Primeiro caça Gripen E de série da Força Aérea Sueca entra no programa de testes
O primeiro Gripen E sueco produzido em série está entrando no programa conjunto de verificação e validação, um passo importante para a entrega à Força Aérea Sueca.
Em 20 de dezembro de 2019, a Suécia recebeu o primeiro caça Saab JAS 39E Gripen do país. Esta é a segunda entrega do novo caça Gripen E da Saab de série, o primeiro, 6001, foi entregue à Força Aérea Brasileira.
O Gripen E (39-6002), da Suécia, fez seu primeiro voo em 30 de novembro de 2019. A aeronave de combate agora entregue participará agora do programa de voo conjunto do FMV, Departamento de Materiais das Forças Armadas da Suécia. No total, o programa de voo de teste conta com cinco Gripen E e o caça Gripen NG Demo 39-7.
O 39-6002 foi recebido pelo FMV, pelo ministro da Defesa da Suécia Peter Hultqvist e pelo comandante da Força Aérea sueca, tenente-general Lars-Erik Englund. Do lado da Saab, o CEO Micael Johansson, Marcus Wallenberg, Presidente do Conselho, e Jonas Hjelm, CEO da Saab Aeronautics.
Como esperado, a Saab entregou o primeiro caça Gripen E de série ao Brasil em setembro de 2019. A Saab deve entregar mais caças Gripen E em 2020.
A Suécia encomendou um total de 60 caças Gripen E. A Força Aérea Sueca espera alcançar IOC do Gripen E ou “Capacidade Operacional Inicial” em 2021.
Os Gripens da Força Aérea Brasileira são designados F-39. O primeiro avião de combate ainda está na Suécia e está participando de um programa de voo de testes. O caça será transportado de avião para o Brasil em 2020. O pedido brasileiro inclui 28 Gripen E monopostos e oito Gripen F bipostos.
Os caças Saab Gripen E/F estão participando do projeto de caça HX da Força Aérea Finlandesa, para substituir os caças multifuncionais F/ A-18 Hornet existentes. O Gripen E visitará a Finlândia no final de janeiro, quando a Força Aérea Finlandesa começará a realizar o HX Challenge, em Pirkkala. Esta será a primeira visita do Gripen E fora da Suécia.
Parabéns a Saab e parabéns a força aérea da Suécia!!! Logo logo é o nosso…que vai chegar aqui!!!
Que pintura linda!!
Espero que os da FAB sejam igualmente belos!!
Concordo plenamente muchacho!!!
Acho que a pintura é o que menos importa no momento. Primeiramente acho que temos que nos preocupar com os testes e que nenhuma falha aconteça, depois a entrada em serviço e por fim, pensem em uma pintura!
Não é prioridade mas importa sim.
como está a agenda do gripen? qual o próximo a ficar pronto e para onde vai?
Que camuflagem linda, meus amigos!
Show de avião, belo, eficaz e mortal. Gostei também dessa pintura, não esta mal.
O erro da camuflagem brasileira esta no forma, se fosse em reta acho que seria bem mais bonita.
Nossa! Que Avião bonito.
belo nome o seu também…..
Este pintura me parece com a do SU-35. Ficou top ?
Lembrando que só os prototipos do SU-35/37 receberam essas camuflagens exóticas, tinha uma mais antiga que era tons de deserto tbm, esse teve no Brasil em 2002. Nas Forças aéreas russas eles usam camuflagem bem conservadora cinza.
a fab mandou pra suécia a nossa tinta stealth quero só vê o rcs
se existisse a opção de entregar amanha sem pintura ou depois com pintura foleada a ouro, preferiria receber sem pintura…o importante são os armamentos que essa beleza usará, que os testes ocorram sem qualquer problema e a preparação operacional dos pilotos e equipe de apoio para que se possa extrair o maximo dessa bela máquina…certamente o brasil será visto de outro modo quando estas máquinas estiverem em nosso solo…ansioso para a chegada!!! O brasil estará muito bem no aspecto aéreo…e tambem nao gostaria que nossos amxs dessem baixa…o conjunto gripen e amx fariam um belo estrago, mesmo sabendo que os… Read more »
Depois da entrega oficial mesmo a FAB aqui no Brasil deveriam adicionar ao contrato a intenção de compra de mais 2 lotes de 36 aeronaves, para dar continuidade no futuro e aumentar capacidade da FAB. Só lembrando intenção de compra não quer dizer que vá comprar mas é um grande passo pavimentando a ideia de compra no futuro, inclusive facilita muito a aprovação perante o governo e políticos.
