II entendeu como traição. Thomas, depois de render Mistra, foi pra Itália, onde de lá casou a filha acima, mas seu filho Andreas morreu esquecido e na pobreza, e sem descendentes, é o que dizem… Os ruriks russos poderiam exigir o título por causa dessa união aí, mas o último morreu pouco antes dos romanovs assumirem (por acaso), o império russo.
Você ao menos conhece a história do império bizantino, meu amigo? Estude a formação da Rússia e pare de buscar informações soltas no Google para fingir que consegue discutir o assunto.
Um missionário grego, Cirilo, adaptou o alfabeto grego para a Rússia, daí chamado alfabeto cirílico.
SPQR. Só um adendo: os Rus não eram eslavos e sim vikings nórdicos que logo se miscigenaram com os eslavos.
Ótimo comentário!!!
Acredito que se o império bizantino não tivesse sido extinto, talvez hoje ele teria um posicionamento menos ocidental e mais pró-rússia, uma vez que os russos repetem (até nos nomes e outros costumes) o que os romaiois faziam no império. a autocracia era um fundamento importante em 1.058 anos do império oriental.
Não meu caro, como a cultura russa tem várias matrizes históricas e culturais, uma delas certamente e a cultura bizantina alfabeto, religião e outras, descontinuada pelo Império Otomano (atual Turquia). Portanto, a Rússia não teve se achar, ela é uma das herdeiras da Cultura bizantina.
Comentei acima, por engano. Abs.
Lembrei do livro “Lendas de Bizâncio” no filme Guardiões do Dia…a ligação é forte culturalmente.
Existiam generais e divisões gregas dentro do exército imperial russo.
Duvido
João os Russos querem vender gaz para Europa, o dia que os Russos entrar em conflito com a Europa não vai ser uma coisa boa pra ninguém.
Laços econômicos trazem a paz.
Ninguém atacaria a Russia, não vale a pena pois o ataque é economicamente inviável e não há objetivo concreto a ser atingido. Mataríamos todos os Russos e tomaríamos as terras deles? A Russia está mais “coxinizada” (variação de “Coxinha”) que o próprio Brasil. A disputa sempre será econômica com intervenções importantes em alguns países menores importantes economicamente ou politicamente (Iraque e Síria por exemplo) para o Mundo ou região em conflito. Quem lidera o processo de dominação econômica tem mais poder. A dominação americana nos últimos 75 anos é fruto da dominação não somente militar mas principalmente econômica. Isso é… Read more »
Foi o que eu pensei.. que enquandro viu!!! O que os pilotos turcos devem ter pensado… rsrs
Devem ter pensado que poderiam ter alijado os dois gigantescos tanques de combustivel, e tentado manobras mais evasivas… isso aí não foi dogfigth
Contra um Deltawing em baixa velocidade ninguém tem chance.
Depende de qual deltawing você está falando…..se for um com fly by wire (tipo M2000) até pode ser….mas, os Mirage III e V eram péssimos em baixas velocidades. Não é à toa que os pilotos de Mirage III da FAB apelidaram o avião de Ferro de Passar, visto sua personalidade um tanto “geniosa” em baixas altitudes e velocidades. Por isso foram adicionados os canards nas modernizações feitas nessas variantes ao redor do mundo e nas cópias feitas por Israel, na forma do Nesher/Dagger.
O “dedinho coça” uma hora dessas…
2!!!!!!!!!!!!!!!!
Só pra vc, jogador de vídeo game.
Se fosse um piloto militar estaria profissionalmente aguardando as ordens e com certeza torcendo para não iniciar uma guerra.
Tenso, não abateu pois com certeza não foi autorizado!
Quem diria hein??? Um F-16 suando com um mirrage 2000…
Me dói o coração ver que mal uso tiveram os Mirage 2000 no Brasil, aposentados tão precocemente, e agora amontoados ao Deus dará, juntando poeira e ferrugem. Para um país ainda na mão de F-5, foi um pecado não ter feito de tudo para manter-los operando.
Os Mirage já chegaram só o pó da rabiola.
Nunca acredite em tudo. Foi mais uma aloprada coordenada do que pó da rabiola…
O que dói mesmo é saber que a linha de montagem poderia ter vindo para o Brasil, porém o FX não vingou nos anos 90.
–
Os Mirage 2000 que recebemos eram defasado e quando venceu as horas de voo o custo ficou proibitivo para mante-los operacionais e atualizadas. A Força Aérea da Índia pagou algo próximo a U$ 47 milhões por cada Mirage 2000 para mante-los operacionais e atualizados.
–
Saudações!
Consta que já foram vendidos.
Ao meu ver, a FAB viu que enquanto mantivesse o F-2000 operando, Brasília iria continuar empurrando o FX-2 com a barriga. Só depois que os Mirage saíram de operação foi que os políticos se mexeram.
No fim das contas, a FAB fez o que tinha que fazer, infelizmente. Tivessem os políticos daqui mais vergonha na cara, estariam operando até a chegada do Gripen.
Clésio, foram vendidos como sucata, a preço de mariola.
E não creio que os políticos tenham interesse ou discernimento sobre temas de defesa.
pangloss, se não me engano o senador Romário era membro da comissão permanente de defesa…Já viu, É DO BRASIL!!!!!!!!!!!! É TETRA!!!!!!!!!
Romário? Comissão de defesa? Mas ele não era centroavante? Não tinha vaga na comissão de ataque?
Como sucata, não. Foram vendidos para serem desmilitarizados e usados para treinamento de combate aéreo contra Forças Aéreas européias e dos EUA.
Clésio,
Se não me engano o Rinaldo Nery falou isso outro dia, sobre o fato de manter os Mirage atrasar o FX2.
Onde eles estão amontoando pó e ferrugem? Foram vendidos para uma empresa que fornece serviços de treinamento para OTAN e EUA…ficaram apenas 2 ou 3 exemplares que estão muito bem preservados e protegidos.
essa versao do Mirage 2000-5 Mk2 e completamente diferente dos nossos. Nada a ver com a versao C.
Pilotos gregos são indubitavelmente melhores que os pilotos Turcos e eles sabem usar as vantagens de seu caça. Querer se livrar de um Mirage em um dogfight tentando fazer manobras de alto AOA (alto angulo de ataque) é uma esperança vaga e inútil, ele vai superar você. Não sei como a aproximação aconteceu mas o piloto turco deveria ter tentado jogar onde o F-16 é mais forte, salvo engano o F-16 é superior nas “turn rate fight”, posso estar engano mas o Mirage consegue taxas de curva instantâneas incríveis mas o F-16 é superior em taxa de curva sustentada oque… Read more »
cara, na boa, acho que o turco nem sabia que tinha um inimigo atrás dele, a impressão que me deu é que ele estava passeando quando o Mirage entrou atrás sem querer.
E o controle de terra, será que os turcos não estavam monitorando os caças gregos? Seria uma falha gritante se o caça grego chegasse tão perto e o piloto turco não fosse avisado pelo pessoal de terra.
Na verdade no, ambos ali estavam fazendo um jogo de provocações, você lembra que foi falado que tinha dois F16 turcos ? Então significa que provavelmente esse estava jogando atraindo parte da atenção enquanto o outro lidava com o segundo mirage e calculava o abate do primeiro. Táctica militar, você tem que confiar em seus meios e suas armas, conhecê-la e saber utilizar, será que as contramedidas do F16 deixariam ele ser abatido por um míssil proveniente francês ? Sendo que as armas da Otan são bem conhecidas entre os membros. O canhão era simples resolver, bastava o F16 entra… Read more »
Não sei se são tão superiores assim, creio que estejam no mesmo nível, pois vivem se enfrentando nesses encontros e isso faz com que tanto os gregos quanto os turcos se aprimorem.
Se o ploto tivesse tido autorização, ele tinha abatido o F-16 em menos de 15 segundos só com o canhão.
Close call
F-16 VS MiG 29
https://youtu.be/5n9pHDH6jQk
Existe um erro crasso nesse vídeo… o Narrador cita que o Wingman do piloto que estava sendo perseguido pelo MiG-29 disparou um “heat Seeking AIM-7” contra o MiG-29… acontece que o AIM-7 é um míssil guiado por radar semi-ativo. algo muito diferente de Heat seeking…
E eram F-15’s. Moita. Tá ficando velho! 😛
To ficando? Ja fiquei…
se fosse um combate real mesmo acho que seria um erro do f-16 turco não alijar os dois tanques de combustível das asas, isso faz o f-16 perder muita energia, o que seria a vantagem dele contra o mirrage 2000 na minha opinião. o m2000 tem muita sustentação pra puxar muito G em um curto espaço de tempo mas o f-16 consegue gerenciar por mais tempo energia e colar atrás do mirrage…
Tudo normal por lá, com mirages 2000-5 gregos, sempre humilhando os F 16 turcos! Por isso a força aérea helênica, que opera os dois caças, disse que os Mirages 2000 são superiores aos F16, eles sabem o que falam.