Também acho, porém, sendo realista, ficará nos 36 mesmo e mais alguns para reposição por atrito ao longo de 20 anos. Infelizmente. Os políticos consomem todo nosso dinheiro e sobra no máximo para o almoço. Não podemos reclamar, pois aceitamos isso.
Olha o tamanho do orçamento da FAB. São os políticos que sustentam 70.000 militares ou a FAB?
Trinta e seis é um número pequeno, sem dúvida, mas fico aqui pensando se vale a pena comprar um lote tão grande, se daqui a apenas 10 anos americanos, europeus e, provavelmente, chineses já estarão encomendando caças de sexta geração. Não subestimo o Gripen E, mas a tecnologia está caminhando tão rapidamente que concordo totalmente com os americanos no sentido de mudar a forma como desenvolvem e compram caças. Lotes menores de novos aviões saindo do forno com mais frequência.
Adriano,
Nenhum caça de 5ª geração está totalmente 100%.
Só a partir da 2ª ou 3ª geração é que iremos saber realmente o quanto eles podem ser confiäveis.
No momento, acho sim que o melhor para o Brasil é pensar em adquirir um 2º lote de GRIPEN, até porque no próximo lote, os custos de construção dos caças vai diminuir drasticamente por não haver mais o encargo de transferência tecnológica que encarece e muito o produto final.
Espetacular essa primeira foto, meu papel de parede do celular está atualizado hehe, lindo!
De lado com essa pintura camuflada o novo gripen da Suécia ficou parecendo o Felon o criminoso Su57.
Esse radome branco estragou tudo!
Mais uma bateria de testes. Vamos ficar a ver isso até chegar o primeiro no Brasil para começar nova bateria de testes. Isso que é um programa mal avaliado. Se podemos esperar tantos anos é pq não precisamos deste vetor. Poderíamos ter comprado F16 do deserto do Arizona com o mesmo efeito.
Tirar aeronaves do deserto, que terão que ser postas em ordem, tualizadas e que depois de alguns anos de uso, terão que ser modernizadas ou descartadas…
Os Gripen chegarão e tomarão seu lugar na FAB, não precisamos de tampões para enquanto os suecos não chegam , precisamos de substitutos para os Mike, e eles estão sendo feitos e chegarão novos..
Na minha opinião, com o radome branco ficou bem legal.
Se cortarem metade das “mamatas” apenas do Congresso Nacional, poderiamos entrar com pedido firme de mais 100 caças F39 pelos próximos 5 anos para a FAB.
Sei que camuflagem não existe para embelezar caça, mas esta camuflagem ficou show, mais bonita que a do primeiro Gripen da FAB.
O nível dos comentários está excelente… Se resumem a briguinhas sobre pintura de avião. kkk.. Saudades de quando o blog era só para assinantes.
Negativo. O blog precisa apenas apagar comentários que estão fora do regulamento.
esssa pintura funciona mais em ambientes urbanos ja os esquadroes do norte merecem de ter a pintura tradicional verde dos f5s pois irao sobrevoar as matas da amazonia e do interior do pais ja os gripens navais precisam d um tom de azul com cinza cada esquadrao com sua pintura para o habitat natural deles camouflage hehe
Camuflagem/pintura muito elogiada também pelos europeus segundo pude verificar no site da SAAB.
Na verdade essa camuflagem replica a padronagem do uniforme de combate, só que com outras cores.Vale lembrar que os militares do exercito e da força aérea sueca usam o mesmo uniforme.