Esses encontros acontecem a anos e já teve sim dedo nervoso que disparou. Eles estão acostumados, tanto gregos como turcos.
Sim. Mirage 2000-5 é um caça excelente. Porém sempre foi caro. Lembro do FX1, o Mirage 2000-5 BR seria produzido na Embraer, tinha a pouco empregado o Mica IR e “arrebentado” em um exercício onde 2 Mirage contra 8 caças da Otan, os Mirage abateram 6 caças de uma vez com os novos Mica IR… Enfim, era uma excelente escolha, mas o valor cogitado na época era o mais caro de todos e apesar da parceria com a Embraer, o Mirage 2000-5 Mk2 ficou em Penúltimo lugar na avaliação da FAB. Os Valores foram os seguintes: Mirage 2000-5 Mk2 =… Read more »
36 su35 ia cair muito bem!!!!
Valores corrigidos em 2002 no FX1 Mirage 2000-5 Mk2 = U$ 1.070 mi (chegando em U$ 1.259 mi com armamentos) Gripen C = U$ 950 mi F-16 C = U$ 800 mi (desconto de 100 mi) MiG-29 = U$ 700 mi (desconto de 50 mi) Su-35 = U$ 680 mi (desconto de 120 mi) Su-35 Ficou em 1o lugar na avaliação, era o único caça Pesado e com a proposta mais Barata. E na época o Rublo estava bem mais valorizado que hoje. Em 2000 1 Dólar = 28 Rublos Em 2002 1 Dólar = 31 Rublos (o que ajudou… Read more »
Agora que Su-35 era esse?
O Su35S (BM) que conhecemos entrou em operação na década de 2010, uma década após o FX-1.
Devia ser alguma versão modernizada do Su-27M… No FX-2 sim era o Su-35 que conhecemos hoje como Su-35S.
Sim. Era o primeiro Su-35. Como a Rússia não vendeu, eles continuaram desenvolvendo e apresentaram o Su-35BM, que acabou entrando em produção como SU-35S.
O Su-35BM oferecido no FX2 era mais moderno, pois os anos foram passando e todos os caças sofreram melhorias…
Luís Henrique,
Qual a fonte desta informação sobre a avaliação da FAB? Na época a FAB não chegou a emitir um parecer classificando as aeronaves.
Foi vazado, não oficialmente.
Tem nesse link:
http://sistemasdearmas.com.br/fx/fx11intro.html
Não achei nada lá não, Luís. Pode ser mais específico?
Na avaliação técnica do programa FX-BR, não oficializada, de acordo com os critérios da FAB, ficou com a seguinte classificação: em primeiro ficou o Sukhoi Su-35/Su-35UB e em segundo o Saab/BAe JAS-39 Gripen Block III; o Lockheed Martin F-16C/D-50/52+ ficou em terceiro, preenchendo também os requisitos técnicos da FAB, mas com ressalva política; o Dassault Mirage 2000-5 Mk 2BR e RSK MiG-29SMT ficaram em quarta e quinta colocação respectivamente, e não preencheram os principais requisitos técnicos da FAB. O orçamento inicial era de US$ 788 milhões, mas que pode chegar a mais de US$ 1 bilhão. As proposta de orçamento… Read more »
Obtido da referência indicada pelo Luís Henrique, o site excelente “Sistemadearmas”
Rommelqe colocou. Está no link. Lembro na época muita discussão em fóruns. A Embraer fechou com a Dassault no Mirage 2000-5 MK2, chamado aqui de Mirage 2000 BR. A FAB não gostou. A Embraer fez lobby pelo Mirage 2000. Na época tanto Dassault como Thales compraram muitas ações da Embraer. A FAB queria outro caça, mas com o lobby da Embraer pelo M2000, azedou o processo, segundo algumas fontes não oficiais. Depois de uns anos, o governo Lula reabriu com o nome FX2, aumentou de 12 para 36 unidades e com um limite maior de valor, propostas mais caras foram… Read more »
A proposta da Sukhoi era muito atraente. Mas a FAB deveria ter feito a opção pelo Mirage 2000 no projeto FX, mesmo que não fosse o caça que ela queria, pelo fato do salto tecnológico que o país teria com a linha de produção sendo transferida para a EMBRAER. Os franceses fazem praticamente tudo, motor, radar, etc. , não é como no Gripen onde pagamos uma fortuna pela transferência de tecnologia da carcaça e ainda ficamos dependentes dos USA (motor/aviônica), Itália (radar), Alemanha e Inglaterra. Assim não teríamos o caça tampão e não seria preciso modernizar o jurássico F-5. E… Read more »
Lucianno, ninguém transfere 100%. Os franceses podem até serem mais independentes que a Suécia na produção de caças, produzindo motores, etc. mas isso não significa que eles concordariam em transferir todas as tecnologias para o Brasil. O melhor modelo de parceria, em minha opinião, é com um player que possui mais tecnologia, mas não domina tudo, porém possui dinheiro, demanda e vontade política para chegar lá. Ai você pode conseguir uma parceria igualitária. Todos os avanços e conquistas do parceiro, serão também conquistas nossas. Agora, quem já domina todas as tecnologias, não precisa de nós, e buscarão uma parceria do… Read more »
Nunca ouvi falar…
F-16 na mira sem duvida. Depois do Mig 21 modernizado da India, um Mirage 2000-5 quase…
Também é possivel que o piloto turco tivesse instruções para evitar o combate. Também não aposto muito no treino dos pilotos turcos, não fez nenhuma manobra evasiva, só fugiu, com o F-16 teria varias alternativas, split-s, pitchback, loop up, high yo yo, high yo yo defense, etc, mas só empreendeu uma fuga burra. Talvez até por isso os gregos divulgaram o video… va la se saber.
Algumas manobras aí são ofensivas, e não defensivas…
OFF – E por falar em Mirage 2000, foi identificada a presença de Mirages 2000 dos Emirados Árabes Unidos no Egito especula-se que podem estar se preparando para atuar na Líbia.
https://www.itamilradar.com/2020/05/07/uae-mirages-deployed-in-egypt/
Esses mirage foram usados em conjunção com os do Egito para atacar um depósito de armamentos turco na Líbia. Tem até video circulando no twitter
https://twitter.com/BabakTaghvaee1/status/1258176284624109571
Já vi muitos afirmarem que dogfight era coisa do passado… Será mesmo?????
Pois é, Saldanha da Gama, boa colocação. É complicado essa afirmação que o Dogfight foi coisa do passado. Acredito que os caças sempre terão de serem preparados para o Dogfight. É vital.
Eu acredito que sim como dizem alguns especialistas, mas eu acho que sempre podera ocorrer algum dogffigth, no caso em questão temos que considerar que não foi um combate aberto, não era uma guerra, os caças M 2000-5 apenas davam cobertura, e os F-16 apenas ameaçaram ou até foram mostrar que estavam ali para defender seu espaço aéreo ou o que fosse.
Sempre vai existir a possibilidade de combate aéreo porque geralmente quem dita as ROE’s são políticos, e nunca se sabe ao certo o que vão querer.
Primeira lei do combate aéreo: ¨quem vai te abater é aquele que você não vê.¨
OTAN X OTAN! Se não fosse pela sua posição geográfica, a Turquia não faria parte da Otan. Na boa, não acho que o piloto do F-16 estava dando tudo que podia. Ele sabia que não seria derrubado. Não estava cometendo nenhum procedimento para tal. Estavam os dois em céus internacionais!
aos 19-20s era o momento exato do f-16 fazer um pugachev cobra rsrsrsrs.
Rapaz… Mostra que o Mirage 2000 nas mãos habilidosas dá trabalho heim…
O Mirage 2000-5 MK2 em comparação com o F16 Blq52+ é muito superior, pelo menos é o que dizem os pilotos Gregos e especificam, em combate BVR o Mirage é muito superior, por conta do seu radar e dos mísseis mica, tanto que dizem que se rebentasse uma guerra, era o seu avião para tentarem a superioridade aérea, quem quiser confirmar, é só ler a revista militar ´´Air Forces montly´´ deste mês, e ver a entrevista com alguns pilotos de caça da força aerea Grega, ainda lembram que tanto os seus Mirage 2000-5 Mk2 como os seus F16 Blq52+, foram… Read more »
O chamado “fungando no cangote” parabéns ao piloto grego fez o dever de casa.
O que devia ter se alarme soando na cabine do F-16 não deve ter sido brincadeira
Bem que poderia haver um modo mágico ou algo assim para devolver à Grécia boa parte de suas ilhas, inclusive as localizadas na costa turca.
Não tem nada a ver com a fronteira grega… dói o coração ver minaretes na Basílica de Santa Sofia. Apaixonados por História entenderão.
Ah…eu no simulador não teria piedade: “Ciente, na mira”.